Tipos de tecidos

Tudo sobre tecido impermeável

Tudo sobre tecido impermeável
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Descrição das espécies
  4. Soluções de cor
  5. Áreas de uso
  6. Cuidado

As condições climáticas às vezes são desagradáveis ​​e requerem proteção especial. Para isso, foram criados tecidos com qualidades impermeáveis ​​e à prova de vento. O tecido da capa de chuva despretensioso faz um excelente trabalho nessas tarefas e tem muitas variedades.

O que é isso?

O tecido impermeável difere dos demais tipos de materiais por ser impregnado com uma composição especial que proporciona repelência à água. A composição do tecido da capa de chuva pode incluir fibras naturais ou sintéticas, mas o principal é a impregnação à prova d'água. A fibra de algodão é freqüentemente usada no suporte, mas este material por si só é incapaz de resistir a condições climáticas desagradáveis. Para agregar tecidos com as características desejadas, criam-se materiais mistos, nos quais são introduzidos inverno sintético e sintéticos. Para aumentar o conforto no uso, elasticidade e elasticidade, resistência, poliéster, náilon ou náilon, viscose são introduzidos na composição.

Essas manipulações possibilitaram a confecção de um tecido com as seguintes propriedades:

  • a capacidade de repelir umidade;
  • facilidade de atendimento;
  • aeração;
  • durabilidade, praticidade, confiabilidade;
  • resistência ao vinco;
  • preservação do pigmento ao sol.

Há uma série de vantagens de um material de capa de chuva que o tornam tão popular:

  • orçamento relativo, permitindo que você use tecido para costurar várias coisas;
  • a possibilidade de complementar com aquecedores, respetivamente, a versatilidade em função da época do ano;
  • o tecido é sempre relevante;
  • a versatilidade permite que você o use ao criar coisas diferentes;
  • variedade de espécies.

História

A impermeabilidade dos revestimentos que protegem das intempéries foi apreciada nos tempos antigos pelos primeiros caçadores.E se naquela época da história as roupas eram costuradas de peles, na Antiguidade as clamidas universais pareciam mais nobres. No entanto, os tecidos para capa de chuva foram inventados quase por acidente, quando Charles Mackintosh espalhou borracha nas roupas durante sua pesquisa em química. Quando o cientista percebeu a que sua imprudência o levara, sentiu um deleite indescritível. Tal experimento com algodão mostrou que as roupas podem ser facilmente impermeabilizadas.

O químico recebeu uma patente e deu ao tecido o nome de seu sobrenome e, em meados do século 20, outro acontecimento importante aconteceu. Na cidade de Bolonha, na Itália, teve início a produção de tecidos do tipo náilon, que eram impregnados com uma camada de propeno. O material se tornou conhecido rapidamente e ganhou reconhecimento mundial. De mortadela, eles começaram a costurar agasalhos para o inverno e fora de temporada. A partir daí, os tecidos capas foram se desenvolvendo constantemente, buscando novas formas, melhorando suas propriedades. Hoje, esse material é usado para fazer roupas e outras coisas.

Descrição das espécies

Na verdade, existem algumas variedades de material de capa de chuva impregnado. Existe um tecido mais fino ou mais denso, quase sempre é mesclado, mas a composição varia.

Oxford

Este tecido foi criado com o objetivo de costurar blusas e camisas para alunos de Oxford, daí o nome. Para a fabricação, é usada a técnica de esteira tipo Panamá. O resultado é um material original com uma textura única. Ornamento - pequenos quadrados bem delineados, dispostos como células de tabuleiro de xadrez. O tecido é à prova d'água, as propriedades à prova d'água são muito boas: isso é fornecido por impregnação de poliuretano. Também na composição está a lycra, que confere firmeza e elasticidade.

Visualmente, o tecido é muito estético, confortável de usar e muito confiável. Tecido de capa de chuva Oxford não repele apenas água, mas também poeira, manchas, é muito resistente ao desgaste, embora seja bastante orçamentário.

Mas também existem desvantagens, por exemplo, o material acumula eletricidade estática e pode perder sua forma com altas temperaturas.

Jordânia

Esse material é de natureza sintética, à base de poliéster, que também é impregnado com poliuretano. O tecido tem resistência, elasticidade, as fibras se entrelaçam para que se obtenha um tecido monocromático, macio e agradável ao toque. Sedoso e brilhante são as marcas registradas da Jordan. Ele tem uma estrutura de duas camadas, ele mantém e retém bem o calor, então você pode usar Jordan sem forro. Entre as melhores qualidades desta variedade estão a repelência à água, resistência à luz ultravioleta e outras influências externas.

A durabilidade permite que as coisas feitas com esse material mantenham sua aparência original por muito tempo. Entre as desvantagens, vale a pena notar a capacidade de eletrificar, mas ao usar sprays para fins especiais, essa desvantagem é nivelada. Este tecido é despretensioso no cuidado, pode ser lavado na máquina. Não há necessidade de passar as coisas, pois elas não ficam enrugadas.

Taslan

Esta tela é incrivelmente leve, especialmente em comparação com outros "irmãos" de capa de chuva. O peso de um metro quadrado de tecido cabe em pequenos 200 gramas. Taslan é criado usando uma tecelagem especial de fios do tipo rep. É formado na superfície por cicatrizes localizadas diagonalmente. Entre as propriedades positivas do taslan estão praticidade, resistência e durabilidade, baixa higroscopicidade. O material resiste aos efeitos da radiação ultravioleta e outros fatores externos, não se deforma e é facilmente limpo de qualquer sujeira. Além disso, é confortável de usar, esteticamente agradável e adequado para a criação de itens da categoria infantil. Mas Taslan é caprichoso no cuidado: você precisa de produtos do tipo líquido e de passar bem.

De outros

Existem outros tipos de tecido de capa de chuva que estão em demanda e são procurados em vários setores.

Membrana

A membrana em si não é uma variedade independente, é um revestimento adicional de tipo fino. É aplicado em diversos tipos de tecidos. Tecido impermeável - esta camada é necessária para aumentar a proteção em tempo chuvoso, ventoso e com neve. Em termos de estrutura, a membrana é dividida em dois tipos.

  • Duas camadas. Neste caso, a camada de membrana está localizada entre o suporte e a base. Este é um visual bonito do orçamento.
  • Três camadas. A base, a membrana e o revestimento parecem fundir-se e formam um todo. Essa tela é muito mais resistente, mais elástica, mas também tem um custo adequado, já que é mais difícil de produzir.

Tecido de capa de chuva de membrana tem a seguinte classificação:

  • poroso: permeável ao vapor, repelente à água;
  • não poroso: acumula vapor em uma superfície interna.

Entre as vantagens deste tipo de tecido impermeável, destacamos o seguinte: é leve, confortável, arejado e perfeitamente adequado ao mau tempo.

Sarja

O material repele perfeitamente a umidade, o que é facilitado por uma tecelagem especial de fibras - sarja. No processo, são formadas linhas diagonais, localizadas na superfície. A base é lã, há adições de algodão, poliéster. Esta opção é hipoalergénica, mantém a sua forma excelente.

Duspo

Este tipo de tecido de capa de chuva é subdividido em várias subespécies, mas a base de todas é o poliéster. As fibras são tecidas da mesma forma, todas elas são impregnadas adicionalmente. Mas a impregnação é diferente:

  • leitoso - cor leitosa clara;
  • rey - tecido de madrepérola;
  • pai - tecido com revestimento brilhante.

Finalmente, há um tecido especial de capa de chuva - camuflagem. É usado exclusivamente para costura produtos para caça, pesca e assuntos militares.

Soluções de cor

Os tecidos tipo manto diferem não apenas na composição e propriedades, mas também no design. Em primeiro lugar, o tecido tinge-se bem, pelo que as possibilidades de utilização são bastante amplas. Vamos considerar os principais tipos por cor.

  • Preto. Com esse tecido de capa de chuva, costuram-se roupas masculinas e femininas. Os gabardines clássicos são geralmente pretos.
  • Material impresso. Variantes com um padrão são ativamente usadas pelos criadores de coisas para crianças. Mas o tecido de capa de chuva listrado ou xadrez também é usado para a fabricação de itens de guarda-roupa para adultos. A estampa de camuflagem se destaca: muitas roupas para fins especiais são costuradas com essa mãe.
  • Branco. É mais frequentemente encontrado em coleções de roupas femininas. Ela é muito elegante, vistosa e estilosa, mas cativante e facilmente suja.
  • Prateado e cinza. Esses tons são muito usados ​​para tingir tecidos de capa de chuva. Os tons metálicos são adequados para coisas da moda, e os cinza são os mais versáteis possíveis, adequados para homens e mulheres.
  • Brilhante. As tendências modernas não limitam os designers na criação de roupas com os tecidos mais brilhantes, incluindo capas de chuva.

O laranja se destaca, muito utilizado para costurar roupas de trabalho.

Áreas de uso

Muitas coisas diferentes podem ser costuradas com tecidos que repelem a água. Trata-se principalmente de agasalhos. Já pelo nome fica claro que esses materiais são usados ​​em primeiro lugar para costurar uma capa de chuva.

  • Roupas femininas e masculinas. Impermeáveis, gabardinas, jaquetas para o período de entressafra, jaquetas de penas para o inverno, casacos - esta não é uma lista completa de roupas em que se usa o bolonhesa. Macacões, blusões e roupas esportivas são costurados na Jordânia. Roupas de esqui e outras roupas semelhantes para condições climáticas adversas são costuradas de uma membrana.
  • Roupas de bebê. Jaquetas de inverno e semi-temporada, semi-macacões, coletes, macacões, agasalhos e blusões são costurados na Jordânia, taslan. As marcas modernas estão cada vez mais se voltando para materiais de membrana ao costurar roupas infantis.
  • Equipamento. Toldos, tendas, mochilas, bolsas e capas são geralmente feitos de oxford. Também é usado para fazer carrinhos de bebê. Carteiras, bolsas e mochilas são costuradas em taslan.

Para costurar roupas de inverno e semi-temporada, diferentes tipos de isolamento são usados. Ao escolher, você precisa se concentrar na quantidade de isolamento: a sazonalidade depende disso. Ao mesmo tempo, mesmo as coisas mais finas feitas de tecido de capa de chuva, por exemplo, blusões, não são adequadas para usar no verão. O problema é que esses tipos de tecido não permitem a passagem de ar, por isso ficará muito quente neles, possivelmente sobreaquecimento.

Cuidado

É um erro pensar que os tecidos de gabardines não requerem cuidados especiais. Sim, eles não enrugam e não repelem bem a água, mas algumas variedades exigem o cumprimento estrito das instruções.

  • Lavando. A temperatura ideal da água é de 30 graus, mas em nenhum caso superior a 40. Se lavado em água quente, a forma do produto pode ficar distorcida. Use um detergente não agressivo, de preferência líquido. Água sanitária e tudo o que contém cloro não devem ser usados. O tipo de lavagem é delicado, se possível, é melhor lavar à mão.
  • Removendo manchas. Uma vez que alvejantes não podem ser usados, é aconselhável começar a combater a mancha o mais cedo possível. Se for fresco, você pode usar detergente normal ou até mesmo pasta de dente. Você não precisa lavar todo o produto.
  • Passar roupa. Essas coisas, via de regra, não precisam ser engomadas. Mas se necessário, defina o modo mais suave e use uma camada de gaze ou outro tecido fino. Você pode usar um gerador de vapor com um tipo de vaporização vertical.
  • Secagem. Imediatamente após a centrifugação, a peça é enviada para o cabide, cuidadosamente alisada para que não se formem vincos no processo.

Evite secar em aparelhos de aquecimento, perto deles e ao sol.

Pelo tipo de tecido, encontram-se as seguintes características de cuidado:

  • recomenda-se lavar à mão as coisas dos tecidos Jordan e Duspo;
  • taslan não é levado para a limpeza a seco;
  • Tecido impermeável de nylon não tolera agentes agressivos, em poliéster é tolerante a eles.

A membrana requer uma atitude muito especial - a mais caprichosa de todas as variedades:

  • não seque, não centrifugue;
  • pode ser lavado a seco, mas apenas se houver um símbolo permissivo na etiqueta, caso contrário, o tecido pode perder sua capacidade de reter calor;
  • a lavagem à mão e à máquina é permitida, mas em um ciclo delicado e em água fria;
  • os detergentes em pó soltos são estritamente proibidos, pois obstruem as células do tecido;
  • girar e torcer são proibidos, a água deve escoar;
  • secagem apenas horizontal;
  • para que o tecido não perca suas propriedades, recomenda-se processá-lo periodicamente com agentes especiais com flúor;
  • as roupas da membrana são armazenadas em capas, caso contrário, a poeira obstruirá as células.
sem comentários

Moda

a beleza

casa