Tudo sobre impressão térmica em tecido
A relevância da impressão térmica em tecidos se deve ao custo do orçamento, qualidade e estética. No artigo iremos dizer-lhe o que é, o que é, como é feito.
descrição geral
A impressão térmica em tecido envolve a aplicação de um padrão ao material. A técnica de execução pode ser diferente. Uma característica comum é o uso de transferência de alta temperatura.
A impressão pode ser transferida para substratos naturais ou artificiais. O pigmento é fixado com segurança em qualquer material ou produto acabado. Podem ser roupas, lembranças, um banner, uma bandeira.
A impressão pode ser indireta e direta. No primeiro caso, o desenho é transferido para um transfer (opção com uso de adesivos térmicos), no segundo - diretamente sobre o tecido por meio de uma prensa térmica. A técnica é realizada por transferência térmica e serigrafia. Neste caso, utiliza-se um dispositivo de impressão (jato de tinta, laser, tipo sublimação), prensa térmica, transfer de plástico e tecido.
A tecnologia de impressão é extremamente simples. Para máxima durabilidade da imagem, são escolhidos dispositivos com pigmentos sólidos à prova d'água.
A imagem é impressa em espelho. O tecido deve estar completamente seco para evitar a evaporação da água. O tipo de transferência é quente e frio.
No primeiro método, a imagem é separada do substrato após o aquecimento. Devido ao fato de que parte da tinta permanece no papel, a camada é fina, mas insaturada. Isso é ruim para transferir estampas para tecidos escuros.
Com o peeling a frio, a imagem é descolada somente após o resfriamento completo. A tinta é totalmente transferida do substrato para o material. A imagem é brilhante, lustrosa. O padrão se sobrepõe aos tons escuros dos tecidos.No entanto, é mais denso e rígido.
Visualizações
A impressão térmica pode ser classificada de acordo com diferentes critérios. Conforme o tipo de pigmento utilizado, pode ser monocromático e multicolorido.
- Uma cor é realizada com impressão direta e flexi.
- Multicolor pressupõe a aplicação camada por camada de um padrão de cores individuais.
A impressão direta implica uma transferência rápida do design. No entanto, esses produtos requerem uma lavagem mais delicada no futuro.
Pelo tipo de aplicação, a impressão térmica pode ser sublimação, serigrafia, transferência térmica. Cada tipo de técnica tem suas próprias nuances.
Na impressão por sublimação, uma impressora é usada para imprimir fotos em papel de sublimação. Em seguida, a imagem é transferida para o tecido. O método é projetado para tecidos com predominância de fibras artificiais.
A impressão da tela de transferência térmica usa o princípio da impressão da tela de seda usando papel especial para imprimir um padrão. Essa tecnologia requer uma preparação de pré-impressão cara. Junto com isso, neste tipo de impressão, as fontes e pequenos detalhes nem sempre são exibidos com precisão. Além disso, a técnica é limitada ao conjunto de tons usados.
A impressão por transferência térmica é realizada usando filme flexível feito de compostos de polímero. A técnica é universal, após a transferência da imagem para o filme, o desenho é recortado em plotter e transferido para o tecido por meio de uma prensa.
A última técnica é usada para imprimir imagens de uma ou duas cores. É de alta qualidade e extremamente rápido. Permite transferir várias texturas e até mesmo brilho aos tecidos.
Permite transferir a imagem para uma superfície irregular. Com cuidado, as imagens são duráveis, resistentes à deformação e mantêm o brilho original por muito tempo.
As impressões podem ser aplicadas usando estênceis. Ao mesmo tempo, a máxima restituição de cor, resistência à abrasão e desbotamento gradual são observados.
A impressão da tela permite decorar uma imagem com brilhos, texturas e brilho. Os tamanhos das imagens variam, a velocidade de transferência é bastante rápida.
A desvantagem dessa tecnologia é a impossibilidade de alterar o padrão. Além disso, a impressão da tela é impossível de atingir a precisão fotográfica e os contornos mais finos.
A forma impressa da mesa de estêncil é uma malha fina, que é puxada sobre a moldura existente e fixada. Depois disso, a camada fotossensível é espalhada e o filme com um padrão positivo é colocado e exposto.
Equipamentos e materiais
Para a transferência da imagem, são usados filmes de transferência térmica do rolo, tipo de formato (fitas). O padrão é cortado por meio de uma plotter de corte.
O próprio processo de soldagem do filme aos têxteis é realizado por meio de uma prensa térmica. No método digital, a base têxtil é impregnada com tinta com posterior aquecimento. Ao utilizar equipamentos com impressão direta, o padrão é fixado no tecido devido à alta temperatura. A tinta penetra na estrutura do tecido, portanto é visível de ambos os lados.
A automação da impressora varia. As opções mais simples são manuais e semiautomáticas, exigindo um produto de sobreposição. Folhas de teflon são usadas para selar os dois lados. Para decorar tecidos de cores claras, utiliza-se papel de transferência térmica especial com uma camada de plástico transparente. Para decorar materiais escuros - opaco.
Além disso, um filme especial de vinil cortado é usado na produção. Os filmes usados consistem em 2 camadas. Eles estão firmemente presos ao tecido; esse procedimento não leva mais do que alguns segundos.
O equipamento pode diferir em funcionalidade. Já estão à venda modelos para grandes edições. Outros tipos de dispositivos transferem a impressão em 30 segundos.
As impressões podem ser feitas em 1 ou 2 passagens. As impressoras têxteis diretas diferem na resolução e no número de cabeçotes de impressão.
Outras variedades adicionam tinta branca à cor selecionada durante a impressão. Isso aumenta o brilho da imagem. Além disso, a transferência da imagem pode ser em carrossel.
Além disso, o equipamento com um tipo de superfície convexa é usado para impressão térmica. É utilizado para produtos acabados de forma convexa (bonés, bonés, mangas de roupa).
Uma prensa térmica plana é usada para corrigir a impressão. A temperatura da placa, que pressiona o padrão no tecido, varia entre 220-250 graus.
O mecanismo do equipamento pode ser rotativo e dobrável na vertical. As opções do primeiro tipo, quando abertas, giram para fora da mesa. As contrapartes que se dobram na vertical, quando abertas, se levantam.
O equipamento difere nos parâmetros da placa aquecida. Isso facilita a transferência da imagem para produtos de tamanhos diferentes. As prensas térmicas diferem em potência, regulação de pressão e tipo de material.
O equipamento é versátil e multifuncional. Os consumíveis são tinta, papel térmico especial ou filme térmico, mídia de imagem.