Tipos de tecidos

O que é poliéster e como cuidar do tecido?

O que é poliéster e como cuidar do tecido?
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Características de produção
  3. Compatibilidade com outros materiais
  4. Visualizações
  5. Principais fabricantes
  6. Formulários
  7. Dicas de cuidados

O poliéster é um material à base de fibra de poliéster. É um tecido durável obtido por meio de processamento especial. Quais são as características deste material, suas vantagens e desvantagens, bem como os tipos e áreas de aplicação, e serão discutidos hoje.

Vantagens e desvantagens

Atualmente, o poliéster é utilizado em diversos setores. Pela primeira vez, eles começaram a falar sobre esse material cerca de cem anos atrás. Nessa época, diversos desenvolvimentos começaram a ser realizados nos Estados Unidos associados à expansão ativa das indústrias químicas. Embora as pesquisas tenham começado em 1926, a fibra de poliéster foi oficialmente registrada e patenteada apenas 15 anos depois, em 1941.

Agora, esse material se tornou muito popular e é usado ativamente em muitos países.

Existem tecidos feitos inteiramente de poliéster. Também existem opções para misturar com outras fibras. Na maioria das vezes é combinado com algodão ou lã. Além disso, existem outras opções: uma mistura com spandex, poliamida ou elastano.

No entanto, a qualidade do material pode variar.

As principais vantagens deste material incluem os seguintes pontos.

  • A praticidade do material. Durante a produção, é possível obter um tecido muito resistente às influências negativas, caracterizado pela resistência. Mesmo após lavagens frequentes, não estica nem deforma, não perde a forma original e não enruga.
  • Atratividade. O material é agradável ao toque e não deforma.Mesmo após o uso ou desgaste de longo prazo, nenhuma pista aparece nele, nenhum grânulo se formará. Com a lavagem, os produtos feitos com esse material não perdem sua atratividade, não precisam ser passados ​​a ferro.
  • Grande paleta de corescapaz de satisfazer até os consumidores mais exigentes.
  • O material se distingue por baixos indicadores de higroscopicidade e impermeáveis, pelo que o tecido praticamente não se molha e as coisas secam rapidamente. Devido a essas propriedades, o tecido é geralmente usado para costurar itens sazonais, jaquetas, capas de chuva. Também é utilizado para a fabricação de toldos.
  • É um material muito resistente, não pode ser rasgado à mão., isso só pode ser feito com uma tesoura. A resistência ao desgaste do tecido e sua resistência são suas principais vantagens. Este material é considerado tenaz, a adição de fibras adicionais à composição, conferindo maciez, torna-o mais macio.
  • O material não desbota sob os raios do sol, é resistente ao fogo. Se as faíscas atingirem a superfície, ele arderá, mas não se acenderá. A eliminação do fogo levará à cessação da combustão latente.

Entre as desvantagens, vale destacar que o tecido será pouco permeável devido ao baixo nível de respirabilidade. Além disso, os produtos feitos de fibras de poliéster não devem ser lavados com produtos à base de cloro. Além disso, as desvantagens incluem o fato de que alguns tipos de telas podem ficar mal manchadas.

A presença de fibras sintéticas leva ao acúmulo de eletricidade estática, o que contribui para a deposição de detritos e poeira fina na superfície. Para se livrar disso, a maioria dos fabricantes tenta adicionar fibra antiestática à composição.

Ao comprar produtos feitos de material de poliéster, deve-se ter em mente que às vezes eles podem causar reações em pessoas com tendência a alergias.

Características de produção

O material é criado por extrusão. A sua produção é efectuada por derretimento preliminar, forçando a seguir as formas. Após o resfriamento do ar, o tecido é esticado e cortado para se obter uma fibra com a densidade necessária.

Após um processo tão complexo, é possível obter um material resistente ao desgaste com características diferentes. Entre as desvantagens, deve-se destacar que durante o processo produtivo são liberadas toxinas, o que não atinge da melhor forma a natureza. Mas para uma pessoa, de acordo com especialistas, este material é absolutamente inofensivo.

Compatibilidade com outros materiais

As fibras de poliéster são usadas tanto de forma independente quanto em combinação com outros materiais. Essas combinações conferem propriedades especiais ao material.

Graças às combinações de mix:

  • melhora o desempenho, o que afeta diretamente a duração do desgaste dos produtos;
  • vai ser mais fácil cuidar das coisas, não vão “sentar”, vão ficar mais elásticos.

Os fios sintéticos podem ser combinados com fibras naturais ou artificiais. Pode ser viscose, algodão, linho, poliamida.

Em sua forma pura, 100% poliéster é um tecido resistente que, ao ser comprimido, ainda recupera sua forma original. A combinação com outros materiais permite obter uma tela com características melhoradas.

  • Algodão. Quando sintéticos são adicionados ao algodão, embora algumas qualidades higiênicas de tecidos naturais diminuam, isso terá outras vantagens. Graças à mistura, a tela fica mais resistente e durável. Esses produtos não requerem cuidados especiais, não precisam ser passados ​​a ferro. O preço do item acabado é reduzido. O tecido de algodão poliéster é adequado para costurar roupas caseiras, têxteis.
  • Lã. A combinação com fibras de lã às vezes leva a um aumento da vida útil do material. Esses produtos começam a enrugar menos, podem ser lavados na máquina de lavar, torcido, tornam-se resistentes ao desgaste.Externamente, esse material não pode ser distinguido da lã, especialmente se a proporção de fibras sintéticas nele não exceder 30%.
  • Linho. Roupas prontas feitas de fibras de poliéster e linho serão muito mais práticas do que sem aditivos sintéticos.

Como resultado de tais combinações, são obtidos materiais com características melhoradas, que na aparência praticamente não diferem dos tecidos naturais.

Visualizações

Na indústria têxtil, uma grande variedade de tecidos é produzida à base de fibras de poliéster, que possuem diferentes densidades, diferem em textura, aparência e possuem um campo de aplicação diferente. Os tecidos mais populares incluem poliéster, acrílico, microfibra e seda de poliéster. Nesse caso, a proporção de poliéster para outros materiais pode ser 30–67%.

Poliéster

Os produtos de poliéster podem ser usados ​​em várias indústrias. Estofos para móveis, colchas, sofás, poltronas são normalmente costurados neste material. Ótima opção para a confecção de roupas casuais e uniformes. Devido à sua durabilidade, propriedades repelentes à água e facilidade de manutenção, este material tem conseguido ganhar considerável popularidade. O poliéster pode ser facilmente tingido em uma ampla variedade de cores, os produtos dele não desbotam, desbotam ao sol. Mesmo muito tempo após o uso, o tecido tingido simples permanecerá atraente.

Lavsan

Lavsan é um material sintético obtido na década de 50 do século passado. Foi nesta altura que recebeu o seu nome, noutros países o tecido tem outro nome. O Lavsan tem excelentes características, é fácil de cuidar, não desbota ao sol, é facilmente pintado em vários tons.

Acrílico

A lona acrílica com revestimento de poliuretano é bastante densa, por isso é muito utilizada na fabricação de papéis de parede, cortinas de enrolar, tetos elásticos. Trata-se de um excelente material indicado para a confecção de barracas e barracas de compras, banners com slogans publicitários e outros produtos que serão utilizados na rua.

Microfibra

Na fabricação de microfibra, a melhor fibra de poliéster é usada. O material tem boa respirabilidade e resistência à água. Os produtos de microfibra são bastante procurados. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas envolvidas em esportes ativos, atletas profissionais, amadores. A microfibra é usada para costurar ternos para atividades esportivas, camisetas, roupas e cuecas para casa, etc.

Seda poliester

Externamente, será difícil para uma pessoa comum distinguir produtos feitos de seda natural de poliéster. Quanto à densidade da alma, este valor não deve ultrapassar 160 kg / m3. Use o material para costurar têxteis de cozinha, cortinas, roupas de cama.

Bandeiras e estandartes são feitos de seda de poliéster, usados ​​na fabricação de vários símbolos.

Também é importante destacar o supplex, que é uma tela que se estende em diferentes direções. Este tecido é parcialmente feito de poliéster. Além disso, o supplex pode conter fibras de elastano, lurex, náilon ou microfibra.

O poliéster também faz parte da composição do velo, inventado em 1979 por cientistas americanos. É utilizado para costurar vários produtos com lã. Esse material repele perfeitamente a umidade e retém o calor. O processamento especial do pano evita a formação de pellets na superfície, evita o incêndio.

Principais fabricantes

Os melhores fabricantes da Rússia envolvidos na produção de material sintético incluem os listados abaixo.

  • VNIISV (Tver). Esta é a única empresa no território da Rússia e nos países da CEI, que inclui não apenas uma fábrica, mas também um instituto que se dedica ao desenvolvimento experimental. Há mais de 60 anos a empresa cria diversos materiais a partir de fibras sintéticas e materiais fibrosos.
  • "Tekhnoelektrostandart" (região de Tver, Tver). Este fabricante é especializado no fornecimento de pré-misturas de poliéster e outros materiais.
  • "Mogilevkhimvolokno" (Mogilev). Entre os fabricantes de produtos de poliéster, esta empresa ocupa uma posição de liderança há quase 50 anos. Ela se esforça para atender às necessidades dos consumidores, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e reduzindo o impacto negativo no meio ambiente.
  • JSC "VHZ" (Vladimir). A fábrica produz uma série de poliéteres, que são usados ​​para obter espuma de poliuretano, um estabilizador de espuma.

Além do mais, Eu gostaria de destacar a empresa "Veliga"... A fábrica está envolvida na produção de vários tipos de tecidos de fios de poliéster. Esta empresa está presente no mercado desde 2002.

Formulários

Quanto ao âmbito de aplicação do poliéster, é muito amplo. Este material pode ser usado para fazer itens que são procurados em uma ampla variedade de áreas e indústrias.

O poliéster pode ser usado nos seguintes casos.

  • Na hora de criar acessórios de viagem, como costurar tendas, bolsas e mochilas, sacos de dormir e até cordas. Devido às propriedades do material, os produtos resistem bem a condições climáticas extremas.
  • Para costurar roupas de trabalho. Jaquetas, macacões e vários itens especiais são costurados com o material solicitado. Essas roupas duram muito tempo, são práticas, confortáveis ​​e confortáveis ​​com elas.
  • As fibras de poliéster também são usadas para criar têxteis-lar, enchimentos, brinquedos e conjuntos de cama.
  • É usado para decoração de interiores. Este material é usado para criar papel de parede, estofamento de móveis, isolamento, elementos decorativos.
  • Tecidos com fibras de poliéster também são usados ​​para costurar roupas do dia a dia. Os produtos feitos com eles ficarão apresentáveis ​​e bonitos por um longo tempo.

O poliéster pode ser usado não apenas em banners, alfaiataria e têxteis-lar.

Este material também encontrou aplicação na medicina. Assim, durante as operações cirúrgicas, são utilizadas suturas trançadas não absorvíveis com revestimento de silicone. É utilizado em vários ramos da medicina, desde a oftálmica até a cirurgia plástica ou cardiovascular. É um material muito durável que não perde suas qualidades com o tempo. Os produtos feitos a partir dele são seguros, não tóxicos e estéreis.

Nas indústrias alimentícia, química e petrolífera, é utilizado pano de filtro técnico de poliéster, que possui certas propriedades:

  • insensível a ambientes agressivos;
  • possui alta resistência ao fogo;
  • é resistente à umidade;
  • tem boas propriedades de drenagem;
  • caracterizado por uma longa vida útil;
  • ambientalmente amigável.

Na indústria de alimentos, o material é utilizado na forma de filtros para o preparo de sucos, xaropes e laticínios. No campo metalúrgico, é muito procurado como pano de filtro para purificação do ar. Os químicos usam poliéster para produzir pigmentos, purificar produtos de alta concentração. O material também é utilizado como catalisador nas indústrias de pneus, borracha e cimento-amianto.

O revestimento de poliéster é relevante na produção de telhas metálicas, acabamento de painéis de fachadas, peças para automóveis e bicicletas, bem como sinalização rodoviária e publicidade.

Dicas de cuidados

Os tecidos de fibra sintética são fáceis de manter. Podem ser lavados na máquina de lavar, não requerem cuidados complexos e muitas manipulações. Mas para que a vida útil dos produtos seja a maior possível, é importante seguir alguns dos conselhos dados pelos fabricantes.

  • Embora coisas feitas de materiais sintéticos possam tolerar bem diferentes temperaturas, você não deve usar água excessivamente quente ao lavar. É melhor que a temperatura não ultrapasse 40 graus.
  • Após a lavagem, é indesejável usar o autospin. É melhor remover o excesso de líquido com as mãos.
  • Para a lavagem, deve-se usar um detergente ou gel adequado para esse tipo de tecido.
  • O uso de alvejante e outros produtos agressivos que contenham cloro não é aconselhável.
  • Produtos feitos de fibras de poliéster não enrugam, portanto, não precisam ser passados ​​a ferro. Se necessário, use um ferro, escolhendo o modo apropriado.

Depois de estudar o que é poliéster, deve-se notar que essas telas têm avaliações bastante altas.

Os produtos feitos de um material popular têm uma aparência muito atraente, o que aumenta a demanda por esses produtos. As peças em fibra sintética de poliéster duram muito. Eles toleram bem os extremos de temperatura e mudanças nas condições climáticas. Os comprimidos não aparecem sobre eles, o que tem um efeito positivo no aspecto do produto, ao contrário dos compostos totalmente por ingredientes naturais.

A adição de fibras de poliéster às teias misturadas pode melhorar as propriedades existentes e até corrigir pontos fracos. A presença de poliéster torna o tecido mais durável, resistente ao desgaste e sem rugas. Embora as fibras sintéticas tenham grandes vantagens, também há desvantagens a serem consideradas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa