Tipos de tecidos

Percal: características, composição e aplicação

Percal: características, composição e aplicação
Contente
  1. O que é esse tecido e como é feito?
  2. Características e composição do material
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Fabricantes
  5. Onde é usado?
  6. Comparação com outros materiais
  7. Critérios de escolha
  8. Recursos de cuidados

O percal é um material bonito e prático, muito utilizado na indústria leve para costurar roupas de cama e banho. Devido ao seu alto desempenho e excelentes propriedades decorativas, os consumidores cada vez mais o preferem a outros materiais nesta categoria de preço.

O que é esse tecido e como é feito?

O percal é extremamente popular no mercado de tecidos e têxteis de hoje. As excelentes qualidades de trabalho do material se devem à presença de fios de algodão em sua composição, que determinam suas propriedades básicas. No entanto, o percal difere de outros materiais que contêm algodão em sua tecnologia de fabricação, em que o algodão de fibra longa é impregnado com soluções especiais. Esse processo é chamado de dimensionamento e permite obter um material especialmente durável e agradável ao toque.

Como composição adesiva - tempero - é usada uma mistura de amido de batata, glicerina e gorduras animais. O uso da tecnologia de dimensionamento pode aumentar significativamente a resistência ao desgaste e as propriedades antiestáticas do tecido, além de eliminar o excesso de pêlos, confere uma suavidade agradável e elimina a quebra do fio.

Na fabricação do percal, é utilizada uma tecelagem do tipo cruzada densa que, em combinação com o processamento de cada fio com uma composição adesiva, resulta em um material muito resistente em sua estrutura. Para a produção de percal, são usados ​​fios médios e finos sem torção, com densidade em torno de 90-160 peças por 10 cm. Em um estágio anterior de produção, o percal parecia um tecido emborrachado em sua aparência e era usado para costurar paraquedas.

No entanto, com o desenvolvimento da produção de tecelagem de alta tecnologia, o material moderno parece bastante apresentável e é usado ativamente para costurar roupas e roupas de cama. A coloração do percal é geralmente feita pelo método impresso, usando pinturas complexas em grande escala e impressão de fotos como padrão. Como corantes, são utilizadas composições de alta qualidade que não contêm componentes tóxicos ou venenosos e são bastante resistentes à lavagem e ao desbotamento regulares.

Características e composição do material

Percal contém algodão e linho, cujas fibras são uniformemente revestidas com cola. Às vezes, fibras de poliéster são adicionadas aos fios de algodão e linho, graças aos quais o tecido fica ainda mais macio e elástico e adquire um belo brilho. No entanto, a proporção de sintéticos nos tecidos costuma ser pequena, por isso o percal pode ser considerado um material natural e ecologicamente correto. Propriedades de desempenho importantes do material são sua densidade e resistência a fatores externos. O tecido se comporta de maneira ideal em baixas temperaturas, razão pela qual já foi usado ativamente na construção naval para costurar velas e na aviação para cobrir os cascos das primeiras aeronaves.

No entanto, junto com alta densidade e força, percal combina leveza e maciez extraordinárias. É a combinação dessas qualidades aparentemente pouco compatíveis que o torna diferente de outros materiais e expande significativamente o escopo de sua aplicação. Além disso, os produtos feitos de percal são capazes de reter o brilho das cores e formas originais por muito tempo. Outra característica importante na descrição do material é a sua não fluidez e flexibilidade durante a costura. Graças a essas propriedades, o tecido é ideal para costurar modelos complexos com uma abundância de inserções de renda e outros elementos decorativos.

Vantagens e desvantagens

Alta demanda do consumidor e um grande número de resenhas aprovadas sobre o percal se deve a uma série de vantagens indiscutíveis desse material.

  • O tecido é muito durável. Com uso cuidadoso e cuidado oportuno, os produtos de percal podem servir por 10 ou mais anos. Em média, cada um desses produtos pode suportar até quinhentas lavagens sem perder suas características iniciais.
  • Ausência total de pellets. Mesmo com inúmeras lavagens e uso ativo, por exemplo, roupa de cama, a superfície não rola e fica com aparência de nova.
  • Devido à presença de fios sintéticos na composição, o percal é muito fácil de engomar e os produtos em que a proporção de poliéster é ligeiramente superior não o requerem de forma alguma.
  • O tecido não causa reações alérgicas, por isso é muito utilizado para costurar jogos de cama para crianças.
  • Apesar da presença de fibras sintéticas, o percal não contém eletricidade estática.
  • O material possui uma resistência muito elevada, porém, ao mesmo tempo, é bastante leve e arejado. Devido à sua estrutura densa, o tecido é ideal para costurar fronhas e fronhas. O percal não permite que saiam penugem e penas, mas ao mesmo tempo garante uma troca normal de ar, promove a evaporação do excesso de umidade e evita odores desagradáveis.
  • O tecido se distingue por suas altas propriedades termorregulatórias: no verão não será quente para dormir sob tal linho, e no inverno não será frio.
  • O material praticamente não encolhe e mesmo após inúmeras lavagens não perde a sua forma original e não se deforma.
  • O percal é fácil de lavar e tem um efeito moderado repelente de sujeira.

No entanto, com muitas vantagens óbvias, o percal também tem pontos fracos.As principais desvantagens incluem um custo bastante elevado, em comparação com outros tecidos de algodão e linho. Em média, um metro de tecido com largura padrão custará mais de 300 rublos.

Além disso, o material não é recomendado para ser branqueado ou lavado em água dura. Isso se deve à presença de um componente adesivo no tecido, que é adversamente afetado pelos fatores listados acima. A proibição do branqueamento torna difícil o cuidado dos produtos brancos, razão pela qual eles perdem rapidamente sua aparência original e parecem um pouco desbotados.

Fabricantes

Na Rússia, a maior parte dos tecidos que entram no mercado interno são produzidos por fábricas de tecelagem localizadas na cidade de Ivanovo. As empresas produzem um amplo sortimento de percal, representado por tecidos de várias cores e composições. De fabricantes estrangeiros, fábricas de tecelagem na Índia, Egito e Paquistão estão fornecendo material para o mercado russo. Há um pouco menos produtos da Turquia e do Uzbequistão.

A França foi e continua sendo líder reconhecida na produção de percal, cujas fábricas de tecelagem abastecem praticamente toda a Europa com este tecido prático e duradouro. Junto com seus colegas franceses, mestres italianos e portugueses estão engajados com sucesso na produção de percal, cujos produtos são tecidos de elite e são bastante caros. Portanto, o custo de um kit na categoria de preço médio está dentro de $ 460.

Onde é usado?

O âmbito de aplicação do percal é bastante amplo e antes de falarmos sobre onde é utilizado este tecido prático e confortável, devemos referir-nos à sua classificação. Um fabricante moderno produz dois tipos de material: doméstico e técnico. O primeiro é caracterizado pelo aumento da densidade, necessário para evitar a erupção de penugem e penas, e, portanto, é utilizado para a confecção de jogos de cama. Ao mesmo tempo, a roupa de casa é altamente higroscópica e respirável. Isso permite que você use roupa de cama de percal durante todo o ano. Além disso, devido às suas altas propriedades higiênicas, o tecido é utilizado na confecção de blusas e vestidos femininos.

O segundo tipo de percal é técnico - embora não seja mais usado na aviação, no entanto, continuam a ser usados ​​para costurar pára-quedas, velas e toldos. Este material possui densidade menor em comparação ao material doméstico, portanto não é utilizado para costurar fronhas e fronhas. Além disso, roupas de trabalho, cortinas e uma barraca podem ser costuradas de percal técnico e, na indústria de móveis, estofados para sofás e poltronas costumam ser costurados a partir dele.

Comparação com outros materiais

O percal é frequentemente comparado a outros materiais usados ​​na cama. Com base na análise comparativa de especialistas e consumidores, o material é uma forte média em seu nicho de pinturas e, em alguns aspectos, até supera algumas delas. Assim, se compararmos percal e ranfors, então a densidade do primeiro é sem dúvida maior, porém, o segundo é feito de fios trançados, por isso é mais macio ao toque e mais fácil de lavar. Em geral, esses dois materiais têm muito em comum: os dois praticamente não encolhem após a lavagem, não desbotam ao sol e são agradáveis ​​ao corpo.

Ao comparar o algodão macio com o percal, é difícil dar a palma a um deles., uma vez que os materiais são um tanto semelhantes e ambos têm qualidades de trabalho bastante altas. No entanto, ainda existem algumas diferenças. Assim, a composição do primeiro inclui viscose e microfibras sintéticas, por isso o material tem propriedades higroscópicas muito melhores que o percal, por isso é muito utilizado na fabricação de toalhas e roupas para o lar.

Além disso, o algodão macio é mais fácil de passar e menos enrugado. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo de fibras artificiais no percal é muito menor, portanto, em termos de hipoalergenicidade e respeito ao meio ambiente, ele contorna facilmente o algodão macio.

Se compararmos tencel e percal, então, em termos de operação, percal, é claro, é melhor e mais conveniente. O Tencel, que tem como base a polpa de madeira de eucalipto, tem baixa resistência à deformação e encolhimento e requer cuidados mais cuidadosos e delicados. Por isso, muitos fabricantes recomendam apenas lavagem a seco para produtos feitos de Tencel. Porém, em termos de higroscopicidade, ventilação e termorregulação, o Tencel apresenta o melhor desempenho.

Critérios de escolha

Há uma série de fatores importantes a serem considerados ao comprar percal.

  • Devido ao fato de que o tecido pertence a materiais de luxo bastante caros, o preço por ele não pode ser muito baixo. Se houver um produto à venda por um valor suspeitamente baixo, provavelmente é uma tela falsa ou com defeito.
  • Para ter certeza absoluta de que realmente há percal no balcão, é preciso prestar atenção ao entrelaçamento dos fios.

Após inspeção visual, um tipo cruzado de tecelagem com um longo comprimento de fios é claramente visível no tecido percal.

  • Para determinar visualmente a densidade e, portanto, a resistência do tecido, é necessário olhar através dele para a luz: se o material é realmente de alta qualidade, então não deve haver lacunas. Caso contrário, é muito provável que seja falso e é melhor recusar-se a comprar uma tela tão translúcida.
  • Se possível, é recomendável puxar o fio do tecido e incendiá-lo. Se a tela for um percal real, o cheiro se parecerá com o cheiro de papel queimado. Se vapores sintéticos forem sentidos e o fio começar a derreter, então há uma falsificação no balcão.

Recursos de cuidados

Para que os produtos de percal não percam o atrativo por muito tempo e sirvam o mais tempo possível, é necessário que os mesmos sejam devidamente cuidados. O material pertence à categoria de tecidos bastante exigentes para manter, portanto a lavagem e a passagem a ferro devem ser feitas de acordo com certas regras.

  • A temperatura da água durante a primeira lavagem não deve exceder 45 graus. É terminantemente proibido o uso de agentes de branqueamento, bem como de molho ou fervura dos produtos. Antes de lavar, é recomendável colocar a roupa em local fresco e deixá-la repousar um pouco. Além disso, a roupa não deve ter amido e usar água muito dura para lavar e enxaguar.
  • Todas as lavagens subsequentes podem ser feitas em água com uma temperatura não superior a 80 graus, embora sejam consideradas ideais 60. Só são permitidos detergentes suaves ou pó para roupas de criança. Um condicionador também é recomendado. A lavagem em máquina de lavar automática deve ser realizada a uma potência de no máximo 800 rpm e a carga do tambor não deve exceder 50%. As fronhas e as capas de edredão só devem ser lavadas do avesso. Isso ajudará a preservar o padrão e a lavar melhor a roupa.

Recomenda-se girar em baixa velocidade. Isso reduzirá significativamente a carga sobre as fibras do tecido e aumentará significativamente a vida útil do produto.

  • Depois de centrifugar a roupa, as peças devem ser retiradas imediatamente do tambor. É proibido deixar o percal por muito tempo amassado e úmido. Você pode secar produtos tanto na vertical quanto na horizontal, sem medo de pendurá-los ao sol: o percal não tende a desbotar, e os raios solares permitirão que o material seque de forma rápida e uniforme. No entanto, ao pendurar, deve-se ter em mente que o percal úmido se enruga muito, portanto, ao colocá-lo na corda, é necessário enrugar o menos possível os produtos. Recomenda-se passar a ferro produtos de percal imediatamente após a secagem, e a temperatura ideal para passar é 140-150 graus.

Como você pode ver acima, o percal é bastante caprichoso na manutenção, então se você não está pronto para um cuidado tão meticuloso e meticuloso, então é melhor comprar outro material.

Porém, com a escolha certa e estrito cumprimento das regras de funcionamento e lavagem, os produtos de percal farão as delícias de seus proprietários com cores vivas, durabilidade e excelente estética desse tecido caro e chique.

Para obter informações sobre como passar a ferro adequadamente a roupa de cama de percal, consulte o próximo vídeo.

1 comentário
namorados 10.01.2019 13:43

Bom artigo, detalhando as características do tecido e seus cuidados.

Moda

a beleza

casa