Propriedades e tipos de cetim
Os tecidos nos cercam desde o nascimento. Roupa de cama, roupa é o que encontramos todos os dias. Você pode tornar essas reuniões mais agradáveis escolhendo tecidos de alta qualidade, como os diversos tipos de cetim.
O que é esse tecido?
A história do assunto denominado "cetim" tem origem na China. O tecido foi inventado no século XII e recebeu o nome do porto chinês de Zaytun. O cetim naquela época era feito de fios de seda natural e, portanto, estava disponível apenas para cidadãos ricos do país. Túnicas luxuosas, vestidos formais adornavam os corpos de famosas belezas, deliciando-as com frescor e perfeita suavidade.
Na Europa, o tecido apareceu muito mais tarde, nomeadamente em 1850. Como na China, poucos podiam se dar ao luxo de usar uma roupa feita dessa matéria, mas o século 20 mudou radicalmente a posição do cetim. Assim, os fios de seda foram substituídos por fios de algodão, o que tornou o tecido muito mais acessível.
A descrição do material não pode deixar de alegrar-se, porque inclui epítetos como:
- suave;
- brilhante;
- suave;
- resistente ao desgaste;
- brilhante.
O cetim natural se parece com a seda ou o cetim e, portanto, não será difícil reconhecê-lo. É fácil dobrá-lo em dobras intrincadas ou endireitá-lo com um movimento, sacudindo o assunto. Ao contrário dos tecidos de seda, retém bem o calor e dá-o ao seu dono.
Composição
O cetim recebeu este nome devido ao método de tecelagem, pelo que vários fios podem ser utilizados na sua confecção. Portanto, o mais popular é o tecido de algodão puro com uma densidade de 85-130 fios.Esta composição permite criar conjuntos de cama atraentes e de alta qualidade com um alto grau de resistência ao desgaste.
O cetim sintético (ou blend), além do algodão, traz em seu arsenal os fios de poliéster. A mistura de fibras permite que sejam utilizadas como base para roupas e roupas de cama. Observe que o cetim sintético é mais durável e democrático, mas inferior em características táteis.
Quando o tecido de maior densidade é necessário, o cetim duplo é usado. Em sua composição, fios de algodão e viscose se entrelaçam. Uma fibra semelhante é usada para o forro.
Como mencionado anteriormente, o cetim era feito de fibras de seda na China. Hoje, os fios de seda também são usados na criação de tecidos, porém, como complemento ao algodão. O cetim acetinado também pode ser feito com fios totalmente sintéticos. Com o uso de seda ou sintéticos, o tecido ganha brilho e brilho especiais.
Algodão e lã são outra combinação possível para cetim. O lado externo do tecido é liso, enquanto o lado interno mantém o calor e a versatilidade do velo. O cetim denominado "mansi" é muito utilizado na confecção de colchas e tapetes.
Não se pode deixar de citar mais uma composição possível para o cetim. Mako-cetim, incrível em suas propriedades, é feito de algodão egípcio, surpreendendo pelo seu brilho com uma composição absolutamente natural.
Tecnologia de manufatura
O cetim é um tecido que requer atenção especial às técnicas de fabricação. Assim, o tecido surge exclusivamente graças ao tear, como era há séculos. Na China, o cetim foi criado em teares manuais e o processo foi mecanizado apenas no século XVII.
O início do trabalho na criação de matéria delicada é o preparo do algodão, pois as fibras devem ter resistência e brilho especiais. Para isso, os fios são tratados com diversas soluções alcalinas e ácidas, ou seja, são mercerizados.
O número de fios pode ser usado de maneira diferente, o que determina a densidade futura da matéria. Por exemplo, pode haver 5 fios, quatro dos quais serão usados para a urdidura e o quinto para o fio de trama. Um fio fino e fortemente torcido é usado como fio de trama, devido ao qual o efeito de uma superfície de seda brilhante é alcançado. O lado franzido do tecido não tem brilho, já que nele prevalecem os fios de urdidura, enquanto o lado frontal cintila com o brilho de um fio de trama fortemente trançado.
Quando a tela está pronta, ela é branqueada e tingida.
Métodos de pintura:
- pigmentar;
- reativo.
O tingimento reativo é preferível, porque o produto obtido com a sua ajuda não perde a cor mesmo após várias centenas de lavagens. O segredo está nas tinturas, que literalmente corroem as fibras. A coloração de pigmentos permite que você aplique tinta apenas na parte frontal, o que não é uma opção de alta qualidade.
Variedades
Hoje você pode encontrar um grande número de opções de cetim. O algodão é misturado com várias fibras para formar uniões diferentes. Considere os tipos mais populares de roupas de cama.
- Um dos tipos populares de assunto é jacquard de cetim. Sua alta resistência ao desgaste se deve à sua boa densidade de 200 fibras por metro quadrado. Na aparência, o material lembra seda estampada, pois não possui frente. A beleza do jacquard de cetim reside nos padrões intrincados que se elevam ligeiramente acima da base do tecido.
- Observe que existe na indústria de tecelagem e cetim estampado, insubstituível para costurar cortinas. O padrão nele consiste em fios entrelaçados de várias cores. Ao mesmo tempo, o padrão não tem começo nem fim, representando uma bela tela.
- O cetim estampado é o oposto do cetim estampado. Nesse caso, o desenho é aplicado à tela acabada usando tintas.Essa matéria fica ainda mais densa e forte, e a imagem agrada com brilho e saturação. O tecido com esse método de tingimento é denominado "ecosatina", já que a tinta é aplicada apenas na parte da frente e, portanto, não entra em contato com a pele.
Os especialistas recomendam o uso de ecosatin para pessoas com tendência a alergias, assim como para crianças.
- Cetim de seda - uma das mais novas variedades de cetim elite. É excelente para uso como tecido de base para cortinas, roupas de cama e roupas. Essa variedade tem fios de algodão na base e um fio de seda trançado na frente.
- Outro tipo de assunto de elite - mako satin. Como mencionado anteriormente, apenas fibras de algodão egípcio são usadas para criá-lo, que se distinguem por sua densidade e finura. Os fios firmemente torcidos podem decorar qualquer estilo de roupão, blusa ou vestido para ocasiões especiais.
- Para tecidos solenes e festivos, inclua veludo cotelê de cetim. Seu aveludado e leveza permite costurar roupas leves e texturizadas.
- Uma boa combinação de dois tipos de fibras é cetim macio. Além do algodão, utiliza fibras de viscose. Graças aos fios de viscose, o produto acetinado macio não enruga e não altera sua aparência apresentável mesmo após 300 lavagens.
- Tecidos sintéticos também são uma boa escolha. Então, cetim brilhante, feito de fibras de poliéster, tem se mostrado um tecido para costurar capas. Sua peculiaridade está na aplicação de uma tinta prateada no tecido. Além disso, o cetim brilhante é famoso por sua alta resistência e, portanto, encontra o amor entre os consumidores.
- Os melhores fios de poliéster, diluídos com fibras de algodão, formam um tecido leve chamado "Cetim Slim". É utilizada com sucesso na confecção de roupas de cama para adultos e crianças, pois entre suas vantagens está a resistência ao vinco e a secagem rápida. Além disso, o cetim fino é antiderrapante e fica bem depois de várias lavagens. O tingimento reativo de cetim fino corrói as fibras do tecido, agradando com uma aparência decente por um longo tempo.
Vantagens
Roupas e roupas íntimas de cetim há muito conquistaram seus admiradores. Inúmeras resenhas atestam o amor pelo material transportado ao longo dos anos e, às vezes, de gerações. Por exemplo, os pais compram roupa de cama para si e para os filhos para a festa de inauguração, bem como para os netos e parentes, sabendo que não é melhor e mais prático encontrar um presente.
A maioria das vantagens do tecido reside na sua naturalidade. O algodão puro fornece:
- falta de possíveis manifestações de alergias;
- "Respiração" do corpo;
- sensações táteis agradáveis;
- falta de substâncias tóxicas;
- preservação do calor.
Outras vantagens vêm da tecelagem especial dos fios. Então, o linho de cetim tem:
- brilho incrível;
- densidade;
- sedosidade;
- aparência apresentável;
- falta de vincos.
O linho de cetim é uma dádiva de Deus para quem valoriza o seu tempo. Depois de comprar os conjuntos, você pode esquecer o alisamento interminável da roupa de cama, bem como as mudanças frequentes devido à perda de desempenho.
desvantagens
Os proprietários de linho acetinado, via de regra, rejeitam qualquer tentativa de encontrar falhas neste material. Porém, somente uma análise sóbria das características do tecido ajudará posteriormente a atender às suas expectativas.
A primeira desvantagem subjetiva é o alto custo do cetim natural. A ausência de sintéticos torna a matéria nobre e, portanto, não está disponível para todas as carteiras. Observe que os amantes do cetim justificam o alto preço pela operação de longo prazo.
A segunda desvantagem é considerada por alguns como a excessiva sedosidade do assunto. A roupa de cama escorrega e, portanto, não é muito confortável para dormir. Conjuntos de pijamas e cuecas de algodão resolvem o problema.
Outra característica é a impossibilidade de uso de matéria em dias quentes.Segundo os proprietários, no verão faz calor para dormir em cuecas de cetim, enquanto no inverno é muito confortável e aconchegante.
Comparação com outros materiais
Freqüentemente, os amantes de lingerie de alta qualidade não sabem qual material escolher. Apesar de a maioria dos tecidos usar algodão, a diferença entre eles é grande.
Ao comprar conjuntos de cama, os consumidores costumam escolher entre:
- cetim;
- popeline;
- chita.
Para entender qual deles é o melhor, vai ajudar uma tabela com as principais características, que podem ser encontradas em muitos fornecedores que querem não só vender tecidos, mas também explicar as principais diferenças ao comprador.
As características comparativas são baseadas nos seguintes critérios:
- aparência;
- preço;
- suavidade;
- resistência ao desgaste.
Olhando de perto o desenho, habilmente executado em um tear, você notará que chita grossa, popelina e cetim são tecidos completamente diferentes. Por exemplo, o cetim é caracterizado pela suavidade e sedosidade da parte frontal. A popelina não tem tanto brilho, conquistando os consumidores com a tecelagem em forma de bainha. Tal padrão pode ser obtido entrelaçando fios de diferentes espessuras e sua conexão posterior. Calico é simples e fácil de fabricar, e o padrão de seus fios forma os passos em forma de cruz usuais.
E se na aparência os líderes podem ser considerados cetim e popelina, então o custo não pode ser considerado igual ao de chita grossa. Ela é realmente muito democrática e, na hora de escolher um kit de alta qualidade, pode servir por muito tempo.
A maciez é um critério importante para julgar o tecido, especialmente quando se trata de roupas e roupas de cama. As melhores fibras de cetim semelhantes à seda superam significativamente os outros concorrentes. A popelina ocupa o segundo lugar, com razão, enquanto a última medalha é dada à chita grossa. Porém, às vezes a tecelagem de chita grosseira e grosseira, ao contrário, torna-se uma vantagem, pois passando as horas noturnas em tal cama, pode-se combinar sono e micro-massagem de todo o corpo.
O nível de resistência ao desgaste depende diretamente da qualidade da roupa. Assim, se o cetim e a popelina, ao misturarem as fibras naturais com as sintéticas, não perdem sua durabilidade, então a chita grossa forma rapidamente pelotas feias.
Caso a escolha seja entre concorrentes naturais, então cada material agrada pela sua durabilidade. Densidade de 120 fios por 1 sq. cm fornece resistência, bem como não encolhe. Observe que, com cuidado inadequado, a popelina pode deformar e encolher em seu tamanho original.
Como vocês podem perceber, não há consenso na escolha do tecido, pois muito depende das prioridades do comprador em um determinado momento.
Dicas de Seleção
Indo em busca de cetim de qualidade, é importante lembrar quais locais de venda são melhores para ignorar. As barracas de rua e os mercados raramente compram materiais naturais com base no nível de renda do segmento de compradores que os visita. Querendo comprar lingerie de luxo, é mais sensato entrar em contato com salões especializados da cidade.
Características táteis de um bom cetim:
- o material não estica e não brilha;
- não tem um cheiro forte de tinta e corantes de baixa qualidade;
- bastante denso, como evidenciado pelos dados na etiqueta (densidade de 110 fios).
Prestando atenção ao rótulo do produto, é importante levar em consideração a composição do tecido. Claro, fibras 100% naturais são uma prioridade, mas os conjuntos de roupas íntimas infantis costumam ser diluídos com uma fração de sintéticos para uma secagem mais rápida.
É preciso ter cuidado com o cetim "Denia", que não possui informações oficiais sobre a composição e densidade, como evidenciado por um grande número de críticas negativas em sua direção.
Conselhos sobre cuidados
A roupa íntima de cetim não é um prazer barato, por isso é importante organizar o cuidado adequado com o material.
- Você pode lavá-lo por qualquer meio em uma temperatura não superior a 40 graus.
- Também é permitido torcer a roupa na máquina, mas vale lembrar que altas revoluções podem provocar o aparecimento de vincos.
- A roupa tolera bem o engomar.As roupas de cetim femininas se prestam bem a engomar a vapor.
- O material branco e colorido é fiel a qualquer tipo de pó e condicionador. Se você quiser branquear tecidos, pode usar qualquer branqueador com confiança.
Para uma visão geral do tecido crepe-cetim, veja abaixo.