Visão geral dos tipos de autoclismos
Ao consertar um banheiro ou um banheiro separado, todos se deparam com o problema de qual banheiro é melhor instalar ali. Este dispositivo, utilizado pelo homem desde o século XVI, não é apenas uma necessidade elementar na vida moderna, mas em alguns casos também um elemento de design que complementa dignamente a ideia de decorar uma divisão.
Construções
A primeira pessoa que pôde apreciar todas as delícias de um dispositivo com autoclismo mecânico no banheiro foi a Rainha da Inglaterra em 1596. No entanto, os apartamentos reais não tinham abastecimento de água e sistemas de esgoto, então as pessoas puderam usar este dispositivo apenas 150 anos depois, quando O inventor inglês T. Twyford melhorou seu produto e deu a ele um nome muito original Unitas, que significa "unidade".
Se você vai comprar um encanamento muito necessário, precisa saber como funciona.
Todos os banheiros são uma construção de 3 peças:
- tigelas;
- tanque de drenagem;
- um assento de vaso sanitário ou como é mais comumente chamado de assento.
A cisterna contém os principais elementos que permitem seu funcionamento:
- a alavanca de liberação aciona o mecanismo “responsável” pela descarga do vaso sanitário;
- flutuador e válvula de abastecimento de água;
- válvula de drenagem.
Todos esses componentes são muito importantes, mas o principal no vaso sanitário é a tigela, ou melhor, sua forma. Os fabricantes oferecem hoje uma variedade de modelos: tigelas que parecem uma placa plana, um funil ou uma viseira de tampa.
Os especialistas acreditam que o mais higiênico dos acima vaso sanitário em forma de funil. O funil permite que você lave instantaneamente todos os resíduos do corpo humano, "torcendo-os" no funil; no entanto, há opções de respingo neste caso.
Tigelas redondas em forma de prato dificilmente são usadas hoje. - não cumprem os requisitos de higiene.
A tigela mais plana, semelhante à viseira do arnês, possui uma aba para ajudar a evitar respingos durante o enxágue.
Vasos sanitários com prateleira produzido na União Soviética. Seu diferencial especial é a presença de uma espécie de prateleira, que evita o respingo da água drenada. No entanto, aqui também há desvantagens - após várias utilizações do mecanismo de drenagem, é precisamente este dispositivo que fica mais contaminado, pelo que são necessários acessórios adicionais, por exemplo, uma escova de sanita, com a qual terá de limpar esta prateleira.
O principal problema - respingos de água do vaso sanitário - depende diretamente do nível de água nele. Especialistas acreditam que quanto menor a quantidade de água, menor é a probabilidade de ocorrência de respingos.
Forma de tigela com a chamada "inclinação" nas paredes traseiras do dispositivo pode ser chamado de "meio dourado" entre a forma clássica e o funil: em tal vaso sanitário, a água desce sem respingos desnecessários, e as paredes do vaso quase sempre têm garantia de limpeza.
Os vasos sanitários são produzidos em diferentes formatos e alturas, apesar de certos requisitos das normas. As empresas manufatureiras procuram satisfazer todos os requisitos e desejos de seus clientes.
Variedades de ameixa
Diante da escolha de vasos sanitários com diferentes tipos de descarga, é preciso decidir qual é o melhor e mais prático. A drenagem depende diretamente da vazão da água do tanque, e hoje qualquer consumidor tem a oportunidade de escolher um modelo com descarga “ideal”.
As lavagens com água são de vários tipos.
- Em cascata (direto). Este tipo de ameixa é bastante raro hoje. Neste modelo, a água do tanque desce para a tigela em um fluxo contínuo simultaneamente em toda a sua superfície.
Este é um método bastante confiável, mas não há garantia de limpeza completa de toda a tigela. Portanto, muitas vezes é necessário recorrer a vários produtos químicos domésticos.
- Flush circular de água permite que os resíduos sejam descarregados em ângulos diferentes no orifício central. Nesse caso, quase toda a superfície da tigela é limpa de contaminação. O fluxo de água em tal banheiro não faz barulho, o que é bastante conveniente em apartamentos pequenos, onde a permeabilidade do som é boa.
- Fluxo cumulativo de água hoje é muito raro encontrar. Neste caso, o vaso sanitário é enchido com uma grande quantidade de água, que depois de um tempo é rapidamente descarregada (banheiros a vácuo nos trens funcionam de acordo com este princípio). O projeto é equipado com um mecanismo de drenagem pneumático que é acionado ao pressionar um pedal especial - um pedal. Este mecanismo de pedal é garantido para limpar toda a superfície da tigela.
A desvantagem deste modelo é óbvia: um consumo de água impreciso - até 8 litros de líquido por vez.
- Hoje você pode encontrar frequentemente modelos de banheiros. com tipo de dreno automático, ou seja, o usuário não precisa apertar nenhum botão ou alavanca: o produto “smart” é equipado com um dispositivo especial acionado por um sensor infravermelho. A água é escoada após o término do procedimento higiênico de forma praticamente “independente”. Este processo é controlado remotamente graças ao sensor.
- Também há opções para dar descarga no banheiro sem elemento principal - sem tanque. Neste caso, ela é substituída por uma válvula de drenagem e a vazão de água surge diretamente da rede de abastecimento.
- Bastante comum e banheiros a vácuo, eles são usados principalmente em locais públicos. Exteriormente, eles não são diferentes de suas contrapartes, mas seu mecanismo de trabalho é bastante peculiar.A válvula de água, que é conectada com uma mangueira ao orifício de descarga, fecha após um determinado período de tempo, quando a descarga já ocorreu. Após um novo enchimento de água no tanque, é necessário apertar um botão especial, e o ar começa a ser sugado para dentro do vaso sanitário, retirando todos os resíduos, inclusive odores desagradáveis.
Graças ao sistema de vácuo, uma nova descarga ocorre no vaso sanitário e a válvula de água retorna ao seu lugar.
O mecanismo de descarga do vaso sanitário também é importante, de acordo com este princípio, você também pode escolher um encanamento que mais lhe convier.
- Flush horizontal - a água flui diretamente do tanque sem mudar sua direção. Normalmente, esse tipo de dreno é usado por fabricantes russos. Este é um mecanismo completamente simples, mas tem uma série de desvantagens: com tal sistema, nem toda a tigela é coberta, e o fluxo de água, neste caso, "faz barulho" e produz muitos respingos.
- Com descarga circular (drenagem reversa) a água muda de direção e limpa completamente todas as impurezas, e o movimento circular da água é bastante silencioso. Esse sistema é denominado "com fenda" e também é frequentemente usado por fabricantes nacionais. Em alguns projetos, dois botões são instalados no tanque, que permitem não escoar toda a água do recipiente, mas apenas parte dela.
- O dreno vertical também é chamado de profundo. Em tal banheiro, uma superfície inclinada é de grande importância, devido ao qual o volume de água vai muito rapidamente para o gargalo. A superfície inclinada em tais modelos está localizada de maneiras diferentes - na frente, no centro ou na parede posterior. Aliás, é ela quem impede a penetração de odores desagradáveis do esgoto. Água e ar trabalham juntos de forma muito eficiente.
Opções de cisterna
Ao escolher um modelo de banheiro conveniente e prático, você deve considerar também os tipos de cisternas, bem como os encaixes de drenagem, para que o projeto atenda plenamente às suas necessidades.
Quase todos os tipos de tanques podem ser divididos em duas subespécies.
- Abrir - localizado na parte superior.
- Escondido - embutido ou instalado dentro da estrutura. Puramente visualmente, esse modelo se assemelha a uma lata de plástico, parece mais apresentável, mas também custa mais.
Os primeiros, tanques abertos, também apresentam diversas variedades.
- Suspenso, isto é, conectado ao banheiro com um tubo especial e preso na altura exigida. Graças a isso, a água é escoada para o reservatório principal com forte pressão, garantindo um escoamento de alta qualidade do conteúdo.
- Montado na própria prateleira do banheiro - neste caso, a cisterna é ligada diretamente a ela por meio de uma mangueira de borracha sem tubo especial.
Acessórios de drenagem de qualquer tipo funcionam de acordo com o mesmo princípio: uma válvula especial fecha o orifício de drenagem, e só pode ser colocada em funcionamento pressionando um botão, se o vaso sanitário não for do tipo sensor.
Recentemente, os fabricantes costumam oferecer modelos com botões duplos na cisterna do vaso sanitário, um dos quais garante que todo o volume da água seja drenado, o segundo, para economizar dinheiro, "dosa" o volume do líquido.
Métodos de instalação
Outro fato importante na hora de instalar um vaso sanitário em seu quarto é a fixação da estrutura do encanamento. É esta nuance que afeta o projeto do banheiro e a possibilidade de instalação de redes de engenharia.
Existem dois tipos de instalação de banheiros: chão e suspensão.
O chão, o mais familiar, para este tipo de instalação não requer muito esforço. Você só precisa fazer alguns furos no chão, instalar parafusos especiais e prender a estrutura. Além disso, você pode colocá-lo em qualquer lugar conveniente para você.
Se você se tornar o proprietário de um banheiro confortável e caro, precisará "pendurá-lo" com sabedoria e com a ajuda de um especialista. Eles são montados em uma instalação especial, que, por sua vez, é montada na parede.
Materiais (editar)
No final do tópico, decidido o tipo de ralo e o formato do próprio design do produto, lembre-se que os vasos sanitários são uma opção económica, mas em termos de durabilidade dão lugar aos de porcelana. O material poroso da faiança exige cuidados especiais e cuidadosos com o produto e, apesar de os fabricantes modernos utilizarem a mais recente tecnologia (vidros), é 100 por cento impossível lidar com isso.
Os produtos de porcelana são muito mais caros, mas são muito ergonômicos e duráveis devido ao pequeno tamanho dos poros, que permite que o produto praticamente não absorva a umidade.
Não deixe de consultar o vendedor ou gerente, diga-lhe todos os seus desejos e sua compra não o decepcionará!
Para informações sobre como escolher um banheiro, veja o próximo vídeo.
Obrigado pela informação completa e interessante.