Tudo que você precisa saber sobre seda
Os tecidos de seda são conhecidos pela humanidade há muitos séculos. Esses materiais caros estão presentes em quase todas as coleções de roupas de grife e não perdem de forma alguma sua popularidade. Descobriremos mais detalhadamente quais são as propriedades desta tela, por que é tão atraente e que tipos de tela estão disponíveis para os compradores.
Peculiaridades
A seda natural é um tecido leve e mais fino, obtido graças às lagartas do bicho-da-seda. As primeiras lagartas foram descobertas pelo homem antes mesmo de nossa era, e isso aconteceu na China. Por muitos séculos, os chineses não revelaram os segredos da produção de seda a outros povos, e o tecido em si foi destinado exclusivamente à rica família imperial. Mas no século 5, graças a um golpe de sorte e contrabandistas infelizes, pupas de bicho-da-seda foram parar na Índia. A partir daí, os segredos do ofício começaram a se espalhar lentamente pelo mundo.
A seda é produzida com uma tecnologia muito interessante, cujas características não são familiares a todos. Para fazer tecidos, os fabricantes montam fazendas especiais onde os bichos-da-seda são criados. Primeiramente é necessário despertar os ovos das borboletas, para isso, são organizadas condições especiais de temperatura. As larvas eclodidas são muito vorazes, precisam de muitas folhas. Ao crescer, as lagartas passam por vários estágios de muda e, eventualmente, começam a criar um casulo.
Quando os casulos são formados, eles são examinados e os melhores são selecionados. Restam alguns para o lançamento das borboletas. Estes últimos não voam, são absolutamente cegos, embora há milhares de anos nem tudo fosse assim. Os casulos selecionados são imersos em água quente, e deles é liberada a sericina - uma substância que gruda as fibras. Em seguida, os fios acabados são enrolados automaticamente em máquinas especiais e posteriormente transportados para as oficinas de tecelagem.
Hoje os tecidos de seda são produzidos em todos os lugares, mas o material chinês ainda tem uma qualidade especial. A composição dessa seda inclui proteínas (fibroína) - cerca de 70 ou 80% delas, além da sericina - até 30%. Uma pequena proporção do peso é responsável pelos componentes da cera, bem como por vários aminoácidos e minerais.
A produção de tecidos pode ser padronizada por vários GOSTs. Por exemplo, o documento nº 28253-89 é responsável pelas condições técnicas gerais de tecidos de seda e semisseda, e GOST 22542-82 descreve a resistência à abrasão.
A seda tem muitas propriedades positivas.
- Aparência eficaz. O tecido é muito fino, delicado, parece luxuoso. O material é especialmente interessante para revelar ao sol, uma vez que pode refratar os raios. Além de sua bela aparência, a matéria é bastante agradável ao tato.
- Boa termorregulação. Nas roupas de seda, é fresco no verão e não frio no inverno, apesar de sua magreza. O material absorve perfeitamente a umidade, seca rapidamente e permite a passagem do ar.
- Higiene. Insetos, ácaros e vários microrganismos nunca criam raízes em produtos de seda. Por algum motivo, eles contornam esse tecido.
- Resistência ao desgaste. Os produtos de seda são usados por muitos anos, não rasgam nem esticam. Além disso, essas coisas praticamente não se dobram (mas depende da variedade).
- Não inflamabilidade. Se uma brasa ou uma faísca acidental atingir o tecido, não haverá um lampejo instantâneo de chama. A matéria simplesmente começará a arder lentamente.
- Baixo encolhimento. O item lavado pode encolher apenas 5% do seu comprimento original.
Agora vamos destacar as deficiências do assunto descrito.
- Altos preços. Nada mudou aqui desde os tempos antigos - a seda ainda continua a ser muito cara.
- Manchas de umidade. Apesar do fato de que a matéria seca muito rapidamente, depois disso manchas e estrias de água ou suor se formam sobre ela.
- Maior necessidade de cuidados. A seda natural precisa de ser lavada e passada de maneira organizada.
- Medo do sol. A matéria desvanece-se rapidamente sob os raios do sol, perde suas cores e aparência original.
Variedades
A seda pode ser classificada em dois tipos: natural e artificial. Eles são fundamentalmente diferentes um do outro.
Natural
Essa é exatamente a seda natural obtida das lagartas do bicho-da-seda. Os fios dessas matérias-primas podem ser diferentes em cor e densidade. A razão para isso são as diferentes condições de crescimento das lagartas. Aqueles que vivem em condições naturais sempre produzem um fio de qualidade inferior. A cor depende da folhagem que os insetos comem.
Os bichos da seda produzem fios para a seda chinesa antiga. O material denso é mais frequentemente obtido de lagartas indianas que comem folhagens de carvalho. Em geral, agora existem duas variedades de fios de seda.
- Mulberry. A variedade mais cara e ao mesmo tempo a mais bonita. Esses threads só podem ser obtidos em um ambiente de farm.
- Tussa. E esse tipo de fio é produzido por lagartas selvagens. Os fios têm todas as características da seda, mas não são tão ideais quanto as subespécies anteriores.
Artificial
A seda artificial nada mais é do que viscose. Esse tecido serve como um excelente substituto para o caro tecido natural, pois tem uma bela aparência. A viscose é produzida a partir da celulose, passando a matéria-prima por uma máquina de fiar. No entanto, às vezes o nome "seda" também é usado para tecidos que não têm absolutamente nada a ver com isso, eles são semelhantes apenas em uma superfície lisa, por exemplo, o polialgodão.
A viscose tem muitas características distintas. Este é um assunto fino e leve. Pode ser quase transparente ou denso. O tecido é agradável ao corpo, mas permite que o ar passe muito pior do que o natural. A viscose não tem medo do sol e seca tão rapidamente quanto a seda natural.Porém, a matéria se enruga muito, é difícil trabalhar com isso, pode quebrar com um movimento descuidado.
Devido a essas características, a viscose é uma ordem de magnitude mais barata que a seda.
Tipos de tecido de seda
Muitos belos tipos de tecido são feitos de fios de seda natural. Vamos examinar mais de perto os recursos dos mais populares.
- Atlas. Este é um tecido iridescente interessante, onde um lado é brilhante e o outro é fosco. O entrelaçamento dos fios forma um padrão geométrico. Atlas pode ser leve, pesado, padronizado. É muito utilizado no fabrico de vestidos de noiva, fatos elegantes, têxteis-lar. Os mais populares são os tipos de atlas japoneses.
- Gás. O tecido mais leve com uma trama especial de fios. O tecido é extremamente permeável ao ar e à luz. Com ela são costuradas blusas leves, que também são utilizadas para decorar vestidos de cetim e outros materiais semelhantes.
- Tapioca. É um material ligeiramente áspero, a superfície parece granulada à palpação. Graças à tecelagem múltipla dos fios, o crepe é muito forte e resistente ao rasgo. O tecido praticamente não enruga, ele pode ser usado para criar cortinas espetaculares.
- Organza. Este material praticamente não tem peso. Não enruga nem encolhe após a lavagem. Pode ser brilhante e fosco, existem algumas outras variações. Organza se presta a uma variedade de métodos de decoração.
- Cetim de seda. Este material tem uma bela tonalidade ondulante. Há um pouco de algodão na composição. Este cetim resiste perfeitamente a manchas nas cores mais brilhantes; diferentes padrões podem ser criados em sua superfície. O tecido é popular na costura de roupas.
- Chiffon. Este é um tecido semitransparente. Ao sondar, cria-se a impressão de areia peneirada entre os dedos. Apesar da finura do tecido, é muito leve e durável, absolutamente hipoalergênico. Especialmente populares são o subtipo de tecido nacarado e o material com efeito "camaleão".
- Chesucha. Este material também é chamado de seda selvagem. É produzido por lagartas em condições naturais. A sarna é mais cara do que a seda das lagartas da amoreira, mas esse material não é menos bonito. É muito durável e mais acessível a uma ampla gama de consumidores.
- Foulard. É um xale muito fino, com o qual são feitas lindas cortinas de luz, lenços de pescoço e muitos outros acessórios. Tem uma trama lisa, pode ser tingido em várias cores, tolera bem as estampas. Mas quebra facilmente.
Outros tecidos com seda:
- tafetá;
- toile;
- charmeuse;
- musselina;
- véu de seda;
- dupont;
- seda pontage;
- brocado;
- sarja;
- excelsior;
- cambraia com seda, etc.
Separadamente, vale a pena notar um conceito como "seda fervida". É um assunto com superfície mate. A tecelagem desse tecido é simples. A seda fervida tem uma textura muito semelhante à da camurça e é amplamente utilizada na costura de roupas e na criação de decorações. Também há seda amarrotada, uma aparência semelhante é dada ao prensar. Também existe um tecido com nervuras chamado reps.
Quanto ao rayon, a variedade mais popular é o rayon. O modal de seda artificial é feito de madeira de eucalipto. A superfície desse tecido brilha eficazmente ao sol. Lyocell tem características semelhantes. A seda de acetato é incrivelmente macia, mas rapidamente eletrificada, assim como a seda sintética. Puffs constantemente aparecem em ambos os tipos de matéria. Além do acima exposto, existe também um tecido macio com seda, bem como uma subespécie como "seda molhada".
Uma certa porcentagem de seda pode estar em uma ampla variedade de materiais. Freqüentemente, os fios do bicho da seda podem ser misturados com algodão, lã e materiais sintéticos. As matérias-primas italianas naturais e artificiais são as mais caras. A seda natural da Itália é o mais próximo possível da chinesa em qualidade.
O que você pode costurar?
Muitas coisas diferentes podem ser feitas com o tecido descrito.
- Roupas casuais e outras. Os guarda-roupas femininos, masculinos e infantis são obtidos a partir de materiais delicados. É verdade que roupas de seda para crianças são costuradas com menos frequência. Basicamente, são lindas blusas e ternos para mulheres, camisas para homens. O material fino será uma boa decoração para um vestido de noiva ou de noite. Tecidos mais grossos (como cetim) são um excelente fundo para criar padrões geométricos leves.
- Lingerie e roupas para o lar. Conjuntos de lingerie de seda, robes com aberturas e penhoares trazem muito prazer para quem os veste. No entanto, essas coisas são muito caras.
- Têxteis para o lar, cortinas. Cortinas de luz são costuradas de finas organza e véus, cortinas espetaculares são feitas de cetim, também é usado como tecido para a casa ou como parte de estofamento de móveis. Cetim de seda e alguns outros tipos de tecidos podem ser usados para costurar roupas de cama exclusivas.
- Resina. Curiosamente, a seda também pode ser um ótimo tecido de forro. Essas roupas serão muito agradáveis ao toque.
- Acessórios. Tecidos naturais e artificiais são usados para fazer lenços finos para homens e mulheres, lindos enfeites para penteados, fitas delicadas.
Como reconhecer tecido de seda?
Antes de comprar um item de seda, é muito útil entender os meandros da seleção de tais produtos. Se você quiser comprar algo feito de material natural, precisa se lembrar de algumas regras de seleção.
- O tecido natural tem um brilho suave. Sob uma iluminação diferente, ele muda de tom, começa a brilhar de uma maneira diferente. Mas artificial em qualquer luz terá a mesma aparência.
- A seda natural, quando aplicada ao corpo, aquece instantaneamente até sua temperatura. É muito macio, aerodinâmico. O tecido artificial aquece muito lentamente.
- Se você apertar um bom tecido em sua mão, ele formará uma dobra que se endireitará quase imediatamente. Viscose e outros materiais semelhantes demoram mais para recuperar sua forma.
- Se possível, acenda um fio de seda. Os aromas de plástico e madeira falam da origem não natural da matéria.
Como cuidar?
Os produtos de seda requerem cuidados delicados. O material branco é lavado separadamente do colorido. Você pode fazer isso em uma máquina de escrever e manualmente. Se for selecionada uma máquina, vale a pena configurar o modo "Silk". Em ambos os casos, a coisa não está torcida, e a temperatura é levada a um máximo de +30 graus. Lavam as coisas com agentes moles, melhor do que líquidos, enxágue abundantemente se o procedimento for feito manualmente. Os especialistas também aconselham adicionar vinagre (5 colheres de sopa por 10 litros) à água de enxágue, o que permite que o tecido recupere suas cores brilhantes. A coisa molhada é colocada no fundo da banheira para que a água possa fluir livremente.
Você pode secar produtos feitos de tecidos naturais ou artificiais na horizontal e na vertical. O principal é que a secagem não ocorra perto do radiador ou em uma varanda quente e iluminada pelo sol. Lembre-se de que a seda tem medo da luz solar direta. É melhor passar a ferro as coisas com um ferro ou pano de algodão, o modo de aquecimento deve ser o mais baixo.
A passagem a ferro é realizada exclusivamente de dentro para fora, pois o ferro pode deixar marcas.