Chintz: que tipo de tecido é, sua descrição
O chintz é um dos tecidos mais populares, famoso pela despretensão, baixo custo e disponibilidade. Muitos dos consumidores de hoje consideram o chintz seu material favorito por sua natureza pouco exigente. Claro, esse tecido também tem seus pontos fracos. Hoje vamos dar uma olhada mais de perto no chintz e descobrir quais são seus prós e contras.
O que é esse tecido?
Antes de proceder a um exame detalhado de todas as características e propriedades do chintz, a principal questão deve ser respondida: o que é.
Portanto, o chintz é um tecido de algodão bastante leve de origem natural. Este material distingue-se pela sua textura agradável. Ele é muito agradável para o corpo. Existem muitas variedades de chita.
Cada tipo deste tecido tem suas próprias características distintas, que são importantes a serem consideradas na escolha.
Do que eles são feitos?
Hoje, o chita é feito de tecido de algodão de origem natural por meio de tecelagem simples. Antigamente, um tipo chamado surat era frequentemente usado na produção desse tecido. É caracterizada por espessura e ondulação médias. Como todas essas matérias-primas são acessíveis e baratas, o mesmo tecido barato - chita - é obtido a partir dela.
Vantagens e desvantagens
Hoje, a variedade de vários tecidos é maior do que nunca. É possível escolher um item adequado de alta qualidade para todos os gostos e cores. Porém, antes de ir à loja comprar o mesmo chintz, é muito importante estar ciente de suas vantagens e desvantagens. Primeiro, você deve se familiarizar com as vantagens deste material.
- Uma das principais vantagens do chintz é sua origem natural. Na era das tecnologias de ponta e dos materiais artificiais, esses tecidos são especialmente valiosos.
- Têxteis naturais e de alta qualidade são ecologicamente corretos. Não afetará negativamente a saúde humana nem causará reações alérgicas agressivas.
- Os tecidos especificados são absolutamente seguros para crianças de diferentes idades. Ele não irá prejudicá-los nem um pouco.
- Deve-se notar a variedade chique de materiais de chita. Eles são apresentados em várias opções com uma cor muito diferente. Existem cópias monocromáticas restritas e mais originais com uma variedade de estampas e padrões. Além disso, o consumidor moderno tem a oportunidade de escolher chita para si, sustentada em qualquer estilo.
- As roupas de chita de alta qualidade são muito agradáveis ao toque e ao corpo. Não causam coceira e vermelhidão, e no verão são a solução perfeita.
- Este tecido é famoso por sua mais ampla gama de aplicações. Um grande número de coisas diferentes são feitas a partir dele (de roupas a decorações), que têm uma demanda invejável.
- Outra vantagem importante do chintz é sua despretensão. Este material é pouco exigente para cuidar, o que não pode deixar de agradar aos consumidores modernos. É por isso que muitas pessoas consideram o chintz seu material favorito.
- O chintz não requer cuidados laboriosos e complexos. Não há necessidade de estocar produtos especiais de limpeza e lavagem.
- É respirável. Absorve perfeitamente a umidade em sua estrutura.
- O chintz é bastante simples de costurar, motivo pelo qual muitas costureiras o adoram.
- Chintz é um belo tecido. As decorações tecidas a partir destas matérias-primas (toalhas, almofadas, toalhas de mesa) podem transformar o interior, tornando-o mais confortável e acolhedor. É por isso que muitas pessoas estão tentando complementar suas casas com detalhes têxteis semelhantes.
- Este tecido está amplamente disponível e amplamente disponível.
Você não precisa procurá-lo por muito tempo, rolando em diferentes lojas.
Como você pode ver, o chintz tem vantagens mais do que suficientes. É por isso que este material é tão popular e difundido. Porém, não basta conhecer suas vantagens. É importante levar em consideração os contras.
- Este tecido é ruim porque é um material sujeito a encolhimento. Esse fator deve ser levado em consideração se você planeja comprar alguma coisa desse material.
- As roupas feitas com essas matérias-primas muitas vezes perdem sua forma com o tempo, porque esse material é muito leve e delicado. É por isso que os especialistas não aconselham esperar durabilidade e preservação de uma aparência atraente dessas coisas por muitos anos. Normalmente, essas coisas são suficientes apenas por algumas temporadas, após as quais gradualmente começam a perder forma.
- Esse tecido tende a desbotar. Depois de algum tempo, o material inevitavelmente desbota, perdendo irrevogavelmente sua aparência original e brilho das cores. Os tecidos de baixa qualidade são especialmente suscetíveis a esses problemas.
- O chintz quebra facilmente. Como no caso anterior, tais problemas são especialmente agudos se o tecido não foi feito corretamente.
- Hoje, as lojas vendem muitas chitas de baixa qualidade, que apresentam mais desvantagens do que vantagens. Obviamente, nem o melhor material é sempre apresentado como de alta qualidade, por isso as pessoas geralmente compram tecidos de vida curta que falham rapidamente.
- Este material é suscetível de esmagamento rápido e fácil.
Sim, o chintz tem desvantagens, mas muitas delas podem ser evitadas se você comprar um tecido de alta qualidade feito de acordo com todos os padrões necessários. É aconselhável comprar coisas feitas com este material (ou o próprio tecido) em lojas de varejo de confiança que vendem produtos têxteis naturais de realmente alta qualidade.
Descrição das espécies
Alguns acreditam que o chintz é o único material que não possui subespécies. Na verdade, essa opinião está errada. Existem vários subtipos de chintz.Cada um deles tem suas próprias características e características distintas. Vamos conhecê-los.
Tingido
Chintz de uma cor é comum hoje em dia. Esses tecidos são encontrados em muitos pontos de venda. Ele é magro. É utilizado na produção de roupas de cama de qualidade, pijamas macios e camisas. Este tipo de tecido de chita pode ser lavado em temperaturas acima de 60 graus. O chintz liso distingue-se pelo facto de conservar na perfeição e por muito tempo a saturação das cores. É por isso que é tão popular.
Impresso
Impresso é outro tipo popular de chita. Este material possui um padrão aplicado sobre uma tela já acabada. O chintz impresso também difere porque muitas vezes não é limpo com alta qualidade. Por causa disso, esse material costuma ser encontrado com um tom acinzentado perceptível.
Belozemelny
Este é o nome de um chita especial branqueado. Durante o processo de fabricação, uma variedade de padrões, desenhos e estampas também são aplicados a ele. O material terroso branco, assim como o material impresso, é feito com uma largura de 80 a 120 cm. Esses parâmetros dimensionais permitem a fabricação de diversos produtos.
Assim, os materiais com largura de 80 ou 90 cm são os mais utilizados quando se trata de costurar robes leves, lenços, vestidos e fraldas. Para a roupa de cama, os tecidos são mais adequados, cuja largura chega a 150-220 cm.
Lustroso
Se você está procurando o tipo de chita mais resistente ao desgaste e durável, dê uma olhada mais de perto na versão polida. Este material é caracterizado por excelentes características de resistência e alta densidade. Não é tão fácil quebrá-lo. Além disso, os têxteis de chita polida não estão sujeitos à deformação. Graças a este nível de resistência, o chintz polido é bastante denso e resistente. Ele se dobra com força. Este material é utilizado principalmente na produção de cortinas ou estofamento de móveis.
Em relevo
Este subtipo de tecido chintz é produzido por estampagem a quente. É usado na produção de papéis de parede têxteis especiais da mais alta qualidade, bem como toalhas de mesa luxuosas que se adaptam facilmente a interiores de uma ampla variedade de estilos.
Ceifeira
O cabeçalho é um lindo tecido de chita, complementado por um efeito plissado característico. Tem um aspecto decorativo muito interessante, que é difícil de confundir com outros materiais semelhantes. Blusas e vestidos de senhora atraentes e de alta qualidade são feitos hoje com os tecidos originais.
Deve-se ter em mente que as coisas do cabeçalho dificilmente são adequadas para jovens garotas, uma vez que este material em si é inicialmente muito volumoso. Visualmente, ele pode deixar uma senhora ainda maior adicionando alguns quilos extras a ela.
Tecnologia de manufatura
Hoje, em muitas indústrias, o chita é feito de um produto semi-acabado tecido especial chamado chita. O material especificado é obtido a partir de fios de algodão grossos. O fio não é pré-branqueado, então o tecido parece natural com uma tonalidade acinzentada.
Feito de chita:
- chita clara (simples e com fotos);
- musselina - tecido fino sem acabamento, caracterizado por uma tecelagem fina;
- madapolam - Outro material leve originário da Índia;
- couro sintético - couro artificial.
Agora vamos dar uma olhada nas etapas de confecção de tecido chintz:
- primeiro, é realizada a coleta das fibras de algodão;
- então, as sementes são eliminadas e selecionadas;
- em seguida, os fios são fiados de fibras penteadas e colhidas;
- a próxima etapa é a tecelagem à máquina;
- no final, a tela preparada é tingida.
O que é costurado com isso?
A variedade de tecidos em nosso tempo não pode deixar de encantar os compradores. Nas lojas especializadas você encontra produtos feitos com as mais variadas matérias-primas. Tecidos como chita são reconhecidos como os mais populares.Produtos de chita de alta qualidade são encontrados em muitos pontos de venda e têm grande demanda. As seguintes coisas são feitas deste têxtil natural:
- roupas leves de verão que "respiram" - não são abafadas e são muito agradáveis ao corpo;
- chintz faz camisas masculinas maravilhosas que são muito agradáveis ao corpo e não causam reações alérgicas;
- coisas para recém-nascidos;
- o vestuário infantil de chintz é uma excelente solução, visto que é amigo do ambiente e seguro;
- lindas almofadas decorativas e roupa de cama de qualidade;
- toalhas de mesa e cortinas;
- pegadores de panela;
- fraldas.
De chita, são feitas coisas que não causam alergias ou coceira. Claro, muito depende da qualidade do próprio material, com o qual os produtos adquiridos são feitos.
Se o material é natural e de alta qualidade, não há dúvidas quanto à durabilidade, atratividade e respeito ao meio ambiente do produto.
Dicas de cuidados
Como mencionado acima, o chintz é um material despretensioso que não requer cuidados complexos e escrupulosos. No entanto, isso não significa que ele não precise de nenhum cuidado. Portanto, é permitido lavar qualquer coisa deste tecido tanto à mão quanto na máquina de lavar. É imperativo passar a ferro as coisas de chita, porque estão sujeitas a amassamentos significativos. Isso pode fazer com que suas roupas pareçam bagunçadas e bagunçadas. Aqui estão algumas dicas úteis para cuidar de roupas de chita.
- Antes de colocar um chintz recém-comprado, é melhor lavá-lo em água fria e levemente acidificada. É melhor fazer isso manualmente. Esse procedimento deixará o tecido um pouco mais macio e também protegerá a riqueza de sua cor.
- Roupas feitas de tecidos estampados ou de uma cor devem ser lavadas a uma temperatura não superior a 50 graus. Além disso, a coisa deve primeiro ser virada do avesso.
- Já o tipo de chita branqueada, deve ser lavado em temperatura não inferior a 90 graus. Se necessário, é permitido ferver uma coisa feita deste material.
- Recomenda-se o uso de um pó excepcionalmente suave para a lavagem. Meios agressivos não devem ser usados. O conteúdo de componentes de branqueamento no pó deve ser mínimo.
- É melhor borrifá-lo com água antes de começar a passar. Alternativamente, você pode pulverizar o item com vapor.
- É melhor secar coisas de chita de forma achatada.
Sobre as propriedades do chita e como costurar um vestido de verão com ele, veja o próximo vídeo.