Para quem são inventados os topsiders?
Não é mais possível imaginar uma sapataria que carece de top-siders em seu sortimento. Calçado em pele ou tecido, com sola sulcada de cor clara e laço na parte superior, que permite fixar com segurança o calçado aos pés. Elegantes e práticos, os top-siders são incrivelmente populares entre homens e mulheres.
Quem surgiu com os top-siders e por quê?
A história dos top siders começou na década de 30 do século passado. A ideia deste sapato é do velejador Paul Sperry. Ex-marinheiro e experiente marinheiro, ele se feriu mais de uma vez ao escorregar no convés molhado. Enquanto perseguia seu hobby, Sperry tinha uma forte necessidade de sapatos que não escorregassem.
Sperry teve a ideia de criar os top siders por acidente, enquanto passeava com o cachorro. Percebendo que seu animal de estimação estava correndo na estrada gelada e não caiu, Sperry concluiu que os padrões convexos nas almofadas das patas impediam o deslizamento. O velejador empreendedor decidiu imediatamente criar sapatos com solas estampadas com ranhuras que proporcionassem estabilidade a uma pessoa em superfícies escorregadias e lisas. Em 1935, Paul Sperry criou a empresa Sperry Top-Sider e lançou um lote de sapatos para barcos, que recebeu o nome do meio - top siders. Calçado seguro, mas elegante, rapidamente conquistou os fãs da vela.
Em 1939, a Marinha dos Estados Unidos tornou-se cliente da Sperry, e os top-siders foram oficialmente incluídos no uniforme de marinheiros. Os sapatos são feitos de couro genuíno de alta qualidade e são impregnados com um composto repelente de água. A sola única permite agarrar em superfícies molhadas e a borracha branca de que é feita não deixa marcas no deck limpo.Devido à sua originalidade, os top-siders tornaram-se amplamente conhecidos e muito solicitados ao longo dos anos.
Quem está usando top siders agora?
Anteriormente, os top-siders eram usados apenas por velejadores ricos; calçados especiais nos pés declaravam seu status elevado ou filiação ao negócio marítimo. Agora, eles são usados com ousadia pelos moradores da cidade, independentemente do nível de bem-estar material ou da idade. Tendo recebido um grande exército de fãs femininas, as top-siders tornaram-se um modelo unissex.
A moda moderna oferece várias opções de modelos com a parte superior feminina, masculina e até infantil. O design da invenção de Sperry praticamente não mudou, eles diferem de outros tipos de sapatos com uma sola leve nervurada e um pequeno laço. Grande demanda ampliou a gama, há produtos confeccionados em camurça, couro multicolorido, tecidos densos, com várias opções de atacadores e diversos acabamentos.
As qualidades principais e invariáveis dos top-siders são conforto e confiabilidade. As vantagens significativas das botas da moda foram muito apreciadas pelos jovens que preferem o estilo livre e o passatempo ativo. Os calçados versáteis e funcionais se encaixam perfeitamente no guarda-roupa de verão de meninas e jovens.
Como escolher?
A principal característica distintiva dos top siders é a sola exterior. Ao escolher os top-siders, preste atenção à sua qualidade. Ao contrário da versão original, a cor da sola pode ser escura, mas deve ser emborrachada e estriada. Os sapatos de barco clássicos eram marrons, mas agora você pode encontrar muitos modelos coloridos e brilhantes nas lojas.
Na hora de escolher os top siders, deve-se estudar com atenção o material do top, pois eles deverão ser usados durante a estação mais quente. Se os sapatos forem feitos de couro, eles devem ser macios, de alta qualidade e bem costurados. No verão, os top-siders de tecidos leves são relevantes. São consideradas uma opção econômica e democrática para as botas de verão. Na hora de escolher os top-siders dos tecidos, é necessário verificar a qualidade das costuras e, durante o processo de ajuste, entender o quanto são confortáveis para os pés. Afinal, eles são projetados para o uso diário e, no verão, os sapatos costumam ser usados sem meias.
Na hora de comprar sapatos, é sempre aconselhável olhar não só por fora, mas também por dentro do produto. É importante lembrar que as palmilhas claras e brancas sujam-se rapidamente e depois ficam menos arrumadas.
Como usar corretamente?
Os topsides da moda desempenham um papel importante em um look casual de verão, eles podem complementar e decorar. Mas para criar um traje interessante, você precisa saber como usar essas botas de verão corretamente e, o mais importante, com que roupa combinar.
Os topsiders foram inventados como uma opção para os calçados de verão, por isso, tradicionalmente, são usados apenas nos pés descalços. É considerado falta de educação usar esses sapatos com meias, exceto as meias - pegadas que às vezes são usadas para higiene. Essas meias permanecem invisíveis para os outros e a tradição dos sapatos de convés é preservada.
Homens e mulheres podem combinar perfeitamente este tipo de calçado com calças curtas de verão, shorts ou jeans. Não é aconselhável usar topsiders com calças compridas que cubram o tornozelo.
Os homens são aconselhados a usar topsiders com roupas esportivas de verão, camisetas, camisetas, camisas pólo, moletons. Os topsiders não são categoricamente compatíveis com calças e ternos clássicos.
Topsiders femininos surpreendem e encantam com a abundância de cores e materiais. Os fashionistas têm amplas oportunidades de combinar topsiders com vários itens de guarda-roupa. As mulheres podem combinar botas elegantes e confortáveis com saias ou até vestidos. Os amantes do estilo free não se importam de olhar mais de perto estes sapatos, eles estão em perfeita harmonia com um look casual de verão.
Não podemos esquecer que os topsiders são um tipo de calçado desportivo, por isso é melhor não complementar o look clássico com eles.Com vestidos extravagantes, os sapatos de convés ficarão fora do lugar e rudes.
Imagens
Os looks masculinos são elegantes e casuais. Com um traje casual, é bem possível aparecer na parte de cima no trabalho. Com calças curtas cinza-azuladas simples, um blazer trespassado e uma camisa xadrez clara, os sapatos azul marinho parecem muito nobres e executivos.
Se o trabalho for criativo, os sapatos de verão podem ser mais coloridos. Parte superior tricolor em couro confere originalidade e cor a um look de verão. Sapatos incomuns se destacam contra a estrita gama de cinza-azulado do resto do terno, e as inserções de couro branco na parte de cima estão em harmonia com a camisa branca. A imagem parece interessante e boêmia.
Combinado com jeans, os top-siders ficam ótimos. O top bege combina perfeitamente com um blazer skinny da mesma cor. Os jeans clássicos completam o look impecável da moda masculina.
Os top-siders ficam bem com qualquer tipo de calção. Nesse look, o destaque vai para o short cor de vinho, e os sapatos combinam com uma camisa azul.
Usando top-siders em looks femininos, você não pode se limitar a fantasias. As botas de verão ficam lindas com vestidos curtos. Se o look de verão é repleto de detalhes variados e coloridos, então você pode escolher top-siders sólidos para ele. O vestido em listras brancas e azuis marinho combina perfeitamente com as laterais brancas. Acontece a clássica imagem de um viajante e aventureiro.
Para um passeio, mesmo que não seja um passeio marítimo, pode usar com segurança os top-siders com calções. Sapatos azuis brilhantes com um laço branco característico parecem elegantes e de verão. A escala azul-azul da imagem é enfatizada e complementada por acessórios marrons.
Jeans ou shorts jeans funcionam igualmente bem com topsiders. Sapatos de diferentes tons de bege estão em boa harmonia com jeans.
A saia de cima tem um aspecto desportivo e atraente. Topsides pretos nas pernas bronzeadas estão em perfeita harmonia com uma saia curta branca.