Quais são os tipos de tecidos felpudos e onde são usados?
Os tecidos aveludados são apresentados em um grupo separado, que inclui os tecidos, unidos por características comuns. Sua superfície é coberta por vilosidades de diferentes comprimentos ou densidades.
Devido à sua aparência charmosa e outras características positivas, essas telas são ativamente utilizadas em vários campos.
descrição geral
O tecido felpudo é forrado apenas na frente, fica liso por dentro... Estes produtos têxteis são agradáveis ao toque, mantêm-no aquecido e podem transformar qualquer look. As variedades mais populares são veludo, chenille, velour e alcantara. Além disso, os compradores e fabricantes modernos escolhem seda, lã e feltro com feltro de vários comprimentos. Sua superfície é coberta com fibras inteiras ou cortadas. Além disso, cada tipo de tecido possui características próprias de cuidado e operação.
A pilha pode cobrir totalmente uma das faces do material ou estar concentrada em apenas uma ou várias áreas.... Em lojas especializadas você encontra tecidos de diferentes cores e tonalidades, o que aumenta o escopo de sua aplicação.
Os tecidos aveludados têm as seguintes características gerais:
- alta resistência ao desgaste;
- absorção de ruído eficaz;
- proteção confiável contra correntes de ar e vento;
- o tecido retém o calor, mantendo as condições de temperatura confortáveis no tempo frio;
- cortinas simples;
- aparência elegante e atraente.
A enorme variedade tornou-se possível graças a desenvolvimentos inovadores. Equipamentos especiais permitem produzir grandes volumes de produtos, mantendo a alta qualidade.
Os corantes usados pelas marcas devem ser suficientemente brilhantes e persistentes. Caso contrário, o tecido perderá a saturação após cada lavagem.
Tipos de tecidos com pelo
Existem várias subespécies principais desses tecidos.
Com grosso
Tecidos com pelo fofo e espesso apresentam máxima resistência ao desgaste. Essas telas mantêm sua atratividade comercial por muito tempo, mesmo com uso intensivo.
Velveteen
Artesãs experientes reconhecem facilmente este tecido por sua textura especial. Na parte frontal, as cicatrizes dos pelos são perceptíveis, com largura de até 0,5 centímetros. Atualmente, na fabricação desse tipo de material, ao algodão natural é adicionada viscose ou poliamida (tecidos de origem artificial). Também está à venda o veludo cotelê, todo feito de matéria-prima sintética. A textura especial do tecido é perfeita para fazer casacos quentes e confortáveis. O veludo cotelê também encontrou sua aplicação na produção de roupas e móveis estofados.
Veludo
O material denso e popular apresenta uma pilha curta, mas densa. Velvet ganhou sua popularidade devido ao seu esplendor expressivo e jogo encantador. A aparência sofisticada não deixará nenhuma fashionista indiferente. Para realçar as propriedades decorativas do tecido, a sua superfície é decorada com um padrão ou relevo. O material de alta qualidade mantém sua forma e não encolhe, e o toque causa apenas emoções positivas e sensações agradáveis. São necessárias habilidades especiais para trabalhar com veludo, pois é difícil de processar.
Drap veludo
Este tipo de material é feito de tecido de lã natural. O tecido é fino, com vilosidades densas e dispostas verticalmente... Durante o processo de produção, a pilha é cuidadosamente aparada no comprimento desejado, e não prensada. O material é adequado não só para costurar roupas, mas também para chapéus e outros produtos. Cortinas de veludo podem ser encontradas em casas de cultura, teatros e outras instituições semelhantes.
Nota: Alguns itens feitos com tecidos com pelos grossos não podem ser lavados em uma máquina de lavar comum. Para cuidar deles, você precisará entrar em contato com uma lavanderia a seco.
Com um longo
Os tecidos de pêlo longo são classificados de acordo com a origem das matérias-primas utilizadas e a técnica de fabricação. Como resultado, são obtidas telas com pilha alta e pequena, grande e alta.
Pelúcia
Para a fabricação de pelúcia, as matérias-primas naturais são escolhidas principalmente, podem ser fibras de algodão ou lã. É permitido adicionar uma pequena quantidade de materiais artificiais, o que aumentará sua resistência a danos e resistência ao desgaste. As vilosidades são exuberantes, macias e longas.
Se a base da pelúcia for de algodão, as vilosidades serão mais curtas. Os especialistas atribuem o tecido a uma das variedades de veludo, mas pelúcia é um tecido de pêlo longo. Devido à sua textura especial, o material é ideal para costurar cobertores, peluches e outros produtos.
Velours
O próximo tipo de tecido é muito semelhante ao veludo conhecido por muitos, mas difere no comprimento do pelo. Os fabricantes modernos usam produtos naturais (algodão e lã) e sintéticos. O âmbito de aplicação do veludo depende diretamente da sua composição. O veludo artificial produz capas de carro densas e confortáveis. O material proporciona uma agradável sensação tátil e retém facilmente o calor.
Pele artificial
Recentemente, esse material tem ganhado popularidade rapidamente, o que foi facilitado por um eco-movimento ativo. É uma alternativa à pele natural. Este material pode ter base tricotada ou é produzido em teares especiais, optando-se pelo método de duas folhas... Se o fabricante utilizar o método de colagem, a pilha é fixada na base (solo) com um adesivo especial.
Nota: telas da última categoria requerem cuidado especial e manuseio cuidadoso.Uma pilha danificada por uma mancha será muito difícil de limpar, às vezes quase impossível.
A superfície exuberante coleta e retém poeira, portanto, é necessária uma limpeza regular. Na presença de matérias-primas sintéticas na composição da tela será eletrificada.
Com macio
Para manter a superfície frontal macia e agradável ao toque, esses tipos de telas devem ser manuseados com cuidado. Não depende apenas a sua aparência, mas também a estabilidade da sua forma e vida útil.
Angorá
Para fazer angorá, você precisará de um material natural: penugem de coelho ou cabra. No processo de vestir, o tecido envolve com calor e conforto. Devido à sua aparência charmosa, o tecido é frequentemente falsificado. O angorá é perfeito para fazer coisas quentes e confortáveis, pois este material aquece bem e praticamente não pesa. Para aumentar a durabilidade da penugem, um pouco de acrílico é adicionado.
Plis
A próxima variedade é feita de fibras de diferentes origens. O material para a produção do pelo não muda - é algodão, mas a base pode ser sintética, seda ou lã. Encontram-se à venda as seguintes variedades de veludo: móveis, veludo e castor.
A superfície das telas é quente e macia. São fáceis de armar e a aparência está sempre por cima. Na maioria das vezes, as capas de roupas e móveis são costuradas de plisse. Dependendo da finalidade de uso, um ou outro tipo de material é escolhido.
Bicicleta
Este tipo de tecido fascina pela sua suavidade especial, por isso é perfeito para costurar roupas de crianças pequenas e idosos. Além disso, os produtos de bicicleta são escolhidos por pessoas com pele sensível e para quem o conforto é fundamental. Uma das principais vantagens é o respeito ao meio ambiente, uma vez que lã ou fibras de algodão são utilizadas para a produção. O tecido é fácil de verificar quanto à autenticidade. Enquanto a teia está sendo tensionada, ela não deve esticar. Ao escolher os têxteis-lar, o comprador certamente encontrará produtos feitos a partir de bicicletas.
Apesar de os tecidos com fibras macias não serem muito práticos, são escolhidos pelo seu maior conforto. Os especialistas consideram a bicicleta a mais prática de todas.
Áreas de uso
O velo é usado da seguinte forma:
- roupas para crianças e adultos;
- têxteis do lar;
- cortinas, cortinas e cortinas;
- roupa de cama;
- fatos de treino;
- agasalhos;
- acessórios e joias em tecido;
- roupa de baixo;
- elementos interiores;
- tapetes, colchas e cobertores;
- decoração de interiores de automóveis;
- estofamento de móveis;
- Brinquedos de pelúcia;
- tapetes de vários comprimentos e larguras.
Ao escolher têxteis para costurar ou fazer um produto específico, primeiro você deve se familiarizar com suas características e escopo. Além disso, cuidados adicionais dependerão das propriedades do tecido usado.
Panos com cerdas longas e pesadas não devem ser escovados, o melhor é passar um aspirador de pó sobre a superfície.