Tecido Oxford: descrição, vantagens e desvantagens, recursos de aplicação
Oxford é um tipo de tecido sintético bastante popular, frequentemente usado em roupas esportivas, roupas casuais e equipamentos de camping. Este tecido é caracterizado por uma forma especial de tecer os fios, que é chamada de "esteira": o tecido representa visualmente quadrados convexos, que são escalonados.
A superfície do material é tratada com poliuretano ou PVC, o que torna as roupas Oxford impermeáveis à chuva e ao vento.
O que é isso?
Um colchão é um tipo de tecido de sarja especial em que a urdidura e a trama são tecidas em pequenos grupos, em vez de individualmente. Como resultado, uma textura de "tabuleiro de xadrez" específica é formada na superfície do tecido. Uma das lendas existentes diz que o tapete foi inventado pelos camponeses da Rússia, que teceu esse tecido grosso para as mais diversas necessidades domésticas, usando como matéria-prima as fibras de uma planta chamada "taboa". Posteriormente, foi substituído por bast, mas o nome permaneceu o mesmo.
No entanto, a versão oficial é completamente diferente - o tecido, que é o protótipo da Oxford moderna, foi obtido pela primeira vez no século 19 na Escócia. Não se sabe por que essa tela foi nomeada uma das mais antigas cidades britânicas, mas historiadores afirmam que, poucos anos depois, as camisas feitas com essa tela tornaram-se comuns entre os alunos da Universidade de Oxford e até hoje são um símbolo do prestígio da esta instituição educacional de elite.
Inicialmente, o tecido têxtil era feito de algodão puro; no final do século 20, os fabricantes começaram a fazer oxford de fibra sintética, náilon e poliamida começaram a ser adicionados a ele, graças ao qual esse material adquiriu novas características físicas e técnicas e começou para ser amplamente utilizado em muitos outros ramos da vida humana.
Uma etapa fundamentalmente nova no aprimoramento do tecido foi seu processamento com várias composições químicas, o resultado de tais aditivos são novas propriedades:
- higroscopicidade;
- resistência à combustão;
- resistência química.
E embora o novo tipo de matéria já difira em muitos aspectos de seu análogo original, o primeiro nome "Oxford" permaneceu inalterado.
Descrição e propriedades
A técnica única de tecer fibras permite proteger o tecido da umidade e sujeira na estrutura do próprio tecido, graças a isso, oxford tem muitas vantagens em comparação com muitos outros tipos de materiais:
- propriedade para repelir sujeira;
- resistência à umidade e propriedades repelentes de água;
- resistência ao desgaste;
- força aumentada;
- a capacidade de manter suas características físicas e técnicas em t de -50 a + 115 graus;
- baixo nível de abrasão da tela.
Ao mesmo tempo, deve-se notar que a predominância de fibras artificiais na Oxford moderna pode criar o chamado efeito estufa, razão pela qual as coisas feitas com tal linho não devem ser usadas constantemente, especialmente durante esportes e outras atividades físicas. .
Variedades
Dependendo do tipo de fio usado na produção da tela, existem três variedades, cada uma com suas próprias características.
- Algodão oxford - este material é feito de fibras de algodão, as coisas feitas a partir dele são muito respiráveis, higiênicas e extremamente práticas. Normalmente, as camisas outono-primavera são costuradas com esse tecido. Deve-se notar que, nos últimos anos, a tecnologia de tecelagem a partir de fibras naturais tem sido usada muito raramente.
- Nylon - bastante denso e quimicamente resistente, mas ao mesmo tempo um material elástico. É sensível a influências de luz e altas temperaturas, ou seja, o tecido não resiste à exposição aos raios ultravioleta. Além disso, esse tipo de tecido tende a acumular eletricidade estática.
- Poliéster - em comparação com o náilon, não é tão flexível e denso, porém, em termos de resistência à luz e ao calor é muito superior.
De acordo com a variante de tecelagem do tecido, duas variações são distinguidas.
- Royal oxford - neste caso, são utilizados fios bastante finos, pelo que o tecido se torna liso, mas ao mesmo tempo muito denso. Na produção, consomem-se matérias-primas de altíssima qualidade, esse tipo de tecido é utilizado na confecção de camisas caras no segmento empresarial.
- Identificar - a tecnologia de produção neste caso é semelhante à versão anterior, mas as matérias-primas são mais grosseiras e mais baratas. Esse material é utilizado para a produção de calças e camisas. Além disso, o tecido é frequentemente tratado com impregnações especiais, resultando em um material à prova de ar e umidade que é usado para costurar blusões.
O esquema de cores do material depende diretamente das características de uso do tecido. Na versão clássica, o tecido tem uma tonalidade azul, mas hoje em dia muitas vezes é tingido em tons de verde, preto e cinza, camuflagem, um pouco menos frequentemente você encontra oxford nas cores branco, vermelho ou amarelo, às vezes material com um padrão original (imprimir) é produzido. Na produção desse tecido, são utilizadas fibras das mais variadas espessuras, e quanto mais densos os fios, mais grosseiro, mas ao mesmo tempo, denso se torna o tecido. Os parâmetros de densidade variam de 150D a 1800D (den).
Vantagens
As vantagens indiscutíveis do material incluem as seguintes propriedades do consumidor:
- longo período de desgaste;
- resistência a danos e desgaste;
- baixo peso dos itens acabados;
- preço de orçamento;
- facilidade de manutenção.
Separadamente, devemos nos concentrar nas características repelentes de água do tecido Oxford. Para que a tela se torne higroscópica, ela é impregnada de compostos poliméricos especiais, via de regra, após isso se formar uma película bastante fina na superfície, o que torna o produto resistente ao ar e à umidade. Neste caso, o grau de resistência à umidade pode ser determinado pela marcação do produto:
- proteção de 200-300 mm - o nível mínimo de segurança, protege apenas do vento, não retém umidade;
- 300-500 mm - indica que o produto ficará completamente molhado, apenas 60 minutos após estar sob forte chuva;
- 800 mm - item absolutamente impermeável;
- 1000-3000 mm - o material usado para jaquetas quentes, roupas de esqui, bem como tendas, tem propriedades de proteção excepcionais.
desvantagens
As desvantagens de Oxford estão diretamente relacionadas ao tipo de fio usado para fazê-lo. Portanto, se a base for fibra de poliéster, a principal desvantagem é a leve flexibilidade em comparação com as opções de náilon. O nylon oxford é destruído pela luz solar, começa a desbotar e, com o contato prolongado, simplesmente perde sua cor original. O tecido de nylon é sensível à combustão: sob a ação de uma chama, as bordas do tecido começam a derreter, mas ao mesmo tempo não se desintegram.
Para ambas as versões da tela, existem desvantagens comuns que não devem ser negligenciadas ao comprar esses produtos:
- o material é muito pouco permeável ao ar, ou seja, não respira;
- sob a influência de baixas temperaturas, oxford torna-se muito duro e faz um som de “farfalhar” ao se mover.
Tudo isso torna o material inadequado para a confecção de roupas casuais e casuais e, além disso, impõe restrições ao seu uso na confecção de roupas de verão e esportivas.
Onde é aplicado?
O escopo de aplicação do tecido oxford depende diretamente do grau de densidade do tecido.
- 150 den - este é o material mais fino, mantém sua forma por um longo tempo e cobre bem, por isso as capas de chuva e os blusões, assim como os macacões finos, são costurados frequentemente com ele. Além disso, a lona é utilizada para a confecção da camada superior de jaquetas, jaquetas, bolsas e capas.
- 210 den - muito mais resistente que o tecido anterior, é ideal para costurar tendas de turistas, sacos de dormir, uniformes de pescadores e caçadores, além de socorristas. Oxford desta variedade é comumente usado para criar roupas de trabalho.
- 240 den - um tecido muito denso, que também é usado para fazer tendas, mochilas de caminhada e toldos. Esse tecido geralmente é impregnado com poliuretano, e com isso adquire características de repelência à água aumentadas.
- 300 den - trata-se de um material impermeável muito resistente e resistente, geralmente tratado com PVC e com ele costurado bolsas, malas, capas, bem como artigos de armarinho e acessórios de pesca.
- 600 den - O tecido é popular na fabricação de tendas, jaquetas e outros itens destinados ao uso em condições climáticas extremas. Normalmente, essa tela é produzida em uma versão de camuflagem.
- 1800 den - o tipo mais denso e durável de Oxford, é usado para costurar toldos.
Regras de cuidado
Ao comprar produtos da Oxford, você deve primeiro estudar as informações sobre os cuidados com o tecido fornecidas pelo fabricante, uma vez que certos tipos de tecidos podem ser feitos com a adição de fios específicos que precisam de cuidados especiais. A finura de lavar e passar o tecido depende do tipo principal de fio usado para tecer.
- As variedades de algodão de Oxford são lavadas na máquina a não mais de 40 graus, o uso de absolutamente qualquer pó é permitido.Tais produtos podem ser alisados com ferro com aquecimento de no máximo 110 graus, mas é melhor secá-los em ambientes fechados, e longe de aquecedores, pois sob a influência da radiação ultravioleta as telas mudam de tonalidade.
- Os produtos feitos de náilon ou poliéster são lavados da mesma forma, mas são passados de diferentes maneiras: telas de fibras de poliéster podem ser passadas a ferro, mas qualquer efeito de calor no náilon é totalmente proibido. Recomenda-se dar preferência aos detergentes líquidos na hora da lavagem.
- Na presença de qualquer contaminação, basta limpar a peça com um pano úmido. Se aparecer uma lacuna na tela, basta costurá-la ou colá-la.
Em conclusão, deve-se notar que tanto homens como mulheres reconhecem a confiabilidade e praticidade dos produtos Oxford, com particular ênfase na duração da forma do produto, sua proteção contra vento, umidade e os efeitos das condições climáticas adversas. Com essas roupas, é muito conveniente e confortável na estação fria.
No próximo vídeo, você encontrará uma comparação de tecidos oxford de diferentes pesos.