Tipos de tecidos

Tecido macio: descrição da composição e escopo

Tecido macio: descrição da composição e escopo
Contente
  1. O que é isso?
  2. Area de aplicação
  3. Composição
  4. Propriedades
  5. Visualizações
  6. Dicas de cuidados

O sonho de toda dona de casa é um tecido lindo, macio e durável que não precisa ser passado. Muitas texturas e cores de tecidos muito macios à base de fibras de poliéster são reunidas sob o nome de "soft" e interessam não só a donas de casa e costureiras, mas também a designers de moda, decoradores e designers de interiores famosos.

O que é isso?

Soft é o material sintético mais delicado que parece veludo. Existem muitas variedades deste material - de tecidos translúcidos delicados a cortinas opacas pesadas.

Muitas vezes, esse tecido é dupla face: um lado é coberto com pelo (curto ou longo, com ou sem brilho, ou com impressão térmica), e o outro é fosco e liso.

Você precisa escolher o material com muito cuidado no momento da compra: O soft é produzido principalmente na Turquia e na China, portanto, peça ao vendedor um certificado de qualidade e leia atentamente a descrição da composição e o endereço do fabricante.

Além disso, devido ao aumento da demanda por esse material, existem muitas falsificações e você pode distingui-las independentemente apenas por um cheiro tóxico ou corante.

Area de aplicação

Os tecidos macios são muito agradáveis ​​ao toque, densos, mantêm bem a sua forma, resistem perfeitamente a repetidas lavagens, retendo a sua cor e textura, por isso são utilizados na confecção dos mais variados artigos e roupas.

Esses tecidos são usados ​​para costurar:

  • roupa de cama e pijama para toda a família;
  • têxteis para crianças;
  • vestidos casuais e casuais;
  • fantasias;
  • coberturas de colchões;
  • Capas e almofadas para móveis, estofos para móveis estofados;
  • colchas e cobertores;
  • cortinas e cortinas.

Todo mundo gosta desse material: alfaiates são atraídos pela facilidade de trabalhar, donas de casa - pelo simples cuidado dos produtos, as crianças adoram a textura agradável das fibras mais macias e os fashionistas são atraídos pela variedade de cores e texturas.

Composição

A base de qualquer tipo de software é a fibra de poliéster, que pode estar na forma pura ou com várias impurezas.

  • Elastano É utilizado para dar elasticidade ao material de forma a fazer roupas justas e ao mesmo tempo que não restrinjam os movimentos (principalmente fatos desportivos).
  • Algodão ou viscose adicionado aos tecidos sintéticos para eliminar a eletrificação das fibras, melhorar a permeabilidade ao ar e aumentar a higroscopicidade da matéria.
  • Nylon É adicionado a tecidos macios para obter um tecido resistente ao fogo, que é usado principalmente como cortinas em jardins de infância e cortinas em salões de banquetes.

Propriedades

Todos os tipos de software têm características e propriedades semelhantes.

Os tecidos para cortinas são resistentes à sujeira devido a uma impregnação especial repelente de manchas, no entanto, a poeira pode se acumular no lado felpudo do tecido, que pode ser facilmente removido em casa. Além disso, as fibras de poliéster são resistentes a mofo, odores, traças, mofo e poeira devido ao processamento especial, mas ao mesmo tempo são seguras para a saúde e hipoalergênicas.

Tecido macio para estofamento tem maior resistência, resistência ao desgaste, mas ao mesmo tempo pode ser facilmente drapeado devido à sua estrutura flexível.

Qualquer tecido macio mantém sua forma bem, não desbota e tem um baixo grau de encolhimento da fibra durante a lavagem, mas deve-se notar que deve ser lavado em água morna. Os tecidos de poliéster têm um bom alongamento e retornam facilmente ao seu estado original devido à adição de fibras elásticas.

O padrão deles permanece límpido e brilhante por muitos anos, o tecido é resistente não só aos sabões em pó e géis, mas também aos raios ultravioleta, o que impede que até mesmo a impressão 3D desbote.

É possível cortar o software tanto ao longo do fio compartilhado quanto ao longo do fio transversal, o que economiza significativamente (para costurar cortinas, basta um meio e meio ou um suprimento duplo de tecido em vez do suprimento triplo usual para obter lindas dobras) e tempo - para qualquer corte, o tecido não se desintegra e permanece flexível.

Outra vantagem indiscutível dos tecidos de poliéster é a ausência da necessidade de passar a ferro.

Visualizações

Convencionalmente, o software pode ser dividido em 2 grupos:

  1. têxteis para costurar roupas (são tecidos com aditivos de elastano, algodão, lycra ou viscose);
  2. têxteis de interior (telas que sofreram um tratamento especial com várias impregnações).

É comum distinguir vários tipos de software, alguns deles contêm 100% poliéster, mas são obtidos de maneiras diferentes e diferem em textura e propriedades.

  • Velsoft é um tecido de malha fofo e confortável com uma pilha de comprimento médio para costurar roupas de casa, na aparência lembra remotamente um fabricante. Ele pode ser pintado em cores pastéis, mas também em cores vivas.
  • Extrasoft - é um tecido leve e fofo, de pelo curto e bastante denso, utilizado na produção de travesseiros, cobertores e vestidos caseiros.
  • Super macio (o chamado crepe-viscose) é um tecido denso e resistente ao desgaste com uma textura aveludada com relevo. Utilizado para costurar capas e estofados de móveis.
  • Thermojacquard É uma tela macia aveludada com impressão térmica (utilizada como forro de móveis).
  • Seda macia é um tecido com um brilho brilhante. Ideal para costurar cortinas. É possível desenhar por meio de impressão 3D.

Também existe um software com várias impurezas.

  • Ultrasoft (poliéster 94%; elastano 6%) É o tecido mais delicado com pelo invisível e padrão jacquard para costurar cobertores, travesseiros, robes e cobertores.
  • Intersoft (poliéster 30%; algodão 70%) - este é um tecido misto, tem maior resistência e elasticidade, é utilizado para costurar calças, moletons, bem como roupas para atividades ao ar livre.
  • Niágara (poliéster 97%; spandex 3%) é um tecido leve e esvoaçante, que lembra o rayon, mas com vincos reduzidos e maior resistência. Esse material é adequado não só para costurar blusas, mas também vestidos de noite.
  • Cetim macio (poliéster 10%; algodão 10%) material, muito agradável ao corpo, para costurar roupas de cama, camisas e tecidos infantis.
  • Macio para bebês (fibras de poliéster 20%; algodão 20%) - este é um tecido de dupla face, pela frente é jersey, pelo lado costurado - uma pele artificial agradável ao toque (destinada à costura de agasalhos: suéteres, casacos, coletes).
  • Stretch macio (contém de 1% a 30% de fibras elásticas) é um tecido que lembra veludo, mas tem maior alongamento e tem um preço bem menor. Este material é adequado para costurar vestidos, esportes e roupas de casa.

O blackout difere de todos os tipos de tecidos macios - é um tecido pesado para cortinas de três camadas:

  • o lado sujo consiste em uma fibra leve e densa sem brilho;
  • em seguida, vem uma camada de fibras de poliéster pretas;
  • A frente de acrílico pode ser brilhante, em relevo ou padronizada.

É importante notar que o blackout tem uma capacidade muito alta de reter os raios solares (até 90 por cento), suprime o ruído que vem da rua quando a janela está aberta e restringe perfeitamente o calor no calor do verão devido ao aumento da densidade de o material. A variedade de texturas e cores permite escolher cortinas funcionais e elegantes para qualquer interior.

Dicas de cuidados

Recomenda-se a lavagem da roupa de cama (bem como das roupas) de tecidos macios no modo manual ou delicado em máquina automática a uma temperatura não superior a 40 graus. Não use água sanitária ou detergentes agressivos.

Em nenhum caso esta matéria deve ser seca em máquinas de secar, pois a estrutura das fibras será perturbada pela exposição a altas temperaturas e o material perderá suas propriedades.

Cortinas e cortinas podem ser limpas com uma escova macia ou aspirador de pó e não é necessário lavá-las com frequência. Após a lavagem, não há necessidade de passar a ferro, basta espremê-los na máquina de lavar a 800 rpm e pendurá-los para secar diretamente na cornija, espalhando-os na largura até as ondas desejadas.

Basta secar as roupas deste material de forma esticada e não é necessário passar a ferro com um ferro, mas se se formarem vincos devido à fiação a altas velocidades (1200 rotações), pode passar a ferro com um ferro ligeiramente quente.

As manchas desse material podem ser facilmente removidas com água e sabão.

Os tecidos macios marcam pela sua diversidade, dão espaço à imaginação e à criatividade, ao mesmo tempo que são invulgarmente funcionais e, com os devidos cuidados, conservam as suas propriedades durante muitos anos.

Para uma descrição das qualidades dos tecidos macios e supermacios, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa