Propriedades da organza e suas variedades
Organza é uma combinação incrível de leveza e beleza. Pode ser fosco ou brilhante, da mesma cor ou com um enfeite interessante. Itens de interior muito elegantes, trajes teatrais magníficos e roupas para vários eventos são obtidos a partir dele. O tecido é feito de uma variedade de fibras ou poliéster puro. Uma característica distintiva da organza é seu jogo e brilho.
O que é isso?
Organza é um material premium. Existem duas versões sobre a história de sua origem. De acordo com uma história, ele se originou na América do Norte e foi criado por uma conhecida empresa que fabricava materiais de seda. De acordo com outra versão, ele passou a ser produzido na antiga cidade uzbeque, que mais tarde foi rebatizada de Organza.
Organza parece muito apresentável e bonita, graças ao que é muito popular em todo o mundo. Inicialmente, apenas fios de seda eram usados na produção do material. Isso implicou no alto custo do tecido e na possibilidade de sua aquisição apenas por pessoas nobres. O processo de produção do material era muito complexo e caro. Os trabalhadores deveriam ser altamente qualificados para obter fios de excelente qualidade.
Devido ao alto custo, o material era utilizado principalmente como decoração. A organza era usada para decorar golas, punhos ou para decorar vestidos de noite com ela. O material ficou disponível graças ao advento das fibras sintéticas. Com a inclusão dos fios de poliéster, foi possível preservar as qualidades originais do tecido e torná-lo mais acessível.
Quanto à descrição do próprio tecido, é um belo material transparente, um pouco resistente e muito resistente.Apesar de arejada, a organza é muito forte e densa. Mantém perfeitamente a sua forma e praticamente não enruga. Com contato tátil, o tecido fica bem liso e levemente frio.
Composição
O tecido atualmente contém 100% poliéster. Para fazer este tipo de tecido, as fibras mais finas são selecionadas. Eles são incrivelmente arejados e parecem completamente sem peso. Devido à forte torção dos fios, o material é bastante resistente.
Dependendo do método de processamento tecnológico, você pode obter diferentes tipos de materiais. A organza pode ser fosca ou brilhante. Devido ao uso de fibras transparentes e facetadas, o material cintila e brilha na luz. O tecido pode ser comercializado em cor lisa, com tonalidades iridescentes ou com padrões diversos.
A composição do tecido também pode incluir seda e viscose. Essa organza vai custar muito mais do que um análogo sintético.
Propriedades
As principais vantagens da organza:
- praticamente não enruga e não aparecem vincos na superfície;
- devido à sua alta resistência ao desgaste, o tecido é resistente a rasgos e outros danos;
- tem uma alta transmitância de luz;
- não encolhe ou deforma durante a operação de longo prazo;
- mantém a forma por muito tempo, o que permite fazer dobras persistentes e cortinas texturizadas nos produtos feitos com este material;
- tem maior resistência a solventes orgânicos;
- tem uma aparência muito bonita e incomum;
- o material é fácil de cuidar e muito durável.
Além de suas vantagens inegáveis, o material também apresenta uma série de desvantagens.
- A organza de alta qualidade tem um custo bastante alto.
- O tecido é meio espinhoso e, além disso, é transparente, por isso as roupas de organza são forradas.
- A matéria não permite que o ar passe bem.
- O tecido é bastante difícil de cortar e processar. No processo de corte, a matéria desliza fortemente e se espalha em diferentes direções. Muitos truques profissionais devem ser usados para personalizar produtos feitos com esse tecido.
Antes de prosseguir com o layout dos esboços e seu corte, o material deve ser passado a ferro até que o tecido esteja liso.
Durante o processo de corte, o tecido desliza fortemente, portanto, os especialistas recomendam o uso de um tapete especial de algodão ou flanela. A organza deve ser fixada com alfinetes e só então começar a ser cortada. O padrão deve ser traduzido usando pontos de cópia. Papel de cópia ou tesouras serrilhadas não são adequados para este tipo de tecido.
No processo de corte, as tolerâncias são necessariamente feitas. É melhor que tenham o dobro do tamanho dos outros tecidos. As bordas do tecido se desmancham muito e é melhor costurá-las com ponto duplo no overlocker ou na máquina de costura em modo “ziguezague”.
No processo de dobrar a borda, coloque uma folha de papel sob o tecido para que ela não escorregue. Alise as costuras com muito cuidado. Primeiro, todos os alfinetes são removidos e, em seguida, o tecido é colocado em um papel especial. Não é recomendado pressionar forte com o ferro.
Engomar cortinas com esse tipo de tecido não é fácil, é melhor fazer isso enquanto o tecido ainda está úmido. Para as donas de casa que não gostam muito das dificuldades do dia a dia, vale a pena escolher cortinas de ceifeira de organza ou tecido com estampa. Assim, pequenas falhas no processo de engomar tornar-se-ão menos óbvias.
Os especialistas não recomendam pendurar cortinas feitas com esse tecido nas janelas se elas estiverem voltadas para o lado sul ou leste. Devido à constante exposição ao sol, o tecido pode desbotar rapidamente e perder sua aparência espetacular.
É importante lembrar que cortinas de poliéster podem incendiar-se com o aquecimento, por isso é melhor não usar cortinas de organza sintética na cozinha, onde o fogão fica próximo à janela.
Visualizações
Vamos considerar os principais tipos de tecido.
- Camaleão de organza compara-se favoravelmente com os análogos por um jogo muito eficaz de cor e sombra.Em um determinado ângulo de iluminação, o tecido pode adquirir diferentes tonalidades da cor de base. Este efeito é obtido conectando fios de tons diferentes.
- Ceifeira é um material com vincos e rugas. Esse efeito decorativo é possível ao usar uma prensa especial durante a produção.
- Material de pulverização é uma organza com tonalidade dourada ou prateada. Este material parece muito elegante, graças às partículas brilhantes na composição da tela.
- Organza Crash parece muito incomum e é semelhante em textura a um vidro quebrado.
- Jacquard decorado com grandes padrões bonitos.
- Tecido de fibra de alumínio caracterizado por um brilho forte e durabilidade incrível.
Quanto às opções de design de organza, existem várias entre as mais populares.
- Bordado. No processo de produção dos tecidos, são utilizados fios de diversas cores, que formam um padrão decorativo. Esse tipo de material é considerado o mais caro.
- Gravando ou queimando o padrão no material usando tecnologias químicas. Uma mistura especial é aplicada à organza, que literalmente corrói a celulose. Uma pequena camada de malha permanece, o que cria um padrão completo ou o complementa. Esse tipo de decoração é típico do material, que inclui seda e viscose.
- Foca é um método especial de decoração, quando um ornamento multicolorido é impresso na parte externa da tela.
- Corte a laser permite que você corte os menores padrões intrincados na superfície da organza.
- Socos a técnica de execução lembra a versão anterior. Com a ajuda de gráficos vetoriais, um padrão especial é criado e, em seguida, cortes decorativos são feitos na tela.
Que tipo de tecido escolher para costurar, cada hostess decide por si mesma. Tecido com um padrão ou decoração requer menos esforço durante o engomar e lavar.
Onde é aplicado?
Considere as principais opções para usar organza.
- Por sua transparência e leveza, o material é perfeito para costurar cortinas e cortinas. Organza fica bem em aberturas de janela. Permite a entrada de luz solar e ar puro, decora na perfeição qualquer espaço e cria uma sensação de leveza e festa. Devido a uma ampla seleção de tipos e cores de tecido, as cortinas podem ser rígidas e lacônicas ou vice-versa - cativantes e eficazes. A organza pode ser usada para costurar vários tipos de cortinas, por exemplo, clássicas, romanas, com lambrequim, etc.
- Além de cortinas e cortinas, dosséis leves são costurados de organza para camas de crianças e adultos, criando um interior aconchegante e romântico.
- Vários trajes de palco e vestidos de noite são feitos de organza. Para vestidos de noite, a organza é frequentemente usada como decoração.
- Blusas elegantes e saias leves são costuradas a partir dele.
- Algumas costureiras fazem árvores de mascote originais de tecido.
- Várias decorações de organza para arranjos de flores são muito populares.
- O tecido é perfeito para fazer laços escolares e vários grampos de cabelo para meninas.
- O material é muito popular na costura de sacolas para presentes e outras embalagens.
- Os designers usam tecidos no design de salas de exposições e banquetes. Além disso, o material é amplamente utilizado no interior de restaurantes e hotéis.
- Os vestidos de noiva luxuosos com uma saia fofa de organza são muito populares.
Sutilezas de cuidado
Organza é um material extremamente durável e prático. Cuidar dela é simples, mas tem certas nuances.
- Roupas e outros acessórios feitos com este tecido podem ser lavados na máquina. Para isso, selecione o programa de lavagem "delicado" e o regime de temperatura não superior a 40 graus.
- Se os produtos de organza contiverem lantejoulas, miçangas e outros elementos decorativos, essas coisas devem ser lavadas apenas à mão.
- Espremer produtos de organza em uma máquina de escrever deve ocorrer na velocidade mínima.
- Detergentes líquidos podem ser usados para este tecido.
- Não use produtos que contenham cloro.
Após a lavagem, todos os itens devem ser agitados e pendurados secos. Vale a pena evitar a luz solar direta sobre o material para que a cor não desbote muito rapidamente.
- É melhor endireitar todas as coisas com cuidado, caso contrário, haverá grandes dificuldades em alisar os vincos no futuro.
- Roupas e acessórios de organza devem ser passados na temperatura mais baixa. Isso se aplica principalmente a tecidos com uma composição mista. A engomadoria deve ser iniciada quando as coisas ainda não estiverem completamente secas. Melhor usar gaze úmida ou outro pano de algodão. Como último recurso, é permitido o uso de papel em branco.
- A organza, que contém seda e viscose, deve ser lavada à mão. Aperte esse material com as mãos, previamente embrulhado o produto em uma toalha felpuda. Vai absorver mais água e, devido à sua estrutura, vai suavizar o efeito na organza.
- Os especialistas não recomendam passar tecidos totalmente de poliéster. Se durante o armazenamento aparecerem vincos feios em objetos ou cortinas de organza, deve-se lavar novamente os produtos e secá-los bem. A força da gravidade endireitará os vincos e dobras. Também é possível usar um vaporizador.
Antes de começar a lavar ou passar as coisas feitas com esse tecido, você deve estudar cuidadosamente as informações da etiqueta. Isso ajudará a prolongar a vida útil das coisas e a mantê-las intactas por muito mais tempo.
Para o que é organza e como ela difere de um véu, veja o próximo vídeo.