Tipos de tecidos

Características do tecido bolonhês e seu uso

Características do tecido bolonhês e seu uso
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição e propriedades
  3. Aplicativo
  4. Dicas para escolher produtos
  5. Regras de cuidado

É comum chamar Bolognev qualquer produto que não permite a passagem de umidade. Com o aparecimento do primeiro material nos anos 50 do século passado, as coisas feitas de tecido à bolonhesa tornaram-se imediatamente incrivelmente elegantes.

Falaremos sobre o que é o tecido Bologna, sobre suas propriedades e uso, bem como sobre as regras de cuidado dos produtos confeccionados com esse material.

O que é isso?

Bolonha é um material durável e prático com um leve brilho. É feito exclusivamente de produtos sintéticos. Este material confiável é à prova d'água, portanto, é utilizado na confecção de roupas, bolsas, mochilas e até sapatos. Com o advento dos primeiros produtos bolonheses, a demanda por eles passou a exceder a oferta. Era prestigioso usar esses itens. Os mods consideraram seu dever comprar uma capa de chuva de mortadela. Em muitos filmes estrangeiros, os personagens de filmes também usaram capas de chuva à prova d'água. Naquela época, as roupas feitas com esse material eram escassas.

O surgimento desse material foi precedido por muitos anos de trabalho do químico italiano Giulio Natta, que conseguiu obter um material com propriedades hidrorrepelentes graças ao método de polimerização. Tendo chegado à URSS da Itália em meados do século passado, o material foi capaz de ganhar popularidade rapidamente. Antes disso, na União Soviética, a lã, que era impregnada com borracha, ou produtos de gabardine eram usados ​​para costurar essas roupas.

Essas coisas não eram capazes de proteger completamente da chuva, embora fossem bastante pesadas.

Os especialistas soviéticos também decidiram não recuar e começaram a dominar a produção de tecido à bolonhesa.... Pela primeira vez, sua produção foi estabelecida em Naro-Fominsk em uma fábrica de seda.Posteriormente, esse material passou a ser produzido em outras cidades da União Soviética, o que levou à diminuição do déficit de produtos de mortadela. O material produzido na União Soviética era mais espesso do que o linho italiano. Mais tarde, eles começaram a adicionar um pó especial, dando um belo tom perolado. Aos poucos, foi possível estabelecer a produção de um material de náilon de maior qualidade revestido com silicone ou poliacrilato.

Os itens de Bolonha tinham muitas vantagens. Esse tecido era:

  • fácil;
  • durável;
  • à prova d'água;
  • resistente a bactérias (não aparece bolor);
  • resistente a ácidos e álcalis;
  • compacto quando dobrado.

O material não "encolhe" após a lavagem e também tem uma alta solidez da cor, pois não desbota durante a lavagem ou entrada de umidade... Além disso, os produtos de mortadela são esteticamente agradáveis. Um diferencial do tecido pode ser chamado de versatilidade, pois muitos produtos são feitos com ele, e não apenas roupas. Embora fosse prestigioso usar uma capa de chuva de mortadela, esses itens não se distinguiam por sua meticulosidade.

Segundo a revista "Saúde", que publicou uma matéria sobre o assunto, esse material é hermético e, portanto, anti-higiênico. Nessas coisas, o corpo humano não respira, começa a suar rapidamente, o que leva ao efeito de um banho. Como resultado, a pessoa pode pegar um resfriado. Inicialmente, os primeiros modelos possuíam um jugo que dava acesso às massas de ar, mas posteriormente esses acréscimos não foram mais usados. O tecido também tem outras desvantagens.

  • Deve ser lembrado que este material tem pouca resistência à luz solar, altas temperaturas.
  • Tem tendência a eletrificar quando o ar está excessivamente seco.
  • Em climas gelados, as coisas feitas de materiais que não têm um forro não protegem bem do frio... Ao mesmo tempo, no período de entressafra, as coisas bolonhesas se tornarão indispensáveis.

Os produtos Bologna são práticos e funcionais. Com armazenamento e cuidado adequados, eles podem durar mais.

Descrição e propriedades

Bolonha é um material muito leve, seu peso é a metade dos produtos de algodão... O tecido ganhou resistência, não vaza nem sob forte chuva. Emite um som característico ao caminhar. O material consiste inteiramente em materiais sintéticos. Nylon e polímeros são usados ​​na produção do material. Sua produção é realizada de acordo com o seguinte princípio:

  • inicialmente, um tecido de náilon fino é retirado, na qual uma camada de polímero é aplicada com vários aditivos, o que leva à formação de uma película à prova de umidade;
  • para tornar a tela mais atraente na aparência, uma ou mais camadas de tal substância são adicionadas;
  • o tecido é tratado com silicone em ambos os lados, repelindo a água, o que aumenta a resistência do material à umidade.

As capas de chuva bolonhesas foram projetadas para impedir a entrada de chuva. Sob os raios do sol, esse material começa gradualmente a perder suas propriedades. Como resultado, durante a chuva, as roupas não podem mais proteger totalmente contra a umidade.

Aplicativo

Os produtos feitos de tecidos impermeáveis ​​eram tão populares que a combinação “tecido de Bolonha” entrou em uso por muito tempo, apesar do fato de que as coisas em si não eram mais produzidas com esse tecido na época da União Soviética. O boloni foi substituído por materiais não menos práticos e funcionais na forma de membrana, duspo, oxford, jordan e colagem. A roupa exterior é costurada de tecido à prova d'água. Impermeáveis, jaquetas, casacos e casacos - esta é uma lista de produtos onde o tecido pode ser utilizado. As jaquetas Bologna eram tão populares que o tecido era popularmente chamado de "jaqueta".

Além disso, eles costuram a partir deste material:

  • blusões confortáveis;
  • calças esportivas;
  • capes.

O tecido também é utilizado na confecção de guarda-chuvas, mochilas, bolsas, além de equipamentos turísticos, calçados. O material também é adequado para costurar capas e acessórios. A bolonhesa e outros materiais semelhantes são bastante duráveis ​​e despretensiosos de cuidar.Devido a essas qualidades, o material é frequentemente utilizado para costurar roupas de trabalho.

Isso inclui aventais usados ​​por cabeleireiros, capas, bem como conjuntos de roupas de trabalho que são usados ​​nas indústrias de construção, carvão ou petróleo. Este uniforme é indispensável no mau tempo, ao mesmo tempo que é incómodo trabalhar com ele no calor.

Dicas para escolher produtos

Ao escolher um material, você deve se concentrar em sua resistência à água e na rapidez com que o tecido evapora a água. Se forem cometidos erros no processo de produção do material, os produtos confeccionados com esse tecido não atenderão totalmente aos critérios, podendo permitir a passagem de umidade.

Ao escolher roupas feitas com tecido à bolonhesa, por exemplo, um uniforme, é preciso ter certeza de que ele é do tamanho certo e não atrapalha seus movimentos ao andar. Ao mesmo tempo, não deve ser desnecessariamente pesado e grosso.

Em alguns casos, o uniforme é complementado por elementos reflexivos. Você também deve verificar a disponibilidade deles ao comprar macacões.

Regras de cuidado

Quanto aos cuidados com os produtos confeccionados com tecido à bolonhesa, não existem regras especiais para esse material, uma vez que o cuidado não requer esforços adicionais. Como o tecido é repelente à água, a sujeira e o pó praticamente não atingem a superfície.

  • Não há necessidade de lavar essas coisas. Em caso de contaminação, a poeira pode ser removida simplesmente limpando com um pano úmido ou enxaguando com água corrente. Detergente é permitido, mas sem agentes clareadores. Uma esponja macia e detergente líquido podem funcionar bem como produtos de limpeza.
  • Para lavar as coisas sem forro, use sabão ou outro detergente (neutro), enquanto a água deve estar fria. Os produtos são secos em temperatura baixa, permitindo o escoamento da água.
  • Lavar a roupa à bolonhesa em água tornará a cor do produto mais saturada. com um pouco de vinagre.
  • Após a lavagem, as coisas não são torcidas. Recomenda-se pendurá-los em um cabide até que a água esteja completamente drenada.
  • Limpando a poeira ou sujeira das roupas, não é recomendado pressionar o tecido.

Aconselha-se passar a ferro pela frente, colocando um pedaço de pano fino... O ferro é aquecido nos modos "nylon" e "seda". Mas, acima de tudo, um vaporizador é adequado para passar roupas. Execute o trabalho pendurando o produto na vertical. É melhor secar os produtos à sombra, tomando cuidado para não entrar em contato com dispositivos de aquecimento. Os produtos de Bolonha secam muito rapidamente. Após a secagem, basta dobrá-los ou enrolá-los e guardá-los.

O material inventado na Itália foi capaz não apenas de ganhar popularidade, mas também de entrar na vida cotidiana por muitas décadas. Os produtos feitos com esse material poderão proteger o proprietário durante a prática de esportes, caminhadas.

Estas roupas confortáveis ​​e funcionais são perfeitas para caminhar em dias inclementes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa