Tipos de tecidos

Tudo o que você precisa saber sobre tecidos emborrachados

Tudo o que você precisa saber sobre tecidos emborrachados
Contente
  1. Propriedades básicas
  2. Características de produção
  3. Tipos e suas aplicações
  4. Dicas de cuidados
  5. Borracha em casa

O tecido emborrachado é um material comum em várias áreas de produção, seja em roupas ou em tecnologia. Hoje no mercado você encontra produtos de diferentes densidades. Gostaríamos de chamar sua atenção para informações detalhadas sobre as principais propriedades do tecido, suas variedades e áreas de aplicação. Também daremos recomendações para fazer em casa.

Propriedades básicas

O tecido emborrachado é caracterizado pela estabilidade mecânica. A base é feita de plástico têxtil que pode suportar altas cargas, portanto, a resistência à tração é alta. As fibras artificiais são usadas como base. Claro, a principal vantagem deste material é a resistência à umidade. A camada de borracha não permite que a água penetre no interior, além disso, é elástica e resiste ao estiramento, o que garante uma longa vida útil.

Quanto à influência de um ambiente agressivo, o tecido consegue se manter intacto mesmo nessas condições, por isso é muito utilizado para a confecção de macacões. Nas fábricas, a borracha é misturada com pigmentos de cores diferentes para fazer roupas de trabalho para diferentes fins.

Uma grande vantagem é que o material não apodrece, não sucumbe à influência de produtos químicos. Ele não tem medo de luz solar direta e microorganismos.

Tais características se devem à composição da base e ao método de aplicação da camada de borracha, utilizado há muitos anos. A borracha não permite a passagem de gás e até mesmo pequenas partículas de vapor, o que é importante.Qualquer produto feito a partir dele fica protegido da umidade, bactérias e mofo, é resistente ao calor e permanece apresentável por muito tempo. Por outro lado, o tecido não é respirável. Você também pode perfurar o material com um objeto pontiagudo, então tome cuidado.

Características de produção

Na primeira fase, é selecionada uma base, que pode ser sintética ou natural: depende do fabricante. Freqüentemente, são lã, viscose, algodão, linho, náilon ou náilon. Além disso, o material é coberto com uma mistura de borracha com gasolina e, quando os vapores desta evaporam, fica do lado de fora uma camada emborrachada. Desta forma, o produto torna-se durável, elástico e repelente à água.

Para que durante o funcionamento a baixas temperaturas o produto não fure e a altas temperaturas não se deite, a vulcanização é efectuada na fase final. Estamos falando do efeito do vapor quente com enxofre nas moléculas de borracha, que mudam de estrutura, transformando-se em uma única rede.

Tipos e suas aplicações

Existem vários tipos de tecidos emborrachados no mercado que são utilizados em diferentes indústrias e possuem determinadas características. A classificação é determinada pela tecnologia de produção e propriedades operacionais. O material de camada única é coberto com borracha em apenas um lado e o material de duas camadas é coberto em ambos os lados.

Você também pode encontrar tecidos multicamadas compostos de têxteis, feltro e borracha.

O material técnico emborrachado é utilizado na fabricação de diversos produtos. Os tecidos balão têm uma base de seda, que tem um spray de 15 camadas da composição, o que cria o efeito de permeabilidade aos gases. Isso é necessário para balões e dispositivos de ar. Graças à calandragem, o material é usado para criar recipientes nos quais água ou líquidos quentes são armazenados. Essas matérias-primas são densas e resistentes, por isso são perfeitas para equipamentos de costura, uniformes médicos, equipamentos laranja e outras cores. Além disso, o tecido emborrachado é ideal como material de base para mochilas, barracas, carros alegóricos e coletes salva-vidas.

Se estamos falando de tecidos à base de náilon ou seda, então são costuradas roupas para funcionários da indústria de petróleo e gás. Esses uniformes protegem a pessoa da umidade, do vapor e da influência de um ambiente agressivo. Colchões e lençóis para sofás em hospitais também são costurados a partir dele. O tecido marcado com 23M é feito de náilon e emborrachado não apenas nos dois lados, mas também entre as camadas. Freqüentemente, o material é utilizado na fabricação de coberturas e como abrigo. Em empresas onde o trabalho envolve soldagem e o uso de equipamentos perigosos, o pessoal deve usar roupas e calçados de proteção especiais para evitar ferimentos e acidentes. É aqui que esse material não pode ser dispensado, que evita lesões e cobre áreas abertas do corpo.

Deve-se notar que O tecido também é utilizado na construção civil: pode ser utilizado na confecção de dutos, é revestido com concreto, cerâmica e superfícies de madeira para conferir propriedades anti-sépticas. Em engenharia mecânica, o material de borracha é útil na fabricação de amortecedores, inserções ou almofadas antivibração. Conforme mencionado acima, a indústria de alimentos usa ativamente este produto para criar recipientes e recipientes, recipientes para armazenar ou transportar alimentos e líquidos.

Dicas de cuidados

Para prolongar a vida útil de qualquer produto feito com tecido emborrachado, é necessário levar em consideração as recomendações de especialistas, bem como cuidar bem do mesmo. Quando se trata de equipamentos e vestimentas de trabalho, é importante evitar o contato com objetos cortantes, pois um furo pode piorar todas as características. Esses danos mecânicos não podem mais ser costurados, mas o produto pode ser salvo com a ajuda de profissionais que saibam como consertá-lo.

Quanto aos contaminantes, eles podem ser facilmente removidos com água e sabão comum.

Com o armazenamento de longo prazo, qualquer coisa feita desse material pode se tornar mais rígida. Para mudar isso, você precisa de uma solução aquosa com adição de amônia. Durante a limpeza, não use gasolina ou outras substâncias agressivas que só prejudicarão o desempenho. Os produtos de borracha podem rachar em baixas temperaturas, por isso é importante evitar essas condições. Se você seguir todas as recomendações, o material emborrachado servirá por muito tempo e com fidelidade. Este é um produto multifuncional e universal em diferentes setores, o que é uma de suas principais vantagens.

Borracha em casa

Muitas pessoas se perguntam se é possível fazer esse tecido com as próprias mãos, sem equipamento profissional. A resposta é sim. Para isso, basta encontrar uma impregnação adequada e seguir as instruções. Recomenda-se a utilização de produtos de fabricantes líderes, para que o item não seja danificado.

Existem várias opções no mercado, aqui estão as características de algumas delas.

  • Impregnação WR é a mais procurada, só pode ser aplicado na parte externa do produto, depois disso as gotas de água rolarão e não ficarão na roupa. A grande vantagem é que a camada protetora impede que o fungo se espalhe, muito menos as moléculas de líquido devido à névoa ou vapor.
  • PU é uma impregnação de poliuretano, que é utilizado para processar o interior de produtos, sejam roupas ou sapatos. Mesmo se estiver úmido por fora, a umidade não entrará, o que é importante. Ao mesmo tempo, temperaturas abaixo de -25 graus Celsius afetarão negativamente a integridade do material, que começará a trincar, o que deve ser levado em consideração imediatamente.
  • O próximo da lista é DuPont, que em termos de características se assemelha ao primeiro na descrição. É aplicado externamente e é adequado para condições adversas. Essa substância é utilizada na produção de estofados para móveis, na costura de jaquetas e tendas. A impregnação é popular na região do Extremo Norte, onde existem empreendimentos industriais.
  • Para o interior, considere PD, o que tornará qualquer tecido muito mais forte, e não apenas resistente à umidade. Alguns profissionais preferem misturar esta impregnação com outras. Esta é a composição mais orçamentária, enquanto sua qualidade está no nível mais alto.

Se quiser adicionar cor, pode adicionar um pigmento especial, tendo estudado previamente a sua compatibilidade com a impregnação.

Uma oficina sobre como fazer tecido emborrachado pode ser encontrada no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa