Tipos de tecidos

Características de tecidos densos e suas variedades

Características de tecidos densos e suas variedades
Contente
  1. descrição geral
  2. Visão geral da espécie
  3. Paleta de cores
  4. Áreas de uso

Tecidos densos são difíceis de substituir por algo na estação fria. E você precisa trabalhar com esses materiais, sabendo como eles se manifestam na costura, nas meias, na lavagem e nos demais cuidados. Com a ajuda desse conhecimento, você pode estender a vida útil de coisas feitas de tecido denso.

descrição geral

Uma das características importantes de um tecido, em princípio, é sua densidade. Ele reflete o peso em gramas por metro quadrado. E quanto mais fios por unidade de área, mais densidade terá a matéria. A espessura do fio, aliás, também é importante: quanto mais fino ele é, mais leve é ​​o tecido. Outros parâmetros dependerão da densidade, incluindo higroscopicidade, resistência ao desgaste, permeabilidade ao ar.

A maior densidade, por exemplo, é possuída pelo couro natural (e artificial, aliás, também), esse valor pode chegar a 1000 g por metro quadrado. O tecido com o qual os ternos e casacos são costurados pode ter uma densidade de até 400 g por metro quadrado.

Para entender a diferença entre tecidos densos e leves, é importante notar que a mesma cambraia tem uma densidade de no máximo 70 g por quadrado.

Telas densas podem ser feitas de matérias-primas totalmente naturais - lã, linho ou algodão. Também podem ser composições mistas, quando sintéticos são adicionados às fibras naturais nas proporções certas. Na maioria das vezes, o algodão grosso é usado para fazer toalhas, toalhas de mesa, colchas, cortinas, etc.

Já nas roupas de inverno, não se usa tecido de algodão, por falta de conservação de calor. Os tecidos de linho são naturalmente muito densos e, se "diluídos" com sintéticos, podem ser usados ​​para estofar (ou decorar) móveis estofados. Toalhas de mesa, cortinas e travesseiros também são costurados de linho grosso.

Outros tecidos densos devem ser observados separadamente.

  • Encerado - um tecido muito resistente, impregnado de compostos refratários e impermeáveis. É adequado para costurar tendas, tendas, mochilas e luvas, todos os tipos de vestuário de trabalho.
  • Pano de saco - também tecidos densos e ásperos feitos de fibras de juta ou cânhamo. Mais frequentemente, é usado para finalidades de embalagem e o macacão também pode ser costurado de estopa. Mas também fazem dela a base para painéis, objetos de arte decorativa e aplicada.
  • Tela - linho e tecido muito denso com uma estrutura rígida, que é frequentemente utilizado para os fins a que se destina (para artistas).

Todos os materiais naturais são de maior valor. São muito valorizados e sua estrutura porosa os torna respiráveis. São compostos hipoalergênicos que raramente causam irritação.

Visão geral da espécie

Os tecidos grossos são divididos em grupos, cada um dos quais é uma lista separada de requisitos, objetivos e propriedades.

Seda

Este é o padrão para a produção de roupas de noite, roupas de palco, etc. A seda é reconhecível por seu brilho característico. Mas, além do alto componente estético incondicional, os tecidos de seda também são higroscópicos, conduzem bem o ar, regulam o calor e o desgaste da seda é mínimo. É um tecido elegante e macio, muito agradável ao toque, mas bastante caprichoso de cuidar. Ela não suporta a luz do sol forte e, se a umidade entrar em contato com a seda, manchas podem permanecer nela. A seda é passada apenas em uma configuração suave e lavada à mão. Seque longe das baterias.

Um produto feito de seda natural será caro se nenhuma outra fibra for adicionada à composição. E sobre tal deveria haver uma etiqueta com a marca "100%".

Tecidos de seda natural:

  • cetim - bonito e brilhante, mais comumente encontrado em fantasias, em roupas folclóricas, bem drapeadas;
  • gás - serve para costurar blusas e vestidos de noite;
  • crepe de Chine - brilha pouco, tem alguma aspereza;
  • organza - um tecido fino, translúcido, com um leve brilho;
  • o brocado é uma excelente opção para vestidos elegantes, pois se combina com sucesso com fios de prata e ouro;
  • Foulard é o material de que muitas vezes são feitos os lenços e lenços.

As informações básicas sobre o tecido estão escritas na etiqueta. Se os requisitos forem violados, o material pode desbotar, esticar e encolher. Às vezes, cuidados inadequados levam até mesmo ao rompimento do tecido. Os tecidos de seda devem ser armazenados em local seco e com boa ventilação. Eles não podem ser dobrados na prateleira do armário, devem ser pendurados em um cabide. É impossível que gotas de perfume, água de toalete, desodorante caiam na seda - não só o aparecimento de manchas é perigoso, mas também a destruição da estrutura do material.

É melhor que os mesmos lenços de seda, por exemplo, sejam guardados em capas (as capas também devem ser feitas de tecidos naturais). E se você armazená-los em um saco plástico ou em uma caixa sintética, haverá um acúmulo de umidade dentro deles, o que é perigoso devido ao aparecimento de mofo.

A mariposa também está pronta para se deliciar com produtos de seda, portanto, nos locais de armazenamento, a proteção contra a praga é fornecida com antecedência (em aerossóis ou sachês, tabletes especiais).

A seda é lavada exclusivamente à mão, a temperatura não deve ultrapassar 30 graus. Não use alvejantes, detergentes agressivos. Você pode usar xampu ou sabonete comum para bebês - deve servir. Mas você pode e até precisa enxaguar as coisas de seda em uma solução de vinagre: 15 ml de vinagre / 1 litro de água. Manchas de café e chá na seda serão removidas pela glicerina, manchas de sangue - amido, manchas de vinho - sal. Uma solução de vinagre a 10% remove quase tudo.

Os tecidos de seda não podem ser torcidos. A água deve escoar sozinha. Em seguida, o produto é embrulhado em uma toalha felpuda e, ao absorver a umidade, é retirado, espalhado sobre a mesa e alisado com as mãos. O material natural já deve estar na mesa como substrato. Passe a seda quando ainda estiver um pouco úmida, e sempre de dentro para fora. Temperatura - 70 graus.

Algodão

O algodão é usado para fazer roupas hipoalergênicas para crianças e adultos.As principais vantagens deste grupo de tecidos incluem respirabilidade, penetração de umidade, higiene e facilidade de cuidado. Ao mesmo tempo, o tecido é muito resistente, é difícil de rasgar (por isso, é indispensável no fabrico de artigos de criança). E o algodão retém bem o calor e ao mesmo tempo permanece fino e leve em termos de usabilidade.

Opções de algodão:

  • bike - tecido bastante áspero, até grosso e com pelo alto, adequado para costurar fraldas e pijamas de bebês;
  • bumazeya - a melhor opção para roupões naturais, tecido macio com forro alto;
  • o denim é um tecido durável e resistente, ideal para a produção de calças, é extremamente difícil de rasgar;
  • fibra de veludo - tecido felpudo para vestidos de noite e muito mais;
  • veludo cotelê - lã larga, pelo macio, vai em agasalhos e em camisas e calças;
  • popelina - tem nervuras em ambos os lados; coisas caseiras são geralmente feitas dessa tela;
  • A flanela é um tecido felpudo para camisas masculinas e não só, com toque agradável.

Antes de lavar as peças de algodão, você precisa tirar tudo do bolso e virar a peça do avesso. Botões, zíperes e zíperes devem ser fechados, punhos nas mangas devem ser esticados. A cor é apagada separadamente da luz. É necessário que as coisas sejam distribuídas no tambor da máquina de escrever de acordo com o tipo de poluição. Ou seja, um vestido elegante não deve ser lavado, por exemplo, com um pano de prato.

Outras dicas para cuidar do algodão:

  • se as coisas podem desbotar, é melhor lavá-las em água fria;
  • o algodão não deve ser lavado junto com sintéticos - a perda de cor e a formação de pellets podem ser uma recompensa para tal bairro;
  • todas as recomendações indicadas na tag devem ser seguidas;
  • se a coisa depois da lavagem ficar grossa, pode-se enxaguar em água fria com sal (este conselho pode ser usado como preventivo);
  • a primeira lavagem é sempre à mão ou em ciclo delicado com temperatura inferior à indicada na etiqueta.

E então segue-se uma centrifugação muito delicada (ou melhor, sem ela), inadmissibilidade de secar, recusa de secar ao sol forte. É melhor passar o algodão de dentro para fora.

A lã animal passa a ser a matéria-prima para ternos, camisas e, claro, agasalhos. Os tecidos de lã retêm bem o calor, são considerados muito duráveis ​​e não desbotam rapidamente. Eles são usáveis ​​e podem servir por décadas. Mas é impossível dizer que esse tecido é elástico.

Tipos populares de tecidos de lã:

  • lã de alpaca - macia, incrivelmente agradável ao toque, material caro;
  • Angorá (essa é a lã de cabra angorá) - rola com muita força, tecido tátil e agradável, sempre diluído com uma pequena quantidade de acrílico;
  • cashmere - lã cara, tosquiada de cabras da montanha, é extremamente macia;
  • tecido de lã - o material é usado principalmente para criar um casaco, o tecido é quente, mas resistente e em alguns casos bastante pesado.

Um teste para verificar se a coisa é mesmo de lã: é preciso tirar o fio dela e botar fogo, se a lã - ela se alarga na ponta e se apaga. Ou seja, a lã não suporta a combustão. O fio artificial vai queimar até o fim.

Também é melhor lavar as coisas de lã à mão, a temperatura da água não ultrapassa os 30 graus. Não é recomendado espremê-los de forma alguma. É melhor molhar o produto antes de lavar por 5 minutos. Cardigans, vestidos e suéteres devem ser lavados do avesso. Se o tecido estiver firme, você precisará passá-lo com uma gaze. Para evitar que a lã fique amarela, pode ser embebida em uma solução de água e peróxido de hidrogênio. E é melhor remover os carretéis de coisas de lã com uma máquina especial.

Linho

O linho é semelhante ao algodão, mas sua densidade é ainda maior. Ele encolhe quando molhado, por isso é frequentemente misturado com poliéster, por exemplo. Para a confecção de ternos e vestidos, utiliza-se o linho com ponto liso, para os vestidos de verão - com lenting (tecido perfurado), o ponto jacquard é mais usado para criar roupas folclóricas, e o gap é usado para lenços e lenços leves de verão roupas.

Alguns tipos de linho são muito bem lavados em altas temperaturas, não têm medo de ferver água. Mas quase não adianta passar o linho, é melhor usar um vaporizador. Não vale a pena torcer a roupa após a lavagem, mas você pode torcer na máquina de escrever. Se você ensaboar o tecido com antecedência e deixá-lo de molho por uma hora em água, ele ficará melhor e mais macio. Para remover manchas de frutas vermelhas, suco, vinagre de mesa é usado. E se uma mancha de tinta manchar o pano de linho (borrado com uma caneta esferográfica), ele deve ser ensopado em leite - você pode colocá-lo na geladeira durante a noite.

O linho seca melhor ao ar livre. Também absorve muito bem os odores, especialmente durante a secagem. Se você passar com um ferro, então em uma forma ligeiramente seca.

Não tenha medo se o tecido não for perfeitamente liso. Essa leve saliência (às vezes até lembra uma folha de papel amassada) é o charme desse tipo de tecido.

De outros

Os sintéticos são todo um grande grupo de tecidos feitos de destilados de óleo e carvão. Uma vez que isso só poderia ser chamado de poliamida, hoje a lista de materiais sintéticos é muito ampla. Por exemplo, Oxford é um tecido premium para roupas justas, e o mergulho é usado para fazer roupas esportivas muito confortáveis, o crepe barbie é bom para vestidos e ternos.

Se mencionarmos os tecidos artificiais, então estes são o acetato (à base de ácido acético), a viscose (material de celulose, muitas vezes muito brilhante), o cupro (material de madeira próximo à seda). Mas também existem tecidos mistos, como polisatina e grampos.

Paleta de cores

Só é reabastecido com novos tons, quando até o tecido preto ou branco tem suas próprias variações. O linho, por exemplo, que é mais comum em tons pastéis calmos, ganha cada vez mais brilho - vermelho, verde, cinza profundo, porque há demanda. E você também pode tingir tecidos densos naturais, usando tintas naturais e não só.

Não há grandes restrições na escolha da cor: você sempre pode encontrar um conjunto em que, por exemplo, lã (casaco), algodão (camisa), seda (saia) serão combinados, e em termos de cores, essas coisas serão em perfeita harmonia.

Áreas de uso

O vestuário é o maior segmento de tecidos densos. E eles também fazem todos os tipos de utensílios domésticos: de roupa de cama a tapetes, de toalhas de mesa a cortinas. Tecidos muito densos são usados ​​na fabricação de equipamentos esportivos, tendas, toldos. Os adereços de palco podem ser feitos de tecidos densos de cetim, as redes e os cobertores podem ser costurados com tecidos esticados.

Ao escolher um tecido ou produto pelo tipo de matéria, as características da estrutura fibrosa e as propriedades de desgaste e cuidados são levadas em consideração. Nesse sentido, os materiais densos oferecem uma ampla escolha.

sem comentários

Moda

a beleza

casa