Descrição dos tecidos listrados e seu uso
Os tecidos estampados são uma alternativa válida às cores lisas, entre eles há variedades clássicas de enfeites. Um deles é uma tira. Esse padrão não sai de moda e é usado ativamente na fabricação de tecidos para roupas e decoração de interiores. Todos os anos, esta estampa com certeza será encontrada nas coleções de designers.
História
Para uma pessoa moderna, os tecidos listrados são algo comum, mas antes essa estampa parecia estranha e muito original. Na verdade, não há informações confiáveis sobre quem primeiro usou o padrão de tira no tecido. Mas aproximadamente a história da impressão nasceu na Idade Média. É verdade que esse desenho estava associado a um crime. Roupas listradas eram usadas por párias sociais, vagabundos, mulheres de baixa responsabilidade social, algozes e palhaços.
Por muitos anos, esse padrão não conseguiu se livrar dessa trilha desagradável. No início, ele foi reabilitado, usando servos para costurar roupas, aos poucos o enfeite foi passando para o guarda-roupa do patrão. Já nos retratos da época de Henrique VIII, é possível ver homens em calças listradas. Mas neste século, a banda entrou na moda ou voltou a ser uma antitendência.
Foi apenas durante a Renascença que esse padrão ganhou popularidade relativamente estável. Então, toda a sociedade se concentrou em resistir às velhas bases, os estereótipos entraram em colapso. No final do século XVIII, o vestuário às riscas já estava fortemente arraigado no guarda-roupa das primeiras personalidades dos estados, a nobreza, e independentemente do género. A moda listrada literalmente floresceu nessa época, Índia, China e Turquia forneciam luxuosos tecidos listrados para a Europa.
No século 19, talvez o item de guarda-roupa listrado mais popular apareceu - o colete, então usado por marinheiros. Já no século XX, os estilistas conseguiram se livrar do peso do preconceito, a tira passou a ser usada ativamente no guarda-roupa masculino e depois no feminino. Após a Primeira Guerra Mundial, a gravura tornou-se mega-popular, principalmente no setor militar. Em meados do século 20, as listras em preto e branco se tornaram um sucesso, mais perto dos anos 70, a estampa mudou de cores para as mais inusitadas.
Desde então, os designers não deixaram de lado o enfeite, muitas marcas fazem dele seu icônico, por exemplo, as famosas listras "Adidas", "Paul Smith".
Visualizações
O tecido listrado é mais frequentemente representado pelas seguintes variedades.
- Algodão. Material natural muito confortável e leve, fino, perfeitamente respirável. Matéria insubstituível para o calor. O algodão aceita facilmente todos os tipos de estampas e é barato.
- Linho. O tecido de linho é mais denso, mas tem todas as vantagens do algodão - respirabilidade, leveza, conforto de vestir.
- Acrílico. A tela sintética é de bastante boa qualidade, não é caprichosa ao sair, pode ser bem pintada. Adequado para roupas fora de temporada e de inverno.
- Atlas. O tecido é brilhante, sedoso, macio. Um material muito durável e resistente que é utilizado na fabricação de vários tipos de roupas. O custo do tecido é bastante alto, mas também parece muito respeitável e impressionante.
- Kulirka. Outra opção para costurar roupas leves de verão. Possui boa elasticidade e firmeza. É na superfície mais fria que os coletes são costurados.
- Kashkorse. O tecido é do tipo algodão, mas bastante flexível. Muitas vezes é usado para costurar roupas infantis.
- Viscose. Fina e confortável de usar com um brilho sedoso. A viscose é o tecido mais comum para a confecção não só de roupas, mas também de elementos de interior.
Cores e design
O ornamento listrado é usado ativamente por designers de roupas e interiores, em grande parte devido às suas peculiaridades para ajustar o espaço e a figura. As coisas em uma grande faixa horizontal se expandem, aumentam visualmente. Uma tira vertical particularmente fina deve ser usada para alongar e dar graça, redução visual. Assim, ao escolher as roupas certas, você pode corrigir significativamente a silhueta usando uma estampa. Tem influência e imprime cores. Preto e branco, por exemplo, ajudará a desviar a atenção das áreas problemáticas, mascará-las.
Se o objetivo é chamar a atenção para alguma parte do corpo ou para a imagem como um todo, recomendam-se faixas saturadas: verde, vermelho, rosa, azul, amarelo em diferentes combinações. Listras azuis e brancas brilhantes - estampa clássica elegante de verão. Em uma roupa rígida, uma listra lilás cinza e discreta parece mais apropriada. A largura da tira é outra consideração importante. Você não deve escolher roupas com listras largas para ocasiões especiais. Essa opção é extremamente cotidiana. Para a celebração, utiliza-se tecido com enfeite estreito.
Aproximadamente as mesmas técnicas funcionam no interior como nas roupas: uma faixa larga aumenta, uma faixa estreita diminui, uma faixa horizontal se expande e uma faixa vertical se estende.
Aplicativo
Muitas coisas para diferentes fins podem ser costuradas de tecido listrado. Em primeiro lugar, claro, roupas, tanto top quanto qualquer outra. Vestidos, ternos, camisas, saias, roupas íntimas, shorts, blusas e suéteres, camisetas e camisetas, casacos e jaquetas às riscas estão em alta na moda moderna. Não se esqueça do colete clássico, que hoje é apropriado para looks casuais, independente do gênero. Coisas infantis com essa impressão, os acessórios são relevantes.
Além de roupas, esse tecido é usado ativamente na fabricação de tecidos para interiores. Tecido listrado para estofados de sofás, almofadas e colchas é uma solução clássica. Toalhas de mesa e cortinas são outra categoria comum.A faixa pode ajustar visualmente o espaço, os designers usam isso, incluindo cortinas listradas ou estofados no interior.
Tecido com uma impressão semelhante é usado ativamente para costurar roupas de cama, capas, coberturas de colchão, cortinas de rolo.
Como trabalhar com o material?
Este tipo de material padronizado requer uma abordagem especial para corte e costura. Isso se aplica à translação de dardos, aderência aos pontos de contato de acordo com as leis geométricas, métodos de costura das coisas. No produto acabado, as linhas e listras devem ser simétricas em todos os lugares, inclusive nas costuras. Existem várias regras para trabalhar com tecido listrado:
- é necessário identificar o eixo simétrico do padrão repetido e combiná-lo com a linha simétrica do padrão, isso se aplica às linhas do ombro, mangas e outros;
- o material é colocado em uma camada, padrões transparentes de todo o tipo são usados;
- nos padrões, deve-se colocar os vetores da direção da impressão, os pontos de conexão dos elementos para criar costuras orgânicas;
- o corte em duas camadas é possível, desde que o material esteja totalmente endurecido;
- os padrões são dispostos em uma única direção se o padrão for assimétrico;
- durante o corte, as tiras são conectadas não ao longo da linha de costura, mas ao longo do corte;
- em elementos de um tipo pareado, o ornamento deve ser idêntico;
- o centro de partida coincide com o ornamento das costas ou converge com uma espinha de peixe;
- os pequenos elementos são sempre recortados após a criação dos principais, para que seja mais confortável conectar a impressão;
- onde o alinhamento é impossível, um ângulo de 45 é criado a partir de tiras separadas do tipo divisor;
- as mangas do tipo set-in são ajustadas de acordo com o vetor da cava;
- As mangas inteiras são criadas ao longo da costura na parte superior, o tecido é ajustado com um padrão em espinha.