O que é melhor: percal ou popelina?
Uma boa noite de sono é importante para todos. E isso pode ser proporcionado não só pelo silêncio e um colchão confortável, mas também por roupas de cama de alta qualidade. O lençol está em carretéis e a capa de edredom de seda se move constantemente - isso significa que você escolheu o tecido errado. Além de chita grossa muito barata, cetim caro, seda cara para costurar roupa de cama, eles levam popelina e percal - tecidos da categoria de preço médio.
Características da popelina
De volta ao século XIV. Os italianos inventaram um tecido “papal” especial. É assim que a popeline é traduzida do italiano. Era tecido de gente rica, porque era tecido de seda. Além disso, tinha dois lados: uma cor de um lado e estampado do outro. Hoje a popelina é tecido 100% algodão ou com adição de fibras sintéticas. É utilizado para costurar roupas do dia a dia, incluindo roupas infantis, de dormir e camisas, cortinas e toalhas. Para roupas de cama luxuosas, lã e seda naturais são adicionadas ao algodão. Mas o principal não é a composição, mas a maneira de tecer os fios.
Foi na Idade Média que surgiu a ideia de usar fios mais finos para a base da tela e duas vezes mais grossas para a trama. Como resultado, o tecido é fino e uma pequena cicatriz transversal é visível em sua parte frontal. A popelina moderna tem uma densidade de 110 a 120 gramas por metro quadrado (aproximadamente a mesma densidade tem uma chita ou cetim grosso de alta qualidade). A popelina pode ser branqueada, tingida, multicolorida ou impressa em tonalidades de cor.
O tecido tem uma série de vantagens: suavidade, tonalidade sedosa, resistência ao vinco, alta densidade, preço democrático, bela aparência (incluindo efeito 3D).Com o tempo, os clientes entendem que as roupas de popeline não precisam ser passadas, não deformam, respiram bem e retêm bem o calor. Sob o tecido natural, o corpo não transpira, não sente desconforto tátil. As roupas podem suportar até 200 lavagens a uma temperatura de 30 graus e não requerem cuidados especiais. O material é inerte à eletricidade estática, ou seja, não eletrifica.
Mas não existem coisas perfeitas. Como os fios de lã ou seda são usados na fabricação de roupas de cama, os produtos freqüentemente encolhem fortemente quando lavados. Além disso, tecidos mal tingidos podem soltar-se. A sutileza leva a que a base (travesseiro, colchão, manta) seja visível através da tela.
Recursos de percal
Trata-se de um tecido de algodão com uma trama de fios muito densa feita de um fio de espessura média (um tecido semelhante feito de um fio fino - cambraia). O pargal persa da Índia chegou à Europa, onde o francês Anne-Robert-Jacques Turgot em 1774 decidiu usar um percal embebido em óleo de linhaça para fazer velas. Aliás, na indústria naval e aeronáutica (para costura de pára-quedas e cobertura de elementos de aeronaves), esse conceito tem um gênero masculino. Quando essa palavra é usada na costura, o tecido é falado no gênero feminino.
Agora, o percal é usado no paraquedismo e na vela, mas com ele costuram-se roupas de cama e cobertores., uma vez que o tecido denso não permite a passagem de componentes de penugem e outros tipos de enchimento. O percal estampado e monocromático é utilizado na confecção de roupas infantis e femininas. Percal é feito de fio de algodão de fibra longa de qualidade de papel não torcido.
A resistência extraordinária é obtida por colagem, ou seja, processamento com uma composição adesiva de cada fibra de linho. Como resultado, os fios não enrugam e o tecido fica liso.
Devido ao uso de cola, é necessário lavar corretamente a peça pela primeira vez: deve ficar delicada a uma temperatura de 20 graus, sem girar fortemente. No futuro, também é recomendável lavar a roupa de cama no modo delicado e à temperatura da água de 60 graus. Não use água sanitária ao lavar, mas amaciantes e amaciantes são recomendados. Isto não só deixará a roupa com um cheiro agradável, mas também tornará mais fácil engomar. A cada lavagem, as coisas vão ficando mais macias e mais agradáveis ao toque. Os especialistas dizem que o percal pode suportar até 1000 lavagens.
Assim, o percal tem muitas características positivas.
- Resistência muito elevada.
- Alto nível de resistência ao desgaste para tecidos de algodão. A vida útil dos produtos é de oito anos.
- Densidade - 130-150 gramas por metro quadrado. Este é um valor elevado para tecidos de algodão.
- O tecido fica ligeiramente deformado e não forma comprimidos na superfície.
- Como o fio não é torcido, o tecido é macio e macio ao toque.
- A capacidade de manter a temperatura necessária. Não foi à toa que esse tecido apareceu na quente Índia - o percal tem um efeito refrescante. Ao mesmo tempo, na estação fria, retém perfeitamente o calor.
- O uso de curativos tem levado à resistência aos raios ultravioleta, o que faz com que o desenho não desbote por muito tempo.
- A tecnologia de tecelagem especial torna o tecido sedoso.
- Tinta facilmente não só na forma de fios, mas também na aplicação de estampas e desenhos 3D.
- Se o linho for 100% algodão, o conjunto de cama terá um alto índice de higroscopicidade e o corpo não suará sob as cobertas.
- Não sujeito a eletrificação.
- A presença de um jogo de cama de percal é prestigioso em qualquer casa.
Existem vários aspectos negativos devido aos quais os compradores não têm pressa em comprar roupas de cama de percal.
- Elevado nível de vincos: depois de lavar a roupa, não só terá de passar a ferro, mas também de cozinhar a vapor.
- Os fabricantes modernos começaram a adicionar fibras artificiais às fibras naturais. Isso diminui o preço do produto, mas degrada sua qualidade.Esse conjunto de cama será menos permeável ao ar e à umidade, o que levará a um sono agitado devido à transpiração excessiva.
- No início da compra, a roupa fica estalada devido ao uso da cola, embora este efeito desapareça com o tempo após a lavagem.
No entanto, o percal é um material real, com sua aparência e qualidade reminiscentes da seda natural.
Diferenças fundamentais
Percal e popeline também apresentam diferenças fundamentais.
- A diferença na espessura dos fios usados durante a produção. Na fabricação da popelina, fios de diferentes espessuras são utilizados ao longo da trama e da urdidura, o que confere um aspecto especial ao tecido. Na produção do percal, são utilizados fios da mesma espessura.
- A produção também difere em tecnologia: a popelina é tecida de acordo com o princípio da dupla torção - dupla torção do fio, enquanto o percal é criado pelo método antigo de tecelagem (um fio liso não torcido é tecido transversalmente).
- A utilização de tecnologia de colagem na produção de percal e a ausência desta na produção de popelina é o terceiro diferencial. Isso torna o percal muito mais forte.
- Para as donas de casa, a diferença mais importante é a necessidade de passar percal mais "luxuoso". Enquanto a popelina mais acessível não precisa disso.
- Se compararmos a popelina e o percal com a luz, será claramente perceptível que a popelina é um material mais "perfurado" e o percal é mais denso.
- O Percalee apresenta um baixo percentual de encolhimento durante a lavagem, o que permite escolher o tamanho correto da roupa na hora da compra.
Do contrário, nem todo especialista determinará à primeira vista que tipo de material está à sua frente: popelina ou percal.
Como os tecidos são diferentes do cetim e da chita?
Todos esses tecidos são de algodão. A diferença está na tecnologia de produção, o que significa mais aparência, resistência e preço. A tela de cetim é macia e delicada, com um brilho, quase não enruga. Dormir em um lençol antiderrapante é muito agradável. O efeito é obtido graças ao método de tecelagem dos fios, denominado "cetim". Fios finos com dupla torção formam uma nervura diagonal na parte da frente. O cetim de alta qualidade tem alta densidade (mais alto que a popelina, mais perto do percal).
Após a mercerização (processamento da tela com álcalis concentrados), o tecido fica mais forte, mais durável e resistente a manchas. A roupa de cama de cetim tem, talvez, todas as características positivas para uma boa noite aconchegante. Portanto, é chamado de substituto da seda. Além disso, o material é muito mais barato do que a seda, mas muito mais caro do que popelina, percal ou chita grossa.
O cetim dura cerca de 8 anos e sobrevive de trezentas a quatrocentas lavagens. O tipo de cetim mais denso (jacquard de cetim) também é o mais bonito. É texturizado em relevo, com um padrão convexo. Mas enruga muito, quase como percal. Calico é o tecido mais barato da linha listada. A trama lisa de filamentos da mesma espessura forma uma "cruz" sobreposta entre si. A chita grossa possui vários tipos, muito diferentes uns dos outros em densidade e, portanto, em aparência, vida útil e preço.
- Branqueado ou tingido simplesmente tecido com densidade de 142 gramas por metro quadrado. É utilizado para leitos em instituições públicas com fundo para leitos (sanatórios, hotéis, hospitais, pensões).
- "Luxo" com densidade de 125 - o tipo da mais alta qualidade, já que fios mais finos, porém mais fortes, são usados na fabricação.
- "Ranfors" mais parecido com popelina por causa de sua alta densidade, mas ainda é considerado um tipo de chita grossa.
- "Padrão" - densidade 125 gramas por metro quadrado.
- "Conforto" - 120 unidades.
- "Luz" – 110.
- Chita esparsa com densidade de 80 gramas por metro quadrado, parece mais chita.
Um comprador despretensioso sempre pode escolher um conjunto de cama de chita grossa em seu bolso. Este tecido quase não encolhe, na maioria das vezes não desbota, permite bem hidratar, tem propriedades hipoalergênicas, por isso os alérgicos apreciam.
Além disso, quanto menor a densidade do tecido, mais áspero e solto ele parece. O engrossamento dos fios é bastante comum no linho, o que o torna áspero. No processo de lavagem e secagem, a chita áspera enruga-se fortemente e frequentemente formam-se grânulos sobre ela.
Qual é a melhor escolha?
Se esta é a primeira vez que compra uma cama de popeline ou percalis e não sabe onde parar, determine os critérios de seleção. Normalmente, os lençóis com fronhas e capas de edredão são selecionados de acordo com os seguintes critérios.
- A composição do material. Sabendo que inicialmente os dois tecidos são de algodão, deve-se prestar atenção aos aditivos: a lã e a seda na popelina encolherão, e o poliéster no percal dificultará a respiração.
- Tecnologia de produção. Adicionar o adesivo de fibra de percal tornará a roupa muito mais resistente, mas também dará ao tecido crocância.
- Coloração. A mesma cola permitirá o tingimento mais completo dos tecidos e garantirá uma maior preservação da cor original. Embora a popelina possa se desprender com a lavagem, as cores vão desbotando gradualmente.
- Percal é definitivamente muito mais durável. Olhe através do tecido ou coloque-o na mão, compare-o com a popelina e veja por si mesmo.
- É por isso que a vida útil do conjunto de percal será vários anos mais longa.
- Mas só se você lavá-lo corretamente, enquanto a popelina é muito mais fácil de cuidar.
- No que diz respeito ao grau de enrugamento, a popelina vence definitivamente, que não pode ser passada a ferro, uma vez que não enruga.
- Além disso, a popelina é um material mais macio e delicado.
- Ambos os materiais (se forem 100% naturais) são respiráveis, higroscópicos e não eletrificam.
- O percal tem uma aparência mais rica, enquanto a popelina tem uma textura mais interessante.
- O preço dos dois tecidos é quase o mesmo (o percal é um pouco mais caro).
Boa escolha!
No próximo vídeo, você encontrará um panorama das camas feitas de percal, popelina e chita grossa.