Vasos sanitários

Variedades de banheiros

Variedades de banheiros
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Formas e características de vasos sanitários
  3. Quais são os tipos de flush?
  4. Tipos de início de drenagem
  5. Métodos de montagem
  6. Variedades por materiais

Desde a Idade Média, a humanidade tem tentado resolver o problema da eliminação de resíduos da forma mais confortável. No entanto, somente após a invenção e implementação de sistemas de esgoto e abastecimento de água isso se tornou realmente possível. Desde então, as instalações de encanamento avançaram muito. Os banheiros modernos atendem a requisitos cada vez maiores: são confortáveis, elegantes e equipados com muitas opções. Existem muitos parâmetros para classificar os vasos sanitários: material, forma, descarga e assim por diante.

Peculiaridades

Existe uma norma segundo a qual vários pontos devem ser observados em qualquer tipo de projeto:

  • carga de 200 kg;
  • o volume do dreno é de 6 litros;
  • flush capaz de limpar a tigela de acordo com as condições especificadas.

Independentemente do fabricante, esses parâmetros mínimos são obrigatórios.

Formas e características de vasos sanitários

Os modelos modernos de vasos sanitários variam das opções mais simples e orçamentárias às incomuns e sofisticadas. A escolha aqui depende em grande medida das preferências pessoais e orientação estilística.

  • Oval e círculo são consideradas variações canônicas. Esses banheiros são tradicionalmente bons para interiores clássicos. Graças à racionalização, estão perfeitamente limpos, a limpeza não é complicada por nada. Fica bem em banheiros pequenos.

  • Retangular e quadrado parecem mais modernos e dinâmicos no interior, portanto, alta tecnologia, minimalismo, futurismo e loft são apropriados nas composições de design. Os ângulos retos ocuparão espaço em um cômodo pequeno, portanto, essas formas são preferíveis para áreas gerais.

  • Em forma de gota, ovos - são novidades do pensamento do design moderno, não é fácil encontrá-las no mercado de massa. Eles parecem muito impressionantes em interiores originais.

Vistas da tigela

Este é um parâmetro muito importante que afeta a escolha de um acessório de encanamento. Os principais requisitos para a tigela:

  • higiene;
  • conforto;
  • funcionalidade.

O desenho das taças pode ter características individuais graças aos desenvolvimentos de uma determinada empresa, mas em geral está dividido em vários tipos principais.

  • Tigela de funil. Esta é a tigela de maior sucesso em termos de higiene. O orifício de drenagem está localizado bem no centro aqui, portanto, uma lavagem completa é o suficiente para remover tudo na primeira vez. Mas esta espécie tem uma desvantagem na forma de possível respingo.

  • Prato de tigela. Esta tigela tem uma prateleira plana que é lavada por correntes de água. Nenhum respingo ocorre neste design. Mas a higiene da tigela é baixa - você tem que lavá-la várias vezes e limpá-la adicionalmente.

  • Viseira de tigela. Este tipo é mais frequentemente visto nas lojas, pois combina as vantagens de ambos os designs anteriores. Dentro da tigela há uma pequena inclinação localizada perto de uma das paredes.

O formato da tigela deve ser o mais conveniente possível para a descarga. Em combinação, esses dois elementos do sistema evitam a formação de depósitos de sal, proporcionam uma descarga de alta qualidade.

Quais são os tipos de flush?

Ao escolher um banheiro para sua casa, é preciso levar em consideração o tipo de descarga. Essa é a direção do fluxo da água que lava a tigela de maneiras diferentes. Cada método tem seus prós e contras.

  • Flush direto... A água é descarregada de um ponto e direcionada para um lado. Este tipo é considerado o mais higiênico, pois não proporciona a ablução da mais alta qualidade, além disso, o sistema é barulhento. Ao mesmo tempo, esse design é barato e durável.

  • Flush circular... Aqui, os fluxos de água são direcionados em ângulos diferentes para o centro e capturam todos os lados. Este sistema é mais silencioso e mais higiênico.

Às vezes você pode encontrar um sistema de descarga assim, quando a tigela é pré-cheia com água, e então ocorre uma descarga rápida. Aqui, absolutamente toda a superfície da tigela é lavada. No entanto, entre as desvantagens está um grande consumo de água. Na lavagem, o volume padrão deve ser de pelo menos 6 litros, no entanto, os sistemas de modo duplo permitem reduzir o consumo de água devido a uma meia descarga econômica.

Tipos de início de drenagem

A cisterna pode ter diferentes modificações. A conexão com a tigela também é variada. Em primeiro lugar, existem estruturas conjuntas e estruturas separadas.

Dividido

  • Na primeira versão, o tanque de drenagem está localizado muito mais alto do que a tigela e é conectado com um tubo... A água é fornecida após o acionamento da alavanca na corrente. Esta é a primeira versão retro que chegou ao mercado. Ele tem uma grande vantagem - descarga de alta qualidade e excelente pressão. Agora, esse design só é instalado em interiores vintage.

  • A segunda variante do design dividido é uma tigela e um tanque escondidos na parede. É usado em sistemas suspensos e fixos, fica ótimo em interiores minimalistas modernos. Neste caso, o reservatório de plástico fica oculto por uma parede falsa, em cuja superfície se encontra o botão de escoamento.

Articulação

  • Na versão mais comum, esse sistema consiste em uma tigela e um tanque acoplado a ela. Esta construção é denominada compacta. Este é o tipo de vaso sanitário mais popular, não requer instalação complexa, podendo ser instalado de forma independente. A força e a proximidade da parede não importam.

  • Outro banheiro popular desse tipo é um monobloco. É um tanque único e indiviso e sistema de tigela - um bloco. Esses banheiros são muito práticos, confiáveis ​​e higiênicos. O único aspecto negativo é a severidade da estrutura.

  • A mesma variedade pode ser atribuída aos vasos sanitários, nos quais não há cisterna. Aqui, a drenagem é realizada diretamente da tubulação. Na maioria das vezes, eles são instalados em locais públicos.

Quanto à saída do ralo, ou seja, curvas verticais, oblíquas, retas. É importante avaliar o tipo de buraco de esgoto antes de comprar um banheiro..

  • Liberação tipo inclinação. No parque habitacional dos anos 70-80, esse tipo de esgoto era o mais comum. A saída está inclinada.
  • Saída horizontal ou direta - mais frequentemente encontrados em apartamentos modernos. Aqui, a saída é paralela ao chão.
  • Vertical - apontou direto para o chão. Principalmente encontrado em casas antigas.

Existem banheiros com uma tomada universal, no entanto, a maioria dos modelos exige que os adaptadores sejam instalados em uma tomada inadequada.

Métodos de montagem

De acordo com o método de fixação, os vasos sanitários são divididos em várias variedades. É essa classificação que muitas vezes se revela decisiva. De acordo com o método de instalação, os sistemas são divididos em chão, suspensos e fixos.

  • Estruturas de piso. Esta é a variação mais orçamentária, confiável, prática, durável. Não requer habilidades adicionais durante a instalação, pode ser instalado de forma independente. Esse sistema é fixado ao chão. Entre as desvantagens: ocupa muito espaço, por isso não é muito conveniente em banheiros pequenos. Além disso, a limpeza é mais difícil porque existem muitas áreas inacessíveis. Você pode substituir facilmente esse vaso sanitário, basta desparafusar as âncoras. O piso permanecerá intacto.

  • Estruturas fixadas na parede. Eles são mais adequados para salas pequenas, quase parecem quartos suspensos. São os banheiros anexos que são de canto e se encaixam perfeitamente no canto do banheiro. Este tipo é prático, confiável, mas requer a montagem do tanque na parede. Isso cria tempo e custos financeiros adicionais.

  • Estruturas suspensas. Eles estão ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos. Ideal para pequenos espaços. São bastante resistentes, a limpeza é muito fácil, pois não existem locais de difícil acesso. O espaço do banheiro economizado permite que você instale um bidê ou use a área para outra finalidade. As taças desta variação são fixadas à parede por meio de uma moldura ou bloco. A moldura é fixada na parede e no chão e pode ser utilizada em qualquer parede. A unidade do bloco é fixada apenas na parede, de forma que o vaso sanitário pode ser posicionado apenas ao longo do carrinho. A cisterna encontra-se escondida por trás de uma parede falsa e decorada de acordo com o desenho.

Quase qualquer tipo de banheiro tem prós e contras. É importante avaliar a área do banheiro, o estilo do interior, a capacidade financeira. Em seguida, a escolha será reduzida a 1-2 variedades.

Variedades por materiais

O primeiro banheiro era feito de barro e estava equipado com um assento de madeira. Agora, se desejar, você encontra uma configuração idêntica, mas a escolha de materiais para a fabricação de vasos sanitários, cisternas e tampas é hoje mais diversificada.

  • Faiança. Um tipo de matéria-prima bastante popular e procurado. Este material cerâmico não é muito resistente e a porosidade permite a absorção de umidade e odores. Isso afeta o tempo e a qualidade da limpeza do banheiro. Hoje, os banheiros de cerâmica são procurados principalmente devido aos seus preços baixos. Infelizmente, muitas vezes aparecem rachaduras e lascas neles.

Deve-se escolher modelos de faiança com um revestimento especial, que torna a estrutura mais resistente e repele a sujeira.

  • Porcelana. As bacias sanitárias feitas deste material parecem quase louça de barro. Mas eles são mais duráveis, duráveis ​​e práticos. A superfície dessa matéria-prima cerâmica com adição de quartzo é bastante lisa e repele a sujeira. Esta é a categoria mais popular de louças sanitárias, que tem uma desvantagem - um custo mais alto do que a faiança. A produção moderna produz vasos sanitários em material cerâmico com diferentes inclusões. Isso permite que você reduza o peso, o custo, mas a resistência de tais materiais diminui.

  • Metálico... Em primeiro lugar, trata-se de aço inoxidável e ferro fundido. Este último, porém, devido ao seu enorme peso, não é usado agora com painço.Os vasos sanitários de aço são procurados em locais públicos devido à sua excelente higiene e alta durabilidade. O único inconveniente é o preço alto, são mais caros que a porcelana. Os vasos sanitários dourados também são conhecidos como variedades de metal. No entanto, esta categoria pertence aos raros, elite.

  • Copo. Outro tipo raro que muitas vezes é considerado um design para banheiros incomuns. Um vaso sanitário transparente não é apenas caro, mas também exibe todo o conteúdo, por isso não é muito procurado.

  • Pedra. Eles usam principalmente mármore e sua imitação. São modelos muito caros, de alta qualidade, duráveis ​​e higiênicos. Na maioria das vezes, eles são feitos sob encomenda para soluções de design originais para banheiros.

  • Plástico. Em primeiro lugar, é um acrílico de tipo reforçado. É leve, fácil de limpar e higiênica. A estrutura do plástico não é porosa, de modo que a sujeira e o odor não podem ser absorvidos. No entanto, um vaso sanitário de plástico é facilmente deformado devido a altas temperaturas ou outras influências. Mais frequentemente usado em chalés de verão.

Além do material da própria estrutura, o que importa é a composição do assento e da capa. Mais popular: espuma de poliuretano e duroplast. O primeiro é mais leve, mais barato, porém mais suscetível a solicitações mecânicas, arranhões, fragilidade. O duroplast é mais procurado devido à sua força e capacidades adicionais. Por exemplo, as tampas do microelevador são muito populares, quando a tampa cai lentamente no assento e não emite sons agudos.

Para informações sobre como escolher o banheiro certo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa