Tipos de tecidos

Popelina ou chita grossa - o que é melhor?

Popelina ou chita grossa - o que é melhor?
Contente
  1. Características dos tecidos
  2. Popeline
  3. Diferenças fundamentais
  4. Qual é a melhor escolha?
  5. Como eles diferem do cetim e do chita?

A roupa de cama é um elemento essencial para criar um lar acolhedor e um sono confortável. O fator determinante são os tecidos com os quais a roupa de cama é feita. É improvável que seja agradável adormecer e acordar com as muitas bolinhas que se formaram na folha. É por isso que apenas materiais selecionados podem se tornar a base para a roupa de cama. Chita ou popelina: qual é o melhor tecido para a cama e resiste a lavagens múltiplas?

Características dos tecidos

Popeline

A popelina é um tecido prático e de altíssima qualidade que tem muitas utilizações. O material apareceu pela primeira vez em Avignon e foi usado para criar as roupas do Papa e de pessoas próximas a ele. Popelina significa “papal” na tradução, o que é muito simbólico.

Na Rússia, eles conheceram o material no século 18 e, pela semelhança na tecelagem, foi chamado de chita grossa europeia. A diferença está na técnica de tecelagem. A popelina é obtida pela união de fios grossos e finos, às vezes com aditivos sintéticos.

Manchas artificiais não pioram o tecido, pelo contrário, adquire um brilho fosco caro.

Os primeiros tecidos chamados popelina eram feitos de seda de alta qualidade.O Papa e sua abordagem não reconheceram nenhum outro material. O tecido moderno tem várias variedades que diferem na composição.

  • Lã + seda. Essa combinação é usada na fabricação de roupas de cama premium.
  • Algodão + aditivos sintéticos. Tecido barato com o qual são feitas roupas de cama práticas. A desvantagem pode ser o aparecimento de pellets após o uso prolongado.
  • Algodão puro. O material mais ecológico que absorve perfeitamente a umidade e permite a passagem do ar. A popelina desse tipo tem qualidades semelhantes às da seda, mas é muito mais barata.

Um dos melhores materiais é produzido na Índia.

O tecido papal é feito por tecelagem dupla-face com fios de várias espessuras. O material tem muitas qualidades positivas.

  • Densidade. Os fios estão muito próximos uns dos outros, a tecelagem pode ser invisível se você não olhar de perto. Apesar disso, a popelina é muito macia e lisa, agradável ao toque.
  • Resistência ao desgaste. Mesmo após várias lavagens, o material mantém sua aparência original e não perde sua qualidade.
  • Preservação da forma. O tecido está praticamente sem rugas, então você não precisa desperdiçar energia para passá-lo após a lavagem. Basta passar com um ferro e você terá um tecido uniforme e liso.
  • A capacidade de passar ar. A popelina é capaz de "respirar" e absorver umidade. O linho pode ser usado durante todo o ano, no tempo fresco mantém o calor e no calor esfria.
  • Disponibilidade. O tecido tem preços médios, por isso muitos podem pagar.

É necessário levar em consideração algumas características ao cuidar de produtos de popeline. O tecido deve ser lavado em baixas temperaturas, não mais que 30 graus. Vire as roupas do avesso antes de lavá-las, para que o desenho não fique exposto a água forte e detergentes.

Os alvejantes químicos são prejudiciais aos tecidos nobres, por isso é melhor usar detergentes para a roupa mais naturais.

    Se for possível não torcer a popelina após a lavagem, certifique-se de levar isso em consideração. O tecido vai secar bem assim, o principal é que tem condições para isso. Seque o tecido à sombra, pois a exposição ao sol pode afetar negativamente a cor da roupa.

    Chita

    A chita grossa surgiu na Rússia no século 16, até então o tecido também era usado, mas aquele que era trazido da Ásia. É daí que veio o nome do material, como a palavra turca distorcida "Ásia". O tecido ganhou popularidade imediatamente devido ao seu custo baixo e durabilidade.

    Inicialmente, a chita grossa era usada para costurar roupas íntimas para soldados, forros para casacos e vestidos leves de mulher. Já naquela época havia vários tipos desse tecido, inclusive estampado e monocromático.

    Se você confiar no padrão do estado russo, então este tecido é feito de puro algodão. O material importado da China ou do Paquistão pode conter cerca de 15% de poliéster. Mas o tecido natural, que é uma tecelagem de fios grossos, ainda é muito procurado. Os fios usados ​​são bastante grossos e você pode ver claramente como eles estão entrelaçados.

    A chita é um material ecologicamente correto, durável e prático, o tecido é ideal para o uso no dia a dia. Existem quatro tipos principais de chita grossa.

      • Severo. Calico na sua forma original, não amolecida e nem branqueada. O tecido é bastante grosso, usado para costurar roupas de trabalho e estofados.
      • Branqueado. Tecido delicado para cama, mais utilizado em serviços de hotelaria.
      • Tingido. Tem a mesma estrutura do branqueado. É tingido em uma cor e utilizado na costura de toalhas de mesa, panos de cozinha e roupas de cama.
      • Impresso. Chita grossa com um padrão, a opção mais bonita e brilhante. A roupa de cama e as roupas de bebê são feitas desse tecido.

      O tecido de chita é resistente a lavagens frequentes e altas temperaturas. Para que a roupa passe melhor, é necessário umedecê-la levemente com água. Todos os meios são adequados para a lavagem, o material não tem medo dos efeitos da química. O tecido é hipoalergênico, não causa reações negativas mesmo em pessoas com fortes alergias. Também é notável que a chita grossa não seja eletrificada e não grude no corpo.

      Diferenças fundamentais

      Muitas pessoas costumam confundir chita grossa com popelina e não vêem uma diferença significativa entre esses materiais. Na verdade, existe uma diferença, e ela se torna perceptível com o uso frequente dos dois tipos de material.

      • A primeira diferença está na composição dos tecidos. A chita grossa é feita exclusivamente de algodão, por isso antes mesmo de ser chamada de tecido de papel. A popelina pode ser confeccionada com algodão puro ou com adição de sintéticos.
      • Os tecidos também diferem no tamanho dos fios usados ​​para tecer. Na fabricação de chita grossa, os fios longitudinais e transversais são do mesmo tamanho, na fabricação de popelina utilizam-se fios de espessuras diferentes.
      • Esses tecidos têm densidades diferentes. Apesar de a chita grossa ser um pouco mais densa, isso não significa que seja de melhor qualidade e mais resistente. Como já foi mencionado, a popelina é composta por fios mais grossos, o que permite ser mais resistente do que a chita grossa.

      É difícil avaliar qual tecido é mais macio, ambas as opções são cuidadosamente processadas, o que as torna macias e agradáveis ​​ao corpo. O custo dos materiais depende da composição e do país de origem. A chita e a popeline européias são mais caras que as russas, mas isso não diminui a qualidade dos produtores domésticos.

      A comparação do custo dos tecidos de um país mostrou que a chita grossa feita de acordo com GOST pode ser mais cara do que a popelina.

      Ainda assim, a popelina de luxo supera seu oponente em valor.

      A roupa de cama feita com esses dois materiais é usada em hotéis, spas e hospitais. A única diferença é que a popelina é mais frequentemente escolhida por estabelecimentos mais caros, e a chita grossa é encontrada em setores de serviços orçamentários.

      Qual é a melhor escolha?

      A escolha de um determinado tecido, neste caso, chita grossa ou popelina, é determinada pelo âmbito da sua utilização. Se você deseja costurar um jogo de cama bonito, macio e agradável ao toque, então a popelina é o bastante. A durabilidade do tecido permitirá que você aproveite por muito tempo a roupa lavada e depois volte a fazer a sua escolha a favor deste material. Além da roupa de cama, a popelina faz ótimos roupões de banho e toalhas de cozinha.

      A chita é freqüentemente usada para costurar roupas de cama.

      Se você quiser atualizar seu arsenal de roupas de cama e economizar muito, volte sua atenção para a malhada grossa. A chita grossa é indicada para a fabricação de roupas de trabalho, para isso, utiliza-se uma matéria-prima áspera. Se você quiser costurar qualquer peça de roupa, a chita também pode ser usada para esse fim. Claro, não estamos falando sobre roupas para a noite, mas sobre roupas confortáveis ​​para casa.

      Como eles diferem do cetim e do chita?

        Se a chita e a popelina grosseiras têm uma estrutura e tipo de tecelagem semelhantes, então o cetim e o chita diferem significativamente deles. O cetim é considerado um material de luxo, utilizado para costurar roupas de cama de alta qualidade e belas, camisas masculinas, camisas, pijamas. O material tem um custo maior.

        Já o chita, é utilizado para costurar vestidos leves de verão e roupões, fraldas infantis. Em termos de suas qualidades, é significativamente inferior à chita, popelina e cetim. O chita tem uma textura bastante solta, não tolera bem a lavagem e pode perder muito a sua forma.

        Se a chita grossa, a popelina e o cetim forem usados ​​na produção generalizada de roupa de cama, o chita não é absolutamente adequado para esses fins.

        O que escolher - chita, popelina ou cetim, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa