Tudo sobre pashmina
Pashmina é uma lã cara e refinada, coisas das quais não é tão fácil adquirir. No guarda-roupa de uma fashionista, esta será uma aquisição bem-vinda, que é especialmente tratada com cuidado. Os itens pashmina requerem cuidados delicados, eles são freqüentemente comparados aos itens de cashmere, e isso é bastante lógico.
Que material é esse?
Há cerca de três mil anos, a pashmina era usada para costurar roupas para pastores indianos. No entanto, o tecido não foi considerado pobre por muito tempo, seus méritos foram logo apreciados pelas classes altas, após o que elegantes xales e lenços foram costurados em pashmina. O tecido é à base de penugem de cabra montesa, o que acabou por ser não só prático, mas também muito delicado. E na Europa, pashmina foi reconhecida apenas graças a Napoleão, que trouxe um xale da Índia para sua amada.
Para ser mais preciso, o local de nascimento da pashmina é o Himalaia. Esta palavra é traduzida como "tecido para baixo", que é sua característica exata. Na verdade, é feito com o subpêlo das cabras que pastam nas montanhas. As fibras da penugem de cabra são 6 vezes mais finas que um fio de cabelo humano e têm espessura uniforme em todo o comprimento. Os próprios cabelos são quase inteiramente compostos pela camada cortical, ou seja, não possuem núcleo de ar. Existem 9-10 voltas por 1 cm de cabelo.
Os artesãos indianos fazem a pashmina em ponto simples - o material é muito fino e quente, com uma superfície levemente felpuda. Muitas vezes o tecido é decorado com bordados, mas mesmo um simples fica muito bonito.
Sabe-se que eles tentaram criar cabras que produzissem essa penugem em outras regiões - na Escócia, Austrália e Estados Unidos. Mas eles não alcançaram cem por cento de sucesso: um animal que cresce em um clima mais ameno não adquire tal penugem como no Himalaia.Suas fibras são mais grossas, a curvatura é pior e a mesma câmara de ar se forma dentro do cabelo.
E a fabricação da pashmina está associada ao trabalho exclusivamente manual, multiestágio e complexo. Primeiro, o fio é preparado e torcido, depois os fios são fiados, depois tingidos e, como resultado, são tecidos em teares especiais com acionamento por pedal. Aliás, a pashmina é pintada apenas com tintas naturais, vegetais ou minerais. A lã tinge bem, não precisa nem de fervura por muito tempo. E, o mais importante, as cores serão resistentes, o tecido quase não desbota.
Comparação com caxemira
Na verdade, há muito parentesco nesses tecidos - ambas as espécies são feitas de cabras montanhesas nativas da Índia.... No entanto, esses não são conceitos sinônimos. E a principal diferença está na espessura da penugem. O fio é obtido da penugem de cabras que vivem nas montanhas da região da Caxemira, apenas a espessura da penugem vai depender do clima onde as cabras pastam. Quanto mais alto o local de seu pasto, mais frio, portanto, a penugem desses animais cresce mais rápido e mais espessa, mas ao mesmo tempo é muito rala.
A caxemira é feita de penugem de cabras que vivem em climas mais amenos no sopé das montanhas. Lã para pashmina é retirada de animais que pastam mais alto - seu subpêlo será mais grosso, os próprios pelos serão mais grossos.
Para comparar: o diâmetro das fibras de cashmere é de pelo menos 18 mícrons e pashmina - 12 mícrons. Mas o cabelo humano atinge 75 mícrons. A diferença é, obviamente, tangível.
Visualizações
Há muito por onde escolher aqui. Se a pashmina for totalmente de lã, será o material mais delicado e delicado, o mais fino. Se a seda for adicionada à pashmina, então pode ser 40%. E também pashmina é de camada única e duas camadas. A diferença é baseada no número de threads na adição. Se o tecido for tecido a partir de um único fio, será o mais macio e fino possível, se for tecido em duas dobras - mais denso e mais quente. A segunda opção é adequada para itens que serão usados em clima frio e úmido.
O tipo de pashmina mais caro e valioso é aquele com o prefixo "anel".
Estes são os melhores tecidos que realmente vão passar pelo anel de uma mulher. E também os produtos feitos dessa lã podem ser padronizados ou tingidos. O enfeite pode ser obtido na máquina entrelaçando fios multicoloridos ou bordando a tela acabada em ambos os lados. Coisas monocromáticas são tecidas com fios pré-tingidos, mas podem ser pigmentadas mesmo no final do trabalho.
Dicas de Seleção
Claro, os produtos originais serão muito caros, nem todo mundo vai comprar essa lã, para dizer o mínimo. E muitas vezes, sob o pretexto de pashmina, eles vendem uma farsa, nem todos podem determinar a discrepância com o nome declarado.
Como escolher uma pashmina verdadeira:
-
a opção mais segura é estar na Índia, no estado da Caxemira, e peça aos comerciantes locais lã de cabras da montanha;
-
preço baixo do produto - sinal claro de falso, um xale de lã real, por exemplo, não pode custar menos de US $ 40, e se for um produto complexo, e mesmo com bordado manual, o preço pode chegar a milhares e dezenas de milhares de unidades convencionais ;
-
as bordas não estão nem mesmo em produtos tecidos à mão (e a pashmina só é feita à mão, exclusivamente), sendo que a presença de irregularidades, nós, pequenos bufos é absolutamente normal neste tecido;
-
se as bordas do produto são uniformes, o que significa que foi feito em máquina, com fio mais grosso - o trabalho não é mais manual;
-
se você tocar o pano em seu pescoço ou pulso, e sente-se uma picada, mesmo a mais leve - isto não é pashmina, é tão sensível que não consegue picar;
-
Os produtos de lã indianos não têm franjas, os turcos e os chineses têm (a pashmina é de fato trazida da Turquia e da China, mas não é mais a original).
Em suma, o principal critério de seleção será o preço. Um produto barato não é 100% pashmina.
Aplicativo
Xailes, xales, estolas e todos os tipos de capas são o principal segmento onde essa lã valiosa é usada. Suéteres, chapéus e luvas não serão feitos disso.Mas aqueles produtos em forma de xale que são feitos de penugem e tons mais delicados são geralmente naturais, macios e cremosos.
Este tecido é considerado ótimo para drapeados. Portanto, você pode colocar uma estola de lã em algumas roupas básicas e bastante simples, e ela ficará exatamente como você precisa. Os ombros envolvidos tornam a imagem romântica. E com um macacão, um lenço pashmina parece uma adição elegante e independente que se ajusta perfeitamente e dá um toque feminino ao visual geral.
Lenços de cabeça feitos de penugem de cabra montesa também são usados na cabeça e não prejudicam o cabelo (ressecam, eletrificam).
Regras de cuidado
Claro, os produtos feitos com esse material são tão caros que cuidar deles é sempre uma preocupação. E isso é correto, se você mexer um pouco com isso, uma coisa da pashmina ainda pode ser herdada por herança.
Dicas de cuidados:
-
uma coisa cara, muito fina, com bordado ou um padrão bonito, é melhor dar para lavagem a seco;
-
se for decidido lavar em casa, a temperatura da água para lavar não deve ultrapassar 25 graus;
-
se a água estiver quente ou fria, isso afetará negativamente a mudança na estrutura da penugem e também reduzirá suas propriedades de aquecimento;
-
se forem usados detergentes, então apenas com uma fórmula suave - apenas aqueles marcados como "para lã" e com lanolina na composição;
-
as coisas podem ser embebidas em água com sabão e depois lavadas à mão, muito delicadamente, com movimentos sem pressa, sem muita fricção, alongamento e compressão;
-
após a lavagem, o produto deve ser espremido com muito cuidado, deixar escorrer a água e, em seguida, enxugar com uma toalha (certifique-se de embrulhar com rolo);
-
espalhe o produto sobre uma superfície horizontal adequada, que seja coberta com uma folha de tecido natural - você pode secar a pashmina sobre ela;
-
ar seco e quente, luz solar direta, esta lã não tolera.
Muito delicado e muito caro - assim você pode caracterizar o tecido que é trazido da longínqua Índia. Ela é muito agradável à pele. Não há muitas dessas coisas no guarda-roupa, e o que está disponível é apreciado e usado por muito tempo. Cashmere custará menos e é, pode-se dizer, uma opção de compromisso. Mas se já apresentaram um lenço pashmina, este é um grande motivo de alegria - quase como um diamante, só do mundo dos tecidos.