Características do tecido Sherpa
Sherpa pertence à categoria dos materiais sintéticos. O material ganhou popularidade graças à imitação de pele na parte frontal. Na aparência, a pele artificial praticamente não é inferior à natural. O material é utilizado para costurar diversos produtos.
O que é isso?
Sherpa é um material artificial que parece uma tela densa com uma imitação de pele na frente. Como o tecido é criado artificialmente, seu custo é um pouco inferior ao da pele natural. Mas, ao mesmo tempo, as qualidades práticas e operacionais do material permanecem praticamente no mesmo nível.
O poliéster é usado como matéria-prima primária para criar o tecido. Para transformar esse material em pele artificial, é necessário submeter as matérias-primas primárias a um tratamento térmico especial. Como resultado desse processo, o poliéster é convertido em fibras finas. Primeiro, é criada uma base e, só então, com a ajuda de um filtro, as fibras são formadas sobre ela.
As fibras são aplicadas à base por meio de uma prensa potente. As fibras aderem quase que instantaneamente. Eles são primeiro penteados em um aparelho especial. Na etapa final do processamento, o material é pintado na cor desejada e bem seco.
O tecido possui o seguinte conjunto de características:
- boa resistência à água;
- baixa permeabilidade ao ar;
- eletrificação perceptível;
- a higroscopicidade varia de 1 a 5%.
A China é o principal produtor desse material. Além disso, a Coreia é responsável por uma pequena parcela da produção.
História
A criação dos sherpas começou no século 19 na Grã-Bretanha. O nome tem uma história bastante interessante. O fato é que o tecido tem o nome dos povos que vivem nos territórios da Índia e do Nepal.
A ideia de fazer esse tecido surgiu devido ao alto custo da pele natural. O sherpa permitia que pessoas com diferentes níveis de renda usassem produtos de pele. Além disso, esses produtos nem sempre são comprados por pessoas com um orçamento limitado. Sherpa goza de grande popularidade entre as casas de moda famosas.
Sherpa pode ser tingido em quase qualquer tom, mas as cores mais populares são preto, branco, vermelho, verde, cinza e marrom.
Formulários
Pelas suas propriedades e aspecto único, o Sherpa ocupou com segurança o seu nicho na produção de têxteis. O material é ideal para costurar itens como:
- vestuário exterior (casacos, jaquetas, casacos de peles artificiais);
- tapetes;
- Tecido para estofamento de móveis;
- cobertores e colchas.
Este é apenas o objetivo principal. Sherpa é frequentemente usado para criar palmilhas e seções internas de sapatos de inverno e de meia temporada. Sherpa é usado como um complemento decorativo para a criação de vários materiais, bem como brinquedos infantis.
As principais vantagens do uso são as seguintes:
- baixo custo de material;
- relativa facilidade de processamento;
- um grande número de produtos disponíveis para fabricação.
A desvantagem é que o material é de origem sintética, podendo causar reações alérgicas em algumas pessoas.
Nas lojas, você pode comprar tanto a própria tela quanto os produtos acabados. Os principais critérios de qualidade na escolha são uniformidade de cor e vilosidades.