Banheiros embutidos: características e variedades, prós e contras
O design moderno dos apartamentos está focado não apenas na beleza e no estilo, mas também no conforto. E isso se aplica a absolutamente todas as instalações. O design do banheiro é tão importante quanto a sala de estar ou o quarto. Aqui, a conveniência se torna não um capricho, mas uma necessidade. Anteriormente, esta sala tinha um tempo mínimo, o principal é que a canalização funcionasse bem. Agora, os requisitos para essa técnica tornaram-se diferentes. Além da praticidade e da operação livre de problemas de alta qualidade, o design é importante.
Hoje você encontra nas lojas vasos sanitários para todos os gostos, designs e estilos. A maneira de incorporar essa técnica também mudou - você pode instalar um modelo integrado com ou sem instalação. Ela, como qualquer outra, tem suas vantagens e desvantagens.
Características principais
Um banheiro tipo embutido é uma estrutura na qual apenas a tigela permanece do lado de fora. O sistema de drenagem, ou cisterna, está escondido na parede. A gama e os tamanhos do modelo permitem-lhe escolher a opção que melhor se adapta a todos os requisitos. Você pode construir um banheiro suspenso ou colocá-lo tradicionalmente no chão, mas esconda a cisterna e os acessórios. Muito depende da área, estilo, gosto dos proprietários do apartamento, e todos os tipos de estruturas têm vantagens e desvantagens.
Os suspensos são mais fáceis de limpar e têm acesso a todas as áreas. Além disso, os suportes de chão são maiores e ocupam muito espaço.
Apenas o banheiro pode ser instalado em uma estrutura regular... A carga sobre ele é comparável ao peso de uma estrutura e de uma pessoa. Além disso, existem também instalações que permitem montar um vaso sanitário de canto ou até mesmo um sistema tipo trilho completo - com bidê, pia. Qualquer instalação é um único sistema e consiste nos seguintes elementos:
- quadro;
- quadros;
- a unidade de energia à qual o encanamento está conectado.
As dimensões podem ser absolutamente quaisquer, a estrutura é fixada de diferentes maneiras em qualquer parte do banheiro. As opções mais comuns são com instalação em suportes, ou seja, com fixadores de parede. Esses modelos são fixados em paredes de suporte de carga. Existem opções que são montadas no chão. Recentemente, tornaram-se cada vez mais populares, pois permitem colocar o banheiro onde o proprietário precisa, independentemente do tipo de parede.
O tamanho e o espaço não são tão importantes aqui, pois a estrutura é fixada onde necessário e fica no chão.
Modelos de canto embutidos - muito populares em espaços pequenos... Eles permitem que você economize espaço perfeitamente sem bagunçar o banheiro.
O vaso sanitário embutido é equipado com uma cisterna, que é ergonômica, ou seja, não consome muita água. Esta é a primeira coisa a que os compradores e vendedores prestam atenção. Ao mesmo tempo, a eficiência da descarga não diminui e o consumo é reduzido em 2 vezes. Portanto, o fundamento lógico para sistemas embarcados não é apenas economizar espaço.
O sistema de banheiro embutido é tal que os elementos estruturais ficam o mais escondidos possível e o acesso a eles é limitado. É por isso qualidade de construção e modelo não deve causar dúvidas entre os compradores... No entanto, é este tipo de encanamento que é considerado o mais durável, o prazo de operação sem problemas é o mais longo. Além disso, os elementos principais podem ser substituídos através da janela atrás do botão de drenagem. Os parâmetros mais importantes a serem observados ao escolher um modelo:
- o material com o qual o banheiro é feito;
- tipo de tigela, sua forma;
- as dimensões da sala e as dimensões da estrutura;
- estilo de banheiro;
- oportunidades de orçamento.
Vantagens e desvantagens
Qualquer modelo requer uma análise cuidadosa. Cada tipo de banheiro tem vantagens e desvantagens. Para não ficar desapontado, você precisa pesar cuidadosamente os prós e os contras dos modelos integrados.
Principais vantagens:
- se encaixa perfeitamente em estilos modernos, por exemplo, o minimalista popular;
- ocupe menos espaço e aumente visualmente o cômodo;
- a limpeza em tal banheiro será mais fácil - há acesso a absolutamente todas as zonas;
- pode equipar com segurança pisos aquecidos na casa de banho, isto é especialmente importante para quartos combinados com uma casa de banho, pois cria um conforto e aconchego adicional;
- os ladrilhos são dispostos com muito mais facilidade, a integridade do padrão, se houver, permanece inalterada;
- altas qualidades em termos de estética: quando as comunicações são ocultadas, a sala fica sempre mais organizada;
- um ralo embutido na parede faz menos barulho;
- economia de água sujeita à instalação de contadores;
- o acesso às comunicações durante uma avaria pode ser obtido através da portinhola do botão de drenagem ou deixar outras aberturas para isso;
- confiabilidade e durabilidade.
Com todas as vantagens óbvias, também existem desvantagens que também devem ser levadas em consideração:
- a instalação, embora não seja muito complicada, requer mais custos do que um compacto padrão;
- os custos financeiros aumentam;
- o preço de um banheiro tipo embutido é mais alto do que o normal;
- é necessário adquirir elementos adicionais que compõem o sistema de instalação;
- não é adequado para casas velhas com um alto grau de desgaste das comunicações, a carga pode ser muito grande, é verdade que podem ser substituídas, mas este ainda é um item de despesa separado;
- apesar de todos os truques, o acesso às comunicações ainda é difícil, principalmente para canos escondidos atrás de uma parede, há situações que exigem o desmontagem total.
Tipos de estruturas
Já foi mencionado que uma sanita fixada na parede pode ser fixada no chão ou na parede. Esses dois tipos principais de encanamento estão amplamente representados no mercado moderno. Quanto às estruturas de instalação, estão divididas em 2 tipos.
- Visualização em blocos. Esta instalação é a mais orçamentária, simples, ocupa pouco espaço e fica em um nicho de parede. Nela são fixados os acessórios e o próprio vaso sanitário, depois a moldura do bloco é costurada com gesso cartonado e recortada com ladrilhos ou outros materiais. Esta opção não é adequada para paredes fracas feitas de madeira e blocos de espuma.
- Visualização do quadro. Este tipo de instalação é mais complicado e mais caro do que o anterior. Na verdade, é uma estrutura de aço, revestida com agentes anticorrosivos especiais. Uma sanita está pendurada nesta estrutura geral. A principal vantagem de tal sistema é que a instalação pode ser realizada em qualquer lugar acessível.
O tipo de fixadores também é muito importante:
- para paredes fracas, a versão de piso é adequada;
- um sistema de parede é perfeito para portadores;
- existe também um tipo combinado de fechos, quando a estrutura é fixada tanto na parede como no chão.
É muito importante levar em consideração a localização do encanamento ao escolher as estruturas. Os sistemas podem ser:
- angular, são fixados na junção de duas paredes, com declive;
- sistema transversal, permite instalar uma sanita com função de bidé.
Ao escolher esses designs de sistema, você também deve prestar atenção à cisterna. Eles são embutidos na parede e são conectados a tipos suspensos e fixos, permanecendo invisíveis a olho nu. Apenas o botão de descarga está localizado na superfície da parede. É melhor se houver dois deles - para lavagem parcial e completa.
Tipos e formatos de tigelas
Para tornar o funcionamento do banheiro confortável e a instalação não complicada, é importante escolher o formato correto da tigela. Os banheiros embutidos podem ser:
- oval;
- quadrado;
- retangular;
- arredondado.
As formas tradicionais são preferidas em termos de estilo e design e são versáteis. Quadrados e retângulos ficam melhores em direções modernas - alta tecnologia, minimalismo.
Além disso, um vaso sanitário embutido pode ter uma tigela:
- em forma de disco - com plataforma interna, não permite respingos de água, mas não é muito higiênica;
- em forma de funil - com dreno no centro, é considerado muito conveniente;
- viseira - onde o ralo com uma curva se encontra lateralmente é considerada a melhor opção, uma vez que combina todas as vantagens dos dois anteriores.
Ao escolher o formato da tigela, certifique-se de levar em consideração as características e necessidades de todos os membros da família.
Materiais de manufatura
Os sistemas embutidos podem ser feitos de uma ampla variedade de materiais. As diferenças dizem respeito não apenas à aparência, mas também às características técnicas. A faixa de preço é bastante ampla e depende muito do material.
- Faiança... Esses modelos são muito populares e procurados, talvez possam ser considerados os mais comuns. Eles são orçamentários, fortes, duráveis. No entanto, a cerâmica é um material poroso, por isso a limpeza será um pouco mais difícil. No entanto, existem modelos suficientes no mercado hoje que foram tratados com um revestimento que repele a sujeira.
- Porcelana. Um material mais liso e prático em termos de material, é mais fácil de limpar esse banheiro. Além disso, os modelos de porcelana podem ser produzidos não apenas monocromáticos, mas também com enfeites.
A principal desvantagem é o alto custo, principalmente em comparação com a faiança. Em termos de estética, durabilidade e praticidade, não há queixas sobre eles.
- Plástico. Esses modelos são geralmente escolhidos para opções suburbanas. Eles são leves, duráveis e acessíveis.
- Copo. Banheiros de vidro são frágeis, caros e geralmente não muito práticos. Mas a variedade de possibilidades de design os torna bastante populares.
Recomendações de instalação
Os tipos de instalação modernos permitem que você coloque o banheiro em qualquer lugar do banheiro. No entanto, é muito importante considerar a localização do próprio sistema de esgoto. Um especialista competente tem o conhecimento necessário e rejeitará imediatamente opções em que a localização seja inconveniente ou impossível. O algoritmo de edição em si é o seguinte.
- Estágio de verificação de força... Tubos, pisos, paredes, comunicações são avaliados, deficiências são identificadas, eliminadas, tubos são trocados - conforme necessário. Não subestime esta etapa.A substituição de tubos após reparos, eliminando vazamentos, exigirá a desmontagem da parede e da estrutura embutida.
- Criando um nicho na parede. É necessário trazer canos de esgoto para ele. Portanto, a escolha de um nicho é um momento crucial.
- Montagem da instalação... É montado no chão ou na parede. Um tanque em forma de vasilha de plástico com uma camisa térmica está localizado na parede.
- Então, tudo se resume abastecimento de água fria, o tanque está conectado.
- Disfarce. O sistema é encoberto por gesso cartonado, logo o acabamento é feito de acordo com o estilo e desenho geral. O botão de descarga está instalado.
- A instalação da própria canalização, o isolamento das vigas ocorre na fase final.
É muito importante fornecer acesso às comunicações. Um profissional certamente deixará as escotilhas de acesso aos tubos, caso contrário, as avarias terão consequências tristes para as reparações.
Cada etapa requer certas habilidades e atenção, pois disso depende a durabilidade da estrutura.
Para obter informações sobre como instalar um banheiro embutido, veja o próximo vídeo.