Tudo o que você precisa saber sobre o distrito do tecido
A área é uma alternativa moderna aos tecidos naturais clássicos usados na indústria leve. No artigo iremos considerar a descrição, história de aparência, características, tipos e aplicações do material.
O que é isso?
A área é produto de uma trama de fibra química. É um tecido leve e elástico com uma textura incomum. Suas características são iguais às de outras contrapartes naturais. O título do material é composto por 2 palavras. Ray significa "brilho" e o acabamento é semelhante ao de um algodão. No vocabulário profissional, a legislação internacional consagrou o nome da região como seda de viscose. Possui textura macia e agradável ao toque. Ele brilha na luz, mudando de tom sob diferentes condições de iluminação.
É considerado um repelente de sujeira sem propriedades antibacterianas.
De acordo com suas propriedades, é denominado "meio-termo" entre os tecidos naturais e artificiais. É perfeitamente forte e resistente ao desgaste, tem uma espessura pequena e respirabilidade média. O tecido é macio, com frente fosca ou semi-fosca, relevo e padrões em relevo. Após um exame mais detalhado, os fios apresentam ranhuras lobares com seção transversal arredondada. Certos tipos de tecidos imitam a textura da lã, seda, algodão e linho.
História de origem
O distrito surgiu em 1844. O novo processo químico foi descrito pelo cientista inglês Mercer. Sua essência consistia na regeneração de uma solução aquosa de cobre-amônia celulose. O método tem sido usado ativamente desde 1857 por E. Schweitzer. A partir de 1858, o trabalho foi continuado por I. Schlossberger e M. Kramer. Em 1892, eles aprenderam a transformar a solução em fibra.
Esse método começou a ser introduzido ativamente na indústria. Este processo foi bastante complicado. Consistia em 2 etapas, cada uma das quais consistia em 3 etapas consecutivas. Para obter 100% da área, foi produzida celulose. O trabalho começou com a digestão da madeira em hidrogeno sulfato de cálcio. O processo demorou cerca de 24 horas sob pressão. A massa espessa resultante foi diluída em água e enviada a um transportador. Após a secagem, foi cortado em chapas finas. Em seguida, foram tratados com um produto químico para formar santogenato de celulose.
Na segunda etapa da produção do tecido, a substância resultante foi transformada em uma solução de fiação sob a ação de produtos químicos especiais. Mais tarde, ele entrou no dado. Passando por uma placa com orifícios cônicos, a solução era alimentada no tanque de ácido. É assim que as fibras de viscose foram formadas. O tecido feito com eles era sedoso.
A área é freqüentemente chamada de seda artificial. Para a sua produção foi utilizada madeira de abeto e pinho. Hoje, linho reciclado e resíduos de algodão são usados na produção. O material moderno pode conter inclusões de outras fibras (poliéster, lycra).
Graças a repetidas mudanças na tecnologia de produção, foi possível obter um tecido bonito em termos de indicadores externos.
Sua textura era determinada pela forma das próprias fibras, formadas em diferentes tipos de equipamentos de fiação. Com base nisso, as fibras eram planas, redondas, arqueadas. Dependendo das características da produção, a fibra pode ser produzida incolor ou tingida na massa. Devido ao processamento artificial, tornou-se inerte às mariposas. O material não é fácil de trabalhar, escorrega ao ser cortado, o que acarreta risco de corte em peças desiguais. Os melhores fios feitos de fibras de viscose são usados em bordados à máquina.
Qual é o material?
O distrito possui vários tipos de tecelagem de fibras. Está disponível em seda, cetim, crepe, malha e sarja. A forma como os fios são tecidos determina as propriedades do material, sua resistência à tração e elasticidade. O material também difere na composição. Quanto mais fibras de acetato e poliéster ele contiver, mais pronunciado será o brilho acetinado do tecido. Quanto menos aditivos, maior será o vinco. A região, composta por viscose e seda natural, é especialmente decorativa. Sua textura é aveludada, padronizada, sedosa. Nesse caso, a cor do padrão tecido pode contrastar com o fundo principal.
O tecido é feito de diferentes fios, que são têxteis, cordas, grampos. Os fios do primeiro tipo são finos e lisos. Eles fazem um material que deforma após a lavagem e rasga facilmente. O tecido do cordão é ligeiramente mais forte e denso. Estende-se bem no pato. O tipo de linha básica permite que você crie tecidos com a maior densidade. Os fios básicos são curtos, pelo que o tecido adquire elasticidade. Esses tecidos contêm até 96% de celulose reciclada e fibras de algodão.
O tecido têxtil é heterogêneo. O tipo técnico tem qualidades semelhantes, mas é ligeiramente mais denso e não tão elástico. O material em si é 100% e combinado. Os componentes comuns das fibras de rayon recicladas são algodão e poliéster. Sua porcentagem pode ser de até 40% ou mais.
O distrito difere em grau, que é o primeiro, o segundo e o mais alto. Os materiais feitos dessas fibras são rotulados como "Tencel", "Bambu", "Modal". A diferença entre os tipos está na forma como a matéria-prima é processada. Algumas opções são densas, outras podem brilhar na luz. Os materiais são divididos em trajes e vestimentas.
Existem 2 tipos de têxteis de acordo com o método de produção do tecido. O distrito tradicional é feito de fibras de rayon simples. Rayon fiado - de fiado. Pelo tipo de coloração, o material é monocromático e estampado. A paleta de tons é bastante diversa e inclui muitos tons.Além de branco, preto, cinza e cores naturais, há muitos tons pastéis, brilhantes e escuros nobres nele.
As variedades com um padrão são divididas em grupos temáticos. As opções clássicas são tecidos listrados, padrões geométricos, bolinhas. A estampa animal (leopardo, cobra) é popular. Para tecidos para vestidos, a aplicação de motivos vegetalistas e florais é característica. Para crianças - personagens de desenhos animados populares e animais fofos.
Os tecidos mais grossos são geralmente lisos. Os pulmões podem ser decorados com um monograma, padrão floral ondulado. O tamanho do padrão varia. Para tecidos para vestidos, geralmente são usadas imagens repetidas de tamanho médio. Os têxteis para o lar são impressos principalmente em tamanho médio.
Freqüentemente, o mesmo desenho é executado em um fundo de cores diferentes. Assim, aumenta o número de cores nas linhas de cada tema.
Desenhos populares são lírios do vale, folhas tropicais, flores silvestres. Além disso, os têxteis podem ter cores de cupom. Nesse caso, o elemento da imagem é maior de um lado do que do outro. A largura das telas pode ser de 140, 150 e 160 cm, sendo o comprimento geralmente indicado em jardas (1 jarda equivale a 0,914 m). A venda é realizada a granel e corte. Você pode comprar tecido na loja e online.
Propriedades básicas
A área tem seus prós e contras. Possui alta condutividade térmica. Pode armazenar e conduzir calor e sua termoplasticidade pode atingir 100-120 CO. O comprimento das fibras é de 3,4-6,5 cm. A resistência à tração corresponde a 0,13-0,15 mN / tex. O material é resistente à água, benzeno, gasolina. No entanto, queima bem, exalando o cheiro característico de papel queimado e deixando uma brasa cinzenta que pode ser esfregada com os dedos. Os têxteis podem ter diferentes densidades.
Os métodos para medir a espessura da fibra variam. Em nosso país, a densidade linear é medida pela relação entre a massa e o comprimento do fio em tex (T). Seu peso com comprimento de 1 km é de 11,1 G. O peso específico dos têxteis é 10% maior em comparação com o análogo da seda natural. Os valores de umidade natural são próximos aos da seda, que é duas vezes mais forte que a região.
Tecido molhado e molhado perde sua resistência em até 60% ou mais dos valores originais. Esse recurso força a lavagem dos produtos da área de maneira delicada. De acordo com as indicações de elasticidade, o tecido é 2 vezes inferior à seda. As variedades que adicionaram lycra se alongam melhor. Junto com a melhoria nas propriedades de tração, eles adquirem resistência. O material pode ser perfeitamente pintado em qualquer cor, mantendo por muito tempo seu brilho original. Devido a isso, parece caro, brilhante e esteticamente agradável.
O material é higiênico e não provoca alergias, não irrita a pele. Seu preço é inferior ao da seda tradicional. Os produtos feitos com ele são confortáveis de usar e não perturbam o equilíbrio do ar. Devido à demanda, o material costuma ser falsificado.
Produtos falsificados são mais eletrizantes. Também é menos respirável. Apesar de ser tratado com produtos químicos, não derrete ao ser queimado.
Fabricantes e preços
A área produz marcas de diversos países. Produtos de alta qualidade são fornecidos ao mercado interno por fabricantes da Rússia, Itália, Coréia e China. Nas linhas do assunto, existem opções de orçamento e tipos caros. A produção da região é muito difundida no Uzbequistão.
O custo do material depende do tipo de matéria-prima utilizada e dos custos de produção. O preço inicial dos têxteis feitos de viscose pura é de 250 rublos. Um análogo contendo fibras de poliéster é vendido a 500 rublos. Um tecido no qual 20% de fibras de algodão estão presentes tem um custo de 400 rublos por 1 metro corrido.
Mais caros do que outros tipos são os tecidos feitos de fibras de viscose e seda, cuja porcentagem é 60:40. Seu preço por 1 metro pode chegar a 1.500 rublos. Acima de tudo, você tem que pagar por tecidos de fornecedores italianos.Na venda a varejo de empresas, o preço de 1 metro em execução de material de viscose-seda pode chegar a até 7.000 rublos. No formato online, é vendido em várias plataformas de negociação.
Por exemplo, pode ser encomendado no varejo no AliExpress, na loja La Bottega dei Tessuti, na Torgovaya Stavka, no site da Korea Fabrics.
Aplicativo
Devido aos diferentes diâmetros dos fios, roupas leves e exteriores são costuradas a partir de tecidos. Uma gama considerável de produtos com este material é apresentada no mercado nacional. São vestidos casuais e elegantes, blusas, calças, capas, xales, lenços, vestidos de verão, tops, pareos. As variedades técnicas são adequadas para o forro de agasalhos. Sem eles, a alfaiataria de jaquetas, jaquetas, calças e coletes não está completa.
É utilizado em casas de design, fazendo os melhores modelos para a passarela. Têxtil é um material para costurar roupas de cama. Conjuntos para crianças e adultos são costurados a partir dele, consistindo de fronhas, lençóis, capas de edredão. Com base na sua densidade e design, é adequada para costurar roupas íntimas, pijamas, camisolas. Apesar das diferenças de aparência e composição, variedades densas são utilizadas na produção de casacos e jaquetas.
O tecido é reconhecido como uma das melhores alternativas para muitas cortinas. Graças a isso, cortinas grossas, cortinas de luz e cortinas de vários cortes são costuradas a partir dele. Faz lindas fronhas para almofadas decorativas. Ao mesmo tempo, muitas vezes são complementados por uma decoração variada, que é selecionada tendo em conta a densidade do tecido, a sua textura e as cores.
Colchas e guardanapos regulares, felpudos ou acolchoados para decoração de interiores, tapetes de diferentes densidades são feitos a partir da área. A área é usada para a produção de peles artificiais, que por sua vez são usadas para criar coberturas de móveis espetaculares. Tipos densos de tecidos podem ser usados como painéis decorativos. Os peluches e as toalhas são feitos de têxteis.
Produz toalhetes de limpeza de alta qualidade que absorvem perfeitamente a água e lidam bem com o pó e a sujidade.
Regras de cuidado
Considerando que a área encolhe durante a lavagem e está sujeita a deformações, deve-se lavar corretamente. O método prioritário é a lavagem à mão. Nesse caso, o efeito nas fibras é mínimo. Lavar no tambor da máquina de lavar leva meia hora. É aconselhável torcer os produtos do material à velocidade mínima. Caso contrário, o material pode enrugar muito. O detergente é selecionado de acordo com o tipo de lavagem.
Pós para manuseio à mão e à máquina variam na formação de espuma. A escolha errada resultará no enxágue incompleto do tecido. A temperatura máxima permitida é de 30 graus. Se você lavar as coisas em água quente, a deformação irreversível não pode ser evitada.
Para tirar manchas, use produtos especiais. Para verificar a eficácia de um produto, ele é aplicado do lado errado em um local discreto. Se após 15 minutos a cor não mudar, você pode tratar a área do problema. É necessário secar os produtos de forma natural. A secagem artificial em radiadores e aquecedores de aquecimento é inaceitável.
Não seque itens de seda viscose em uma cabine de secagem. A aceleração irá perturbar a estrutura do tecido, tornando-o áspero. Se houver alguma dúvida sobre a resistência do material, em vez de fiar após a lavagem é colocado sobre uma toalha. Assim, eles se livram da água principal e, a seguir, secam o produto na posição vertical.
Dependendo da espessura, o material tem um nível diferente de resistência ao desgaste. Você precisa passar a ferro com um tecido de algodão fino. Se o tecido tiver muitos vincos e dobras, eles precisam ser vaporizados. Para fazer isso, você pode selecionar o modo de ferro apropriado ou umedecer o tecido com um borrifador. Você pode passar a ferro produtos têxteis pelo lado avesso.
Depois de passar, você precisa guardar coisas feitas de tecido em cabides, caso contrário, dobras e vincos irão se formar novamente nos locais de dobragem. Se o apartamento estiver úmido, é necessário ventilar o ambiente com freqüência. Alguns tipos de material podem ficar presos.
É importante manusear os produtos com cuidado. Isso ajudará a prolongar a vida das coisas.