Sarja: descrição, composição, vantagens e desvantagens
Um versátil tecido mesclado de sarja frequentemente confundido com tweed de lã pura. É tudo sobre os nomes das consoantes, já que a composição desses dois tecidos é completamente diferente. Não existem fontes confiáveis sobre a origem da sarja. De acordo com a versão de Edward VIII de seu livro Remembering Windsor, em 1830 um comerciante de Londres recebeu um tecido de sarja da Escócia, denominado Tweels. Inadvertidamente, o inglês confundiu o nome com Tweed, e por muito tempo o material foi vendido com sucesso sob esta marca.
Descrição
Por causa desse descuido, muitas pessoas, longe da costura e da ciência dos materiais, ainda confundem sarja com tweed. No entanto, este tecido não é feito de lã, mas sim da mistura de vários tipos de fibras com um ponto de sarja diagonal. A composição completa do tecido geralmente é indicada no rótulo do produto.
Ao longo de sua existência, o tecido passou por diversas experiências quanto às matérias-primas utilizadas e aos métodos de produção. Inicialmente, para a produção da sarja, utilizavam-se fios grossos e grossos, principalmente nos tons castanho-acinzentados escuros. Em termos de composição, era 100% lã de ovelha, tecida de forma a chamar a atenção com uma textura especial - em espinha ou nos chamados pés de galinha.
Com o desenvolvimento da tecnologia, o fio de lã passou a ser combinado com fibras de seda e algodão. Isso expandiu significativamente a gama de produção de itens de sarja. Agora o material era usado não apenas para costurar trajes clássicos para executivos, mas também para elegantes capas de chuva, bolsas e vestidos de noite cativantes.
A composição da sarja moderna é uma mistura de vários tipos de fibras. A urdidura pode ser sintética, algodão ou lã e fios de seda. Dependendo de sua proporção, combinação e propriedades, o material é dividido em categorias distintas.
Por exemplo, se o material consistir em 65% de poliéster e 35% de algodão, geralmente é chamado de polisatina. As fibras combinadas produzem um belo tecido com características práticas.
A sarja distingue-se por um brilho visual e um ponto de sarja especial de fios com uma textura característica do tecido - uma nervura diagonal. Às vezes, fibras com nós não torcidas são usadas para criar a tela, dando ao tecido acabado um efeito decorativo especial.
Sarja espessa, mas macia, não é caprichosa para limpar e confortável de usar. Estas são qualidades ideais para têxteis-lar e uma variedade de roupas.
Métodos de produção
O fabricante toma como base as fibras naturais torcidas, adicionando fibras sintéticas a elas em diferentes percentagens:
- meio algodão com poliéster;
- 65% poliéster a 35% algodão e vice-versa;
- 75% lã a 25% algodão;
- 65% lã 30% viscose mais 5% acrílico;
- lã 75% e 25% seda;
- 3% lurex a 97% lã pura e assim por diante.
A adição de acrílico e poliéster aumenta a resistência do tecido e reduz seu peso, dando elasticidade e evitando o encolhimento.
A trama diagonal dos fios, ou a chamada sarja, com a relação entre a trama e a teia, é equivalente a dois para dois. O fio da urdidura, sobrepondo dois fios transversais, move-se para um lado, criando uma nervura decorativa na superfície. A repetição de sobreposições básicas cria uma relação assimétrica. Quanto mais complexo for, menos denso e mais alta será a cicatriz diagonal. Da espessura e densidade do tecido acabado, suas principais características dependem também da combinação dos fios.
Todos os tipos de corantes são usados na produção. Eles se encaixam bem no tecido e não desbotam com o tempo. Este é um indicador muito importante para produtos acabados para qualquer finalidade. Na maioria das vezes, a pintura de uma cor é usada.
Composição
A sarja (sarja) demonstra uma série de propriedades notáveis, cuja severidade determina o número e o tipo de fibras em sua composição.
Os têxteis com espessura e densidade desiguais, com superfície lisa ou texturizada, são mais frequentemente produzidos a partir de fibras naturais de algodão. Fibras sintéticas como elastano e poliéster são adicionadas para melhorar o desempenho prático. No tecido acabado, sua porcentagem pode ser diferente. As características do tecido acabado dependem disso: leveza ou densidade, elasticidade ou rigidez, resistência a vincos ou maciez, multicolor ou uniformidade, maciez ou pilosidade, susceptibilidade a lavagem delicada ou limpeza a seco.
Na aparência, a sarja assemelha-se à sarja ou ao cetim devido à semelhança da tecelagem dos fios. Na produção de sarja, são usados fios não torcidos de fibras de cores diferentes. A aplicação prática do material é determinada pela espessura dos fios.
Se você tratar a sarja pela frente ou por trás com um composto repelente de água, poderá dar ao tecido novas propriedades. O tipo de sarja à prova d'água é freqüentemente usado para costurar roupas de trabalho e uniformes militares.
Dignidade
O tecido apresenta vantagens indiscutíveis em qualquer composição e, portanto, é onipresente em roupas e utensílios domésticos. Twill tem muitas qualidades positivas.
- Durabilidade e resistência ao desgaste, destaca-se favoravelmente em comparação com o cetim ou a sarja.
- Densidade moderada.
- Suavidade. As sensações táteis ao tocar o tecido são agradáveis e os próprios produtos são confortáveis de usar.
- Facilidade de drapeado.
- Boa respirabilidade. Essa qualidade é importante para roupas de cama e roupas íntimas.
- À prova de poeira. Toda a sujeira permanece na parte frontal.
- Não é suscetível a deformações, vincos, alongamento e encolhimento.
- Resistente à luz solar. Twill não desbota.
- A capacidade de secar rapidamente.Os fungos e as mariposas não começam no tecido.
- Cuidado fácil (lavagem, secagem, passagem e armazenamento fáceis). A maior despretensão é observada no tipo de tecido de algodão.
- As roupas de sarja são atraentes e elegantes.
desvantagens
A julgar pela maioria das análises e indicadores de qualidade, twill tem muito poucas desvantagens. Deve-se notar apenas que:
- sintéticos no tecido podem ser contra-indicados para quem sofre de alergias;
- o custo do tipo de tecido de algodão é alto com sua falta de elasticidade.
Caso contrário, a sarja não é inferior a outros tecidos de alta qualidade e, em muitos aspectos, até os supera.
Isso pode ser avaliado por sua popularidade entre os compradores comuns, costureiras particulares e designers de moda.
Variedades
Devido ao fato de não só o algodão, mas também fibras artificiais serem utilizadas na produção da sarja, consequentemente, diversos tipos de tecidos são obtidos. Cada um deles tem suas próprias propriedades e aplicativos.
- Sarja de seda vai para a alfaiataria de roupas caras e de alta qualidade. Para melhorar as características práticas, o elastano é adicionado à composição na proporção de 3%. Comparada ao cetim, a sarja requer mais seda, por isso seu custo e preço de venda são mais altos.
- Sarja elástica produzido com adição de 20% de viscose a 80% de poliéster. As propriedades de alongamento permitem expandir significativamente a gama de aplicações do material. Ele provou ser bom em roupas íntimas: vestidos, suéteres e coisas do gênero.
- Algodão sarja - tecido muito resistente com uma pequena quantidade de elastano. A gama de aplicações é ampla e variada.
- Sarja sarja - excelente material de revestimento. Não enruga, não enruga, não eletrifica. Mantém o brilho e a forma por um longo período de uso.
- Look de sarja de lã distingue-se pela leveza e magreza com excelentes propriedades de aquecimento e respirabilidade. Usado para blusas, ternos e vestidos quentes. Relevante na temporada outono-inverno. Costureiras particulares costumam costurar mantas com esse tecido, aproveitando o fato de ter um aspecto atraente, não enrugar e manter sua apresentação por muito tempo.
Uma sarja típica é 1/3 de algodão e 2/3 de poliéster. A melhor qualidade é encontrada na sarja, que contém quantidades iguais de fibras de poliéster e algodão.
À venda está uma sarja de algodão cetim, seda elite (5% elastano), lã (tipo tweed) e um blended, que atualmente se encontra à venda numa vasta gama.
Vale a pena dar uma olhada mais de perto nos tipos mais populares desse tecido exclusivo.
Algodão
O cetim de sarja moderno está ganhando popularidade rapidamente. Ao criá-lo, o algodão e o cetim são usados em uma proporção específica em porcentagem e trama simétrica. O material resultante distingue-se por uma densidade inferior em comparação com o cetim comum, mantendo as qualidades externas, em que as diferenças não são determinadas "a olho". A maciez sedosa da superfície tem certo brilho, que atrai a atenção dos compradores para ela. A principal vantagem do cetim sarja é a leve capacidade de enrugar.
Mas é necessário um esforço mínimo para suavizar as rugas do tecido.
O material possui excelentes qualidades higiênicas, ao mesmo tempo em que é durável mesmo em uso muito intensivo. Os fabricantes apreciam o cetim de sarja pela solidez da cor. A mesma qualidade é observada por donas de casa econômicas. Você pode lavar as coisas sem medo de que o desenho desapareça ou seja apagado. O tecido resiste facilmente a centenas de ciclos de lavagem, mantendo a riqueza de cores e um visual atraente.
Seda
O estiramento da sarja de seda é 98% algodão e 2% elastano. Como porcentagem, um desvio de até três unidades na direção de uma ou outra fibra pode ser permitido. A adição de uma pequena quantidade de elastano faz com que o produto estique e não enrugue. Este tipo de sarja é amplamente utilizado na indústria leve.
A seda com trama diagonal acaba por ser densa e "pesada".Este tipo de tecelagem requer mais fibras de seda. Portanto, sarja sempre sai mais caro que atlas. O material confere ao produto a capacidade de manter bem a sua forma. O tecido é antiderrapante e muito agradável ao toque. Não é à toa que os criadores da marca de elite Hermes a notaram por criar seus famosos lenços-quadrados.
Misturado
Um tipo de mescla de sarja, combinando algodão (30-97%) e sintéticos (na maioria das vezes poliéster). O tecido de fibras mistas é utilizado para costurar roupas de trabalho, uniformes e ternos. Esse tecido permite perfeitamente que o ar passe por si mesmo, permitindo que a pele respire, e a alta densidade confere às roupas proteção contra poeira.
Area de aplicação
Inicialmente, o tecido diagonal era feito exclusivamente de lã de ovelha, sem impurezas. Fios grossos e densos de cores escuras criaram um tecido pesado, denso e resistente à umidade com um padrão incomum. Esse tecido servia para costurar roupas de funcionários e empresários, dândis urbanos e representantes do meio boêmio. As inovações mudaram a tecnologia e afetaram a composição do tecido. Algodão ou seda era tecido no fio de lã, o que tornava possível costurar com o material ternos e chapéus clássicos, bolsas, lenços e outros acessórios.
Em 2013, o conceito de mesclar os tecidos e a originalidade da tecelagem fez da sarja uma das líderes na classificação dos produtos mais comprados da indústria leve.
O inovador tecido mesclado foi notado por designers de moda para criar coleções elegantes e cortes originais. Twill migrou com sucesso para a indústria de móveis, tornando-se um participante onipresente no meio ambiente ao criar interiores. Estofados, cortinas, capas de cadeiras, toalhas de mesa, guardanapos - são apenas algumas das coisas que podem ser costuradas com variedades de sarja. Além de linho, têxteis para o lar e vestuário de trabalho, pode ser encontrado em agasalhos. Um tipo de sarja mais sutil é usado na produção de vestidos de verão, todos os tipos de ternos femininos e masculinos.
A área mais popular para o uso de tecido de sarja é costurar roupas de cama. Foi apreciado e amado por consumidores em quase todo o mundo. Tem tudo a ver com o seu baixo vinco e secagem rápida, preservação do brilho após a lavagem e resistência do tecido a altas temperaturas durante a passagem a ferro.
A pintura de sarja de alta qualidade agrada o consumidor pela durabilidade de longo prazo da cor do produto. E essa característica é importante para uniformes corporativos, uniformes e roupas especializadas. Ao mesmo tempo, a sarja atende aos seguintes requisitos para roupas de trabalho:
- higiênico;
- respirável;
- higroscópico;
- à prova de poeira;
- confortável;
- durável.
Além disso, o macacão de sarja, com sua óbvia praticidade, agregou estética e harmonia às roupas de trabalho.
Em geral, o material é versátil e encontra a aplicação mais ampla, dependendo da necessidade do cortador ou do cliente.
Como é diferente de outros tecidos?
Existe uma maneira infalível de diferenciar este tecido leve, tátil e de pelos baixos de outros tecidos. Você precisa olhar para isso de um certo ângulo. Ao mesmo tempo, o padrão diagonal da textura é perceptível muito bem.
E distinguir visualmente e táctil a sarja do cetim clássico é difícil. O tecido tem brilho e gloss inerentes ao cetim, mas a contrapartida em sarja é bem mais barata.
Usando uma membrana como exemplo, você pode comparar o grau de permeabilidade ao ar e a remoção de vapor da sarja. A membrana é um filme com os menores poros, menor que uma gota d'água de diâmetro, mas excedendo a molécula de vapor d'água. Portanto, o líquido não será capaz de infiltrar-se pela matéria, mas os vapores do corpo penetram livremente para fora devido à pressão parcial diferente das superfícies do tecido externo e áspero. Assim que uma pessoa começa a suar, a membrana começa a "respirar ativamente" - para remover a fumaça.
E na sarja, tais habilidades não são notadas, pois, com atividade vigorosa e altas temperaturas, o tecido não é o mais adequado.
Na maioria das vezes, a sarja é produzida em tingimento simples, mas às vezes um padrão também é aplicado a ela, principalmente camuflagem.
Na hora de comprar uma sarja é importante estar atento ao que está indicado na composição. Já que em tipos de tecidos modernos, varia significativamente.
Se você comparar a sarja com a popelina, o polialgodão e outros, não haverá diferença no desempenho. O tecido é leve, não encolhe após a lavagem, quase não enruga, raramente necessita de ser engomado, mantém o brilho das tonalidades das cores. Assim como o cetim, o tecido pode ser lavado na máquina de lavar automática. Após a lavagem, a sarja mantém-se agradável ao corpo e sedosa.
Regras de cuidado
Embora a sarja seja fácil de usar, existem certas orientações de cuidados que você precisa seguir. Assim, os produtos duram muito tempo sem se deteriorarem.
- A lavagem de sarja cetim realiza-se mesmo a altas temperaturas com qualquer detergente.
- Outros tipos de tecidos mistos são lavados a não mais de 40 graus. Não é permitido branqueamento. É proibido o uso de detergentes com composição "agressiva".
- É aconselhável adicionar condicionador para amaciar a roupa, que prolonga a vida útil do tecido e preserva sua textura e cor.
- Não seque a sarja misturada ao sol.
- É preferível passar a ferro as coisas ainda húmidas.
Em caso de dúvida, é mais fácil proceder conforme indicado na etiqueta colada ao produto pelo fabricante. Só então a coisa será útil e durará muito tempo, trazendo prazer tátil e estético.
Para cama de sarja, veja o próximo vídeo.