Ribana: características e subtilezas de aplicação
A ribana é um material prático e muito procurado, muito utilizado para costurar roupas e chapéus. O tecido é um tecido de malha feito na técnica de tricotagem à máquina.
O que é isso?
A Ribana é considerada um dos tipos de malhas mais populares e é um material de algodão criado com recurso à tecnologia de malharia cruzada a partir de uma dupla tecelagem de fios. Como resultado desse método, os dois lados do tecido são completamente idênticos e parecem um tecido amarrado com um elástico fino. Os laços frontal e traseiro alternam em um, dando ao material uma aparência estética e elegante. O material acaba sendo tão elástico e resiliente que às vezes é chamado de elástico de punho.
A Ribana é um dos materiais de malha cruzada ou kulirny, sendo a sua produção efectuada em máquinas de tricotar especiais. A forma de produção do tecido são os rolos, cuja largura varia de 55 a 130 cm, porém, além da execução do rolo, a ribana costuma ser feita por tricô circular, com a formação de uma fresta e padrão de prensagem.
Uma variedade de relevos é obtida devido a um padrão especial de alças alternadas na frente e atrás, que permite obter um belo tecido com trama ou perfuração incomum.
Composição e propriedades
A Ribana pertence à categoria dos tecidos naturais e é 100% algodão. No entanto, para aumentar o desgaste, fibras artificiais são frequentemente adicionadas à composição. Sua participação, via de regra, é pequena e mal chega a 5%. As inclusões sintéticas são representadas por lycra, poliéster, viscose e elastano.A presença dos fios sintéticos confere elasticidade à ribana, torna-a agradável ao toque e ajuda a manter a sua forma original após a lavagem. As roupas de fita fornecem boa respirabilidade e evitam o superaquecimento do corpo durante o uso.
Ribana com lycra e fio de borracha é considerada a mais resistente ao desgaste e durável. As coisas feitas com esse tecido são caracterizadas pela elasticidade máxima e são capazes de manter sua forma original mesmo após lavagens repetidas. A densidade da ribana é de 190 g / m2, o que permite que ela ocupe um lugar intermediário em suas propriedades operacionais entre o interlock e os kashkors semelhantes a ele. Um ponto importante na descrição da ribana é sua higroscopicidade.
O material é capaz de absorver bem a umidade liberada pelo corpo e, devido às fibras sintéticas, também evapora-a de forma rápida e eficiente. É esta propriedade que faz da ribana um material indispensável para a costura de roupa infantil e desportiva.
Vantagens e desvantagens
Grande demanda do consumidor e grande número de críticas positivas sobre a ribana devido a uma série de vantagens indiscutíveis deste material.
- O tecido não causa reações alérgicas, tem boa respirabilidade e afasta o suor rapidamente.
- Graças à presença de fios sintéticos e a um tipo especial de tricô, o material retorna à sua forma original mesmo em caso de forte alongamento.
- A alta resistência da ribana aumenta significativamente a vida útil das coisas e permite que permaneçam atraentes por muito tempo. Além disso, o material não é sujeito a derramamento e encolhimento, é resistente a pilling e é capaz de suportar perfeitamente inúmeras lavagens.
- O tecido é absolutamente despretensioso no cuidado, fácil de limpar e não requer condições especiais de armazenamento.
- As altas propriedades termorregulatórias do material são devidas à presença de microcavidades preenchidas com ar em sua estrutura. Por isso, é criado um espaço de ar entre o corpo e o tecido, o que garante a manutenção de um microclima perfeitamente confortável. Como resultado, o corpo não superaquece durante o esforço físico e não congela em repouso.
- Uma ampla paleta de cores permite que você concretize idéias de design arrojadas e as dê vida ao criar coleções de roupas casuais e caseiras.
No entanto, junto com as vantagens óbvias, a ribana ainda tem desvantagens. Entre as desvantagens destacam-se a baixa resistência ao desbotamento e a longa secagem (em comparação com os materiais sintéticos) após a lavagem. Isso também inclui a necessidade de cumprir certas regras ao secar produtos com nervuras.
Visualizações
A ribana é classificada de acordo com dois critérios, o mais importante dos quais é a composição do tecido. Com base nisso, distinguem-se dois tipos de materiais: naturais e com inclusões sintéticas. O primeiro tipo é representado por tecido 100% algodão, a partir do qual são costuradas travessas, chapéus e blusas para bebês. A segunda é chamada de borracha e é feita com a adição de fios sintéticos. Para aumentar as propriedades decorativas do tecido, muitas vezes é produzido com lurex e inserções de orifícios, e para melhorar suas qualidades de economia de calor - com um velo duplo.
O segundo sinal da classificação da ribana é o método de coloração. Na confecção de roupas para recém-nascidos, a ribana branca sem pintura é mais utilizada, enquanto os tecidos são tingidos para costuras do dia a dia, da casa e do esporte. Segundo este critério, distinguem-se as telas monocromáticas e as impressas.
A ribana colorida parece muito bonita e tem uma grande variedade de padrões e tons. Podem ser imagens engraçadas de crianças e listras contrastantes e padrões geométricos.
Onde é usado?
A área de uso mais extensa da ribana é a costura de roupas infantis. A maior parte da gama de verão e semi-temporada é representada por coisas feitas com este material versátil.Essa preferência por fabricantes de roupas infantis é explicada pela alta demanda por essas coisas e suas propriedades de alto desempenho. Além dos modelos infantis, a roupa íntima feminina e adolescente é costurada de ribana, decorando produtos com orifícios, decorando com laços e lindos encartes.
A ribana é frequentemente usada para costurar camisetas, gola alta e vestidos de verão, bem como para fazer kits esportivos. Além disso, para a produção de modelos de inverno e meia estação, são utilizadas fitas com nervuras, que permitem obter roupas muito leves e ao mesmo tempo quentes e respiráveis. Você também pode costurar punhos e golas para blusões e jaquetas, roupas para casa e pijamas de ribana. Além disso, as malhas são muito utilizadas na produção de chapéus infantis e desportivos, têxteis-lar e artigos de uso diário, bem como material de amolar para o processamento de golas, punhos e mangas.
Como cuidar em casa?
A ribana, como muitos outros tecidos de malha, pertence à categoria dos materiais bastante despretensiosos e não necessita de quaisquer condições especiais de lavagem e armazenamento. No entanto, algumas recomendações gerais ainda precisam ser seguidas. Isso ajudará a preservar a cor do produto pelo maior tempo possível e a estender sua vida útil. Na lavagem à mão, deve-se evitar o atrito prolongado e, na lavagem à máquina, é preferível utilizar as modalidades Delicada, Sintética ou Rápida. Embora a maior parte do tecido seja algodão, não é recomendável usar o programa de lavagem de algodão. A temperatura ideal para lavagem à mão e na máquina é 30 graus. É aconselhável usar água com sabão ou detergente para roupas de bebê ou tecidos delicados como detergente.
É aconselhável centrifugar os produtos a velocidade média e não torcer muito durante a lavagem à mão. Neste caso, é melhor torcer ligeiramente a peça de roupa e, a seguir, secar com uma toalha macia e seca. Devido ao facto de as malhas secarem por muito tempo, o ar fresco será o local ideal para a secagem. No entanto, ao pendurar roupas para fora, lembre-se que a ribana tende a desbotar ao sol, portanto, para evitar a perda rápida de cor, recomenda-se pendurar as roupas na sombra. Se não for possível pendurar a roupa em um local à sombra, você pode virá-la do avesso.
Isso também ajudará a preservar a cor e o brilho da parte frontal do design. A secagem de golas, camisetas, agasalhos e vestidos de verão deve ser realizada em superfície horizontal, previamente coberta com pano macio. Caso contrário, as coisas podem esticar, torcer e perder sua forma original. É estritamente proibido secar roupas de ribana em radiadores de aquecimento.
Recomenda-se passar a ferro as coisas de ribana com um ferro moderadamente aquecido., que geralmente corresponde a dois pontos em seu regulador. A passagem deve ser feita do lado avesso, usando vapor moderado. Para itens de uso diário e esportivo, o engomar vertical e a vaporização por peso são adequados. Isso ajudará a engomar melhor o produto e protegerá as fibras de ribana dos efeitos agressivos das altas temperaturas.
O cuidado regular e adequado, assim como uma atitude cuidadosa e cuidadosa com as roupas, podem prolongar significativamente a vida útil de suas coisas favoritas, feitas com este material prático e conveniente.
Uma visão geral do tecido riban no vídeo abaixo.