O que é melhor para o banheiro: porcelana ou faiança?
Um dia, todos se deparam com a escolha de substituir o encanamento. E se tudo é mais ou menos claro com banheiras, então ainda há muitas perguntas sobre banheiros. Em primeiro lugar, os consumidores estão interessados em saber qual banheiro vai durar mais - faiança ou porcelana. As sanitas feitas destes dois materiais diferem não só no preço, mas também nas suas características, embora exteriormente sejam muito semelhantes. Este artigo o ajudará a compreender as complexidades da escolha, as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Características da porcelana
A porcelana é um material único feito de argila branca. Em sua composição, mais de 50% é caulim, e o restante é quartzo e verga. E para que a porcelana atinja suas características ideais, ela é cozida a uma temperatura de cerca de 1400 graus Celsius em fornos especiais. É precisamente devido às matérias-primas cuidadosamente selecionadas, ao seu esmagamento e peneiração, bem como ao processo de tratamento térmico, que um produto porcelânico apresenta uma elevada resistência.
A porcelana possui um baixo coeficiente de retenção de água, que é de 0,05%, o que é uma clara vantagem sobre a faiança. Além disso, os seguintes parâmetros podem ser atribuídos às vantagens indiscutíveis deste material:
- alta resistência ao estresse mecânico, por exemplo, choque;
- textura muito densa, ausência de poros, o que dificulta a limpeza do produto;
- baixo risco de odor desagradável do banheiro;
- de fácil cuidado;
- resistência a substâncias quimicamente agressivas.
No entanto, a porcelana também apresenta algumas desvantagens, entre elas:
- a alta qualidade tornou a louça sanitária da porcelana cara;
- A aparência da porcelana sanitária às vezes é muito difícil de distinguir da louça sanitária, que às vezes é usada por vendedores inescrupulosos, vendendo a louça de barro a um preço mais alto.
Assim, a única desvantagem da porcelana é seu alto custo, mas compensa. A vida útil dos vasos sanitários de porcelana chega a 30 anos. Ou seja, você pode colocar tal dispositivo no vaso sanitário e não se preocupar em trocá-lo por muito tempo.
Prós e contras da faiança
A louça de barro é 80% argila. O restante da massa é composto por silicatos e quartzo, além de uma pequena quantidade de caulim. A temperatura de queima de produtos de cerâmica está na faixa mais baixa - de 1050 a 1300 graus. A composição, a baixa densidade e a baixa temperatura de queima tornam a loiça sanitária o mais frágil de todos os materiais cerâmicos. Além disso, o material possui uma estrutura muito porosa e um alto coeficiente de absorção de água (de 0,5 a 12%).
Para aumentar as características de consumo das mercadorias, as louças sanitárias são revestidas com um esmalte especial. Repele a água e as impurezas, evitando que sejam absorvidas pelos poros e conduzindo primeiro à perda do aspecto atraente do material e depois à sua destruição.
Graças à tecnologia de envidraçamento e aos métodos de processamento adicionais, a vida útil dos vasos sanitários de faiança aumenta significativamente e os produtos adquirem uma aparência mais atraente.
As vantagens do encanamento em faiança incluem os seguintes pontos:
- baixo peso dos produtos devido às paredes finas;
- tamanho pequeno;
- durabilidade;
- resistência a substâncias quimicamente agressivas;
- baixo custo.
As desvantagens incluem:
- a qualidade final do produto é altamente dependente da tecnologia de produção e pode ser excelente ou insatisfatória;
- Os produtos de faiança de marcas estrangeiras conhecidas podem ser comparados em custo aos de vasos sanitários de porcelana.
A loiça sanitária será uma excelente escolha se o orçamento para canalização for limitado. O principal na hora de escolher é levar em consideração modelos de fabricantes renomados que valorizam seus clientes e sua reputação.
Critérios de escolha
Ao escolher um vaso sanitário feito de louças sanitárias ou porcelana, existem recomendações gerais que podem ser seguidas.
- A liberação do dispositivo de encanamento deve corresponder ao tipo de canalização de esgoto instalada no apartamento. Portanto, a saída vertical (para o chão) não pode ser conectada ao gargalo de drenagem embutido na parede. Uma solução de esgoto completamente diferente é fornecida para este lançamento. Melhor encontrar o encanamento certo.
- A forma e o tamanho do vaso sanitário não devem apenas se encaixar perfeitamente na sala, mas também atender às características e necessidades individuais do consumidor. Portanto, para uma pessoa grande e com muito peso, um banheiro pequeno só pode causar transtornos.
- Disponibilidade de automontagem. Se você planeja instalar um vaso sanitário em faiança ou porcelana por conta própria, é melhor estudar esse assunto com antecedência e não adquirir um produto com sistemas complexos. Se a instalação for realizada por um encanador experiente, você pode adquirir qualquer modelo adequado e adequado.
- A forma, cor e tamanho do vaso sanitário não devem se destacar e ir contra o conceito geral de banheiro... Isso é especialmente verdadeiro para banheiros combinados, onde é necessário combinar todas as canalizações entre si.
- A compra de uma sanita pode ser realizada tanto em loja especializada como pela internet. Além disso, a última opção está ganhando cada vez mais popularidade, pois você pode economizar tempo, esforço e muitas vezes dinheiro. Não é tão importante em qual loja será feita a compra, o principal é estudar os certificados e todas as informações sobre o produto e o fabricante. Não será supérfluo perguntar que tipo de garantia é dada para o banheiro selecionado.
É impossível dizer inequivocamente o que é melhor - vasos sanitários de porcelana ou faiança. Cada cliente terá suas próprias necessidades e capacidades.
Como cuido dos materiais?
Para que o vaso sanitário de barro ou porcelana comprado funcione o máximo possível, mantendo sua aparência atraente, é necessário cuidar dele corretamente e em tempo hábil. Existem vários tipos de limpadores de banheiros industriais.
- Blocos suspensos. Como parte desses fundos, um gel especializado que é liberado em porções nas paredes do vaso sanitário a cada descarga de água. Os blocos fazem um excelente trabalho na prevenção de calcário e cálculos urinários, aromatizam e desinfetam o interior do vaso sanitário. No entanto, não é possível manter a higiene adequada do banheiro apenas com eles.
- Géis. Eles contêm substâncias muito agressivas - ácidos, álcalis ou cloro. Eles limpam perfeitamente a superfície da placa e matam os microorganismos. Portanto, o ácido oxálico é adequado para a higiene diária e também permite a remoção de calcário. Basta aplicar o produto nas paredes do vaso sanitário, deixar agir de 5 a 15 minutos e depois limpar com pincel. Os géis com ácido fosfórico são excelentes no combate à ferrugem e, com o cloro, branqueiam e desinfetam o ambiente.
- Pós. Contém tensoativos, agentes complexantes, abrasivos e aditivos antibacterianos especiais. Não é recomendado o uso de produtos em pó para porcelana, pois podem causar arranhões na superfície do produto.
Você também pode limpar o banheiro remédios populares que estão em todas as casas.
Perfeito para a higiene diária bicarbonato de sódio e vinagre de mesa normal. O mingau desses fundos é aplicado no vaso sanitário com uma escova e a superfície é limpa.
Ajudará a se livrar de cálculos urinários ácido de limão. Vários sachês do produto são despejados em uma tigela e deixados por 2-3 horas, e então limpos suavemente com um pincel.
Não use uma escova dura ou navalha para remover depósitos de calcário. Isso só danificará a superfície do vaso sanitário. Com a ineficácia dos remédios populares, você pode comprar os industriais.
Nem um único apartamento ou casa particular está completo sem um banheiro, em que o banheiro é o principal atributo. O principal é escolher o modelo certo, avaliar a qualidade antes de comprar, e também cuidar bem do “amigo branco”. E então ele ficará encantado com sua aparência imaculada por muitos anos.
Sobre a diferença entre faiança e porcelana, veja abaixo.