Tipos de tecidos

Descrição do tecido rami

Descrição do tecido rami
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Características e propriedades
  4. Aplicativo
  5. Dicas de cuidados

Rami é uma tela única, e muitas costureiras querem saber o que é. A composição e as propriedades do tecido de urtiga atraem muitos designers que criam coleções com materiais sustentáveis. Os ramis não são produzidos na Rússia, mas as marcas locais criam com sucesso coleções de roupas e outros itens a partir de telas prontas.

O que é isso?

Era uma vez, o rami (tecido de urtiga chinês) era privilégio de gente nobre na China. Foi com ela que criaram magníficos conjuntos cerimoniais usados ​​em ocasiões especiais. Os ramis distinguem-se por uma composição totalmente natural, cor original e estrutura de fibras. Na Rússia, a produção desse tipo de tecido não é feita em escala industrial, uma vez que não existem condições climáticas para a obtenção de matérias-primas de alta qualidade. Basicamente, a urtiga é produzida em Cingapura, Armênia, Togo, Vietnã, China, Japão, Coréia do Sul, Índia e Indonésia. Na Ásia, é encontrado sob o nome de mosi.

Inicialmente, rami se refere a todo o gênero de plantas herbáceas que fazem parte da família das urtigas. Esta cultura de fiação é considerada uma das mais antigas. Também conhecida como urtiga chinesa, rami branco. As matérias-primas crescem principalmente no Leste Asiático, em climas tropicais e subtropicais. Esta subespécie não possui pelos que deixam queimaduras ao tocar na pele. Dentro de um ano a partir de 1 planta, 2 a 6 colheitas são obtidas.

O processo de produção de matérias-primas para a criação de um material passa por várias etapas:

  • coleta de matéria-prima durante o período de floração (com escurecimento do caule);
  • remoção da casca;
  • cortar o parênquima;
  • separação de resinas por métodos químicos e biológicos;
  • desmontagem mecanizada da haste em fibras.

Os fios resultantes são processados ​​posteriormente, o que os torna macios e elásticos.O fio é tingido em cores diferentes. A tela acabada com um brilho opaco parece linho. Na produção de fios, tanto as fibras puras de rami quanto sua mistura com o algodão (cambraia) e a lã são utilizadas na proporção de 60 a 40%.

A indústria têxtil moderna produz rami a partir de 3 tipos de matérias-primas:

  • Branco;
  • verde;
  • Nanda.

As fibras de todos esses tipos de urtiga são lígidas, com alto teor de resinas e substâncias essenciais. Durante o processo de produção, eles são removidos da composição.

História de origem

A primeira evidência documental do uso desse material é considerada a descoberta de um monte cita do século III na Europa Oriental, onde os restos de roupas de rami foram preservados. Mas há evidências de que Japão e China passaram a usar essa matéria-prima ainda mais cedo na fabricação de tecidos. Segundo algumas estimativas, o fio de urtiga tem uma história de cerca de 5.000 anos.

Nos países europeus, o rami começou a ser amplamente usado já com a rainha Elizabeth I. Na Ásia, eles aprenderam a fazer fios com essa urtiga muito antes. A principal dificuldade foi a separação das fibras. Antes que essa operação começasse a ser industrializada, perdia-se até 50% da matéria-prima na fase de divisão dos colmos. É bastante difícil separar as fibras coladas em componentes mais finos.

Com o início da importação industrial de rami para a Europa no século 18, o interesse por ele aumentou gradualmente. Mas outros tecidos à base de plantas eram muito mais acessíveis. É por isso que a produção em massa de vestuário foi lançada apenas na década de 30 do século XX. Então, novamente, houve muitos anos de esquecimento. Na Rússia, eles aprenderam sobre ramies no final do século XIX. Foi durante este período que as urtigas deste tipo começaram a ser utilizadas no Cáucaso como matéria-prima para a produção têxtil.

Os primeiros a cultivar rami foram os habitantes da Península Malaia... O clima úmido e quente desta região permite a obtenção de matérias-primas da mais alta qualidade. Nas zonas temperadas, os caules são mais grossos, sendo utilizados exclusivamente para a produção de material para fins técnicos. Uma nova rodada de popularidade aguardava o rami no final do século XX. Materiais ecológicos ficaram na moda e os designers se lembraram dos tecidos de urtiga.

Hoje, roupas com essas matérias-primas naturais são produzidas em coleções inteiras e, na Coréia do Sul, é realizada anualmente uma feira, onde todas as peças são feitas exclusivamente de rami.

Características e propriedades

O tecido rami é produzido em forma de tela com estrutura translúcida. O entrelaçamento dos fios é denso. A superfície é agradável ao tato, tem um leve brilho prateado que não desaparece após o tingimento dos fios. As principais características do material são as seguintes:

  • ponto de tafetá;
  • largura da tela - 1380 ou 1450 mm;
  • densidade - 210-240 g / m2;
  • o encolhimento não é superior a 2-3%;
  • a força é 6 vezes maior do que o algodão;
  • alta resistência ao desgaste;
  • higroscopicidade - 16-18%.

Esses indicadores conferem ao material certas propriedades. Rami não gera eletricidade estática, pois não há fibras sintéticas no tecido. Ao mesmo tempo, possui alta capacidade de absorção de umidade e permeabilidade ao vapor. A tela tem boa permeabilidade ao ar. A produção complexa afeta significativamente o custo: o preço médio de 1 metro rodado de material de urtiga chega a 17 euros.

Ao planejar produtos de costura em tecido de rami, vale a pena examinar todas as suas vantagens, características e possíveis desvantagens. É costume referir-se às vantagens óbvias da seguinte forma.

  • O conforto dos produtos corporais. A pele em tal roupa respira, a troca de ar não se perturba. Em países com climas quentes, isso evita a transpiração excessiva.
  • Propriedades bactericidas... O material é bem protegido de danos por microorganismos patogênicos, não mofa quando armazenado em condições de alta umidade.
  • Resistente aos raios ultravioleta. O material não desbota ao secar ao sol, retém por muito tempo o brilho da coloração.
  • Facilidade de atendimento... Os tecidos de rami são fáceis de lavar e passar a baixas temperaturas.Devido às suas propriedades repelentes de sujeira, dificilmente se suja.
  • Sem deformação. As fibras não estão sujeitas a alongamento e encolhimento. As roupas feitas com eles mantêm sua aparência por muitos anos.
  • Amizade ambiental... Na fabricação de tecidos têxteis, não são utilizadas tintas e outras substâncias potencialmente perigosas. É amigo do ambiente e seguro.
  • Hipoalergênico... A urtiga é adequada para todos, incluindo pessoas com alergias e bebês com pele sensível.

Além disso, o material sem perdas tolera o contato com ácidos em fraca concentração. No entanto, o tecido de rami tem desvantagens perceptíveis. É inelástica, o que significa que na hora de tirar as medidas ou comprar roupas prontas é imprescindível verificar o ajuste do produto à figura. Além disso, a tela tem uma resistência média à abrasão mecânica, com lavagens frequentes e uso ativo, desgasta-se rapidamente. A exposição a removedores de manchas em pó removerá gradualmente a cor das fibras, desbotando o material.

Outra desvantagem significativa é a escolha limitada de corte. As fibras quebradiças não permitem a criação de produtos complexos. Na maioria das vezes, as roupas de rami têm um caimento solto, uma silhueta semi-adjacente.

Aplicativo

O tecido de rami geralmente é dividido em categorias. A fibra de plantas cultivadas em climas temperados é considerada técnica. Eles acabam sendo menos longos, e têm uma estrutura bastante grosseira. Pano desse material raramente é tecido. Na maioria das vezes, as fibras são usadas para fazer produtos de vime e lembranças: de toalhas de rosto a esteiras.

Rami white de plantas em latitudes ao sul tem uma aplicação mais ampla. Tecido têxtil a partir dele é usado na fabricação dos seguintes produtos.

  • Roupas de bebê... O material é hipoalergênico, leve e macio, não irrita peles sensíveis. O tecido ecológico é adequado para a produção de roupas íntimas finas e camisas batismais. Quando misturada com o algodão rami, obtém-se a cambraia de urtiga, muito fina e leve, mas não muito forte.
  • Roupa de cama... Rami é usado como enchimento em travesseiros, cobertores, colchões. As fibras não endurecem e retêm a elasticidade por muito tempo. Este recheio seca facilmente ao molhar. Mantém-se aquecido e com boa forma, é hipoalergénico, indicado para crianças.
  • Têxteis do lar. A alta densidade permite que você crie toalhas de cozinha, guardanapos e toalhas de mesa de alta qualidade com tecido de urtiga. O brilho leve e a capacidade de armar lindamente tornam o material uma excelente escolha para cortinas: lisas e estampadas. A roupa de cama de alta qualidade é produzida com sucesso a partir de rami, a um custo que pertence à classe premium.
  • Roupa casual. Raramente é utilizada uma tela limpa, mas frequentemente são utilizados materiais mistos, que apresentam uma boa margem de segurança. Dependendo da densidade, são costuradas blusas, vestidos, saias, calças e ternos para guarda-roupa masculino. Nos países asiáticos, as roupas cerimoniais nacionais feitas de tecido de urtiga, decoradas com bordados, são muito valorizadas. Você pode encontrar roupas de rami de marcas como Zara, Mango.

Essas são as principais áreas de aplicação nas quais o tecido de rami é mais procurado. Suas fibras também são adicionadas à lã na fabricação de malhas, a fim de aumentar a maciez, o conforto dos produtos ao vestir e melhorar sua resistência ao encolhimento. De 100% rami, o linho raramente é tecido hoje. Esses têxteis revelaram-se muito mais grosseiros, pelo que se utilizam tecidos com um componente de algodão ou linho, o que confere propriedades melhoradas ao material.

As combinações mais populares com fibra de urtiga na indústria têxtil são pamuk ou viscose. Eles são usados ​​para criar tecidos para ternos que não estão sujeitos a vincos intensos.

Além disso, o teor de fibras vegetais na composição raramente ultrapassa 30%.

Dicas de cuidados

O tecido de rami, como outros tipos de tecidos de fibra natural, precisa de cuidados especiais.Recomendado para ela é uma lavagem de mão macia, sem branquear. Na presença de manchas persistentes, é permitido usar uma lavagem a seco profissional. As recomendações de cuidados básicos são as seguintes.

  • Lavar à mão ou à máquina, em um ciclo suave... A faixa de temperatura é de 40-60 graus Celsius. Recomenda-se lavar as roupas de rami separadamente das outras coisas, usando sabonetes especiais.
  • Prensadora ou manual, sem forte torção dos produtos... As torções são difíceis de consertar. Para fiação mecânica, ajuste o tambor para velocidade média.
  • A secagem é natural. Antes de pendurar o produto, endireite-o. Uma boa ventilação é importante ao secar em ambientes fechados. Ao ar livre, também é possível.
  • Engomar a uma temperatura de +150 graus... De antemão, as coisas vão para o lado errado. Os produtos podem ser cozinhados no vapor.

Não é recomendado pintar de forma independente, usar lixívia ou expor tecidos de urtiga e produtos feitos com eles a outras influências de produtos químicos agressivos. É necessário secar e dobrar os produtos na horizontal, principalmente quando se trata de rami 100% natural. Suas fibras são mais quebradiças e é muito difícil alisar as dobras resultantes, mesmo com um vaporizador.

sem comentários

Moda

a beleza

casa