Qual é a aparência do cabeçalho e o que é costurado a partir do tecido?
É importante para os consumidores de tecido saberem a aparência do cabeçalho, o que é e o que é costurado com o tecido. Além de uma descrição geral do tecido para cortinas de algodão, você precisa se familiarizar com as características de uma tergalette branca e tecidos de outras cores. De referir que se trata de um tecido para cortina com um efeito e para capas de sofás, mas pode ser utilizado de outra forma.
O que é isso?
Há uma grande variedade de tecidos disponíveis, mas mesmo neste contexto, o cabeçalho é uma boa escolha. Também pode ser chamado de crepe, que não mostra mais a composição das fibras, mas sim o método pelo qual os fios se entrelaçam. Tátil, a colheitadeira tem textura. Pode dar a impressão de que está enrugado mesmo quando alisado com muito cuidado. É com esse efeito que se associa o nome geral da matéria. O cabeçalho não possui uma composição química inequívoca.
Qualquer fibra pode ser introduzida nele, incluindo algodão. Também há outros nomes nos catálogos de têxteis: tergalet, crinkle, crepe já mencionado, crash. A composição específica é determinada pelo objetivo da aplicação. Em qualquer caso, o processamento especializado permite que você obtenha exatamente o efeito enrugado e amarrotado.
Além da composição, a tecnologia para a produção de um determinado tipo decorativo também pode ser muito diferente. Na descrição do cabeçalho, deve-se ressaltar que historicamente foi tecido com seda natural. Esse material custava, é claro, muito caro e estava disponível apenas para um círculo muito limitado de consumidores. Isso mudou após a Revolução Industrial, quando a indústria têxtil começou a produzir em larga escala ceifadoras a partir de fibras mais acessíveis.
Recorde-se que não é necessária a identificação do tecido enrugado com o crepe: o primeiro conceito é muito mais restrito e refere-se, do ponto de vista dos profissionais, a apenas um grupo de têxteis.
Além das fibras naturais usuais, o poliéster é frequentemente adicionado ao tecido. Graças a ela, a resistência do tecido aumenta, e sua elasticidade também aumenta. Maior resistência ao rasgo é observada. Além disso, uma mistura de poliéster pode aumentar a durabilidade dos produtos têxteis. Os tipos de tecido mais resistentes são usados em cortinas e têxteis-lar, e é muito difícil rasgá-los.
Crepe (como sinônimo de cabeçalho), independentemente do material de origem e das nuances de processamento, será um tecido relativamente rígido com um efeito elástico. Uma característica característica será uma transição suave de tons claros para tons escuros. Esta gradação é especialmente visível em espécimes corados de maneira suave. A densidade dos tecidos desfiados pode variar amplamente. Ainda mais difundidos são os materiais baseados inteiramente em uma base sintética.
Dependendo da composição específica, o cabeçalho tem propriedades valiosas como:
- higiene e conforto;
- a beleza;
- facilidade;
- conveniência para usar em dias quentes;
- estrutura especialmente fina;
- elasticidade e capacidade de alongamento;
- alta densidade.
Nem todas essas propriedades são observadas em todos os casos. A sua presença deve ser verificada adicionalmente.
Cabeçalho:
- adequado para design no estilo antigo (roupas e decoração);
- relativamente durável;
- embora mantenha as principais regras de uso, dura por muito tempo;
- pouco exigente para cuidar;
- mesmo ao usar fibras sintéticas, pode ser relativamente caro.
Visão geral da espécie
A primeira variação histórica de tecido enrugado foi obtida torcendo fios de seda. São telas muito densas. Um rosto torto é uma característica típica. O crepe é feito de fibras fortemente torcidas. É particularmente durável e tem boas propriedades de mola. A versão branca do cabeçalho geralmente é de musselina ou elástico. A gaze tem uma estrutura solta. É um tecido leve, às vezes translúcido.
Já o tecido elástico enrugado é bastante extensível. A composição é composta principalmente por elastano. Em outros casos, as pregas são suportadas por faixas elásticas não grossas inseridas. O algodão também é fraco. O algodão ou a chita grossa com pequenos traços são usados como base. O tipo de Cingapura é usado principalmente na produção de ternos e vestidos. Algodão é adicionado a ele.
Na maioria das vezes, a matéria "cingapuriana" se distingue por um grande relevo com boa ordenação.
O algodão é 97% algodão fraco. Outros 3% desse tecido são spandex. Tecer sob o linho é típico dele. Este tecido é recomendado para uso no verão. Principalmente em diferentes tons de azul. Tergalet merece atenção especial. Este é um tecido típico para cortinas. Para sua confecção são utilizados organza, cetim e tafetá.
Tecido enrugado de viscose também é encontrado. É apreciado por sua densidade e resistência, e é procurado nas áreas onde esses recursos são relevantes. Tergalette é brilhante e bonita. Este tecido funciona bem isolado de outros tecidos. Vincos e dobras no tergalette parecem muito atraentes. O tecido pode ser uma boa decoração em qualquer divisão. Mas devemos levar em conta que é extremamente difícil de processar.
Áreas de uso
O uso do cabeçalho deve ser especificado com mais detalhes. Caso contrário, descobrir o que exatamente pode ser costurado a partir dele será muito mais difícil. A seda artificial clássica é usada em roupas para uma saída cerimonial, mas em situações cotidianas as coisas costuradas com ela não se mostram piores. Esse assunto ainda é adequado para:
- roupas pessoais para casa (como robes);
- roubou;
- capas para sofás e outros móveis;
- fronhas graciosas;
- colchas;
- lenços e lenços de pescoço;
- capas;
- guardanapos decorativos;
- cortinas de várias densidades;
- toalhas de mesa.
A seda enrugada é higiênica e ambientalmente limpa. Desgasta pouco. As coisas feitas com ele são confortáveis para os proprietários: adultos e até crianças. Os tecidos à base de viscose também podem ser enrugados, caso em que o relevo é obtido por tratamento térmico. A retenção do relevo é pior do que no caso anterior, a resistência também não é tão grande. Ao contrário do mito popular, a viscose é uma questão totalmente natural. Só é obtido por meio do beneficiamento da polpa de madeira. É um tecido bonito e ambientalmente neutro. É leve e relativamente barato. As roupas de verão costumam ser costuradas com base nesse tecido, e uma grande variedade de têxteis-lar também é feita a partir dele.
A já mencionada gaze também pode ser feita de viscose. Mas principalmente linho e algodão são liberados para ele. Às vezes, a gaze é até feita de lã. Será mais denso do que o normal, mas ainda solto. O uso de impregnações de acabamento elimina o encolhimento após a lavagem. Tecidos sintéticos e mistos estão disponíveis em fibras de poliéster puro ou em fibras sintéticas com algodão e seda adicionados. Esta solução oferece maior resistência. O aumento da participação dos sintéticos diminui o preço. No entanto, a rigidez da questão aumenta constantemente, o que é especialmente desagradável para a roupa de cama. Basicamente, essas matérias-primas são utilizadas na produção:
- cortinas e outras cortinas;
- roupas decorativas;
- colchas.
A cortina tergalette tem uma cor diferente. Este material é vendido em todas as principais lojas. O tecido amarrotado também está se tornando mais comum para bolsas. Basicamente, estamos falando de esportes e bolsas de viagem volumosas. Separadamente, deve-se dizer que o tecido é denso, “lavado com pedras” (o nome oficial é Pedra Lavada). Visualmente, este material é visualmente semelhante ao denim. A essência está no processamento especial de fios de poliéster. Além disso, eles são tratados com poliuretano. Como resultado, o custo é visivelmente mais alto do que os sintéticos clássicos com efeito enrugado. Esses produtos são duráveis e resistem bem a fortes flutuações de temperatura.
Ela não se molha e, se se molhar, não sofre com isso. A deformação é quase impossível. Essas qualidades predeterminaram o uso da Pedra Lavada no conjunto:
- equipamento turístico;
- equipamento para caçadores e guarda-caça;
- Sacos de desporto;
- mochilas;
- tendas;
- certos tipos de cama.
Regras de cuidado
A plataforma é capaz de sobreviver facilmente a uma lavagem por centrifugação ativa. No entanto, quando aquece mais de 40 graus, é desconfortável e é melhor evitar esses modos de lavagem. Detergentes líquidos devem ser usados sempre que possível. O uso de pós é permitido, mas apenas com formulações suaves. Se o tecido for de seda, recomenda-se a lavagem à mão em água fria.
Em alguns casos, é permitido usar modos especialmente suaves de máquinas de lavar. Os produtos limpos são endireitados e pendurados para secar onde não há luz solar direta. Importante: as roupas do cabeçalho podem encolher após a lavagem. Em seguida, você precisa passá-los somente após vaporizar com um ferro na parte de trás. Cozinhar no vapor é combinado com alongamento.
Você não deve aplicar muita diligência para não apertar demais o tecido. O produto alisado finalmente retornará à sua forma original após umedecimento. A preservação a longo prazo da textura permite o armazenamento em feixe ou nó dentro de uma capa de tecido, em outras condições - com proteção da água e do sol. A lavagem a seco é útil em casos excepcionais. É permitida a lavagem do cabeçalho com outros tecidos, inclusive de outras cores.
A centrifugação normalmente leva de 10 a 20 minutos. Ele funciona em velocidade média, com menos frequência em velocidade máxima. A duração normal da lavagem em si é de 60-120 minutos. É realizado a 40 graus. Itens muito sujos são lavados a 60 graus. O uso de alvejantes não é aconselhável. Quase nunca é necessário passar a ferro. A secagem e a vaporização são suficientes na maioria dos casos.
Para armazenamento de longo prazo de itens do coletor, é aconselhável cobri-los contra poeira.Algumas fontes observam que a lavagem a seco e o engomar são totalmente proibidos.