Tipos de tecidos

Quais são os tecidos para cortinas e como escolhê-los?

Quais são os tecidos para cortinas e como escolhê-los?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Opções de design
  4. Fabricantes populares
  5. O que considerar ao escolher?

As cortinas são um tipo especial de cortinas que decoram janelas e portas ou aberturas. Eles são feitos principalmente de materiais pesados. A variedade de tecidos para cortinas é ampla o suficiente, por isso vale a pena considerar os mais populares e decidir como escolher o material certo.

O que é isso?

Primeiro você precisa descobrir o que se entende por tecido de cortina. É um material de média a alta densidade que é usado como cortina para proteger aberturas de janelas ou portas. Uma das características dos tecidos para cortinas é a proteção contra:

  • sol;
  • vento;
  • olhos curiosos.

Além disso, os tecidos para cortinas desempenham o papel de decoração, complementando o interior. É interessante que os materiais com os quais as cortinas são feitas também sejam usados ​​para a fabricação de toalhas de mesa diversas, capas para almofadas decorativas de todas as formas e tamanhos, bem como para estofar móveis. O resultado da utilização do mesmo tipo de material é um interior completo e holístico que torna o ambiente aconchegante e acolhedor.

É importante notar que as cortinas foram usadas pela primeira vez na Idade Média. Eles foram originalmente usados ​​para cobrir portas para proteger as salas de correntes de ar e sons indesejados. Posteriormente, as cortinas passaram a ser mais utilizadas como decoração.

Visão geral da espécie

As cortinas são feitas de diferentes tecidos, entre os quais há materiais naturais e sintéticos. Vale a pena considerar as opções mais populares que não apenas atendem à tarefa em questão, mas também não requerem cuidados especiais.

Atlas

É considerado o material mais nobre.Tem uma superfície o mais próxima possível da seda. Na concepção da divisão, as cortinas terão um dos papéis principais, tornando o interior elegante e completo.

Seda

A seda é um material muito procurado e utilizado como principal decoração de interiores luxuosos. Entre as vantagens de tais cortinas estão:

  • brilhar;
  • transbordamentos de material;
  • aparência rica.

É importante notar que sob a influência ativa do sol, o material começa a se deteriorar rapidamente, portanto, geralmente é dada preferência às suas variações artificiais.

Véu

É um tecido fino de algodão, cujas vantagens incluem:

  • monotonia;
  • a capacidade de usar em qualquer interior;
  • inocuidade.

O material é absolutamente atóxico, não causa alergias. Os designers costumam usar um véu para decorar o quarto de uma criança.

Cetim

Difere em uma composição natural, o que implica o conteúdo de fibras de algodão. Por fora, o cetim lembra um tecido de seda, fica atraente e nunca sai de moda. Adequado para uso em qualquer local.

Linho

Material natural e totalmente amigo do ambiente, cujas vantagens incluem:

  • efeito antibacteriano;
  • respirabilidade;
  • resistência a fungos;
  • vida útil de até 50 anos.

Os designers aconselham o uso de linho para decorar os quartos das crianças. Essas cortinas também são adequadas para decorar instalações em estilo ecológico. O linho faz cortinas excelentes, especialmente se você usar cortinas naturais. Infelizmente, o material enruga e encolhe rapidamente após a lavagem.

Tafetá

Um material fino com uma superfície lisa, cujas cortinas irão desprender-se de um brilho intenso. O tafetá é baseado em fibras de:

  • algodão;
  • sedas;
  • acetato;
  • poliéster.

A peculiaridade do material reside na possibilidade de se obter uma combinação de fios multicoloridos, o que permite obter cortinas de diferentes tonalidades quando vistas de diferentes ângulos.

Chenille

O chenille é um tecido jacquard caracterizado por uma estrutura aveludada. Para a confecção do material, são utilizados fios multicoloridos. Curiosamente, o chenille é usado não apenas para criar cortinas, mas também para estofar móveis.

Jacquard

Um material versátil para cortinas, adequado para a decoração de grandes salões, salas ou quartos. Prós do jacquard:

  • alta densidade;
  • longa vida útil;
  • produção natural;
  • força elevada.

A peculiaridade do jacquard é sua maior resistência a extremos de temperatura e mudanças repentinas de pressão. O material não apodrece nem envelhece quando exposto à luz solar. Entre os tecidos jacquard, as opções se distinguem em uma ou mais camadas.

Queda de energia

Tecido fino e ao mesmo tempo bastante denso, resistente a influências externas. Protegerá perfeitamente a sala da penetração da luz solar, portanto, o material é muito utilizado em quartos de dormir ou quartos de hóspedes.

Veludo

Possui pelo denso e curto, portanto apresenta excelentes características de desempenho. O material para cortinas é muito procurado como decoração de quartos e salas em geral, bem como de corredores. Além disso, é importante notar mais alguns materiais que são usados ​​como cortinas:

  • Chanzalize. A composição do tecido inclui poliéster, que se caracteriza pelo aumento da resistência e resistência a diversos danos. O tecido se distingue por uma frente brilhante e um verso áspero, coberto de pequenas manchas.
  • Pelúcia. A peculiaridade do material é que é surpreendentemente macio, mas ao mesmo tempo tem uma pilha densa. Na maioria das vezes, cortinas de pelúcia são utilizadas para decorar os quartos, já que o tecido absorve perfeitamente os raios solares e os sons, mantendo um ambiente tranquilo no ambiente.
  • Brocado. Podemos dizer que se trata mais de um material decorativo feito a partir de uma urdidura de seda e fios metalizados.Padrões extravagantes tornam as telas atraentes, permitindo que você obtenha cortinas originais para quartos e salas.

Não faz muito tempo, as cortinas da monorréia começaram a ser usadas. É um lindo tecido, que contém fibras de algodão e poliéster. Possui uma superfície brilhante e brilhante e um verso fosco, o que o torna um concorrente da seda e do cetim. Finalmente, as cortinas às vezes são costuradas de esteiras, melange e veludo.

As opções são muitas, basta decidir com antecedência sobre o desenho das futuras cortinas.

Opções de design

O tecido para cortinas é adequado para a decoração de qualquer local, mas vale a pena abordar com cuidado o material. Recomendações básicas para um design confortável e aconchegante:

  • Na cozinha vale a pena pendurar cortinas de lonas práticas, que resistem a muita umidade e não requerem cuidados especiais. Se considerarmos o desenho, então você pode escolher cortinas com listras, uma gaiola ou com um padrão geométrico. Cortinas normais cinzentas ou brancas não funcionam.
  • No berçário você pode usar cortinas claras que não desbotam mesmo após várias lavagens. Deve-se dar preferência a materiais em tons de azul brilhante, amarelo ou verde para que o ambiente evoque emoções positivas na criança.
  • Sala de estar aceitará tecidos luxuosos e densos que adicionarão riqueza ao interior e surpreenderão agradavelmente os hóspedes.

Além disso, você deve prestar atenção à cor. Se o desenho das paredes for monótono, você pode diluí-lo com cortinas claras. Se, pelo contrário, o papel de parede tem um ornamento, um desenho, então se deve dar preferência às cortinas monocromáticas mais contidas, à provençal ou ao estilo clássico.

Cortinas corretamente selecionadas são cortinas práticas que podem proteger uma sala de sons indesejados, luz solar e olhares de estranhos, e um elemento de design importante que tornará uma sala ainda mais atraente.

Fabricantes populares

O mercado de tecidos é representado por uma grande seleção de materiais produzidos por fabricantes turcos, italianos, espanhóis, russos e bielorrussos. As empresas lançam regularmente novos materiais e melhoram os existentes. Para escolher as cortinas certas, você deve dar preferência a cortinas de 4 fabricantes bem conhecidos na Rússia e no exterior.

"Veles"

Um popular fabricante de tecidos luxuosos da Bielo-Rússia. Difere na liberação de materiais de alta qualidade que podem durar muito tempo e não desbotam sob a influência da luz solar. A empresa têxtil oferece aos consumidores uma ampla variedade de cortinas no estilo de:

  • moderno;
  • clássico;
  • minimalismo;
  • alta tecnologia.

E esta não é uma lista completa das opções disponíveis. As vantagens da Veles incluem preços acessíveis. Ao mesmo tempo, antes do lançamento à venda, cada material passa por todas as verificações necessárias para cumprir os requisitos da GOST.

"Aconchego"

Uma empresa nacional que, literalmente, há 30 anos começou como uma pequena empresa que produzia uma pequena variedade de tecidos. Hoje "Uyut" oferece aos seus clientes uma vasta gama de têxteis, entre os quais as cortinas são populares.

Além dos tecidos em "Uyuta", você também pode comprar cornijas e outros componentes para a construção de uma moldura de cortinas de alta qualidade e confiável. A empresa atualiza regularmente seu sortimento, lançando coleções levando em consideração as tendências da moda.

"Helga"

O sortimento da empresa inclui tecidos de:

  • França;
  • Itália;
  • Turquia;
  • Espanha.

Os tecidos para cortinas são de alta qualidade e resistentes às influências externas. Ressalta-se que a empresa possui showroom próprio onde você poderá ver e tocar as amostras que desejar.

Togas

Produz cortinas, muito procuradas pelos designers, além de cornijas e acessórios para a fixação de cortinas. O sortimento da empresa é representado por telas de vários tons e texturas, com o que será possível não só proteger a divisão das influências externas, mas também tornar o seu interior o mais confortável possível.

O que considerar ao escolher?

A escolha do tecido da cortina requer uma abordagem responsável. Portanto, algumas dicas serão úteis.

  • Telas densas são mais utilizadas em salas de estar e corredores com janelas grandes, onde o fluxo de luz solar é muito abundante. Por exemplo, cortinas de jacquard e veludo são boas opções.
  • Se móveis caros forem instalados na sala ou for usado estofamento denso, os tecidos devem ser o mais densos possível para evitar danos ao material pelos raios solares. Portanto, é melhor escolher neste caso, por exemplo, blackout.
  • A largura do tecido da cortina deve ser aproximadamente 2,5 vezes a largura da cornija. Assim será possível conseguir a plasticidade ideal da cortina e um jogo bonito nas dobras.
  • No quarto, o material das cortinas e colchas deve ser o mesmo. O mesmo se aplica às cortinas e toalhas de mesa da cozinha ou aos estofos e cortinas da sala.
  • Para decorar salas com tetos baixos, costuma-se usar cortinas de alta densidade e drapeados. O resultado dessa abordagem é a extensão visual da sala.

O material selecionado corretamente desempenhará duas funções ao mesmo tempo: proteção e decoração. As cortinas irão caber em qualquer interior e tornar o design o mais completo possível.

sem comentários

Moda

a beleza

casa