O que é tricotina e como cuidar do tecido?
O tecido de tricotina é um tipo especial de tecido que tem uma certa semelhança externa com a popular composição de malha. Este tecido é composto por fios de seda ou lã entrelaçados em um padrão complexo e se parece um pouco com um material de malha. Para melhorar a qualidade do material, os fabricantes hoje produzem tricotina a partir de fibras sintéticas populares.
O que é isso?
O nome "tricotina" vem da palavra francesa trico. Este termo pode ser traduzido como "tricô". Por esta razão, esse tipo de material em nosso país é frequentemente denominado simplesmente "malha francesa".
A tricotina é um material muito macio, bastante agradável ao toque, que possui uma característica distintiva na forma de uma bela nervura oblíqua na parte frontal. Ao mesmo tempo, a superfície lisa permanece lisa.
No cerne de um tecido tão único está uma trama dupla diagonal, que lhe confere um efeito especial e características adicionais de qualidade.
Vantagens e desvantagens
Além do maior grau de resistência, excelente elasticidade e a propriedade de excelente retenção de sua forma original, os produtos de tricotina também apresentam as seguintes vantagens.
- Devido às características próprias da estrutura do fio, este material não perderá sua cor original., uma vez que os corantes usados serão absorvidos de forma praticamente "firme" na superfície tricotada com uma textura bonita.
- Um grande número de tipos de malhas da moda francesa torna possível produzir uma grande variedade de opções de roupas a partir deste tecido tão procurado.: desde elegantes elementos quentes de inverno do guarda-roupa feminino até as roupas íntimas mais sofisticadas e confortáveis.
- A camisa francesa é um material verdadeiramente versátil, ao qual pode facilmente retirar os acessórios e elementos de conjunto necessários para o laço de outros tipos de materiais (chapéus, lenços, tiras).
- Este tipo de tela terá excelentes propriedades antiestáticas e, portanto, não ficará eletrificada.... Mas isso com exceção dos produtos sintéticos. Você terá que comprar um bom agente antiestático para eles.
Vantagens adicionais:
- cuidado despretensioso;
- leveza e praticidade;
- resistência ao vinco;
- higroscopicidade;
- preço acessível.
Também existem desvantagens, considere-as.
- A principal desvantagem da malha francesa é a sua capacidade de se ajustar ao corpo do seu dono da forma mais justa possível, pelo que não será fácil esconder certas falhas de figura nessas roupas. Mas se você escolher inicialmente roupas largas, essa desvantagem pode não ser levada em consideração.
- Além disso, deve-se levar em consideração que a maioria das peças de vestuário feitas de malha francesa muitas vezes não são muito caras e fáceis de usar.
Será quase impossível encontrar nas lojas modelos chiques e exclusivos de tricotina.
Visualizações
Os especialistas dividem este tecido em 3 tipos:
- lã tricotina;
- jersey francês de seda;
- lona sintética.
Itens feitos de tecido de seda de alta qualidade têm uma aparência muito impressionante e geralmente têm um preço alto. O material vai esticar perfeitamente, na maioria das vezes é usado para a produção de roupas femininas. A lã fina é escolhida para costurar vestidos, e os casacos leves para o início do outono são feitos de tecido de lã grosso.
A composição sintética do tecido é caracterizada pela presença de até 6% de elastano. A tela artificial será durável e poderá ser esticada. A estrutura do material é estável, tem brilho visível, resiste a um grande número de lavagens sem perder a cor nem a forma. Um grupo separado inclui tricotin-boucle. É feito de fios misturados com vários graus de densidade.
Na indústria têxtil, esse tipo de material pode pertencer a um de 3 grupos, que se diferem apenas no tipo de tecelagem das fibras de base.
- Ribana... Um dos tipos modernos de material, que contém fios de borracha.
- Interligar... Um tipo uniforme de tecido de malha.
- Kashkorse... Essas malhas francesas podem ser chamadas de naturais, já que 95% delas contém fios de algodão.
Aplicativo
A composição variada de malhas francesas de alta qualidade e a possibilidade de escolher a espessura do tecido tornam possível usá-lo para costurar itens como:
- vestidos elegantes;
- saias elegantes;
- blusas originais;
- casacos criativos;
- calças luxuosas;
- uniforme esportivo brilhante;
- vários trajes;
- capas quentes;
- cortinas de qualidade.
A tricotina vai ficar bem impressionante com inserções de outros tipos de telas, o principal é não se esquecer de levar em consideração o grau de relevo do material selecionado.
Qualquer tipo de tecido com uma superfície lisa é perfeito para essas inserções. A tricotina é perfeita para aquelas pessoas comuns para quem o conforto ao usar roupas elegantes é muito importante e que gostam de coisas bonitas desde que você cuide delas.
Cuidado
Um material como a tricotina não requer muita atenção ao sair. Claro, as regras de cuidado do tecido dependerão diretamente de sua composição. Mas existem regras gerais para cuidar da tricotina.
- A tricotina pode ser lavada na máquina sem medo, mas apenas no ciclo mais delicado. O regime de temperatura não deve exceder 40 graus. O tecido também pode ser lavado à mão, mas sem o uso de detergentes agressivos.
- É melhor torcer suavemente as malhas francesas à mão, já que a centrifugação da máquina de lavar pode danificar seriamente a estrutura do tecido.
- Para secar a tricotina, ela deve ser cuidadosamente colocada em uma superfície horizontal em uma área ventilada.... Com esse tipo de secagem, você pode manter a aparência da coisa por muito tempo.
- A tricotina tem uma propriedade de não enrugar, por isso quase nunca precisará ser passada a ferro. Mas se de repente você tiver essa necessidade, o material pode ser passado levemente com uma base de ferro levemente quente.