O que é teia de aranha para tecido e como usá-la?
No processo de costura ou conserto de várias roupas, torna-se necessário reforçar a linha de costura, proteger a matéria delicada e criar um remendo invisível. É para esses fins que se destina uma teia de aranha especial. Graças ao conhecimento das variedades deste material, é possível resolver com sucesso vários problemas que surgem no processo de vestir ou coser.
Usando corretamente uma teia de aranha como tecido, você pode criar um lindo aplique, bainha na parte inferior de calças ou saias e realizar muitas outras manipulações.
Descrição e propósito
Uma teia de aranha para tecido é um tecido não tecido que consiste em fibras finas com propriedades adesivas. Este material recebeu este nome devido à sua semelhança com uma teia real. As fibras deste produto são muito finas, quando passadas a ferro aderem imediatamente ao tecido.
A espessura da teia de aranha pode ser diferente: existem variedades finas que são adequadas para tecidos leves e outras mais grossas que fornecem uma colagem confiável de materiais densos. Se você escolher a teia de aranha errada, a aparência das roupas pode ser prejudicada. O uso de fita adesiva permite conectar duas peças do mesmo tecido ou colar uma peça de tecido a outra.
À venda estão rolos de teia de aranha de diferentes larguras. A correia mais estreita tem apenas 0,5 cm de largura e a mais larga 5 cm. Dependendo da finalidade, é necessário escolher a largura e a espessura adequadas do produto.
O uso da teia de aranha pode ser industrial e doméstico. Ele pode ser usado para colar tecido ou para mascarar pequenos orifícios no tecido. Os principais objetivos da teia de aranha incluem:
-
uso do produto para colagem de partes da gola e confecção de punhos;
-
calças de processamento, criando uma bainha elegante do tecido;
-
colar a frente do produto e a gola, caso o uso da máquina seja impossível ou indesejável;
-
escondendo a deformação do material na forma de cortes, orifícios, setas;
-
colar tecido com um elemento decorativo, padrão, apliques;
-
criando contas mais justas no produto quando necessário.
Você precisa usar uma teia de aranha nos produtos que raramente são usados, pois ela vai se soltando gradualmente com as constantes lavagens e passadas e deixará de exercer suas funções.
Visão geral da espécie
A facilidade de uso da teia de aranha criou a necessidade de ampliar a variabilidade desse material. No momento, existem duas variedades principais:
-
em uma base de papel;
-
sem papel protetor, fibras adesivas em forma de fita, que são vendidas em rolos.
O tipo de teia de aranha do papel tem a forma de diamantes, consistindo em fibras adesivas aplicadas a uma fina tira de papel. A segunda variedade não tem base de papel, é representada por uma tira de fibras de cola secas. A largura dessa opção é geralmente de 1-2 cm. Uma teia de aranha sem uma base de papel pode ter uma fixação forte. Cada uma das opções tem um aspecto diferente, a teia de aranha habitual assemelha-se a uma fina camada de enchimento de poliester, a reforçada tem uma estrutura celular mais clara, é mais densa e mais espessa.
A teia de aranha pode ser unilateral e bilateral. Opções unilaterais são utilizadas para compactar o material, conferindo-lhe rigidez. A fita dupla-face permite colar duas metades do tecido. Existem variedades comuns e hot-melt. Uma teia de aranha regular é usada quando não há perigo de impressão de cola na tela, e uma opção de derretimento a quente é necessária quando o local de colagem deve ser completamente invisível.
Uma variante da fita adesiva dupla-face - flizofix apareceu à venda. É também um tecido não tecido com adesivo aplicado nas duas faces. Flizofix é utilizado para consertar roupas e colar apliques. Esta variedade é vendida em papel.
Escolhendo entre papel e teia de aranha sem papel, é melhor apostar na variedade do papel, pois proporciona maior conforto no trabalho, aderência lisa e nítida da fita ao tecido.
Como usar corretamente?
A teia de aranha é aplicada ao material por aquecimento. Você pode colá-lo em um material adequado com um ferro, aquecendo-o até a temperatura ideal. Não é recomendável superaquecer o aparelho, pois isso derrete a cola mais do que o necessário e não desempenha bem suas funções. A fita adesiva pode ser colada em um lado ou conectar duas partes do produto.
Para usar a teia de aranha corretamente, você precisa saber como trabalhar com ela.
-
A escolha da espessura da teia de aranha é determinada com base no tecido do produto principal.
-
A largura da fita deve ser tal que seja conveniente de usar. Para áreas pequenas, você deve comprar uma fita estreita - 0,5-1 cm, para as médias - 1-3 cm e para as grandes - 3-5 cm.
-
O tipo de fita deve ser apropriado para o propósito principal. Se precisar compactar uma área específica, você pode usar uma teia de aranha unilateral. Uma versão frente e verso é usada para colar peças de roupas.
-
O aquecimento do ferro não deve ser forte, a composição adesiva não deve ser superaquecida, caso contrário a cola derreterá excessivamente e então endurecerá sem colar a superfície. Certifique-se de que o ferro está colocado corretamente antes de passar o tecido. Se o tecido for muito fino, é melhor usar um forro para protegê-lo do calor excessivo.
Sabendo escolher a teia de aranha certa e ajustar o ferro, você pode iniciar o próprio processo de colagem.
Preparação
Para lidar rápida e corretamente com a colagem da teia de aranha, você precisa se preparar para este trabalho. Entre as coisas necessárias vale a pena ter:
-
uma régua ou centímetro flexível;
-
a própria fita, que grudará no tecido;
-
tesoura;
-
giz para fazer anotações;
-
alfinetes para prender a teia de aranha e o próprio tecido;
-
ferro com sola limpa e capacidade de ajuste de potência;
-
uma tábua de passar ou outra superfície de trabalho;
-
o substrato através do qual a teia de aranha será passada.
É recomendável que você tenha várias variantes da teia de aranha para usar a variante desejada em um caso específico. Se você usar uma fita adesiva forte em um tecido fino, vai deixá-lo mais denso, o que vai piorar a aparência da coisa. Você não deve usar uma teia de aranha comum em roupas quentes, já que a espessura e o peso do tecido são muito maiores do que a resistência da cola nessa faixa. Tendo pegado a teia de aranha certa, tendo todas as ferramentas e materiais necessários, você pode começar a trabalhar.
Processo de colagem
Não é difícil prender a teia de aranha no tecido, mas na falta de experiência podem surgir imprevistos, por isso vale a pena praticar um pouco antes de trabalhar no produto principal. O algoritmo de ações ao trabalhar com fita unilateral ou dupla face é semelhante a este:
-
passar a ferro o material principal para eliminar dobras e vincos, alinhar o local onde será colocada a teia de aranha;
-
use um centímetro para medir o comprimento da fita adesiva, acrescente alguns centímetros para o estoque;
-
a teia de aranha é sobreposta na parte franzida do tecido, não atingindo a borda alguns milímetros;
-
aquecer o ferro, configurando um modo adequado para um determinado tipo de tecido;
-
ao usar uma teia de aranha na base de papel, é necessário passar o ferro sobre o papel, esperando que a cola derreta e endureça;
-
quando um lado está colado, é necessário retirar o papel, fazendo-o aos poucos e com cuidado para não arrancar a cola ainda quente;
-
colocar a segunda face do material em cima da fita adesiva, cobrindo completamente a teia de aranha e deixando uma margem de 1 a 2 mm da borda;
-
usando um ferro, aqueça o outro lado da fita adesiva.
Caso não consiga regular o ferro e a temperatura esteja muito alta, vale a pena usar um forro, cobrindo o tecido com ela, que protegerá tanto o tecido de deformar quanto a cola na tira de ressecar.
A teia de aranha pode ter várias cores, então se necessário, você pode comprar não só o branco, mas também outra tonalidade desse material. Isso é especialmente importante se o tecido for fino e transparente. Se você conseguiu fazer tudo corretamente, o produto acabado ficará limpo e o local de colagem vai durar muito tempo.
Como remover uma teia pegajosa?
O uso de uma teia de aranha não é muito difícil, mas sem uma certa experiência e habilidade, um iniciante pode cometer vários erros. Se a fita for aplicada de maneira irregular ou incorreta, ela deve ser removida com cuidado. Para remover a teia de aranha e ao mesmo tempo não estragar tudo, você pode aplicar vários métodos.
-
Vaporize a área onde a fita foi aplicada, separe os tecidos e limpe o tecido de eventuais resíduos de cola.
-
Se você não conseguir remover o adesivo do tecido, pode usar um pedaço de tecido desnecessário, que deve ser colocado sobre a área do problema. Ao aquecer essa área com um ferro, você pode garantir que a cola do produto principal vá para o áspero.
-
Você pode usar álcool etílico para remover qualquer resíduo de cola da roupa sem danificá-la. Despeje uma pequena quantidade de álcool em um algodão ou pedaço de pano e esfregue suavemente os locais onde a cola permaneceu.
Se um iniciante trabalha com uma teia de aranha, ele pode cometer o erro de pegar uma fita sem base de papel e trabalhar com um ferro diretamente sobre ela. O resultado dessas ações será a adesão da cola à técnica. Existem vários métodos que você pode usar para limpar o ferro da massa pegajosa:
-
aqueça o aparelho e limpe-o com um lápis especializado;
-
despeje o sal sobre uma folha de papel e ande sobre ela com um ferro sem revestimento de teflon;
-
Esfregue a sola de metal de ferros velhos com uma lixa;
-
aqueça a técnica e passe a ferro as matérias desnecessárias, sobre as quais toda a cola vai passar aos poucos.
Com o trabalho adequado com a teia de aranha, não haverá necessidade de retirada de material do produto principal, por isso vale a pena praticar antes de iniciar o trabalho principal.