Tipos de tecidos

O que é sarja e o que é costurado com o tecido?

O que é sarja e o que é costurado com o tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História da aparência
  3. Visão geral da espécie
  4. Áreas de uso
  5. Regras de cuidado

A sarja é um tecido com uma trama especial de fios na diagonal. E se baseia não só em fibras naturais, mas também nas artificiais. É usado em muitos lugares, mas nem todos sabem cuidar bem da sarja para que o produto feito dela dure muito tempo.

O que é isso?

Este material é feito graças à tecelagem diagonal dos fios da trama. Os fios são deslocados em relação à urdidura e é assim que se obtém uma cicatriz diagonal reconhecível. De denso a fino, de grosso a sedoso, de elástico a macio - as opções de tecelagem diagonal dos tecidos são diferentes. O padrão finalizado se parece com a interseção de listras grandes e pequenas, desviando para a esquerda ou para a direita, em ziguezagues. Mas a direção certa provavelmente é usada com mais frequência. O lado esquerdo é mais difícil de encontrar.

O ponto de sarja é considerado diagonal e confere ao material propriedades e características especiais. Com isso, cada tecido ganha seu próprio padrão, que vai depender do espaçamento, da espessura do fio e de sua estrutura. Para obter sarja, são usados ​​algodão, lã e, claro, seda e poliéster. A espessura da matéria dependerá dos fios (sua estrutura e composição). A densidade da tela está na faixa de 220 a 360 g / m2.

E se nos tecidos comuns, digamos, a fusão da trama com a urdidura é constante, então na sarja a trama se deslocará. A diferença na ordem de deslocamento determinará a qualidade e a densidade do tecido. Quanto mais a trama se move, mais forte será o material. E o tecido com um ligeiro deslocamento da trama ficará fino, com uma pequena nervura. Existe esse conceito de “rapport”, que é definido como um indicador numérico da quantidade de deslocamento dos fios da trama. E o indicador é escrito como uma fração, onde os fios da urdidura são o numerador e os fios da trama são o denominador.

Portanto, se o numerador for maior que o denominador, a sarja é a principal (isso significa que os fios da urdidura passarão a ser a frente). Se o numerador for menor que o denominador, o anverso será trama. Os fios da urdidura são sempre fortes, mas os fios da trama são soltos.

Quais são as principais vantagens da sarja:

  • a resistência do tecido;
  • disponibilidade;
  • resistência ao desgaste;
  • a capacidade de absorver e evaporar umidade;
  • dominância de fibras naturais na composição;
  • hipoalergênico;
  • baixa eletrificação, ou seja, a roupa não "faiscará";
  • coloração fácil, o que significa uma ampla gama de cores;
  • as cores permanecem brilhantes por muito tempo;
  • cuidado despretensioso;
  • secagem rápido;
  • falta de pellets na superfície.

Dos pontos negativos, podemos notar a tendência do tecido a encolher, o que será notado logo nas primeiras lavagens. Além disso, o derramamento do material na obra não está excluído. O tecido estica ligeiramente. E para que fique mais macio, mais elástico, são acrescentados sintéticos à composição.

História da aparência

Se você procura a pátria do tecido, com certeza será a França. Nos trezentos anos da nossa era, foi feito em Nimes um material que durante muito tempo foi a base das formas de trabalho. Com o tempo, eles trabalharam, aprimoraram e passaram a costurar ternos, vestidos e lençóis bons também.

O empreendedor americano Levi Strauss trouxe verdadeira fama para a sarja. Ele pegou o tecido como base de seu jeans. Agora, a marca de algodão é chamada de brim e, se você decifrar essa palavra, obterá "de Nimes". A mesma cidade onde a sarja foi mencionada pela primeira vez. Aliás, por muito tempo, o jeans também era apenas uma roupa de trabalho, mas agora todo mundo tem.

Visão geral da espécie

A classificação da sarja é bastante ampla. Vamos considerar suas variedades com mais detalhes.

Por tipo de tecelagem

O método de tecelagem em sarja pode ser denominado marque e, como já foi referido, diagonal. Tecido pelo tipo de tecelagem, e também pela finura e inclinação do fio, acontece:

  • clássico: neste caso, as linhas têm a mesma largura e inclinação para a direita;
  • linha interrompida: esta é uma pequena cicatriz com uma inclinação para a esquerda, o resultado é um padrão em espinha (mais um tecido fino);
  • complexo: as listras diagonais variam em largura, o que aumenta a densidade do tecido;
  • reforçado: trata-se de um tecido com uma densidade especial e com largas riscas diagonais;
  • ziguezague: os fios da trama são guiados alternadamente para a esquerda e para a direita.

Mas esta não é a única variedade de sarja.

Por cor

O tecido pode ser liso ou monocromático, bem como estampado ou estampado, estampado ou com enfeite, também branqueado. A sarja monocromática é mais usada como forro de agasalhos, a partir dela é costurada a vestimenta de trabalho, é usada justamente como um material técnico. Apenas espécies severas são branqueadas.

Por composição

Pode ser tecido de algodão finamente tecido. Essa opção é muito comum. Há também o tecido de seda, que tem a maciez e o brilho característicos da fibra.

Além disso, de acordo com a composição, a sarja pode ser:

  • de lã;
  • 100 por cento de algodão áspero (tecelagem de quatro fios é uma característica dele);
  • poliéster;
  • viscose (usada para forro de tecido);
  • esticar com elastano.

Se o tecido de algodão é adequado para roupas de trabalho, então a roupa de cama, bem como a roupa íntima, os robes e assim por diante, são costurados de sarja de seda. E o material onde o elastano é usado é literalmente insubstituível nas roupas infantis. O forro em sarja é feito com a inclusão de viscose, para que não seja apenas macio e elástico, mas também higiênico. E, claro, é difícil encontrar uma sarja mais durável do que uma áspera. Os tecidos sintéticos são frequentemente usados ​​na decoração de interiores, cortinas, estofados, etc.

E há outro tipo de sarja - o uzbeque. Este é o material que é feito de algodão usbeque 100% natural. Era uma vez, nos anos soviéticos, os jeans eram feitos com ele, de modo que não eram piores do que os importados. Mas ainda assim saiu um pouco pior, porque as fibras da sarja uzbeque não eram tão longas quanto as do denim.Mas em roupas de trabalho, esse material tem sido usado com muito mais sucesso.

Áreas de uso

Os tecidos de sarja são usados ​​literalmente em todos os lugares. Provavelmente não existe ninguém que não esteja familiarizado com este tipo de tecido. E como agora a tecelagem de sarja também foi modernizada, o escopo de uso do material se expandiu significativamente. Roupas de trabalho e jeans são apenas uma parte das peças de roupa para as quais a sarja é ideal. Ternos, calças, vestidos e casacos são costurados ativamente a partir dele. Para ambos os sexos e quase todas as idades.

Os tecidos naturais são higroscópicos, o que é muito apreciado para roupas de trabalho, porque o suor e o calor devem ser removidos de forma relativamente rápida e confortável. O trabalhador, por outro lado, não perderá tempo trocando de roupa. E a ausência de eletricidade estática torna possível usar tecidos onde a produção se torna perigosa.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que pode ser costurado com sarja.

  • Macacões para petroleiros, mineiros, oficiais de segurança. Luvas de trabalho de alta qualidade e resistentes, aventais, bolsas e sacos saem do tecido.
  • E o algodão, linho, com impregnação especial hidrorrepelente, é ideal para estofar móveis e colchões.
  • Uma sarja fina e sedosa é usada para fazer o material do forro. Normalmente, a viscose está presente na composição.
  • Uma sarja áspera e rígida certamente encontrará um lugar na criação de cintos de transporte e segurança. Além disso, panos de esmeril e vários itens de funcionalidade técnica são feitos dessa matéria.
  • A cueca de sarja também é feita e muito confortável. Promete um longo desgaste.
  • Muitas opções de uniformes para médicos, vendedores, trabalhadores de laboratórios químicos são feitas de sarja de algodão.
  • Excelentes vestidos de verão e vestidos de verão, as blusas podem ser costuradas de tecidos com algodão e elastano.
  • Ternos e calças, jaquetas e saias, que também podem ser usadas por muito tempo, são costurados com sarja de lã e semi-lã.
  • A roupa de cama é uma boa opção para quem gosta de dormir com conforto e espera que a roupa dure por muito tempo.
  • Compram bem cortinas e toalhas de sarja, porque têm um aspecto esteticamente agradável e são bastante práticas no dia a dia.
  • Também são feitos acessórios para a cabeça em tecido diagonal, como jaquetas de meia-temporada e capas de chuva.

Em uma palavra, provavelmente é mais fácil listar onde o tecido não é usado. Na descrição das áreas de aplicação, algo novo aparece a cada ano.

Regras de cuidado

Lavar tecidos de sarja geralmente não causa problemas, mas o regime deve ser levado em consideração e não experimentado. Por exemplo, em um ciclo delicado, eles lavam os tecidos que contêm seda, lã ou um componente sintético. Isso significa que o indicador de temperatura durante a lavagem não deve exceder 40 graus. Mas o macacão de algodão pode ser lavado a 60 graus. Os trajes médicos também resistem a altas temperaturas (por exemplo, o modo “roupas de bebê”), mas a lavagem não deve ser intensa ou muito longa.

Vamos ver o que mais você precisa saber sobre como cuidar do tecido de sarja.

  • Este material tem baixo vinco. A maioria de suas espécies não precisa ser passada a ferro. Mas se o tecido contém seda e viscose, e é preciso passar a ferro, então só na modalidade “seda”.
  • Se for um tecido de algodão ou linho, a temperatura de engomar pode subir até 80 graus.
  • Se você usar a função "centrifugação rápida", apenas para tecidos ásperos. Pode ferir outros tipos.
  • A limpeza pode ser de qualquer tipo. Se uma mancha de gordura se formou no forro de um casaco ou chapéu, por exemplo, você pode removê-la com um cotonete embebido em álcool.
  • Mas é melhor não levar alvejantes, assim como composições que contenham cloro. Assim como os pós com grânulos de branqueamento não são usados: isso é muito duro para a sarja.
  • Compostos desinfetantes e antimicrobianos podem ser usados ​​para tratar tecidos.
  • Em primeiro lugar, você precisa estudar o rótulo do produto.
  • A densidade da sarja permite que o material mantenha sua aparência original por muito tempo. Mesmo que você tenha que passar a ferro os produtos, fazendo isso com frequência, eles ainda não perderão sua aparência original por muito tempo.

Materiais como a sarja são muito interessantes: tanto os tipos naturais como os artificiais e as combinações. Além de propriedades que indicam a praticidade do material, é também um tecido esteticamente agradável (na maioria dos casos), o que também inclina muitos a escolhê-lo no caso de uma alternativa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa