Tecnologia de produção de topiária de papel ondulado
Criar uma topiaria é um negócio muito interessante. Para fazer uma árvore decorativa com papel corrugado, você precisará de perseverança, porque esse trabalho é muito trabalhoso. Mas o resultado obtido compensará integralmente o tempo gasto. Uma topiaria de papel ondulado vai se tornar uma decoração do ambiente, uma composição decorativa é adequada como um presente para qualquer festa.
O que é necessario?
Para a construção da topiaria, certos materiais e ferramentas são necessários.
- Panela. Não é necessário usar apenas vasos de flores como vaso de flores para uma árvore - qualquer recipiente de cerâmica ou plástico, bem como pratos descartáveis, são adequados para este fim. É desejável que o tamanho do pote seja menor do que a bola, caso contrário, a composição terá uma aparência menos agradável esteticamente.
- Bola. Você pode comprá-lo em uma loja especializada em artesanato ou fazer o seu próprio com jornais, papel macio, papel machê e outros itens adequados.
- Tronco. Para o tronco, pode-se escolher qualquer ramo da forma original ou um lápis comum, palitos de sushi ou arame grosso.
- Pistola de cola com varetas. Você pode trabalhar com supercola ou PVA, mas artesãs experientes recomendam dar preferência a uma pistola de cola.
- Decorações para o desenho da composição. Várias contas, strass, flores secas, bem como sisal e outros meios improvisados são usados como decoração.
E você também precisa ter tesoura, fita adesiva, fios e uma agulha, fio decorativo à mão.
Como fazer isso sozinho?
Até mesmo um iniciante pode criar uma bela topiaria de papel ondulado.
Uma master class para iniciantes permitirá que você faça um design simples. Instruções detalhadas sobre o processo de trabalho serão muito úteis.A execução passo a passo dessas ações será a chave para o sucesso do trabalho.
Normalmente, a topiaria tem forma redonda, mas você pode dar ao desenho qualquer forma não padronizada. Por exemplo, um produto em forma de coração é adequado para um presente no Dia dos Namorados, 8 de março ou um aniversário. O coração pode ser feito de papelão ondulado, usado para decorar grãos de café e muito mais. Você pode deixar espaço para uma foto dentro.
A topiaria de papel ondulado é muito bonita. Rosas, peônias e quaisquer outras flores parecerão orgânicas neste caso.
Para fazer você mesmo uma árvore da felicidade com papel corrugado, você precisa preparar os materiais e as ferramentas necessárias. Para o trabalho, você precisa de uma bola de espuma ou espuma de borracha medindo 12-15 cm. E também precisa de papel ondulado. Você pode escolher uma ou mais cores de papel ondulado, dependendo da ideia original.
Combinações de cores contrastantes parecem ótimas, mas a escolha de tons pastéis delicados não será menos interessante.
O momento mais crucial na construção de uma topiaria é a formação de sua base. Deve ser uma bola limpa e uniforme. É desejável que a estrutura seja absolutamente plana. Se não houver possibilidade ou desejo de usar a versão de loja da bola, você mesmo pode fazer.
A base pode ser feita de papel ou jornal, que são enrolados firmemente em forma de bola e enrolados com fios umedecidos com cola PVA.
Para que o produto seque, deve-se deixar secar vários dias.
Se você não quiser esperar tanto tempo, pode escolher outro método para fazer a bola. Para isso, é utilizada espuma de poliuretano. Para fazer um balão, você precisa pegar um balão e enchê-lo um pouco. Em seguida, um tubo é inserido no orifício e a espuma de poliuretano é soprada para dentro da bola. Após 12 horas, a espuma endurece, o balão é retirado da base esférica.
Depois de preparar a base, é necessário fixar o caule na panela. Para manter bem o caule, a mistura de alabastro é despejada no vaso de flores, o caule é fixado e espera-se 5-10 minutos até que a mistura endureça.
Para fazer a topiaria de papel corrugado, você precisa executar várias etapas sequenciais.
- Pegue um rolo de papel corrugado e corte tiras com cerca de 5 cm de largura. O comprimento dessa tira deve ser de cerca de 60 cm. Deve haver 60-80 tiras desse tipo. Ao usar dois tons de papel, é melhor preparar 30 tiras de cores diferentes cada.
- Cada tira é torcida de uma forma específica, dando-lhe o aspecto de uma rosa. Ao torcer, você não precisa puxar muito a fita - o botão deve estar solto.
- É necessário torcer todas as tiras restantes de papel corrugado de maneira semelhante.
- Cada gema obtida deve ser ligeiramente apertada por baixo e fixada com um fio. É melhor cortar a ponta da flor no fio.
- Deve ser colocada uma marca no local onde o cano está colocado. Recomenda-se também marcar a própria bola e colar com os botões resultantes. Você pode colar flores aleatoriamente ou em uma determinada ordem de acordo com o esquema. É aconselhável colar os botões de forma que fiquem bem juntos, sem deixar espaços vazios. É melhor começar a trabalhar da parte inferior da bola e continuar até o topo.
- Um barril é colocado na marca. Isso pode ser feito antes ou depois de colar a bola. Como baú, você pode usar palitos de sushi, que são cuidadosamente enrolados em uma única camada de barbante decorativo. O fio não é enrolado completamente, deixando 2-3 cm para a fixação na bola.
- É hora de colocar a árvore no vaso. Isso pode ser feito com espuma florística, cimento ou alabastro. Ao usar cimento ou alabastro, você precisa preparar uma solução misturando a mistura seca com água até que se torne um creme azedo espesso. A mistura resultante é despejada em uma panela, insira o caule e, segurando nesta posição, espere até que a mistura endureça. O tempo de endurecimento é de cerca de 10 minutos, dependendo da composição da mistura.
- Na fase final, a árvore deve ser decorada. A superfície da panela pode ser coberta com grama, musgo ou seixos decorativos. Sisal parece muito bom neste caso. Fitas de cetim, miçangas e rendas são usadas para decoração.
Uma grande variedade de flores pode ser feita de papel ondulado. Para iniciantes e até crianças, você pode tentar fazer uma topiaria de tulipa. Para que as tulipas se mantenham bem em sua forma, use colheres descartáveis comuns.
Para fazer uma tulipa, você precisa de 5 colheres descartáveis. Podem ser pequenas colheres de chá ou talheres. O tamanho da flor dependerá de seu tamanho.
Ambas as opções são utilizadas com frequência, o que permite obter um buquê de tulipas de diferentes tamanhos.
É necessário pegar um papelão ondulado e cortá-lo em quadrados com um lado de 8 a 10 cm, dependendo do tamanho dos talheres. Uma colher é colocada em cada quadrado e, tendo enrolado um canto em cima, eles começam a se enrolar para dentro de cada lado, caindo na perna. Desta forma, todas as 5 colheres são embrulhadas para obter pétalas de tulipa. As colheres embrulhadas são colocadas em forma de botão e fixadas na parte inferior da flor.
Na etapa final, é necessário fazer folhas para a tulipa, que são recortadas em papel ondulado verde. As pequenas tulipas podem ser fixadas com base em uma forma não padronizada ou colocando o buquê em um vaso de flores ou cesta.
Esta composição parece muito suave e original.
Recentemente, a topiária "comestível" tornou-se muito popular, para a qual não se utilizam apenas elementos decorativos, mas também produtos alimentícios, por exemplo, doces. Essa árvore "comestível" se tornará um presente original para qualquer feriado, ela se tornará uma decoração de festa.
Variantes de flores onduladas e chocolates são um pouco mais difíceis de fazer, mas seguindo as instruções, você pode fazer uma criação semelhante.
Para fazer uma topiaria de papoula "comestível", você deve seguir o seguinte plano:
- pegue um doce e coloque-o em um arame;
- faça uma franja com um pedaço de papel ondulado verde;
- na parte inferior da franja, deve-se aplicar a cola e colar o doce;
- em papelão ondulado de cor vermelha, recorte retângulos de 4x5 cm;
- a tesoura dá aos retângulos a forma de gotículas;
- cole o espaço em branco com as pétalas resultantes;
- depois de fazer várias papoulas, devem ser inseridas em uma bola de espuma, deixando espaço para a coroa.
Depois que a árvore é feita da maneira usual. Para fazer isso, um fio de metal ou vara é enrolado com uma fita de cetim ou cordão decorativo e inserido em uma bola. Solução de alabastro é despejada na panela, a haste é fixada e à espera de solidificação. Assim que a base engrossa, eles começam a decorar a estrutura.
Parece bom como uma árvore separada, bem como uma composição de vários produtos... É desejável que as árvores tenham alturas ou formas diferentes, bem como volumes. Nesse caso, a composição parecerá mais orgânica. Uma composição composta por 3 árvores, que são instaladas em um vaso separado ou outro recipiente, terá uma aparência muito original.
Belos exemplos
Para criar uma topiaria, o mesmo princípio é usado. O design e o material escolhido desempenham um papel importante nisso. O trabalho de fazer flores em branco é bastante trabalhoso, mas o resultado será agradável por muito tempo.
Freqüentemente, os artesanatos de flores são escolhidos pelas noivas como um buquê. Nesse caso, eles usam apenas a coroa. Esses buquês parecem muito incomuns e atraentes.
Apenas mostrando imaginação, você pode criar artesanatos incríveis que irão decorar o interior ou enfatizar o tema de uma celebração em particular.
Usar uma variedade de técnicas para fazer flores onduladas permitirá que você faça uma variedade de topiarias.
Uma árvore comestível feita de doces e flores onduladas será um lindo presente para quem gosta de doces e vai decorar o ambiente.
Para informações sobre como fazer topiaria de papel ondulado, veja o próximo vídeo.