Tipos de tecidos

Tecidos mistos: o que são e que propriedades possuem?

Tecidos mistos: o que são e que propriedades possuem?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Composição e características
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Dicas de cuidados

O tecido misto é um tecido único e prático. Devido à sua composição versátil, possui ótimas propriedades e uma ampla gama de aplicações. O tecido é tão difundido que cada pessoa em seu guarda-roupa ou tecido definitivamente terá algo semelhante. Mostrando imaginação, os fabricantes produzem vários tipos de produtos, que são usados ​​de forma fácil e lucrativa no dia a dia.

O que é isso?

Já no próprio nome da matéria está seu segredo. O tecido misto é uma mistura de vários tipos diferentes de fibras. Via de regra, são fios naturais e sintéticos. A tela pode combinar 2 ou mais tipos de tecidos. O principal objetivo é escolher a proporção certa para aproveitar ao máximo suas qualidades positivas. O resultado é um tecido que exibe propriedades positivas máximas e suas desvantagens são reduzidas ao limite.

O algodão é freqüentemente escolhido a partir de fibras naturais como base para tecidos mistos. Fornece tecidos com propriedades naturais que envolvem o corpo de conforto: respirabilidade, sensações agradáveis, maciez, higiene. A partir de fibras artificiais, são escolhidos náilon, poliéster e outros, que são responsáveis ​​pela praticidade do material.

O tecido combinado é obtido de duas maneiras de tecer os fios. Como resultado de uma delas, forma-se uma tela que não tem frente e lado sem costura - tem a mesma aparência dos dois lados. Isso é obtido combinando diferentes fibras em um fio durante o processo de tecelagem. Isso produz um fio que combina as propriedades de todas as fibras.

Essa estrutura permite que o tecido seja impregnado com diversas substâncias, potencializando suas propriedades.Por exemplo, uma mistura repelente de água é usada como impregnação. Esse assunto é mais fácil de repassar. O segundo método envolve esse entrelaçamento de fibras, quando um fio sintético forma a face do tecido e um natural o forma de dentro para fora. Isso torna o tecido atraente, mas o priva da possibilidade de impregnação com misturas protetoras, uma vez que fios de diferentes graus no lado com costura e na frente são submetidos a este processo de forma desigual.

Mas também importa que tipo de fibra sintética é usada para formar o tecido. Se a fibra for formada pelos mesmos fios, a superfície do tecido ficará brilhante. Mas, ao mesmo tempo, surgem dificuldades com a divulgação.

Se as fibras não forem uniformes, esse tecido terá uma superfície fosca. Claro, isso o priva de algum brilho, mas no manuseio é muito mais fácil do que brilhante.

A suavidade da superfície do tecido é influenciada pelo método de fiação. A rotação do rotor assume a presença de pontas de rosca abertas. Devido ao qual o tecido adquire uma aparência áspera e fofa. Essa tela não se desintegra. Retém o atrito mecânico. A torção em anel dos fios não deixa pontas, tornando o tecido mais liso e brilhante.

Composição e características

A composição da mistura é bastante diversa, pois em sua produção são utilizadas diversas combinações de fibras. Existem também alguns padrões estabelecidos pelo GOST. De acordo com suas regras, as seguintes proporções de fibra são permitidas:

  • 70% algodão + 30% poliéster;
  • 60% fibras sintéticas + 40% lã.

Mas, apesar dos padrões, a combinação de fios sintéticos e naturais pode ser muito diversa. Portanto, vale atentar para a composição do tecido da etiqueta na hora de comprá-lo.

As propriedades de mistura dependem dos tipos de telas que as formam. Mas as principais características inerentes a esse tecido são densidade, resistência e durabilidade. As fibras sintéticas têm essas propriedades. E também fornecem boa higroscopicidade à tela. Os fios naturais conferem aos tecidos propriedades hipoalergênicas, higiene e segurança. O tecido mesclado encontra sua aplicação em uma ampla variedade de áreas.

Devido à sua resistência, respirabilidade e naturalidade, a mistura é amplamente utilizada para costura de roupas de trabalho. Se o tecido tem alto teor de fibra de algodão, é perfeito para macacões nas indústrias de aviação e gás. A partir de tecidos com predominância de fios sintéticos, em particular poliéster, cosem fatos-macaco para trabalhadores da área médica, maquinista, metalúrgica, bem como para a construção.

A mistura com impregnação refratária é relevante na produção de combustível e energia. O tecido com revestimento hidrorrepelente, resistente ao vento e à sujeira é utilizado para a confecção de roupas para os serviços cujo trabalho está associado a uma longa permanência na rua: polícia, polícia de trânsito, Ministério de Situações de Emergência, serviços de reparo. E também o tecido combinado é utilizado para costurar roupas de caça, pesca, esporte, turismo, uniformes para funcionários de complexos hoteleiros e restaurantes. Qualquer área que valorize e exija a comodidade e praticidade de seu equipamento utiliza um tecido semelhante para costurá-la.

As propriedades do tecido combinado tornam possível produzir a partir dele roupas de trabalho confortáveis ​​e práticas, resistentes à ação de várias temperaturas, umidade e poluição. E sua paleta de cores estendida torna possível torná-lo bonito e atraente. Graças à praticidade do tecido misto, é perfeito para o dia a dia: batas, blusas, vestidos, calças, saias, ternos.

Tais coisas acabam sendo confortáveis, não restringindo os movimentos, aquecidas e confortáveis. Ou seja, possuem todas as qualidades de uma roupa para o dia a dia ou para a casa. A mistura também é adequada para a produção de agasalhos: jaquetas, macacões.

Além de roupas, tecidos mistos são usados ​​para fazer:

  • tendas;
  • guarda-chuvas;
  • Sacos e coberturas para vários equipamentos;
  • toldos para automóveis;
  • equipamento de montanhismo;

Vantagens e desvantagens

Com muitas qualidades positivas, o tecido misturado é muito popular. Entre suas vantagens, é necessário destacar:

  • força, durabilidade em uso;
  • características de alto desempenho;
  • aparência atraente;
  • absorve bem a umidade e permite que o ar passe, permitindo que o corpo respire;
  • sensações de conforto em contato com o corpo;
  • não se senta;
  • não enruga, mantém bem a sua forma;
  • não desbota e retém sua cor original por muito tempo;
  • resistência à sujeira, umidade, várias temperaturas;
  • hipoalergênico;
  • preço acessível;

Praticamente não há problemas com o funcionamento desse tecido. Pode ser difícil cortá-lo, dependendo da estrutura da fibra. Alguns inconvenientes são causados ​​pela proporção errada de fios naturais e artificiais. Se o conteúdo do primeiro for muito alto, o tecido enruga-se fortemente, o excesso do último reduz as propriedades de ventilação do tecido.

Mas, em geral, o tecido mesclado é prático, durável e confortável.

Visualizações

Existe uma grande variedade de tipos de mistura. E isso se deve a todos os tipos de combinações de fios em sua composição. Considere os tipos mais comuns de tecidos mistos.

Guipura

O tecido bem conhecido é um representante da mistura. É constituída por vários tipos de fibras: seda, viscose, algodão. De fios sintéticos, contém poliéster ou lurex. São várias variedades, diferindo no método de vestir, nos materiais usados ​​e, consequentemente, no preço. A partir da guipura, são feitos vestidos de noite chiques, usados ​​na forma de encaixes para várias peças de vestuário, para roupas íntimas. Além disso, sapatos, bolsas, cortinas, toalhas de mesa e colchas são decorados com guipura.

Este tecido distingue-se pela boa permeabilidade ao ar, facilidade de manutenção e elasticidade admissível. É versátil, pois se utiliza para todos os tipos de acabamentos e se adequa a qualquer tipo de figura. Pode ser combinado com quase qualquer tipo de tecido. As desvantagens da guipura incluem delicadeza. É bastante fino, o que o torna sujeito a sopros e flechas.

Com defeitos no cuidado, o tecido fica deformado. E algumas de suas variedades, em particular as feitas à mão, são muito caras.

Greta

Contém 55% algodão e 45% poliéster. O tecido é feito por meio de tecelagem de sarja. Ou seja, tem o algodão no lado franzido, que cria calor e deixa as roupas agradáveis ​​ao corpo. Na parte externa, uma camada sintética protege o tecido da umidade, precipitação, confere resistência e durabilidade ao produto. Assim, o conforto interno e a proteção externa tornam aceitável a confecção de agasalhos, via de regra, como uniforme. Facilidade de manutenção, resistência a danos e retenção de forma são as vantagens impressionantes da tela.

Teredo

A composição do tecido é 67% poliéster, 33% algodão. O tecido é solto, mas mantém bem sua forma, é apresentado em uma variedade de cores. As regras para cuidar dela são especialmente impressionantes. Teredo resiste a lavagens frequentes a 80 ° C, permite o branqueamento com produtos à base de cloro para manter a cor do tecido branco. Por muito tempo mantém sua cor original. Macacões para trabalhadores médicos, trabalhadores da indústria alimentícia, cadeias de restaurantes e pessoal de hotéis são feitos desse material. Afinal, a exigência para todos esses tipos de uniformes é a mesma: praticidade, limpeza, o que significa lavagens frequentes, além de manter um visual impecável. Em todos os aspectos, o tecido atende aos padrões europeus.

Os tecidos da membrana merecem atenção especial. Em sua superfície, as membranas são aplicadas na forma de impregnação ou revestimento, que protegem o produto dos efeitos da baixa temperatura e da precipitação. Mas ao mesmo tempo, eles não são quentes, eles permitem que o corpo respire. A roupa exterior é confeccionada com esses tecidos para aqueles cujas atividades envolvem estar em condições climáticas adversas: alpinistas, seguranças, patrulhas, equipes de resgate, serviços de conserto e outros.

Se tais produtos ficarem sujos, basta aguardar a secagem da sujeira e removê-la com uma escova ou pano seco. Você não precisa passar a ferro, mas pode lavá-los à mão ou na máquina de escrever.

Memori

Tecido espesso, mas respirável. A sua superfície é mate e o próprio tecido cria uma sensação de conforto e aconchego. O próprio nome do tecido é interessante. Traduzido do inglês significa "memória". E não é por acaso que a chamam assim. A tela é capaz de memorizar os contornos da forma que lhe é dada. Ele desaparece apenas se você alisar a superfície com as mãos. Da mesma forma, você pode se livrar de vincos e dobras indesejáveis. Mas essa propriedade é preservada desde que apenas 30% algodão esteja presente na composição da tela. Este material é usado na confecção de ternos, capas de chuva, jaquetas.

Couro ecológico

Este é um material relativamente novo. É uma mistura de poliuretano e base de algodão. É permeável ao ar, resiste a temperaturas extremas e tem uma aparência atraente. Além disso, é muito mais barato do que couro genuíno. Entre as desvantagens estão a sensibilidade a produtos químicos e uma alta probabilidade de danos mecânicos. Roupas feitas com este material podem ser limpas e limpas. Eco-couro é usado para acabamento de móveis. Além disso, este material é mais quente e mais agradável do que a própria pele. Todo tipo de roupa é costurado a partir dele: calças, saias, vestidos, jaquetas. E também esse tecido é perfeito para fazer acessórios. Faz lindas carteiras, broches, bolsas e até pastas diplomáticas.

Dicas de cuidados

O tecido misturado é muito fácil de operar. Mas ao comprar um produto dela, preste atenção no rótulo. Existem tipos de tecidos que, por exemplo, não podem ser lavados à mão ou à máquina. Eles exigem serviços de lavagem a seco. Ou há restrições de temperatura. Esses recursos devem ser indicados nas etiquetas. Quanto aos requisitos gerais, são bastante simples:

  • lavar a 40 ° C;
  • lavagem à mão ou na máquina;
  • tempo mínimo de lavagem;
  • não use alvejantes, condicionadores, embora alguns tecidos possam suportar os efeitos dessas substâncias, que, novamente, você pode descobrir olhando no rótulo;
  • vale a pena passar as coisas conforme necessário, nem todo tecido precisa;
  • o engomar é executado a uma temperatura de 120-180 °.

Tecido mesclado é um tecido versátil utilizado na produção de roupas e diversos acessórios. Possui um máximo de vantagens e um mínimo de desvantagens, o que o torna um dos materiais mais populares em qualquer área.

Para informações sobre como escolher um tecido misturado para workwear, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa