Poliéster: características e variedades
O homem fez amizade com o poliéster por muito tempo, no início dos anos 40 do século passado, e essa amizade continua até hoje. O poliéster está presente em todas as partes da nossa vida, mas principalmente em roupas e utensílios domésticos.
O que é isso?
O poliéster é um tipo de tecido. A matéria-prima para sua fabricação são as fibras de poliéster, obtidas no processo de refino de derivados de petróleo. A produção de poliéster começou nas décadas de 1930-1940. No nosso país, surgiu em 1949 e entrou em produção nos anos 60. Nos anos 70 nos EUA, todo mundo já falava em tecido mágico, que não pode ser lavado por vários meses, mas ainda estará como novo. É verdade que nos EUA e em outros países era chamado de maneira bem diferente - dacron, melinex, terileno e, na URSS - lavsan.
Tecido natural ou sintético?
O poliéster, é claro, é um tipo de tecido sintético, mas com razão ocupa o primeiro lugar entre toda a variedade de materiais sintéticos.
As fibras do tecido de poliéster contêm poliestireno puro processado, que é liberado do petróleo refinado. Na produção, o poliestireno é derretido para obter o poliéster líquido e o produto é purificado quimicamente. Em seguida, passa por orifícios estreitos para se obter fibras finas de poliéster. Além disso, as fibras, após o processamento, vão para a fabricação de tecidos.
Esta breve descrição da produção de tecidos dá o conceito de que o poliéster é um material sintético puro feito de materiais sintéticos. Claro, várias fibras naturais podem ser adicionadas a ele para melhorar a qualidade do material resultante. Assim, o próprio processo de fabricação depende inteiramente de que tipo de tecido e de quais propriedades você precisa para obter a saída.
Vantagens e desvantagens
O poliéster certamente tem mais vantagens do que desvantagens. O tecido de poliéster é amplamente utilizado não apenas na vida cotidiana, mas também na produção. As vantagens incluem:
- boa resistência ao desgaste;
- facilidade de cuidado do tecido;
- falta de muda;
- solidez da cor do tecido à luz solar;
- falta de pellets no tecido;
- alta velocidade de secagem;
- hipoalergênico;
- preservação do calor;
- baixa absorção de sujeira e óleo;
- preço baixo.
O poliéster também tem algumas desvantagens.
- Além da sujeira, o poliéster, infelizmente, também não absorve umidade. Por isso, os produtos confeccionados com tecido de poliéster não são muito confortáveis no verão. É quente nele - ele não "respira" devido à sua alta densidade. É por isso que os médicos não recomendam o uso de roupas de poliéster para pessoas com alto índice de suor.
- Alguns especialistas têm uma atitude negativa em relação ao uso de itens de poliéster devido à presença de monômeros no tecido.
- O tecido de poliéster, entre outras coisas, tinge-se mal e também não pode ser lavado a altas temperaturas.
- O poliéster é altamente eletrificado e não deve ser passado ou branqueado.
Tipos e suas propriedades
Existem muitos tipos de poliéster, mas nem sempre é possível ver a inscrição "100% poliéster" nas etiquetas das roupas. Os especialistas há muito notaram que se, na produção desse material, algum outro componente for adicionado à matéria-prima de poliéster, então suas propriedades podem ser alteradas e melhoradas.
Por exemplo, quando o algodão é adicionado ao tecido, sua higroscopicidade pode ser aumentada. Esse material não desbota, seca rapidamente após a lavagem, por isso é simplesmente ideal para a roupa de cama.
Mas com a adição de elastano ou spandex, o tecido de poliéster ficará mais elástico. É usado para fazer coisas justas e que se esticam bem: meias, meias, cuecas. É verdade que essas coisas não são recomendadas para secar ao ar livre devido ao seu rápido desgaste ao sol.
A poliamida é frequentemente adicionada ao tecido de poliéster. Assim, o material se torna como um pano de seda. Não desbota ao sol e mantém perfeitamente a forma que lhe é dada, e também esse tecido quase não se molha.
O poliéster também aumenta as características de resistência de um material como a viscose. Além disso, torna-se mais resistente ao derramamento. Existem duas variedades - tecido e tecido não tecido. A definição de uma ou outra variedade depende do método de produção do material, para o qual são utilizadas máquinas de tecelagem ou as fibras do material são combinadas de várias outras maneiras.
Comparação com outros materiais
Assim que o poliéster entrou em produção, e depois nas prateleiras das lojas, os consumidores involuntariamente começaram a compará-lo com outros tipos de tecidos, principalmente algodão, embora isso não seja totalmente correto, porque esses tecidos são criados a partir de diferentes tipos de matérias-primas: o poliéster é um material sintético e algodão é tecido natural.
No entanto, eles são frequentemente comparados para determinar o que é melhor - tecido natural ou sintético. Alguns dirão que as comparações são supérfluas, pois o algodão certamente ganha nessa disputa. É macio, respirável e excelente na absorção de umidade.
Sim, no verão, o algodão realmente não tem rivais. Já no inverno, o poliéster assume uma posição de liderança, já que as roupas de inverno são feitas justamente em tecido de poliéster. Nesse caso, o poliéster atua tanto como tecido quanto como aquecedor. Simplesmente não há igual a ele no frio. É mais conveniente comparar o poliéster com o acrílico. Acrílico é o mesmo sintético que usa fibras de óleo refinado, só que mais grossas e onduladas. O acrílico é freqüentemente usado para fazer suéteres, meias e cobertores quentes.
A diferença entre o acrílico e o poliéster é que os comprimidos se formam com frequência e muito rapidamente no acrílico, o que estraga toda a aparência da coisa e, portanto, as roupas feitas com ele se tornam inutilizáveis em um tempo relativamente curto.
As vantagens do acrílico são sua maciez, não está sujeito a encolhimento, não enruga em nada e mantém uma aparência elegante. Eles lavam roupas de acrílico da mesma forma que poliéster - em uma temperatura da água não superior a 40 graus. O acrílico seca depois de ser lavado muito rapidamente.
Na produção, o acrílico é frequentemente misturado com lã para criar um excelente material que tem todas as virtudes da lã e do acrílico. É quente, fofo, respirável. Essa é outra semelhança entre o acrílico e o poliéster - combina bem com as fibras naturais, o que sem dúvida melhora a qualidade dos dois materiais.
Muitas pessoas costumam comparar o inverno sintético com o poliéster, sem saber que Winterizer sintético - este é o poliéster, ou seja, um tipo de enchimento de poliéster. O inverno sintético moderno evoluiu significativamente desde o tempo em que o tecido de poliéster e os enchimentos sintéticos apenas começaram a aparecer no mercado.
Naquela época, eles não eram da melhor qualidade devido ao uso de cola para colar. Hoje em dia, não existem componentes de colagem de terceiros no inverno sintético, ele se tornou muito mais espesso e mais volumoso. Além disso, o inverno sintético moderno não enrola em pedaços dentro das roupas, como penugem, e também mantém sua aparência mesmo depois de muitas lavagens.
Viscose é o precursor do poliéster. Surgiu antes, para que consumidores e profissionais conheçam melhor, mas assim que o poliéster apareceu no mercado, imediatamente passou a competir com ele e a tirá-lo das prateleiras das lojas. Isso aconteceu devido à resistência do tecido de poliéster, que a viscose, infelizmente, dificilmente pode se orgulhar.
E também pelas vantagens do poliéster em comparação com a viscose pode ser chamada de uma proporção mais tolerante do poliéster ao branqueamento e ebulição. É proibido fazer tais manipulações com viscose, caso contrário pode estragar completamente o tecido.
Mas a viscose também tem muitas vantagens. Por ser um produto obtido quimicamente a partir de matérias-primas naturais (celulose), a viscose tem todas as qualidades positivas de um tecido natural - não rola, passa bem, absorve umidade, não causa reações alérgicas. E esse tecido também tem um brilho lindo que lembra estampas de seda. Os tecidos de poliéster têm um brilho mais metálico e uma textura mais densa.
A vantagem de um material como a microfibra em relação ao poliéster é que esse material sintético tem a capacidade de "respirar" e, portanto, roupas de cama e roupas esportivas são costuradas a partir dele. A microfibra, ao contrário do poliéster, absorve bem a umidade, mas também tem suas desvantagens. Pode ser arruinado acariciando-o apenas uma vez. Além disso, ela não tolera agentes clareadores.
Como o poliéster, a microfibra é altamente flexível, não esticável e resistente à descoloração.
Áreas de uso
Uma das vantagens do poliéster é sua versatilidade. Nesse sentido, é utilizado tanto como tecido quanto como aquecedor em roupas de inverno. Nesta forma, é usado não só em trajes de inverno para adultos, mas também em macacões para crianças pequenas, e desempenha sua função não pior do que acolchoar poliéster e penugem. O custo de agasalhos com forro de poliéster é várias vezes menor do que, por exemplo, o mesmo casaco com isolamento de plumas. E essa é outra vantagem do material de poliéster.
Nas roupas de inverno, o poliéster não é usado apenas como isolante. Na maioria das vezes, todas as roupas de inverno são feitas de tecido de poliéster. Tudo graças à sua resistência ao vinco, capacidade de manter a forma e baixa higroscopicidade, muito importante em tempo de chuva ou neve. Essas roupas não o deixarão na mão no inverno e em um dia quente com neve ou com forte geada.
Tecido de poliéster encontrou seu caminho em roupas para atletas. É claro que, na fabricação dessas roupas, não se utiliza poliéster puro, pois é totalmente não higroscópico. Já em uma composição com fibras de algodão, adquire a propriedade de absorver umidade. O elastano é frequentemente adicionado a esse tecido, graças ao qual o material estica bem e não atrapalha os movimentos, o que é muito importante para os praticantes de esportes ativos.
Tecido de poliéster também é usado para fazer bolsas, mochilas, roupas de caminhada, tendas e outros equipamentos de acampamento. O poliéster é aplicável na produção de cortinas e tule, bem como em outros têxteis-lar.
Sutilezas de cuidado
O ponto mais importante ao cuidar de tecidos de poliéster é o ciclo de lavagem correto. Felizmente agora nas máquinas de lavar já não precisas de pensar em que temperatura regular e em que número de voltas para torcer o tecido, uma vez que a própria máquina, de acordo com o programa indicado, selecciona a temperatura desejada e outras características de lavagem. A dona da casa precisa apenas girar o ponteiro para o tipo de tecido desejado, por exemplo, "Sintético".
Se o poliéster é lavado à mão, você precisa se lembrar que este tecido não pode ser lavado em água acima de 40 graus. E, claro, você deve sempre olhar as etiquetas de tecido no produto. Eles podem ter sinais de proibição de lavagem na máquina e lavagem a seco.
Além desses dados, nas etiquetas também é possível ver as instruções para passar roupas sintéticas. E se não houver indicação dos tipos de tecido no ferro, os comentários na etiqueta serão muito úteis. O número de pontos na placa de ferro geralmente indica em que temperatura é permitido passar isso e aquilo. Em geral, o tecido de poliéster é completamente pouco exigente: ele quase não enruga, não desbota e manchas simples podem ser removidas quase imediatamente após aparecerem com um pano úmido comum.
Avaliações
Antes, ao verem a indicação da presença de poliéster na etiqueta de uma roupa, muitos o tratavam com desconfiança, pois acreditavam que o tecido natural é muito melhor, mais bonito e mais útil.
O poliéster deixou de ser confiável por muito tempo, pois rapidamente conquistou seu público, e a qualidade desse tecido só foi melhorando com o passar dos anos. E agora está aumentando. Algumas de suas variantes, com a adição de vários componentes, superam inclusive as propriedades de uma mesma lã ou algodão.
Na maioria das vezes, os compradores deixam comentários positivos sobre roupas de inverno feitas de poliéster. Muitas pessoas notam suas excelentes qualidades, especialmente um baixo grau de absorção de água e resistência a vincos. Freqüentemente, as mães jovens notam que os macacões de poliéster para bebês não são piores do que seus pares felpudos e acreditam que a maior vantagem dos itens de poliéster é que, após a lavagem, esses itens mantêm sua aparência original. Os consumidores adoram que, depois de secar as roupas, não haja necessidade de perder tempo alisando o material emaranhado de dentro do macacão.
Para obter informações sobre como o poliéster é feito, veja o próximo vídeo.