Topiária de fita de cetim: opções interessantes e cuidados
Essa decoração incomum é freqüentemente encontrada em instalações residenciais e em escritórios. Também é chamada de árvore da felicidade, pois traz boa sorte ao seu dono como um amuleto.
Peculiaridades
Topiaria não é uma cópia de uma árvore viva, uma vez que um grande número de diferentes materiais e cores são usados no processo de sua criação. Para decorar essa árvore, usam-se fitas, grãos de café, miçangas, strass, materiais naturais e muitas outras coisas interessantes.
A topiaria é uma pequena árvore decorativa que pode ser um presente maravilhoso para uma pessoa querida ou servir de talismã para atrair a boa sorte.
Topiaria em fitas de cetim. A fita de cetim delicada irá adicionar um refinamento especial e delicadeza à topiaria. Fitas de tons contrastantes ficarão ótimas, mas as árvores feitas em cores pastéis ficarão ótimas. Você pode fazer flores diferentes de fitas, fazer bolas ou gotículas, enrolar o tronco com uma fita. Pequenos enfeites como contas de diferentes tamanhos, pedras, strass decorativos e pequenas estatuetas de insetos complementam o produto com sucesso.
Esse souvenir é o mais popular entre os outros tipos de topiaria, pois é fácil pegar um presente para qualquer evento ou arranjá-lo para um interior.
Essa árvore pode ser feita de rosas de cetim ou de cachos de fitas. Qualquer uma dessas opções parecerá orgânica e festiva.
Selecionando e coletando as peças principais
A escolha dos principais componentes da topiaria deve ser bem abordada, pois disso depende o aspecto geral da árvore. A coroa e o tronco são fixados juntos com uma pistola de cola, e o tronco é fixado em um vaso de flores com gesso.
- Coroa. Esta é a parte principal da decoração.Do que fazer - tudo depende da imaginação do mestre (fitas, flores, miçangas, grãos de café, moedas, strass, pequenos botões, borboletas, etc.).
- Tronco. Aqui, você pode simplesmente pegar algo semelhante em forma: um pequeno palito, um lápis, um galho, um rolo fino de papelão, etc. No processo, o barril é pintado ou embrulhado com fita adesiva decorativa.
- Panela. Um pequeno recipiente adequado para a aparência geral é selecionado. Eles compram e modificam para se ajustar à imagem.
Opções de decoração
Materiais:
- fita de cetim;
- um pedaço de tecido prateado;
- fita de cetim branca, 1 cm de largura;
- fios de cor semelhante a fitas, agulha fina;
- material de enchimento (por exemplo, bolas de inverno sintético);
- Xícara;
- mais leve;
- bola de tênis;
- alfinetes;
- pistola de cola;
- alabastro;
- pequeno vaso de flores para flores de interior;
- pequenos itens de decoração.
Primeiro fazemos um buraco na bola. O gesso ou alabastro deve ser mexido com água até obter uma mistura homogênea, despeje a solução e insira a peça de trabalho. Deixamos para secar. Enquanto tudo seca, pode começar pelas rosas das fitas de cetim. Você precisa dobrar a extremidade direita em um triângulo de forma que a extremidade direita da fita fique voltada para baixo e o lado brilhante fique no topo.
Vire o canto inferior direito para a esquerda e faça um tubo novamente, virando para a esquerda. Depois deve continuar a dobrar e torcer a fita, não se esquecendo de costurar no meio. Na mesma sequência, continuamos a fazer as pétalas até o final da fita. A ponta da fita deve ser escondida e protegida com uma agulha. Usando a mesma tecnologia, fazemos as seguintes rosas.
Tendo decidido os lugares das flores, você pode começar a colá-las. Decoramos o tronco da topiaria com uma fita decorativa. Então começamos a decorar o vaso com lantejoulas.
Você pode colocar musgo decorativo nele.
Flores de organza
A topiaria mais elegante é feita dela. É perfeitamente possível fazer uma decoração tão arejada com suas próprias mãos.
Considere uma classe mestre passo a passo (MC).
- Corte uma tira estreita de tecido, enrole com um caracol, depois de ter processado as pontas duplas. Para obter uma flor exuberante e bonita, primeiro você precisa trabalhar com o botão.
- Nós desenhamos um modelo e cortamos o número necessário de peças. Tente fazer o trabalho com cuidado para obter uma bela flor.
- Recolhemos as pétalas acabadas em botão e prendemos com vários pontos ou colamos. Da mesma forma, colamos as contas que desempenham o papel de estames. O produto acabado é preso à base com pinos.
Poppy de fitas de cetim
Materiais necessários:
- parecia em branco;
- fita vermelha de cetim;
- tesoura;
- fio dental;
- mais leve;
- papel;
- agulha e linha.
Método de fabricação.
- Desenhamos uma pétala em um pedaço de papel, que se tornará um modelo para a criação de uma flor.
- Aplicamos um modelo e cortamos o número necessário de pétalas; por conveniência, os modelos podem ser fixados com alfinetes.
- Seis pétalas devem sair. Se nem tudo funcionou perfeitamente, depois de disparar as falhas irão desaparecer.
- Faça o próximo molde 0,5 cm menor que o anterior e também recorte seis pétalas.
- Corte as pétalas no padrão.
- Faça outro molde 0,5 cm mais curto que o anterior e recorte seis pétalas.
- Trate todas as pétalas cortadas com um isqueiro.
- Dobramos as pétalas, começando com o maior tamanho em um círculo, costurando cada fileira.
- Quando a primeira linha está pronta, inserimos os estames do fio dental, costurando-os.
- Costuramos cuidadosamente cada linha.
- Colamos o feltro em branco na base da flor.
camomila
Materiais:
- botão;
- fita de cetim;
- tesoura;
- régua;
- pistola de cola;
- mais leve.
Procedimento:
- fazemos blanks de uma fita de 10 cm de comprimento no total de 6 peças;
- processamos as bordas cortadas;
- aplique uma gota de cola no meio de cada tira;
- dobre o meio de cada tira colando-a;
- colamos todas as lacunas colocando as pétalas umas sobre as outras em um padrão xadrez;
- cole o botão como o meio de uma flor.
Dália
Materiais:
- duas fitas de cetim, semelhantes em tons;
- pistola de cola;
- pinças;
- mais leve;
- parecia em branco;
- miçangas.
Método de fabricação.
- Recorte quadrados da fita e os quadrados de uma cor são 1 centímetro maiores do que a outra.
- Cada quadrado deve ser dobrado diagonalmente.
- Dobre cada triângulo resultante mais duas vezes no meio, fixando cada posição com cola. Cortamos as pontas e processamos com um isqueiro.
- Perfuramos cada pétala e formamos uma flor, fixando tudo com cola.
- Cole o feltro em branco na base da flor.
Iniciamos o processo de formação de flores com folhas grandes, terminando com pétalas menores.
Satin Ribbon Lily
Materiais:
- fitas: rosa e verde;
- trança de ouro redondo;
- tesoura;
- pistola de cola;
- mais leve;
- spray para fixação de cabelo;
- agulha, linha.
Método de fabricação.
- Preparação de moldes para pétalas e sépalas.
- Recorte os espaços em branco de uma fita de cetim - 6 do cetim rosa e três do cetim verde.
- Processamos as bordas com um isqueiro.
- Dobramos cada folha ao meio, acariciando o meio com os dedos, queimamos levemente a dobra, para que a nervura fique preservada e apareça um relevo.
- É assim que todas as pétalas são processadas.
- Fazemos estames com a trança. Dê um nó na ponta da trança e processe-a com um isqueiro. É assim que fazemos cinco estames.
- Coletamos todos os espaços em branco dos estames e os amarramos.
- Costure cada folha aos estames.
- Deve haver três pedaços de papel na primeira linha. Na segunda, há também três folhas, que precisam ser ligeiramente deslocadas em relação à primeira fileira.
- Os detalhes verdes são costurados nas pétalas rosa com uma inclinação - elas devem abraçar levemente a flor.
Quando toda a flor for colhida, é necessário espalhar as folhas e polvilhar com verniz. Então damos uma forma à flor e a deixamos secar.
Na técnica kanzashi
Nesta técnica, estudaremos a confecção de três artesanatos - "Asters", "Girassol" e "Corações".
"Áster"
Materiais necessários:
- fita de cetim vermelha;
- fita verde;
- tesoura;
- linha, agulha;
- miçangas;
- pistola de cola.
Processo de manufatura. Corte a fita de cetim em pedaços de 12 mm. É melhor queimar as pontas da fita para que não se esfarelem. Dobramos a peça ao meio, enrolamos na borda, obtendo uma pétala, que costuramos ao longo da borda. Também fazemos o resto dos espaços em branco. Nós os conectamos, formando um círculo. Na mesma técnica, fazemos mais dois círculos. Experimentamos os espaços em branco e os conectamos em um padrão quadriculado usando cola quente. A flor está pronta.
Fazemos as folhas a partir de uma fita de cetim verde de 6 cm de comprimento e dobramos a folha ao meio, voltada para fora. Usando um ferro de solda fino, selecione o triângulo no canto superior direito. Tiramos o branco e pegamos uma folha. Eles são fixados na flor com cola quente.
"Girassol"
Materiais:
- fitas de cetim nas cores amarelo brilhante e verde escuro;
- grãos de café grandes;
- Panela;
- arma de fogo;
- tesoura;
- gesso;
- jornal;
- mais leve;
- verniz acrílico;
- fio grosso;
- sisal verde;
- galhos;
- insetos e borboletas para decoração.
Procedimento. Fazemos os espaços em branco das pétalas. Corte a fita amarela em espaços em branco e dobre-os ao meio. Em seguida, dobramos os espaços em branco em um cone e colamos o local do corte com um isqueiro. Na mesma sequência fazemos folhas, mas o tamanho dos espaços em branco é de 10 cm. Para formar uma bela flor, muitas pétalas são necessárias. Eles são colados ao longo da borda do disco - exatamente, um após o outro. Em seguida, eles o viram e colam as folhas verdes. A fileira inicial é apertada, recuando a partir da borda de 2,5 cm, e as seguintes - mais próximas da parte central.
A seguir, a obra deve ser bem seca e pintada com um composto acrílico. Deve ser pintado com muito cuidado para não manchar os produtos. Um orifício para a haste é feito na parte de trás do disco.
Além disso, os grãos de café são colados ao meio, para baixo em uma ranhura. Eles são fixados em duas camadas e cobertos com verniz acrílico. Escolhemos um ramo adequado, processamos com lixa e enrolamos bem firme com linha verde. Como alternativa, você pode pintar a haste com tinta verde.Fixamos a flor no topo do caule. Após a secagem, é coberto com folhas verdes.
Na parte final, decoramos a panela. Corte galhos secos em pedaços iguais. Nós os prendemos ao pote em forma de cerca e os amarramos firmemente com barbante. Pinte os ramos com verniz acrílico.
"Coração"
O processo de fabricação é semelhante à criação da topiaria anterior. A única diferença é que escolhemos não uma coroa redonda como base, mas uma forma em forma de coração.
A peça de trabalho é colada em ambos os lados com papel corrugado. Formamos corações com fitas e os colamos na peça de trabalho em ordem aleatória.
Com rosas
Selecionamos uma fita de 6,5 cm de largura e 90 cm de comprimento. Dobre a fita ao meio, do avesso. Em seguida, costuramos a peça de trabalho da linha de dobra até a borda, ao longo da borda. Puxando a ponta do fio, monte com cuidado e enrole a ponta da fita, pegue o botão central da flor.
Em seguida, torcemos a fita ao redor da circunferência do botão, protegendo as voltas ao longo da borda.
No final do trabalho, é preciso cobrir com cuidado as pontas e espalhar as pétalas da flor acabada.
Dicas de cuidados
A topiaria não requer cuidados especiais. É aconselhável colocar a árvore longe da luz direta do sol para que as cores permaneçam brilhantes o maior tempo possível. Limpe a poeira periodicamente.
Para informações sobre como fazer topiaria com fitas de cetim, veja o próximo vídeo.