Características e variedades de chiffon
O tecido translúcido chiffon arejado com uma estrutura arenosa é conhecido por todos. O superfino e a resistência do tecido são garantidos pelo entrelaçamento especial dos fios. O tecido em si é feito de material natural, sintético ou misturado.
O tecido chiffon é muito utilizado para costurar roupas, acessórios, bem como no interior e na criatividade.
Material natural ou sintético?
A pátria do material é a China. Inicialmente, o chiffon era feito de fios de seda natural. Era considerado um material de elite que apenas pessoas nobres e ricas podiam pagar. Foi usado com dignidade e elegância especial. No século 18, o chiffon chegou à Europa. Há sugestões de que ela chegou lá muito antes na chamada rota de comércio da seda e foi produzida em países europeus muito mais tarde.
Inicialmente, era trabalho manual. Com a expansão da demanda, as manufaturas começaram a se formar e, então, a produção da fábrica foi estabelecida. No início do século 20, a indústria passou por uma revolução tecnológica, que resultou na produção de tecidos mistos a partir do chiffon.
O material antigo era caro, o que estava associado à tecnologia para a produção de tecidos naturais. Mas com a invenção do náilon, poliéster e análogos sintéticos, o processo de produção foi muito simplificado, o que levou a uma queda nos preços dos materiais e uma expansão da produção.Os tecidos sintéticos não eram piores do que os naturais: eram igualmente brilhantes, mas mais duráveis. A economia em trabalho manual e recursos naturais compensou devido à enorme demanda dos consumidores.
O chiffon tem uma seção transversal triangular de fios de trama simples, o que lhe confere propriedades adicionais de resistência ao desgaste. Na descrição do tecido, cada fabricante indica a composição exata e os tipos de fibras do tecido chiffon. O chiffon parece diferente dependendo das adições.
Em parte, adquire as qualidades e propriedades dos fios misturados. Mas, basicamente, é um tecido flutuante, cintilando e refratando suavemente a luz.
Composição
A composição do chiffon pode incluir fios de vários tipos de tecidos:
- seda;
- algodão;
- viscose;
- poliéster;
- poliamida.
A seda é obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda, desenrolando-os e torcendo-os em fios.
O algodão é cultivado em plantações especiais de algodão. Após o amadurecimento, o algodoeiro produz uma cápsula com fibras, que, após passar por várias etapas do processamento, se transformam em fios fortes.
Os fios de viscose são feitos de madeira por um processo químico complexo de divisão de fibras com adição de soluções químicas. O resultado é um tecido macio e esvoaçante, muito agradável e confortável para o corpo.
- Os fios de poliéster são produzidos quimicamente.
- Tecido de poliéster tem um fator de resistência aumentado; cordas, cabos, bem como pneus de máquinas e muito mais, incluindo tecidos, são feitos dele.
- A poliamida de plástico também é usada na indústria têxtil. Suas fibras conferem ao chiffon resistência e durabilidade especiais.
Especificações
Na indústria moderna, fabricantes nacionais e estrangeiros utilizam todos os tipos dessas fibras, combinando-as, criando as combinações mais ideais que melhoram as características do tecido chiffon.
As principais características do chiffon:
- resistência, que é alcançada incluindo fibras adicionais no tecido;
- a higroscopicidade é garantida por um enchimento de algodão capaz de absorver a umidade sem retê-la;
- a maciez do chiffon é fornecida por fibras de viscose;
- a resistência ao enrugamento e ao encolhimento é dada pelos fios de poliéster e sintéticos: os tecidos com seu conteúdo mantêm sua forma bem, não encolhem após a lavagem e não esticam com o uso;
- A bela aparência é a principal qualidade do chiffon: um brilho especial e uma estrutura única do tecido não deixarão ninguém indiferente.
Vantagens e desvantagens
O chiffon é considerado um tecido específico com muitas vantagens e características. As matérias-primas naturais conferem-lhe individualidade e encanto único. Existem outras qualidades positivas também.
- Textura arejada. Muito confortável de usar, as peças de tecido leve não restringem os movimentos.
- Têxtil OK colori e mantém a cor. Mesmo com lavagens frequentes, não desbota nem desbota ao sol.
- Chiffon bom mantém sua forma, se presta a cortinas e pregas.
- Hipoalergênico e respirável os tecidos proporcionam conforto e qualidade às coisas costuradas com esse tecido. O tecido "respira" junto com a pele.
- Durabilidade e resistência - características importantes entre as propriedades positivas do chiffon.
- Propriedades antibacterianas fornecer roupas com proteção contra o crescimento de flora indesejada, mesmo com muita umidade.
- O chiffon pode ser atribuído a tecidos anti-stress. Graças ao seu suave efeito tátil de cura, acalma e harmoniza perfeitamente, aumentando a vitalidade e o humor.
O chiffon é muito exigente, tem um conjunto de características e propriedades que o equiparam aos tecidos delicados.
- Escorregamento e queda de tecido ao cortar e costurar. Portanto, muitas vezes são utilizados dispositivos estruturantes e sobreposições, que no processo seguram o tecido, evitando que ele se esfarele.
- Tipos de chiffon com viscose estão sujeitos à deformação mecânica, as coisas logo se desgastarão e se desgastarão.Nesse caso, eles precisam de cuidados com a ajuda de produtos especiais feitos com ingredientes naturais (como um spray à base de cera de abelha ou parafina).
- Se usados sem cuidado, podem formar-se baforadas nas roupas de chiffon, o que é muito difícil de suportar. Enxágües especiais adicionados à água de enxágue após a lavagem ajudam a evitá-los.
- Tecidos lisos podem mudar de cor se expostos à luz solar direta. Tente usar produtos que reflitam os raios nocivos ao cuidar dessas coisas.
- Ao costurar roupas delicadas, um material de forro e uma sobreposição nas costuras são necessários.
Conhecendo e levando em consideração o “caráter” do tecido chiffon, você aprende a respeitar. Então as coisas vão durar muito mais tempo.
Tipos e suas propriedades
A indústria moderna oferece uma ampla variedade de tipos de tecidos de chiffon para atender a todos os gostos, até mesmo os mais exigentes. Existem tipos de tecidos baratos, luxuosos, para o dia-a-dia, festivos e domésticos.
Crepe chiffon
Elaborado a partir de fios de crepe altamente torcidos por alternância especial.
O tecido praticamente não enruga e mantém sua forma bem em tecidos.
Chiffon jacquard
Material impresso com efeito visual de bordado sobreposto.
Chiffon de cetim
Tecido liso denso que combina as vantagens de dois tipos de matéria. Os fios verticais formam uma superfície fosca brilhante.
Camaleão
Refrata a luz, dependendo disso, adquire uma ou outra tonalidade na superfície do espelho.
É assim chamado por causa de toda essa capacidade de se misturar e refletir as cores ao redor.
Shanzhan
Produzido com fios de seda extra natural. Jogando suavemente com a luz, o material enfatiza favoravelmente a dignidade da figura. Parece muito impressionante em uma estampa de leopardo.
Chiffon plissado
O tecido com dobras afiadas, ascende periodicamente ao auge da moda.
Especialmente bom no estilo retro e também em modelos vintage.
Chiffon com lurex
Material intercalado com fios prateados ou dourados. Fica chique, principalmente em vestidos de noite e como decoração de elementos de vestuário, por exemplo, uma capa ou cinto.
Pearl chiffon
É caracterizado por um brilho perolado silencioso que absorve a luz.
Chiffon de nylon
Material extra forte, fácil de cortar e costurar. Não borrifa e não encolhe.
Chiffon em pó
Este tipo de tecido é produzido com tecnologias inovadoras. Disponível em ouro, prata e cores. Usado para costurar roupas femininas festivas e fantasias de palco.
Chiffon reversível ou multi-chiffon
Outra inovação, ela combina duas faces de trabalho, que podem ser igualmente utilizadas na costura de peças de roupa.
Levando em consideração as peculiaridades desse tecido, você pode costurar peças frente e verso.
Os tipos de tecido podem ser lisos ou estampados, com uma linha suave de cores fluindo uma na outra, com estampa floral, jacquard ou relevo de veludo. A variedade de tecidos é caracterizada pelo escopo de sua aplicação.
Áreas de uso
O tecido chiffon é considerado um material feminino. É frequentemente usado para costurar casacos femininos. Este tecido elegante e vibrante, adornado com strass, clarins, lantejoulas e rendas, é popular entre os homens. Ela parece um rei, tremulando ao vento. E os emocionantes babados de chiffon, criando silhuetas requintadas, ficam lindos nos elementos do vestido, escondendo o que deveria ser escondido e enfatizando tudo o que precisa ser enfatizado.
Então, com base no chiffon, eles criam:
- vestidos, vestidos de verão, saias, blusas de senhora;
- roupas infantis;
- blusas, camisetas e cachecóis masculinos de verão;
- lenços, capas, xales, pareos, estolas;
- acessórios: bolsas, miçangas, flores;
- elementos do vestuário: babados, babados, forro nos sapatos, folhos;
- dosséis e cortinas;
- em bordado e criatividade: peluches, roupas de bonecas, capas de livros, embalagens para presentes, fitas e muito mais.
Os itens de chiffon também podem ser alterados de acordo com as tendências da moda. A opção atual é o ecletismo (mistura de estilos), que se manifesta na combinação de elementos incompatíveis à primeira vista: pele, chiffon, renda ou brocado, couro e chiffon camaleão. Em cada versão, as mulheres da moda poderão encontrar seu próprio estilo e realizar suas fantasias mais selvagens.
Os produtos de chiffon estão disponíveis tanto para ocasiões especiais como para uso diário. Tradicionalmente, o chiffon também é considerado um material para noivas. Muitos vestidos de noiva requintados e elegantes são costurados com este tecido nobre.
O chiffon também é amplamente utilizado no interior. As cortinas são costuradas a partir dele, combinando com tule e organza. As cortinas de chiffon têm várias vantagens.
- Não enrugam, ficam bem, criando um ambiente de aconchego e conforto, além de conferir ao ambiente uma leveza e sofisticação especiais.
- Perfeitamente deixada passar o ar e a luz, o que não é pouca importância para a concepção das áreas sombreadas do apartamento.
- Tecidos mistos são adequados para decoração de janelas, pois eles não desbotam ou desbotam com o sol. Algodão e chiffon natural vão se encaixar bem no espaço interior e também ficarão adequados nas paredes - na forma de cortinas artísticas.
Cortinas de chiffon vão trazer harmonia e paz ao ambiente do quarto, serão um maravilhoso complemento aconchegante para o berçário e a decoração da sala, além de alegrar o seu dia a dia na cozinha.
As cortinas podem ser de vários tipos:
- como suspensão nas janelas da cozinha;
- cortinas de vários estágios, constituídas por várias camadas de tecido;
- a versão clássica com lambrequins, perekids e puffs;
- cortinas com impressão de fotos.
Quaisquer opções podem ser complementadas por decorações, ganchos, suportes coloridos, confeccionados em vários estilos e versões.
Ao decorar interiores festivos, eles trarão notas de solenidade e magia ao ambiente.
Conselhos sobre cuidados
Ao cuidar de tecidos chiffon, procure seguir as recomendações e regras indicadas nas etiquetas.
- É melhor não lavar o chiffon de seda sozinho, mas limpá-lo a seco. Com a ajuda de uma tecnologia especial, suas coisas ficarão como novas e adquirirão cores e cores. Assim, você salva o produto e evita preocupações desnecessárias.
- Itens grandes também devem ser lavados a seco.
- O material sintético é lavado a uma temperatura não superior a +30 graus em uma solução de sabão fraco ou uma composição especial de detergente neutro com a menor quantidade de produtos químicos.
- Ao lavar, as coisas não enrugam, não esfregam e não esticam. Limpe cuidadosamente as manchas de gordura e enxágue suavemente com água morna.
- As roupas de chiffon são secas em bases para copos especiais ou cabides com espuma de borracha. Isso os manterá em forma e durarão mais. Os vestidos e blusas são pré-torneados com o forro para cima.
- O tecido seca muito rapidamente, por isso não o torça, caso contrário, haverá vestígios de danos. Você pode secar na máquina em um saco especial ou colocá-lo entre toalhas felpudas e depois secar ao ar livre.
- Passe o material com extremo cuidado: no mínimo, sem usar vapor e água. O tecido delicado torna-se especialmente sensível quando molhado e pode ser ferido por um objeto quente.
Eles são recebidos por roupas. Suas roupas são, antes de tudo, seu rosto. Portanto, muito depende do seu tipo: status, ambiente e conexões sociais, aplicação social e muito mais. Roupas limpas e bem cuidadas sempre levam ao sucesso. Portanto, levando em consideração as recomendações de especialistas e as peculiaridades de um determinado tipo de tecido, é possível estender significativamente a vida útil do produto. Graças ao cuidado adequado, as peças de chiffon terão um visual bonito e nobre.
Para obter informações sobre como processar a borda do chiffon, veja o próximo vídeo.