Tipos de tecidos

O que é tela e onde é usado o tecido?

O que é tela e onde é usado o tecido?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Propriedades básicas
  3. Visualizações
  4. Formulários
  5. Regras de cuidado
  6. Como pintar em casa?

A composição e as características de qualidade da tela são do interesse de muitas pessoas. É importante lidar com telas de semilinho, telas de algodão e outros tipos de materiais. Você também precisa saber as áreas de aplicação, as regras de cuidado com o tecido, as opções de autocoloração.

O que é isso?

O grande público associa a palavra "lona" ao tecido usado nas velas de navios antigos e medievais. Embora essa visão seja geralmente correta, dificilmente vale a pena insistir nela. A tela é feita costurando fios densos. Essas fibras estão localizadas o mais próximo possível em um padrão perpendicular. A tela moderna, no entanto, está longe de seu antigo protótipo. Pode incluir várias inclusões sintéticas. Isso (assim como o uso de impregnações) permite expandir significativamente as capacidades do tecido. A densidade e o tamanho são muito diferentes. Em qualquer caso, a tela é muito densa e pesada. Na Rússia, o cânhamo era usado principalmente para sua produção. O mesmo foi praticado em outros países. No entanto, pode haver tipos de tela à base de outras fibras, incluindo linho.

Vários séculos atrás, a lona era uma mercadoria estratégica. Sua importância aumentou ainda mais durante o período de grandes descobertas geográficas, e somente com a expansão dos navios a vapor caiu drasticamente. No entanto, a lona também era usada em roupas e, no século XX, um novo material excelente foi criado em sua base - a lona.

Sabe-se que os primeiros veleiros surgiram há 5000-5500 anos. Por muito tempo, a produção de "armas de corrida" para eles foi realizada mais ou menos nos mesmos volumes.Foi somente no final da Idade Média que o aumento no tamanho dos navios e seus mastros causou um aumento na demanda por lonas. No entanto, nos séculos seguintes, o aumento da capacidade de carga dos veleiros e do seu número (cada vez mais mercadorias tinham que ser transportadas) causou um aumento ainda maior da produção.

Nos séculos XX e XXI, essa questão é feita com muito menos frequência do que nos séculos anteriores.

Propriedades básicas

Qualquer tecido de tela, de quaisquer fibras que seja feito, distingue-se por sua densidade e textura áspera. Ela está sempre gorda. Em termos de densidade, os indicadores mais destacados são alcançados pela clássica tela de maconha. No entanto, é caro e extremamente raro desde a proibição de facto do cultivo de cannabis. Em qualquer caso, independentemente do tipo de fibras, uma característica do tecido das velas é a perpendicularidade entre si. É essa solução tecnológica que oferece alta densidade. É pelo menos 0,38 kg por 1 sq. m. No pano de vela comum, este nível atinge apenas 0,42 kg.

No entanto, existem tipos de produtos com densidade de 0,5 kg por 1 m2 e superior. Tanto o tecido antigo quanto o moderno têm um conjunto de características mais ou menos idêntico, diferindo apenas ligeiramente dependendo de sua origem. É muito durável e estável. O tecido da vela não será particularmente suscetível a defeitos mecânicos. Desmontá-lo é extremamente difícil, mesmo se você tentar fazer de propósito. Não há nada de surpreendente: só um tecido tão confiável convinha aos marinheiros da era da frota à vela, porque o desempenho dos voos, e às vezes a própria vida, dependia de sua estabilidade. Hoje, também existem muitas áreas onde lonas fortes e confiáveis ​​servem às pessoas.

Impregnações corretamente selecionadas fornecem resistência de longo prazo à umidade e deterioração. Esse ponto também foi rastreado há muito tempo. A única diferença é que as propriedades hidrofóbicas são fornecidas de forma diferente hoje em dia. A tela é fácil de cuidar e serve sem perder por muito tempo o seu estado original. Esta propriedade foi certamente apreciada pelos marinheiros no passado, pois sempre tiveram muitas outras coisas para fazer além de limpar e arrumar as velas.

Outro ponto importante típico do tecido de lona é sua adequação a condições climáticas extremas e flutuações de temperatura. E, novamente, tal circunstância acabou sendo útil nos assuntos marítimos. Um navio com um conjunto de "equipamento de navegação" pode ser enviado tanto para regiões tropicais quanto para as águas dos mares do norte.

A tela permite que o ar passe bem e não deixa passar nem mesmo uma pequena quantidade de água. Esta propriedade é atraente para turistas e roupas esportivas, mesmo no século 21.

Basicamente, o tecido da lona é feito de materiais vegetais puros. É seguro do ponto de vista ambiental e sanitário e atende a todos os requisitos de higiene. Ao mesmo tempo, as desvantagens do material são uma continuação de suas próprias vantagens. Devido à sua densidade, as roupas e outros produtos feitos com ela serão muito pesados. Portanto, esse tecido é usado em uma extensão limitada e está enfrentando forte concorrência de contrapartes modernas comprovadas.

Sailcloth é favorecido por sua alta resistência ao fogo. Mesmo amostras antigas dessa matéria foram engolfadas pelas chamas com grande dificuldade. Impregnações melhoradas reduziram ainda mais esse risco. O efeito de abrasão do tecido de vela também não é muito perigoso. É produzido principalmente nas cores bege-acinzentado e cáqui, embora os tecnólogos também possam escolher outras cores.

Visualizações

O material da tela é dividido de acordo com a composição têxtil. A matéria do cânhamo é extremamente rara e já dominou quase todo o mundo. Agora, a classificação de popularidade é mais ou menos assim:

  • tecido de linho puro;
  • tela de semi-linho;
  • tecido à base de algodão;
  • produtos de juta;
  • tecido misto (inclusive com aditivos sintéticos).

A gradação de cores também é importante.A tela original em bruto vem em uma variedade de cores. São principalmente tons amarelados ou esverdeados. Em alguns casos, é encontrada uma cor mais escura, quase marrom.

Sob a condição de processamento e tingimento, o tecido da tela pode adquirir quase qualquer cor.

A variedade branca é obtida por branqueamento. É ela quem, por defeito, pode equipar modernos veleiros e fabricar roupas. Após um tingimento suave, a maioria dos tons naturais são obtidos na parte clara ou escura do espectro. Cores brilhantes raramente são usadas. A tela espessa, após a introdução de impregnações especiais de acordo com GOST de 1993 e suas contrapartes anteriores, é chamada de lona.

Curiosamente, esta lona em conformidade com os padrões não contém aditivos sintéticos. As impregnações podem ser projetadas para melhorar:

  • resistência ao fogo;
  • resistência à água;
  • resistência à destruição pela luz;
  • repelindo sujeira;
  • resistência à decomposição.

Formulários

Lona de qualidade é usada em várias áreas.

confecções

Roupas e calçados de lona são muito procurados. Eles mantêm sua aparência original por muito tempo. Há pouca tendência para ruptura. Além disso, a tela é elegante. E ainda por cima é amigo do ambiente. Jaquetas, luvas, blusões e calças são feitos disso.

Indústria

Aqui, a lona é usada como macacão. Suas propriedades protetoras são avaliadas em:

  • Engenharia Mecânica;
  • indústria química;
  • metalurgia;
  • metalurgia.

Cortinas

Essas cortinas são rudes. Eles são usados ​​com mais frequência, não em residências, mas principalmente:

  • em armazéns;
  • em escritórios;
  • em oficinas;
  • em garagens de serviço (onde a resistência e a confiabilidade, a resistência à poeira e à luz do sol são mais importantes do que a graça);
  • como cortinas em estilos de interiores brutais.

Quadro

Belas fotos são obtidas na tela. A lona é bastante acessível. Sua tela tem um tamanho muito diferente. Isso vai agradar aos artistas que não querem se limitar ao tamanho de uma tela normal. E, claro, a resistência às condições climáticas, como a umidade, também é benéfica.

Esporte

No turismo esportivo, mochilas de lona, ​​barracas e toldos estão em alta. Os trampolins também são feitos de tela. Também é possível usá-lo para fins históricos (durante várias regatas). A canoa é coberta com lona. É usado em uniformes de artes marciais.

O uso da tela não termina aí. As bolsas feitas com ele são altamente valorizadas por sua aparência atraente e durabilidade. Além disso, vale a pena mencionar:

  • capas de automóveis;
  • estofamento de móveis;
  • colchas;
  • bolsas;
  • bonecas e outros artigos decorativos;
  • copas;
  • divisórias temporárias de escritório e oficina;
  • artigos decorativos em estilo ecológico e étnico;
  • toldos.

Regras de cuidado

Conforme observado, nenhum cuidado especial é necessário. Você deve levar em consideração apenas as recomendações para um tipo específico de tecido. A lona úmida deve ser seca sempre que possível. É ventilado pelo menos uma vez a cada 6 meses. Limpe manchas em itens grandes com água e sabão. As roupas de lona são lavadas com cuidado, geralmente sem passar.

Como pintar em casa?

Para este propósito, apenas os corantes de anilina são adequados. O próprio corante vai para a água fervente. O sal é usado junto com a matéria corante. A proporção dos componentes, incluindo água, é indicada nas instruções.

Após fervura de 60 minutos, a tela é retirada e lavada manualmente em água fria misturada com vinagre.

sem comentários

Moda

a beleza

casa