Variedades de lã e seu uso
Os humanos começaram a usar pêlos de animais há vários milênios. Anteriormente, as peles eram usadas para fazer roupas e sapatos. Agora eles aprenderam a coletar lã e processá-la, obtendo fios e tecidos. Existem várias variedades desta matéria-prima primária. Em primeiro lugar, a divisão é feita de acordo com o tipo de animal. A composição e a estrutura dependem diretamente disso.
Descrição
Lã - pêlos de animais, coletados para posterior processamento e uso. Pertence à categoria de materiais de origem natural, por isso frequentemente tem um custo bastante elevado.
A lã é obtida de duas maneiras: por cisalhamento e penteação. Nesse caso, o próprio animal não sofre de forma alguma com o procedimento realizado. Vale ressaltar que a maior parte vem de lã de ovelha.
A produção é estabelecida em vários países, incluindo Austrália, Argentina, Inglaterra, Nova Zelândia, Rússia, alguns países asiáticos e africanos.
A lã como matéria-prima e material primário tem muitas propriedades úteis. Eles são os seguintes:
- bom isolamento térmico;
- o tecido é bastante denso;
- o material natural raramente provoca uma reação alérgica;
- mesmo quando molhado, consegue se manter aquecido.
Entre as deficiências, os seguintes pontos devem ser observados:
- a lã encolhe quando lavada;
- difere no alto custo;
- Os produtos de lã geralmente picam quando usados diretamente no corpo.
Composição e estrutura
A lã tem uma composição única. O principal componente é uma proteína chamada queratina. Sua peculiaridade está no alto teor de enxofre.
O cabelo de lã consiste em três partes.
- O caule é uma parte queratinizada localizada diretamente acima da superfície da pele do animal.
- A raiz é considerada uma parte viva do cabelo porque está localizada sob a pele. Por um lado, a raiz está presa ao caule e, por outro, ao bulbo.
- O bulbo é uma parte muito importante, pois é responsável pela nutrição e crescimento do cabelo.
Se falamos sobre a estrutura histológica, então existem duas partes componentes: camadas escamosas e corticais. Um indicador importante da lã é a espessura do cabelo, que é medida em micrômetros.
Visualizações
Diversas variedades de lã são utilizadas na indústria. Ovelhas e camelos são legitimamente considerados os mais difundidos e procurados. Mas também existem outras opções.
Cabelo de cabra e penugem
Esta categoria inclui mohair, cashmere e todos os tipos de penugem. Em termos de consistência, as matérias-primas são mais homogêneas e macias. Se, após o recebimento, o método de pentear for usado, a penugem ficará mais macia. As variedades mais famosas são:
- angorá;
- Orenburg;
- Caxemira
Essas raças de cabra ganharam popularidade devido ao seu cabelo bastante fino (16-18 mícrons).
Lã de camelo
A lã de camelo ou lã de camelo é fina e leve, mas ao mesmo tempo bastante forte e altamente higroscópica.
Uma característica dessa matéria-prima é a alta densidade da fibra. Isso garante uma boa respirabilidade.
Espécies exóticas
As espécies exóticas incluem lã de alpaca, lama e vicunha. Todos esses animais pertencem à família dos camelídeos. O material é leve e tem alta capacidade de reter calor. A desvantagem da lã exótica é seu alto custo.
Lã de ovelha
A lã de ovelha é caracterizada por uma maior condutividade térmica. Sua popularidade se baseia em seu baixo custo. Pela estrutura, as fibras são densas e elásticas, possuem uma forma espiral. Graças a essas qualidades, os produtos de lã de ovelha são muito volumosos. Convencionalmente, esse tipo pode ser dividido em várias categorias separadas, cada uma com um nome exclusivo.
- Wolle - lã pura, que serve para criar produtos de qualidade média.
- Schurwolle, lã nova, lã virgem - as próprias matérias-primas e os produtos resultantes diferem dos outros em um alto nível de qualidade. Isso é possível devido ao fato de que praticamente não há impurezas na lã.
- Lambswool - com este nome, é produzida e vendida lã de cordeiro, que foi tosada pela primeira vez.
- lã merino - lã merino de qualidade incrível. Os produtos e as próprias matérias-primas são considerados caros.
A desvantagem da lã de ovelha é a presença de um odor desagradável, que demora muito a ser eliminado.
Variedades de tecido de lã
Depois que a lã é obtida de uma das formas, ela vai para a produção. Lá ele é processado, convertido em fio, com o qual são feitos os tecidos. Eles diferem uns dos outros em características. Os mais importantes são densidade e higroscopicidade.
Existem várias variedades de tecidos de lã.
- Pano áspero - eles podem ser distinguidos com segurança em uma categoria separada, uma vez que este é um material bastante resistente. Eles são caracterizados por uma superfície áspera e espinhosa. O tecido é obtido tecendo sequencialmente fios de densidade aumentada. A desvantagem é que o tecido pesa muito.
- Pano fino - esta categoria inclui materiais com estrutura solta. A vantagem do material é leve e boa retenção de calor. Devido a essas propriedades, existem muitas opções de uso do material.
- Tecidos penteados (penteados). A peculiaridade reside no fato de que os fios entrelaçados formam um padrão específico.
- Tecido feltro também é relativamente áspero. É usado com mais frequência para a produção de calçados de inverno.
- Musselina - Este é um tricô muito fino, composto por vários fios: lã, algodão, linho.
- Gabardine - um material obtido a partir de lã merino. Possui um leve brilho.
- Bouclated - apresenta estrutura solta, moderadamente felpuda, espessa e multicolorida.
- Pano fervido - outra variedade, semelhante a malhas.
E também há um tecido de lã sintética. Pode ser distinguido com segurança em uma categoria separada, uma vez que suas características distintivas são a origem artificial e o custo relativamente baixo.
Area de aplicação
A área de aplicação do material lã não é inferior à sua variedade. O tecido é muito utilizado para costurar roupas de alta temporada e de inverno: casacos, jaquetas. Além do mais, vários materiais, incluindo lã, são usados para costurar roupas do dia a dia. Na maioria das vezes, são jaquetas, vestidos, calças, ternos.
E também os tecidos de lã são utilizados na fabricação de acessórios, diversos artigos têxteis para o lar (tapetes, cortinas, cobertores, colchas, capas estofadas para móveis). As capas dos assentos de automóveis costumam ser feitas do mesmo material.
Recursos de cuidados
Como já foi dito, o tecido, independente do tipo, pode se deformar tanto durante a lavagem quanto durante o uso. Por isso é necessário cuidar bem dos produtos.
Você deve começar com o processo de armazenamento. Depois de comprar ou fazer seu próprio produto, deve ser colocado de forma que não se deforme. Mesmo quando se trata de roupas, não é recomendado o uso de cabides para isso, pois a coisa vai esticar de pendurar por muito tempo. A melhor opção de armazenamento é dobrá-lo nas prateleiras de um armário ou cômoda.
E você também deve proteger as coisas de pragas. O mais comum deles é a toupeira. Para que esse inseto não machuque, é recomendável armazenar bastões especiais de alfazema ou cítricos em um armário de lã.
Roupas feitas de materiais naturais devem ser lavadas à mão em água com temperatura não superior a 30 graus. Se você usar uma máquina de lavar, será necessário selecionar o modo delicado sem girar. A lavagem a seco é proibida ou deve ser delicada. Não use detergentes agressivos e componentes de limpeza.
É melhor secar as coisas desdobradas em uma secadora. Se estiver pendurado em ganchos ou em uma bateria, na maioria dos casos isso resultará em deformação.
A principal vantagem dos itens de lã é que eles não enrugam. Se, no entanto, houver necessidade de passar a ferro, deverá fazê-lo à temperatura mínima e com muito cuidado.
Se você cumprir todos os requisitos acima, as coisas de lã durarão muito tempo e permanecerão na forma adequada. Caso apareçam pelotas na superfície, recomenda-se removê-las com cuidado usando uma máquina especial.