Vasos sanitários

Tipos de sanitas por bacia: o que existem e como escolher?

Tipos de sanitas por bacia: o que existem e como escolher?
Contente
  1. O que significa uma tigela de prato?
  2. Descrição, prós e contras de banheiros tipo visor
  3. Características de um vaso sanitário em forma de funil
  4. Formas de aparência
  5. Como escolher um modelo?

Não é tão frequente que os proprietários de apartamentos e casas particulares mudem o encanamento de suas casas - nem mesmo em todas as grandes reformas. E quando chegar a hora de decidir sobre isso, então você poderá entender seu desejo de escolher modelos modernos de pias para banheiro e cozinha, além de um banheiro estiloso com funções avançadas. Mas os compradores devem ser guiados não apenas por belas formas e assentos confortáveis ​​ao escolher os equipamentos para banheiros, mas também levar em consideração sua praticidade e capacidade operacional. E essas características são altamente dependentes do design do vaso sanitário.

Considere quais tipos de banheiros existem nesta base, quais são suas características, vantagens e desvantagens. O conhecimento de todos os itens acima o ajudará a navegar melhor no mercado de produtos hidráulicos e não permitirá que você cometa um erro na escolha.

O que significa uma tigela de prato?

Estruturalmente, os vasos sanitários existem em três tipos principais: viseira, em forma de prato e em funil. Vamos começar sua descrição e comparação com tigelas em forma de prato, que são, na verdade, os primeiros designs dessas instalações hidráulicas instaladas em banheiros de edifícios residenciais e públicos da época soviética. E embora este tipo de sanita seja considerado obsoleto na atualidade devido à sua baixa higiene, é perfeitamente possível adquirir um novo conjunto. Ou seja, vasos sanitários com tigela em forma de prato ainda são produzidos em quantidades limitadas para algumas instituições (por exemplo, unidades de saúde).

Tal tigela é um orifício de descarga na parte frontal, e antes dele existe uma prateleira horizontal arredondada côncava fundida, que lembra um prato, na qual sempre há uma pequena quantidade de água residual após a próxima descarga de fezes.

Este local é às vezes chamado de cama, onde caem os resíduos.

As vantagens deste tipo de cama incluem a ausência de salpicos durante o processo de assentamento. No entanto, após a lavagem, observam-se respingos. Em certo sentido, tal vantagem também é relevante: há pouca probabilidade de jogar coisas valiosas no esgoto ao usar o banheiro, onde há um banheiro com uma prateleira. Muito provavelmente, essas coisas vão cair na prateleira, e não no buraco. Recentemente, mais de cem mil telefones celulares navegaram em uma direção desconhecida depois que seus proprietários visitaram um banheiro com um vaso sanitário em formato de funil ou viseira.

Esse dispositivo tem muito mais desvantagens:

  • odor desagradável de fezes na superfície da prateleira;
  • se você tentar descarregar os resíduos enquanto ainda está sentado no assento, o jato de água da descarga pode espirrar de baixo não apenas com água, mas também com fezes;
  • o enxágue acaba sendo de baixa qualidade - você não pode prescindir de uma limpeza adicional da prateleira com uma escova;
  • para fazer a descarga, é imperativo levantar-se do assento e é improvável que alguém goste de olhar para os resíduos do corpo;
  • alto consumo de água para descarga;
  • a formação de depósitos de sal na plataforma devido à presença constante de água na mesma;
  • ruído alto durante a descarga.

Fosse o que fosse, mas antes não havia nenhum outro tipo de design interno da tigela na rede de comércio. Quase todo mundo usava apenas esses vasos, até que outras modificações da tigela apareceram: viseira e em forma de funil.

Mas outros fabricantes, que não abandonaram a produção de vasos sanitários em forma de prato, estão trabalhando no aprimoramento de modelos modernos dessas bacias, reduzindo o número de deficiências.

Descrição, prós e contras de banheiros tipo visor

Visor de tigelas - Talvez o tipo mais comum de vasos sanitários modernos. Sua estrutura interna é feita em duas versões.

  • A parede posterior se inclina suavemente em direção ao orifício de descarga na frente da tigela... Do lado da parede frontal da tigela, uma saliência é despejada - também sob uma inclinação, mas mais acentuada. A inclinação da parede traseira é apenas uma espécie de viseira que protege contra respingos e respingos. A inclinação suave traseira (viseira) absorve os resíduos e garante seu deslizamento suave para baixo - no orifício de descarga com água. Ou seja, a viseira da tigela desempenha uma função semelhante à da prateleira, o que observamos no análogo em forma de prato do aparelho. Só aqui as fezes não permanecem nele.
  • A segunda opção, em que, ao contrário, a parede frontal raso, e o orifício de descarga está mais próximo da parede vertical posterior da tigela... Esses modelos de banheiros com viseira são menos comuns do que a primeira opção.

As vantagens dos copos com viseira são as seguintes.

  • Nenhum respingo é observado durante as evacuações. O visor faz seu trabalho bem - garante um movimento suave do conteúdo no orifício de descarga.
  • Praticamente não há respingos de água durante a lavagem nos modelos compactos. Em modificações com tanques separados suspensos, tal incômodo é bem possível devido ao poderoso fluxo de água.
  • Como as fezes se movem para o orifício de descarga abaixo do nível da água, elas extinguem a maioria dos odores desagradáveis.
  • Limpa mais limpo do que nos modelos de pratos - a necessidade de usar uma escova surge com muito menos frequência.

Entre as desvantagens, nota-se um consumo de água bastante elevado para a descarga, a necessidade periódica de limpeza adicional da cuba após a descarga com uma escova e outra porção de água da cuba.

Características de um vaso sanitário em forma de funil

Neste modelo de tigela, o orifício de descarga com um certo nível de água está localizado em seu centro, e as paredes da tigela têm uma forma inclinada em forma de funil.Tal disposição de tigela é considerada a mais higiênica, uma vez que as fezes caem imediatamente na água, sem causar odores fortes e desagradáveis ​​no ambiente e sem contaminar as paredes da tigela. No entanto, ao mesmo tempo, a probabilidade de formação de respingos se o modelo não estiver equipado com um sistema especial anti-respingos.

Na maioria dos modelos com tigelas do tipo funil, é improvável que ocorram respingos durante a descarga - a menos que a descarga seja de um lado, não ao redor da tigela.

Formas de aparência

Os fabricantes de equipamentos de encanamento não estão limitados pela forma da aparência do vaso sanitário, o principal é de modo que a altura da tigela e alguns outros parâmetros que possuem padrões rígidos não ultrapassem o escopo do GOST. Por exemplo, a altura de um banheiro comum não deve ser superior a 40,5 cm, para uma criança - 33,5 cm, a abertura do tubo de saída deve ser de 110 mm, e o peso que a tigela deve suportar deve ser de pelo menos 200 kg.

Pois bem, as formas externas de bacias de sanitas podem ser encontradas nas organizações comerciais, as mais diversas e até fantásticas. O fator de estilo e demanda dos compradores desempenha o papel principal aqui.

Vamos listar alguns deles.

  • Volta - pelo tipo de discos voadores. Eles são especialmente comuns em vasos sanitários montados na parede.
  • Arredondado - em forma de ovo.
  • Quadrado ou retangular - assemelham-se a caixas. Às vezes é difícil entender imediatamente que tipo de produto está à sua frente.
  • Na forma de caramujosquando visto de lado.
  • Na forma de poltronas (banheiro compacto).

O quão convenientes são alguns dos modelos dos formulários apresentados, só pode ser dito pelos próprios proprietários que os adquiriram. Às vezes, o design parece atraente visto de fora, mas na realidade o produto acaba se revelando impraticável.

Como escolher um modelo?

A escolha do banheiro é uma questão muito individual (se não íntima). Depende muito das preferências pessoais dos proprietários. Algumas pessoas gostam de encanamentos brancos como a neve, enquanto outras não têm nada contra um banheiro colorido, especialmente se ele combinar com o piso de cerâmica ou as paredes de ladrilhos.

Alguém precisa desesperadamente de uma tigela em miniatura para uma pequena área de banheiro, enquanto outros precisam de um modelo com uma tigela maior.

Mas é possível dar recomendações gerais sobre a essência da questão do desenho da tigela.

  • A tigela tipo viseira mais versátil - absorveu as vantagens dos dois tipos restantes e apresenta, de fato, uma lista mínima de desvantagens. Sim, um modelo em forma de funil, se equipado com sistema anti-respingos, pode ser a opção ideal, mas o custo do produto aumentará significativamente.
  • Ao escolher um dispositivo de viseira, preste atenção em qual lado o visor será mais conveniente para você - frente ou verso. Por exemplo, se a família é numerosa, com filhos de diferentes idades, um modelo com viseira na frente da tigela pode ser a melhor opção para você. As crianças pequenas geralmente se sentam na beirada do vaso sanitário.
  • Seja qual for o tipo de banheiro, tente escolher uma tigela sem borda - as bactérias acumulam-se menos ali.
  • Se você está escolhendo uma viseira, veja todos os modelos... Compre a modificação que tem um visor de inclinação mais íngreme. Esse tipo de banheiro vai dar descarga mais limpa - você pode não precisar de uma escova.
  • Em casos com água problemática - muito sal, ferrugem - descarte as tigelas em forma de prato. Eles exigirão uma limpeza constante da prateleira.

Em todos os outros aspectos, os proprietários do apartamento ou da casa descobrirão sozinhos. O vaso sanitário, embora não seja o que precisa ser acentuado no interior de toda a casa, deve corresponder ao seu estilo geral.

Para informações sobre como escolher o banheiro certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa