Características do tecido de poliéster
Polycotton apareceu no mercado russo há relativamente pouco tempo, e este tecido de alta tecnologia de uma nova geração veio até nós do exterior: ele foi criado usando tecnologias americanas. Hoje, o material se tornou bastante popular entre os russos e, para quem ainda tem dúvidas, contaremos no artigo que tipo de tecido é, em que áreas é utilizado e em que difere de outros materiais.
O que é esse tecido?
Polycotton pertence aos materiais inovadores de alta tecnologia da nova geração. É uma composição mista de fibras naturais de algodão e poliéster artificial. Na hora de comprar produtos de poliéster, preste atenção nas informações que vão para a descrição do produto: ali deve estar indicado o percentual de algodão e poliéster.
Pode ser assim (respectivamente, algodão - poliéster):
- 65% até 35%;
- 50 a 50%;
- 35% a 65%;
- 15% a 85%.
Ao mesmo tempo, lembre-se de que quanto menor o teor de fibras naturais, ou seja, o algodão, mais barato será o polialgodão e, consequentemente, menor será a qualidade.
Os fabricantes do Paquistão, América, Turquia, China, Rússia oferecem aos consumidores uma proporção diferente de polialgodão em termos de preço e qualidade - tudo depende da composição.
O que importa tirar do algodão:
- porosidade, ou seja, a permeabilidade ao ar do tecido depende da quantidade de algodão na composição;
- hipoalergênico;
- suavidade e naturalidade.
O que o Polycotton obtém das fibras sintéticas:
- força;
- estrutura homogênea (as fibras não se confundem, o tecido não deforma);
- falta de linhas amassadas;
- base resistente a manchas.
Na ausência de informações disponíveis, a proporção de algodão para sintéticos no policotão pode ser determinada da seguinte forma:
- pegue um pedaço de pano e coloque fogo;
- se a composição derrete e goteja, então há uma boa quantidade de poliéster nela, enquanto a chama é azul esverdeada - é assim que o filme queima;
- se o material queima da maneira usual, não derrete e as chamas são amarelas, pelo menos metade da composição é feita de fibras naturais.
O polycotton é de vários tipos.
- Branco. Este linho branqueado com uma textura uniforme (sem padrões de tecelagem) é principalmente utilizado em hotéis e resorts.
- Colorido: padronizado e cor sólida. Aplicável no processo de costura de lençóis, capas de edredão e conjuntos de cama em geral.
- Acolchoado. Capas para travesseiros, cobertores, capas de colchão e até capas de automóveis são costuradas com esse material. É uma boa base para enchimento de lã ou massa sintética para inverno.
Ao tecer tecido de polialgodão, os seguintes métodos são usados.
- Linho (de acordo com o princípio de fazer chita, chita, cambraia). O resultado dessa trama é uma urdidura de dois lados com uma superfície lisa em cada lado.
- Tecido sarja. Essa base também acaba sendo bilateral, mas ligeiramente com brilho e costelas diagonais. Esse tecido é mais macio que o linho, não enruga tanto, mas o método anterior garante maior resistência.
- Cetim. Essa tecnologia possibilita a produção de tecidos de composição combinada, muito semelhantes ao cetim. Um dos lados de um polialgodão tecido desta forma escorregará e as bordas podem descascar.
- Na técnica de tecelagem de cetim-jacquard. Esse poli-algodão é feito apenas por fabricantes estrangeiros. De alta densidade (215 g / metro quadrado), é utilizado para estofamento.
Por que o tipo de tecelagem é tão importante? As propriedades do tecido e sua finalidade adicional dependem disso. Por exemplo, para acessórios de costura para dormir e têxteis para o lar, é usada uma base feita pelo primeiro método. A camuflagem é costurada de sarja de polialgodão.
Se, além disso, uma camada repelente de água for aplicada ao policotão, o material não irá absorver a umidade e absorver a poeira.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro tecido, o polycotton tem vantagens e desvantagens. As vantagens incluem os seguintes pontos.
- Baixo custo. Mesmo um polialgodão com alto teor de algodão não custará tanto se comparado a tecidos semelhantes.
- Maior resistência ao desgaste. A mistura de algodão e poliéster torna o tecido bastante resistente e durável. As cores brilhantes não desbotam com o tempo, a cor é bastante estável mesmo após um uso prolongado.
- Vinco baixo. Este tecido misto praticamente não enruga, mesmo a roupa de cama não precisa de ser passada a ferro após a lavagem.
- Retenção de forma. O tecido não encolhe e não estica, a matéria não se deforma apenas pela presença de fibras sintéticas na composição.
- Manutenção fácil. O polycotton é lavado tanto no modo automático como à mão, enquanto o tecido é igualmente bem lavado e seca rapidamente. Aliás, você não precisa gastar muito pó no processo.
Agora vamos marcar os pontos negativos do polialgodão.
- Má respirabilidade. Além disso, o material vai “respirar” pior, dependendo da quantidade de sintéticos na composição - quanto maior for este indicador, mais problemático será o tecido para deixar passar o ar. Devido ao fato de que a umidade (suor) durante o sono não será bem absorvida, pode aparecer irritação no corpo se for colocado sobre tal cama.
- O aparecimento de pelotas. Este material rola para baixo, os primeiros grânulos podem ser vistos após várias lavagens e, após um uso mais longo, um produto de polialgodão pode parecer inestético.
- Eletrostática. A composição combinada de algodão e poliéster é eletrificada e é um bom "velcro": pêlos e pêlos de animais aparecem rapidamente, outros detritos e poeira aderem.
A melhor opção é comprar uma composição com 65% de fibras naturais e 35% de poliéster.
Um material em que uma quantidade igual de sintéticos e algodão também é considerado de boa qualidade.Nessas proporções, o tecido é capaz de oferecer as qualidades higiênicas exigidas.
Comparação com outros materiais
Devo dizer que o polycotton apareceu no mercado recentemente, mas já conseguiu competir com outros tecidos. Aliás, ao toque é praticamente indistinguível da chita - em termos de densidade e textura, esses materiais são praticamente iguais.
E ainda o tecido mesclado, em contraste com a composição 100% natural, tem um brilho levemente brilhante. Nesse caso, o policotão não se distingue do cetim, até porque é feito com tecelagem de cetim? Não, ainda há diferenças do cetim: este último brilha um pouco mais naturalmente, enquanto a composição mista tem brilho artificial, o tecido com sintéticos é mais farfalhante.
Com o toque, você entende qual dos materiais contém fibras sintéticas: o tecido natural é mais macio e delicado. Mas, novamente, os adeptos do polialgodão argumentam sobre o que é melhor: uma composição natural ou uma tela mista.
Não é segredo de ninguém que os tecidos naturais (a mesma chita grossa) encolhem e enrugam fortemente, o que significa que passar a ferro após a lavagem é indispensável. No ritmo de vida moderno, não há muito tempo para gastar em manipulações adicionais.
Quero vestir uma coisa e ir embora, lavar e vestir de novo, e assim por diante. Bem, a densidade do polycotton (até 125 g / m) se assemelha a “gaze” - um tecido fino e confortável. Claro, você precisa escolher um polialgodão com a menor quantidade de sintéticos na composição - então podemos falar sobre a concorrência digna de outros tecidos.
Se você escolher a teca e o polialgodão, ambos são feitos de fibras naturais e sintéticas. Aqui já vai depender da porcentagem de matéria-prima mista. É muito mais difícil comparar o polialgodão e a microfibra.
A microfibra de algodão é classificada como um tecido premium, mas a maior parte do que é vendido no mercado russo ainda é um tecido felpudo e levemente esponjoso, no qual há mais sintéticos.
Aplicativo
Esta mistura é usada principalmente para a fabricação de têxteis-lar. Assim, com ela costuram jogos de cama, capas para travesseiros e cobertores. Um fato interessante é que 8 em cada 10 hotéis, de diferentes níveis e de diferentes países, escolhem roupas de cama de polycotton.
Essa alta demanda por este tecido está associada à sua praticidade, economia e facilidade de uso. O Polycotton é usado principalmente para costurar diversos têxteis-lar.
Raramente são feitas roupas casuais com esse material, principalmente utilizadas na produção de roupas esportivas. Mas ao escolher esse formato, você precisa prestar atenção à porcentagem de conteúdo de algodão neste tecido combinado.
Deve ser bastante alto para proporcionar um bom nível de higroscopicidade durante as atividades esportivas e permitir que o corpo "respire". Para que os produtos confeccionados em poli-algodão sejam confortáveis, é necessário que pelo menos metade do tecido seja composto por fibras naturais de algodão.
Isso é especialmente importante para as amostras que estarão em contato direto com o corpo. Mas uma alta porcentagem de sintéticos é apropriada para elementos decorativos, por exemplo, cortinas, coberturas, várias colchas e muito mais.
Este tecido é usado para embainhar assentos em carros, mesas em restaurantes e é frequentemente usado na fabricação de macacões em fábricas. Assim, macacões de trabalho, jaquetas impermeáveis, gabardinas e bonés são desenvolvidos e costurados em polialgodão.
Esse material é utilizado onde é necessário destacar a qualidade dos produtos como a impermeabilização, por exemplo, costuram tendas para recreação militar e turística. Mas a área principal ainda é a cama: aqui o material é usado sem processamento adicional.
Cuidado
Polycotton conseguiu ganhar popularidade entre muitas donas de casa, para quem tornou a vida muito mais fácil. Por exemplo, muitos deles expressam críticas aprovadoras sobre os jogos de cama feitos com ele (como estes: “Eu coloquei na roupa, tirei, sequei e pronto”).
No entanto, existem certas regras para cuidar desse tecido que devem ser seguidas. Vamos designar os principais:
- é melhor lavar os produtos de tecidos mistos do avesso;
- antes de jogá-los na máquina automática, é necessário fechar todos os zíperes e botões;
- é melhor lavar com pó comum (seco ou líquido) sem cloro ou partículas de branqueamento;
- ao lavar, você não deve aquecer a água acima de 40 graus;
- é aconselhável lavar o tecido separadamente dos produtos de linho e algodão;
- se for necessário engomar, execute-o com economia de temperatura (não superior a 170 graus) ou nas posições "sintético", "seda";
- seque apenas plano e não sob o sol escaldante;
- armazene os produtos de polialgodão em local ventilado.
Antes da primeira utilização, recomenda-se enxaguar todo o produto de polialgodão com água morna. Se falamos apenas do tecido que precisa ser cortado, não é necessário lavar: ele não encolherá após a costura devido à presença de fibras sintéticas.
Em geral, o polycotton não é um material tão extravagante para cuidar. Sujeito a todas as regras, este tecido pode durar muito tempo.