Tecido Tencel: composição, características e escopo
Existem dezenas de tipos de tecidos. Junto com variedades mais ou menos familiares, variantes “exóticas” aparecem o tempo todo. Com um deles, é hora de descobrir.
O que é isso?
Tencel nada mais é do que o nome comercial do tecido de liocel. A segurança ambiental é considerada seu atrativo. Apesar de sua novidade, o tencel conseguiu se tornar uma alternativa de pleno direito à seda e ao algodão. Este tecido foi desenvolvido na segunda metade da década de 1980 por trabalhadores têxteis ingleses. Em apenas 10 anos, o produto passou de um produto completamente novo para uma marca mundialmente famosa, e os tecnólogos que criaram a Lyocell foram até premiados por sua contribuição para a conservação da natureza.
Os têxteis Tencel podem ser macios ou sedosos, no segundo caso, também tem um brilho característico. A composição química de um tecido pode variar significativamente. Se não houver outras fibras além do Tencel, o tecido ficará muito caro. Mas eles combinam com outros tecidos não só para reduzir o preço.
Muitas vezes eles se esforçam para tornar os produtos mais duráveis e, portanto, adicionam:
- viscose;
- fios de lã;
- algodão;
- bambu.
Composição
Além de fibra tencel 100% pura, aí estão suas modificações, mistas:
- algodão;
- modal;
- elastano e outras substâncias.
A adição de fibra sintética tem como objetivo aumentar a resistência do produto manufaturado. Mas no uso diário, o mais difundido ainda é um tencel completamente natural. O seu preço aumentado é justificado pela manutenção do conforto a longo prazo nas condições mais adversas.Para ter certeza da total naturalidade do tecido, é preciso verificar cuidadosamente as etiquetas, inclusive o avesso.
Isso é especialmente importante na escolha da roupa de cama, uma vez que qualquer material sintético é praticamente inaceitável.
Manufatura
Para fazer o tencel, é preciso transformar em aparas o eucalipto australiano, que cresce nas regiões mais limpas do continente. Eles são retirados apenas de fazendas especiais, uma vez que não há garantias de segurança na natureza.
Etapas de fabricação:
- a madeira é esmagada e tratada com um solvente orgânico;
- a massa homogênea resultante é empurrada através de orifícios de uma configuração específica;
- sob a influência de tal brocha e reagentes cuidadosamente selecionados, os fios são formados;
- a fibra é seca.
Durante o processamento, a massa de celulose praticamente não muda quimicamente. A fibra adquire uma propriedade valiosa - maior resistência ao desgaste.
Isso permite que seja aplicado:
- em filtros automotivos;
- como tecido para várias capas;
- em materiais abrasivos.
É importante destacar que a matéria-prima do eucalipto não é a única opção possível na produção do tencel. Também pode ser obtido de outros tipos de madeira. Mas eles são menos práticos. Fibras de composição semelhante são feitas em fábricas russas.
Vantagens e desvantagens
Tencel, como se segue da descrição do seu campo de aplicação, é praticamente universal. Mudando o regime tecnológico, é possível fazer com ele tanto matéria fina quanto tecido com textura volumétrica. Ao mesmo tempo, substâncias perigosas não são utilizadas no processo de produção. Posteriormente, os utensílios domésticos feitos de tencel se decompõem em condições naturais sem causar danos aos organismos vivos. Aparência agradável e cores ricas são criadas sem o uso de corantes sintéticos.
Uma vantagem importante do tensel é o seu conforto (tátil e devido à penetração desimpedida do ar). O tecido feito com essas fibras não acumula cargas de eletricidade estática, o aparecimento de microrganismos nele é excluído. Tencel praticamente não rasga, pois é forte e elástico ao mesmo tempo.
Se as roupas forem feitas desse material, ele retém o calor no frio e será confortável mesmo em condições de calor extremo. O Tencel é notável pela sua higroscopicidade invejável, além disso, não se forma grânulos nele. O lado atraente do tecido é o risco mínimo de reações alérgicas e uso prolongado. No entanto, é preciso lembrar os altos preços do tensel e o fato de ele encolher um pouco quando usado.
Onde é aplicado?
O Tencel pode ser usado em uma ampla variedade de aplicações.
É igualmente fácil fazer a partir dele:
- roupas de uso diário;
- roupa festiva;
- roupa de baixo.
Mas as possibilidades de uso do tensel não param por aí. Os fabricantes de têxteis turcos, conjuntos de dormir da mais alta qualidade e equipamentos esportivos aceitam de bom grado. Além disso, o tencel é amplamente exigido na produção de cabos e cordas diversas. Excelentes materiais de curativo são obtidos a partir dele. No entanto, essa aplicação do produto australiano não é a mais difundida, muito mais frequentemente, é usado para fazer têxteis para o lar.
A colcha Tencel parece completamente leve, mas macia e suave ao mesmo tempo. Sob esse véu, as pessoas dormem com mais facilidade. A contaminação da matéria por ácaros microscópicos está excluída. Também pode utilizar almofadas com enchimento de tencel - garantem conforto e saúde. Esses produtos são igualmente adequados para adultos e crianças, eles têm excelentes propriedades de design.
A roupa de cama feita com este tipo de tecido é merecidamente considerada um presente maravilhoso. Mesmo depois de muitos anos, ele mantém suas qualidades originais.Quanto às roupas feitas de tencel, há apenas um conselho dos especialistas - é melhor usar no verão.
O tecido é perfeito para lindos vestidos femininos, pois tem lindos drapeados. Nesta versão, você poderá revelar todas as vantagens estéticas dos produtos.
Comparação com outros materiais
É útil comparar o tencel com outros tecidos usando o exemplo da roupa de cama. É a ele que os requisitos mais rigorosos são impostos naturalmente. E portanto, se for possível usar tecido para essa área, então será totalmente seguro na composição das roupas. Em primeiro lugar, vale a pena entender que a questão de qual tecido é melhor - cetim ou tencel não faz sentido. Afinal, o cetim não é um tecido específico, mas uma forma de processá-lo, ou melhor, uma espécie de tecelagem de fibras.
Por suas características, no entanto, eles são bastante semelhantes. A diferença está principalmente relacionada ao preço desses materiais. O Tencel é melhor do que o algodão premium para pessoas com alta sensibilidade da pele. Nele, focos de infecção bacteriana aparecem com muito menos frequência. É por isso que a roupa de cama de tecido australiana é recomendada para qualquer pessoa com um orçamento limitado.
A comparação com outros tecidos mostra que tencel:
- em suavidade, é semelhante à seda;
- em termos de resistência e vida útil, não é inferior ao linho;
- tão agradável quanto linho;
- efetivamente aquece, como tecidos de lã.
Recursos de cuidados
Importante! Todas as diretrizes gerais devem ser aplicadas apenas secundariamente. Mais relevantes são as prescrições que o fabricante coloca no rótulo. Porém, a prática do uso de matéria de eucalipto permite dar algumas dicas que cabem na maioria dos casos. Assim, certos tipos de material podem ser exclusivamente lavados a seco. Mesmo se a lavagem for possível, os produtos de limpeza líquidos são preferíveis aos em pó.
A água para lavar deve ser aquecida a um máximo de 30 graus. É melhor não lavar o tencel na máquina, mas sim à mão. Se, no entanto, lavar à máquina de escrever, deve utilizar programas sem centrifugação. Em qualquer caso, quando a peça é lavada, deve ser bem secada. Caso contrário, é provável que haja danos ao molde.
Passar a ferro o tencel mesmo com os melhores ferros não é recomendado. Aqui você precisará usar vaporizadores. Se as coisas forem deixadas para armazenamento de longo prazo, elas devem ser colocadas em sacos ou capas especiais. A luz solar direta é inaceitável, o que leva inevitavelmente ao desbotamento.
As críticas à Tencel são geralmente favoráveis. Como sempre, você deve separar cuidadosamente as roupas por cor antes de lavar. É altamente inaceitável lavar tecido australiano com poliéster. Suas fibras podem se interligar. Como resultado, as rugas tensas (que não deveriam ser normais) perdem a suavidade.
Importante! Para lavar bem sem danificar o tecido, basta carregar a máquina até a metade. Se você tiver que passar a ferro um pedaço de fibra australiana, primeiro deve umedecê-lo um pouco. Esta técnica permite simplificar o engomar e fazer o trabalho de forma mais organizada. Normalmente, é recomendado passar de dentro para fora, definindo a temperatura para não mais de 150 graus. Se todas as recomendações forem seguidas, uma longa vida útil é garantida.
Uma visão geral da cama Tencel no vídeo abaixo.