Tecido de véu
Anteriormente, o véu era usado apenas para decorar vestidos ou chapéus femininos. No entanto, agora tudo mudou um pouco: tanto a composição do tecido como o âmbito de aplicação. Hoje em dia, o tule (uma espécie de véu) pode ser visto em todas as casas, e os estilistas modernos utilizam o material em quase todas as coleções, criando imagens de incrível beleza e ternura. Tudo sobre o que é o tecido para véus agora, onde é usado, como cuidar dos produtos para véus e muitas outras nuances serão contadas neste artigo.
Descrição
O tecido do véu é um tecido fino. Frequentemente tecido com fibras de algodão e, eventualmente, torna-se vagamente semelhante a uma gaze espessa. Também é feito de seda e lã, poliéster e outros materiais. Anteriormente, apenas materiais naturais (algodão, seda e lã) eram usados para fazer véus. O tecido translúcido leve e delicado cai bem e forma dobras e ondulações. Externamente, é também uma versão mais suave e bonita da organza.
A gama de tecidos está se expandindo a cada ano, portanto No momento você pode comprar véus com floco, bordados diversos, rendas, orlas e até lantejoulas, entre muitos outros produtos diversos. Alguns fabricantes bem conhecidos neste campo produzem o material com várias decorações combinadas. Por exemplo, um véu com renda e bordado.
Muitas vezes é confundido com chiffon. Este último é mais “frágil”: um véu (por exemplo, tule) pode ser lavado e o chiffon na maioria dos casos se desfaz após a lavagem. Ao contrário do chiffon, o véu é mais durável e também mais resistente a danos mecânicos.
Via de regra, é usado para decorar roupas femininas ou chapéus, bem como no processo de costura de vários trajes de palco. Um exemplo marcante do uso do véu na vida cotidiana (fora do âmbito de aplicação no processo de confecção de roupas) é o tule. O tecido é vendido em todas as lojas de roupas e é fácil de encontrar em outros pontos de venda. Tem baixo custo (a exceção são os modelos estrangeiros feitos de lã ou seda natural e outros tecidos semelhantes). Em média, 1 metro de véu pode ser comprado por 100 rublos.
Variedades e cores
Obviamente, os tons principais do véu são cores pastéis de tons claros. Uma rara exceção é o tecido denominado "carnaval", cuja cor vai do azul ou roxo ao branco. Existem também modelos padronizados. Muitas vezes, são padrões impressos, mas às vezes é possível comprar tule com um padrão gravado.
O padrão aparece após a aplicação dos reagentes. No entanto, a composição do tecido deve ser especial (deve incluir poliéster, linho e viscose em certas proporções). Uma pequena parte de todo o véu é tingida em cores brilhantes: preto, vermelho e assim por diante.
Artificial
O tipo mais comum de véu no momento são fibras artificiais. Esse tecido não encolhe após a lavagem, tem um preço acessível, não enruga muito, transmite bem a luz do sol e também não desbota sob sua influência. Existe um véu sintético não combustível. Este é o tipo de tecido mais confortável e comum.
É usado para decorar roupas, mas pode causar irritação após contato prolongado e direto com a pele. A maior parte de todos os tipos de tule à venda são de origem sintética.
De lã
É um tecido fino de lã. À primeira vista, parece que o tecido é denso, mas olhando mais de perto, você pode ver que é transparente. Aparentemente feito de lã e adequado para guarda-roupa de inverno. Usado para costurar blusas, vestidos quentes, capas, cachecóis e assim por diante. Apesar de sua espessura, esse tecido retém bem o calor. Em média, o preço por metro varia de 200 a 300 rublos.
Seda
Feito de fibras de bicho-da-seda. Externamente, parece organza, costuma ter esse nome e é vendida em muitas lojas de costura. É um tecido translúcido leve e fluido no qual fios individuais podem ser vistos... É usado principalmente para costurar vestidos. O preço pode ser de 1.000 rublos por metro ou mais devido ao alto custo do material. Um véu de seda branca geralmente é vendido nas lojas.
Algodão
É um tecido de algodão fino que geralmente se abre com muita facilidade. Pode ser vendido com vários nomes em lojas de costura. É pintado em cores diferentes, muitas vezes desenhos e padrões são aplicados a ele. Costumava ser usado para costurar capas femininas ou lenços femininos. Hoje é usada na decoração de roupas (até vestidos de noiva), na costura de vestidos leves de verão, bem como como parte dos têxteis-lar ou na confecção de cortinas. Boa permeabilidade ao ar, mas não à luz solar.
Linho
Via de regra, vem em tons de branco ou creme. Menos comumente, você pode encontrar cores escuras (por exemplo, cinza ou véu lilás). O tecido tem um visual natural, vocês podem ver as fibras de linho aqui. Por fora, lembra o linho (por exemplo, o que antes era usado para costurar camisas), mas com uma trama mais rara. O padrão é listras verticais ou horizontais alternando em espessura. O material tem uma composição natural e é adequado para quem sofre de alergias. Utilizada para costurar vestidos e roupas de verão, além de tule. Véus de composição mista (linho e algodão) também podem ser encontrados à venda.
Area de aplicação
Conforme mencionado, existem duas áreas principais de aplicação para o tule. Ele é usado para costurar cortinas e vestidos também são costurados a partir dele.Não apenas tule, mas também lambrequins são costurados do véu. Como regra, os tons delicados são escolhidos para o hall e os quartos, os modelos mais brilhantes são pendurados nos quartos das crianças ou nas cozinhas. Outro uso no interior é como copa. Os berços são populares nesse aspecto.
Os vestidos mais famosos para os quais este tecido é utilizado são os modelos de casamento.
O tecido é usado não só para decorar os vestidos em si, mas também para uma parte tão importante da imagem da noiva como o véu.
Dicas de cuidados
O voile é um tecido muito fino com trama solta, o que impõe algumas restrições ao seu cuidado.
- Não é desejável lavar o véu à máquina de escrever, o melhor é fazê-lo à mão. A lavagem à máquina pode distorcer gravemente a textura do tecido. Se as manchas no tule ou outro produto não forem removidas, o tecido deve ser embebido durante a noite, após dissolução completa do pó em água. Alguns véus são laváveis à máquina. Isso geralmente é indicado nas instruções. Neste caso, você precisa selecionar o modo delicado e sem girar. Se o tecido parecer muito fino, mergulhe a roupa em uma solução de gel de lavagem à mão por várias horas. Depois é preciso enxaguar o produto e deixar a água escorrer. Em seguida, o produto semi-úmido é pendurado na cornija. Desta forma, os danos que podem ocorrer durante a lavagem do tule podem ser minimizados. A temperatura da água durante a lavagem deve ser morna.
- O véu deve ser seco apenas de forma esticada.... As dobras profundas formadas enquanto molhadas não podem ser eliminadas mais tarde.
- Ferro melhor com um ferro a vapor... Se não for esse o caso, pode fazê-lo como de costume, mas à temperatura mais baixa. Para ambos os tipos de engomar, passe o ferro através do tecido. É melhor usar um tecido de algodão fino para isso. Engomar em geral é um grande problema para um véu: ele não passa bem. É melhor passar as roupas uma vez, após a lavagem. No resto do tempo, as coisas precisam ser guardadas na horizontal ou para que não enrugem. Por exemplo, o tule, se não pendurar, pode ser enrolado. Você não precisa passar a ferro toda a roupa imediatamente; tente passar um pequeno pedaço de tecido na temperatura mais baixa para começar e aumente gradualmente conforme necessário.
- Se o tule escureceu com o tempo ou adquiriu outra tonalidade desagradável, então para branquear não se pode usar produtos como "Brancura". A maneira mais fácil de branquear um tecido é mergulhá-lo em água, depois de ensaboá-lo com sabão em pó, e enxágue-o com uma solução de ácido cítrico.
Um método mais rápido é mergulhar em água azul (1 tampa) por 5 minutos. Posteriormente, o produto também é enxaguado e seco.