Que tipo de tecido plissado é e o que pode ser costurado com ele?
Tecido plissado é uma demanda especial do consumidor. Quem gosta de artesanato deve aprender mais sobre as características desse tecido, suas características e métodos de cuidado.
O que é isso?
Plissado é um tecido com muitas dobras verticais paralelas de largura idêntica, mantendo a sua forma após a lavagem. Este não é um tipo específico de material, mas um tecido que foi dobrado em forma. Sua composição pode ser variada. A largura das dobras varia entre 0,5-5 cm, comparadas com a ondulação, são planas, paralelas entre si e se assemelham a um acordeão.
O nome "prega" vem da prega inglesa ("dobra"). Inicialmente, esse tecido era usado para decorar roupas masculinas de linho e algodão. Tecido plissado feito de lã e outros materiais. A tecnologia para a produção de dobras regulares e estáveis foi desenvolvida no século XIX. Materiais de diferentes espessuras e densidades foram usados para criar dobras. O pico da produção em massa de tecidos dobrados ocorreu em meados do século passado.
A textura do material é geralmente lisa, sem um padrão de relevo. Está disponível em brilho fosco e brilhante, efeitos metálico e brilhante.
Vantagens e desvantagens
Os tecidos plissados têm várias características. Ela adorna vários detalhes da roupa feminina, tem um aspecto espetacular e sofisticado. Este tecido não sai de moda, por ser considerado um clássico. Roupas plissadas são adequadas para mulheres de diferentes idades. Não atrapalha os movimentos, é confortável de usar, adere ao corpo. A melhor propriedade da textura é a capacidade de esticar a silhueta. Graças a isso, as falhas das figuras são corrigidas.
Tecido plissado combina perfeitamente com qualquer roupa. Um tecido semelhante é utilizado como principal forma e decoração dos produtos. O material pode ser transparente ou opaco. As pregas plissadas raramente se enrugam, o tecido mantém a sua forma perfeita e não necessita de ser passado a ferro após a lavagem, centrifugação e secagem. Flui perfeitamente, repetindo os contornos da silhueta. Em tecidos finos, cria o efeito de leveza e leveza. Nos produtos, ele está localizado não apenas na vertical, mas também na horizontal.
Elementos do guarda-roupa feminino podem ser costurados com esse material em uma ampla variedade de estilos. Acrescenta romance e feminilidade à imagem, não limita o comprimento dos vestidos, saias e calças. Pode ser clássico, até o chão, midi, acima do joelho. Em alguns casos, é totalmente mínimo, o que não reduz em nada a estética dos produtos. Junto com isso, o recolhimento das pregas aumenta o custo de confecção das pregas. A tecnologia de produção é longa e trabalhosa.
É realizado em equipamentos especializados (prensas e ferramentas de acabamento). Plisse não é de forma alguma um tipo universal de textura. Para que fique adequado em um determinado produto, é necessário escolher criteriosamente o estilo, a silhueta, correlacionando com a espessura e composição do tecido. O material utilizado na decoração de interiores deve ter largura máxima. Não pode ser usado para vidros panorâmicos.
Devido ao fato de que as pregas plissadas são dobradas quase três vezes, é mais caro do que os tecidos comuns. Uma impressão grande raramente é aplicada a ela, pois as dobras distorcem o padrão.
Como é feito o pregueamento?
O método de produção industrial de pregas foi criado e patenteado por Mariano Fortuny y Madrazo em 1909. Baseou-se no uso de equipamento de prensagem. Durante a produção, sob a influência da alta temperatura e do peso da máquina, o material é prensado em dobras. Se o tecido sintético for processado, as fibras são sinterizadas nas dobras.
Isso garante o resultado desejado. Para formar pregas de tecidos naturais, são utilizadas impregnações especiais. Em casa, é feito com um molde de papel, um ferro e uma solução aquosa de vinagre. Para maior durabilidade das dobras, use sabão em pó ou uma composição adesiva. No entanto, tais manipulações não são garantia de preservação das dobras. Quase sempre, após a lavagem, é necessário corrigi-los, o que é bastante trabalhoso e demorado.
O que pode ser costurado?
Os tecidos plissados são usados na produção de roupas e decoração de interiores. Faz produtos exclusivos com um corte simples, é utilizada na costura de saias, blusas, túnicas. Enfeita vestidos e calças e, dependendo da densidade, é utilizada para confeccionar não só roupas leves, mas também agasalhos. Faz lindos vestidos de coquetel e vestidos de verão, bem como casacos de lã quentes.
Elementos plissados de tecido plissado, como moldes chill, golas, punhos, babados, cangas, babados, parecem muito elegantes e delicados. As inserções no corpete dos vestidos são feitas de tais tecidos para aumento visual dos seios. A aplicação clássica é um uniforme escolar para meninas de diferentes idades e elementos básicos do guarda-roupa de uma mulher de negócios em um estilo simples. Para essas roupas, são usados tecidos lisos e xadrez.
Tecido plissado é um tecido texturizado para cortinas de qualquer configuração, cortinas, abajures. É usado para decorar pufes, braços de sofás, cabeceiras de cama. Ele pode ser usado para costurar toalhas de mesa temáticas e sofisticadas. Fica espetacular na decoração de bolsas e chapéus, além de sapatos de verão. Mesmo lambrequins de janelas clássicas e arqueadas podem ser plissados.
Plisse é usado para decorar salões de banquetes, quartos de hotel, salões, restaurantes. É utilizado na produção de cortinas plissadas modernas, dobráveis segundo o princípio das persianas. Este tecido tem um tratamento especial.Suas dobras são maiores que 5 cm, o que é exigido pela tecnologia de abertura e fechamento de cortinas, cujo tamanho quase sempre corresponde ao tamanho da abertura da janela.
Visualizações
As variedades de tecido plissado podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Na composição, pode ser natural, artificial, combinado. Chiffon, veludo, seda e poliéster podem ser usados na produção. O couro também é usado na produção. Cada tipo de material possui características próprias.
- Poliéster mantém sua forma perfeitamente. É resistente ao desbotamento e vincos. Tem uma superfície mate e uma estrutura opaca com uma complexa trama de fios.
- A malha é de algodão, viscose, lã, sintética. A trama do material é enrolada e se estende perfeitamente em comprimento e largura. As pregas de malha são mais grossas do que outras.
- O veludo é um dos materiais mais densos para ser pregueado. Tem um pêlo curto, o que aumenta a espessura das dobras. Veludo plissado deixa a figura gorda.
- O tecido de cetim é caracterizado por uma trama de sarja e um brilho brilhante característico. Ele se desintegra nas bordas, deforma-se diagonalmente e é usado para roupas elegantes.
- Malha plissada é usada para fazer roupas específicas (saias tutu, imagens de palco). Material artificial, transparente, resistente ao estiramento e deformação.
- O chiffon é um dos tecidos translúcidos mais caprichosos. Isso também se reflete nas pregas. As pregas de chiffon são finas, mas enrugam-se após a lavagem. Possui uma textura fosca e vulnerabilidade a pegadas.
- Tecido pregueado de cetim crepe pode ter doninhas, que se formam durante a montagem das dobras. O próprio material se desfaz fortemente, tem uma superfície fosca e uma complexa trama de fios.
As opções mistas mais populares são feitas de:
- seda com adição de fibras de viscose e acetato;
- tecido semilã, caxemira e lycra;
- materiais de linho-elastano;
- uma combinação de algodão, viscose e poliéster.
Em termos de cor, os tecidos dividem-se em 2 grupos: lisos e estampados. As variantes do primeiro grupo têm muitos tons, incluindo cores neutras, pastéis, brilhantes, ácidas, escuras e suaves. As cores dependem da densidade e da finalidade do tecido.
Os materiais para vestidos são decorados com estampas florais, vegetais e geométricas. Desenhos populares são ervilhas e uma gaiola. Eles são usados para costurar roupas de estilo empresarial.
Cuidado
O cuidado com os tecidos plissados depende das características das matérias-primas utilizadas. Alguns materiais são entregues para lavagem a seco, fixando ao longo das bordas, outros são lavados à mão. No primeiro caso, as dobras são fixadas com um grande ponto de fios brancos. Isso elimina a probabilidade de que eles caiam. Se você não quiser varrer o fundo manualmente, faça-o em uma máquina de escrever, escolhendo o comprimento máximo do ponto. Porém, o método químico está longe de ser sempre justificado, assim como a fixação de dobras. Por exemplo, produtos feitos de tecidos sintéticos para ternos geralmente não precisam disso.
Os tecidos grossos de poliéster mantêm bem os vincos, mesmo depois de serem lavados na máquina de lavar, se forem lavados num ciclo delicado em água morna. Materiais finos e de malha não devem ser expostos a isso. As roupas são lavadas à mão em água morna, cuja temperatura não ultrapassa os 30 graus. Não deixe o produto de molho por muito tempo e use lixívia se notar manchas.
Para a lavagem, é necessário utilizar o tipo de pó adequado, que está indicado na embalagem. As variedades para lavagem à mão são caracterizadas por uma maior formação de espuma. Eles requerem um melhor enxágue. Podem ser usados detergentes líquidos suaves. Para evitar que a textura perca a maciez e o efeito esvoaçante, coloque amaciante na bandeja.
É melhor torcer a coisa com as mãos, o que é especialmente importante para produtos de algodão, viscose, chiffon. Em alguns casos, é melhor deixar a água em copo você mesmo. É melhor secar o produto na posição vertical.Para não deformar o paralelismo das dobras das saias, são penduradas nos cabides, fixando-as com as pinças existentes. Se a peça seca precisar ser passada, use o modo de cozimento a vapor.
O produto pode ser passado exclusivamente a ferro em tecido fino natural.
Se houver um firmware temporário abaixo, proceda da seguinte maneira. Primeiro, a coisa é estendida na tábua de passar, depois as dobras são esticadas para que fiquem paralelas e não olhem em direções diferentes. Um ferro é colocado em cima, um ferro é colocado nele para consertar a forma. Para que após passar a ferro não sobrem pontos temporários, retire o ferro, retire a linha, cubra novamente o produto com um pano e vaporize o fundo.
A gaze dobrada ao meio nem sempre é adequada para isso. Se passar chiffon ou outro tecido fino por ele, a textura lisa se torna porosa, assumindo o "padrão" de gaze. É melhor guardar roupas pregueadas em cabides. Para evitar que acumulem poeira no armário, podem ser embalados em capas de algodão. Não guarde as roupas muito apertadas, comprimindo-as entre outras coisas.