Onde é usado o mergulho autônomo e como cuidar do tecido?
Tecido de neoprene também é chamado de "mergulho". Foi originalmente inventado para costurar trajes de mergulho, mas desde então ganhou maior aceitação.
O que é isso?
O tecido de mergulho surgiu na década de 30 do século passado. A matéria é de origem sintética. É 100% poliéster. A espessura do "scuba" é diferente, depende da área em que será utilizado. Basicamente, ele possui uma estrutura multicamadas. Uma base elástica é criada por espuma de borracha artificial e, em seguida, outro tecido é colado nela. Ela, por sua vez, pode ser bem diferente: algodão, malhas, camurça. São usados tecidos lisos e coloridos. Em alguns casos, a composição do "mergulho" muda devido a aditivos adicionais.
Este tecido leve e elástico é muito procurado, pois tem muitos benefícios. Com os devidos cuidados, tem longa vida útil e boa resistência, resiste a pequenos danos mecânicos. "Scuba" tolera altas e baixas temperaturas. As roupas feitas com este tecido são bastante confortáveis, não restringem o corpo nos movimentos e na prática de esportes. Também é macio, agradável ao toque no corpo, retém bem o calor e repele a água. Quando usado, o "mergulho" não se presta à luz do sol, as cores brilhantes não desbotam. Deve-se notar que este é um material barato.
Aplicativo
Este material é utilizado em vários campos. O "mergulho" no início da era de sua formação destinava-se apenas à confecção de ternos especializados, macacões para bombeiros e salvadores de minas. Isso se deve ao fato de que a estrutura desse tecido não congelava na estação fria se a água entrasse em sua superfície. Isso é importante ao combater incêndios no inverno. Na medicina, o mergulho autônomo é usado para fazer espartilhos, bandagens e pulseiras.As tampas feitas com este material têm se mostrado bem na tecnologia automotiva e de aviação.
Bolsas e carteiras são costuradas a partir dele. Os designers usam o mergulho autônomo na costura de joias originais fora do padrão para roupas casuais e roupas casuais. Os chapéus para homem e senhora feitos com este tecido são muito procurados. Ele também faz acessórios elegantes.
Acima de tudo, o "mergulho" é usado para costurar roupas especializadas e casuais. Variedade de agasalhos femininos e masculinos: capas de chuva, coletes justos, jaquetas. É perfeita para costurar saias, vestidos, blusas e até roupas de banho.
Recomenda-se a prática de esportes náuticos e caça submarina em trajes esportivos confeccionados com "scuba". Este tecido desliza bem na água, por isso é usado ativamente para mergulho.
Coisas simples, mas elegantes, são costuradas de "mergulho". Eles costumam ser esportivos. Modelos de roupas de mergulho têm muitas vantagens:
- mantenha morno;
- fácil de cuidar;
- linhas suaves;
- resistente à sujeira;
- elástico;
- mantenha bem a sua forma original e retenha o seu volume;
- agradável para o corpo.
Como o tecido é denso, não permite que o ar passe bem.
Para que o corpo respire, para fins de higiene, as roupas feitas de "scuba" são providas de orifícios invisíveis ao olho humano. Costurar roupas infantis com este material é indesejável.
Regras de cuidado
Os produtos feitos com este material são despretensiosos no cuidado. Para refrescar a roupa ou lavar com sujeira leve, basta um modo delicado de máquina de lavar ou de lavar à mão. Em ambos os casos, a água não deve ser superior a 35 graus Celsius. Se o item for feito de "scuba" multicamadas, deve ser lavado pela frente e pelo avesso. A secagem também deve ser feita em ambos os lados.
As peças lavadas feitas com este tecido não devem ser penduradas no varal. Seque-os deitando-os sobre uma superfície horizontal e bem ventilada. Se você nivelar cuidadosamente a peça lavada, não será necessário passar a ferro depois de secar. A vestimenta deve ser virada várias vezes para secar uniformemente em todos os lados. Freqüentemente, a parte da frente seca muito mais rápido do que a parte de trás.
Ao secar as peças do "mergulho" deve-se evitar que os raios de sol atinjam as peças. Basicamente, as coisas feitas com este material não enrugam após a lavagem e mantêm sua forma original. Mas há momentos em que o tecido ainda fica um pouco machucado em alguns lugares. Aí é preciso passar a ferro a coisa, mas o ferro deve ser colocado no fogo mínimo, e o engomar deve ser feito com gaze ou pano de algodão dobrado em várias camadas.