Cetim Sarja: o que é esse tecido, propriedades e aplicação
A Escócia é considerada o berço da sarja, de lá ela se espalhou rapidamente por toda a Europa e, eventualmente, por todo o mundo. É um tecido sarja, agradável e macio ao toque, que é cada vez mais utilizado na indústria leve devido às suas características.
Características do material
O cetim sarja é um material que consiste em cetim e algodão com uma determinada percentagem dos componentes. Uma característica deste tecido é uma ordem especial de tecelagem de fios - simétrica, 2: 2. Isso o torna durável, mas ao mesmo tempo macio. Pela textura, esse tecido lembra o cetim, embora tenha uma densidade menor. Externamente, as duas variedades são muito semelhantes, são lisas, sedosas e brilhantes, mas a principal diferença é o menor custo do cetim sarja. As principais características do tecido são:
- força;
- higiene;
- brilho e suavidade;
- resistência à deformação;
- ligeiro enrugamento;
- respirabilidade;
- facilidade de lavagem;
- durabilidade;
- preço baixo.
O tecido é natural e hipoalergênico, pois é composto principalmente de algodão, e também tem uma boa absorção de água. O chamado cetim sarja mesclado é mais comum. É composto por apenas 35% de algodão, o restante é sintético ou viscose. As propriedades de tal material são um pouco piores do que as naturais, mas tem maior resistência e baixo preço. As características mais confortáveis são o tecido, que é composto por 50% algodão.
A viscose na composição torna o material liso e melhora as propriedades térmicas. O tecido de sarja é principalmente tingido de forma simples, embora também sejam aplicadas estampas nele.
Praticamente não há desvantagens para este material.
No entanto, é importante notar que os sintéticos no tecido podem causar alergias. As variedades de algodão nem sempre esticam bem, o que pode causar algum desconforto.
Variedades
O preço do tecido depende diretamente do tipo de matéria-prima com que é feito o cetim sarja. Assim, quanto maior o percentual de algodão na composição, maior o custo. Você pode escolher entre:
- o algodão puro é a opção mais comum;
- seda à qual é adicionado elastano;
- algodão e elástico;
- material com adição de fibras sintéticas.
Além dos componentes, a sarja também se diferencia pelo tipo de coloração:
- mulinado - na hora de criá-lo, são utilizados fios trançados de diversas cores, o que garante a criação de belos padrões na tela;
- mistura - duas tonalidades de cores são combinadas na matéria;
- tingido - tecido da mesma cor;
- impresso - uma tela com padrões, estampas, desenhos aplicados a ela.
Area de aplicação
Graças às suas excelentes características de desempenho, o cetim sarja está cada vez mais incluído na nossa vida quotidiana. O material, confeccionado com puro algodão ou com uma pequena adição de sintético, é utilizado para costurar camas. Este tecido é justamente considerado um clássico do gênero "cama". A boa textura e praticidade o tornam um concorrente direto do cetim mais caro. Belo brilho e sedosidade, boa condutividade térmica e permeabilidade ao ar - tudo isso combinado em um único tecido. Além disso, essas roupas de cama são extremamente agradáveis ao toque, característica importante na hora de escolher este produto.
O tecido de sarja de algodão puro é usado para costurar roupas infantis, camisas masculinas, vestidos femininos, robes, pijamas e uma variedade de têxteis-lar. O cetim mesclado de sarja é utilizado na criação de roupas de trabalho, uma vez que possui propriedades como:
- proteção contra poeira;
- boa troca de ar (não há efeito de "garrafa térmica");
- força elevada.
Devido à sua textura agradável e durabilidade, é utilizado para forrar tecidos e capas de móveis. Esse uso generalizado de cetim de sarja torna este material cada vez mais popular na indústria leve.
Cuidado correto
Este tecido não é particularmente caprichoso, portanto, não precisa de manutenção complexa. Mas ainda assim, para manter uma bela aparência, você precisa seguir várias recomendações para cuidar do material:
- lavar em temperaturas abaixo de 40 graus;
- para se manter em forma, se possível, use amaciante;
- não use detergentes agressivos como alvejante para lavar;
- ao secar, evite a luz solar direta sobre o tecido;
- Roupas bem esticadas durante a secagem podem ser passadas facilmente no modo “algodão”.
Se você seguir essas dicas simples, poderá estender significativamente a vida útil dos itens de cetim sarja e manter sua bela aparência.
Avaliações
Devido às suas características positivas, este material atrai muito feedback positivo dos consumidores. Em primeiro lugar, notam a durabilidade das coisas em sarja e o facto de a forma e a cor dos produtos não se perderem durante a lavagem. Como o tecido não enruga muito, não é difícil passá-lo a ferro. O estofamento para móveis feitos com esse tecido é macio, tem a capacidade de repelir a poeira e, portanto, é muito importante comprar cortinas e cortinas exatamente desse material.
Os compradores observam a qualidade dos conjuntos de cama de cetim sarja. Além disso, os padrões agradáveis e a textura do material também são destacados na compra. Muitas pessoas apontam para a hipoalergenicidade do linho, o que é importante, especialmente para quem sofre de alergias.
Mas ainda assim o principal critério que influencia na escolha é o custo, e aqui o cetim sarja conquista muitos “concorrentes”. Quase não há comentários negativos, os compradores estão satisfeitos com a compra.Porém, algumas pessoas reclamam que o tecido com a adição de seda é um tanto escorregadio e frio, nem sempre é agradável dormir nessa cama.
Cada um se guia por seus próprios critérios de seleção, mas um tecido como o cetim sarja não deixará ninguém indiferente. Qualquer peça feita com esse material, seja vestido, calça, roupa de cama ou cortina, é de alta qualidade, durabilidade e bela aparência. Este material merece ser apreciado.
Para uma visão geral do tecido de cetim sarja, veja abaixo.