Tipos de tecidos

Visão geral dos tecidos para barracas e sua seleção

Visão geral dos tecidos para barracas e sua seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. O que considerar ao escolher?
  4. Dicas de cuidados

Durabilidade e resistência, resistência a condições climáticas extremas - esses são os requisitos básicos para tecidos para barracas. E existem muitas opções no mercado que atendem a esses requisitos, pois com as barracas o homem moderno hoje pode ir a qualquer lugar. Mesmo no acampamento-base mais alto do Everest, ele precisa ter certeza de que o tecido resistirá e a tenda não permitirá que os elementos naturais privem o alpinista de seu abrigo.

Peculiaridades

Tecido de barraca pode ser considerado tela única, porque a resistência dos produtos que são feitos a partir dele deve ser impecável. E, portanto, existem os critérios de GOST 7297-90, nos quais o fabricante depende.

Vamos ver quais são os requisitos para materiais para barracas:

  • impregnação impermeável e hidrorrepelente obrigatória;
  • higroscopicidade;
  • a presença de reforço;
  • alta densidade;
  • uma composição do material que não causa alergias ou com baixo risco de uma reação alérgica.

As matérias-primas naturais são utilizadas da mesma forma que as sintéticas... As tendas feitas apenas com tecido natural são consideradas mais seguras em termos de perfil alérgico. Eles, como observam os especialistas, contribuem para a criação de um microclima ideal dentro da tenda (na medida do possível) para uma pessoa. É verdade que a resistência à umidade dos tecidos naturais para barracas nem sempre é perfeita.

Visualizações

Já que estamos falando sobre os tipos de telas, vale a pena considerar separadamente quais opções são oferecidas em materiais naturais e quais em materiais sintéticos.

Natural

Muitos vão imaginar imediatamente uma tenda de lona ou linho que seja 100% natural e amiga do ambiente. Esses materiais não vaporizam produtos químicos, não provocam reações negativas no corpo.Claro, há alguma verdade nisso, dada a respirabilidade dos tecidos naturais. Em tal barraca não haverá efeito de sauna a vapor, e é muito confortável estar nela. Sim, e ela se protegerá do sol também.

Mas também existem desvantagens, que não são imediatamente óbvias. O nível de repelência à água na barraca de lona está longe do desejado, mesmo levando em consideração o fato de a lona ser tratada com impregnações adequadas.... E o volume dessas estruturas dificilmente pode ser atribuído às vantagens. E quando molhados, tanto a lona quanto o linho ganham tanto peso que se tornam praticamente insuportáveis. Mas o turista terá que arrastar a barraca nas costas. Portanto, a lona natural da barraca nem sempre é a melhor opção.

Sintético

São materiais artificiais, elaborados com uma lista clara de condições que tornarão a sua utilização o mais confortável possível. Um desses tecidos é poliamida... É usado para fazer náilon e náilon. É muito durável, leve, relativamente barato, não tem medo de umidade e é bastante resistente em termos de reação a danos mecânicos. A poliamida também tem desvantagens: aumenta de tamanho quando molhada e também não apresenta a maior resistência à radiação ultravioleta.

O poliéster é uma matéria-prima a partir da qual são produzidos o lavsan e o poliéster. Este material contém quase todas as propriedades positivas da poliamida, mas também mantém sua forma quando úmido e não é tão sensível à luz ultravioleta. O tecido tem uma desvantagem - é muito caro. Falando corretamente, poliamida e poliéster não são tipos separados de tecidos, mas grupos... Porque, por exemplo, o poliéster pertence ao grupo dos poliésteres e o náilon (como já foi mencionado) pertence ao grupo das poliamidas.

Os materiais mais populares e merecidamente exigidos incluem as seguintes opções.

  • Oxford... O tecido é feito de náilon ou poliéster, e sua trama é muito semelhante a esteiras. E essa textura também afeta a resistência do tecido. A melhor modificação é considerada a versão "Turística", que é feita especificamente para uso nos tempos mais difíceis.
  • Greta. O tecido é leve e durável, feito de poliéster, com ponto de sarja que forma cicatrizes diagonais na superfície. Trata-se de um tecido de maior densidade, que, mesmo sem impregnações especiais, reage bem à água (não permite a sua passagem). E também não enruga, não desbota sob os raios, não encolhe ao lavar. É fácil de limpar, a sujeira é bem lavada com água. E as fibras, que são muito próximas, não permitem que partículas de poeira se acumulem entre elas.
  • Mônaco... É um tecido pensado para todo o tipo de tendas e toldos. Tanto a proteção contra a água quanto a proteção contra o vento de tal material são as mais altas. A densidade do tecido é alta e o peso geralmente é muito baixo. O tecido também é impregnado com poliuretano, o que o torna mais confiável. Além disso, o tecido fica perfeitamente tingido, pode ser estampado, tem logotipos, pois se presta bem à impressão térmica.
  • Gala... O material se distingue por uma base emborrachada. Sim, relaxar na natureza em uma barraca feita com esse tecido é uma opção e tanto, mas definitivamente não é uma opção para passeios de inverno. No tempo frio, pequenas fissuras aparecerão no material, que certamente se transformarão em fendas.
  • Tafetá. Este também é um tecido de náilon ou poliéster. Há uma camada de poliuretano na tela principal. O tecido também pode ter revestimento branco ou prata, tanto na frente quanto no avesso. Este é um tecido impermeável, mas também tem um ponto negativo - não conduz o ar da melhor maneira. Ou seja, haverá uma verdadeira estufa dentro da barraca. O tecido não deixa dobras ou vincos. Mas ela tem medo de fogo, porque ela é usada perto de fogos somente após aplicar impregnação refratária.

Em suma, há muito por onde escolher. E as tendas de algodão ou linho, muitas vezes vencedoras pela sua naturalidade e respeito pelo ambiente, só serão adequadas para piqueniques infantis ou eventos semelhantes.... De resto, os sintéticos ajudam, principalmente o que é feito especificamente para tendas.

O que considerar ao escolher?

Uma tenda de alta qualidade pressupõe a presença de um toldo (camada exterior), um fundo e um painel interior. E os tecidos que irão compor essas peças devem ser preparados para as tensões e contextos de uso das tendas.

Considere quais qualidades um bom tecido para barracas deve ter.

  • Densidade... Se você ler a descrição de equipamento turístico, verá ali um valor especial T (Elemento de textura). Pronuncie como "tex". Este indicador será um marcador da densidade, espessura do tecido e sua resistência. Conseqüentemente, quanto maior o número, mais forte é o produto. É verdade que o peso do tecido também aumentará. Se o tecido se destina à camada superior da tenda, um indicador de até 250 tex é suficiente. Mas os escaladores e aqueles que vão se esconder em uma barraca em condições quase extremas, precisam procurar um tecido de pelo menos 420 tex. Para a parte interna basta um tecido de 180 tex, para o tecido de baixo - pelo menos 350 tex.
  • Prevenção de quebra. Existem amostras marcadas com ripstop. Isso significa que fios de reforço especiais são tecidos no tecido, o que o torna ainda mais durável e confiável. Em tais painéis, losangos e quadrados, hexágonos são desenhados. E se a superfície desse tecido for danificada, a textura impede que se rasgue ainda mais. O reforço é uma vantagem definitiva na composição do tecido da tenda.
  • Resistência à água... Este parâmetro é tradicionalmente medido pela altura da coluna d'água. Se o tecido tiver indicador abaixo de 2.000 mm, é considerado hidrorrepelente, nada mais. Isso não é suficiente para uma cobertura de toldo de uma barraca. Mas o intervalo de 2500-4000 mm já pode ser considerado e dito que o tecido é impermeável ou impermeável. Normalmente, esses tecidos são impregnados com poliuretano. Mas há fabricantes que preferem os revestimentos de silicone a ele, que são ainda mais duráveis. E não só para a água, mas também para os raios de sol. O tecido da parte inferior da barraca deve ser o mais impermeável - pelo menos 5000 mm, e melhor ainda - 10.000 mm. O piso também pode ser feito de polietileno de reforço especial.

Os turistas raramente costuram a barraca por conta própria, portanto, ao escolher uma versão pronta, vale a pena avaliar a descrição do material, olhando atentamente para o que cada parte da barraca é feita.

Dicas de cuidados

Normalmente a tenda é feita com peças destacáveis, caso contrário não será possível lavá-la. Aprenda a cuidar do tecido de sua barraca para prolongar sua vida útil.

  • Se for para lavar na máquina de escrever, então uma temperatura de 30 graus é o que você precisa... Não vale a pena usar detergentes agressivos (podem agravar o estado de impregnação).
  • Se a barraca for muito grande, você deve primeiro mergulhá-la em água, onde esfregou um pouco de sabão em pó. Após a imersão, você deverá enxaguar manualmente a tela com água limpa.
  • Quase todos os tecidos para barracas têm uma camada protetora. Para não machucá-lo, é necessário excluir o atrito do material com uma escova, torções fortes e a função de girar na máquina de lavar.
  • Pendurar o tecido é realizado apenas onde não há luz solar ativa... Claro, você não pode secar sua barraca perto de uma fogueira.
  • Água sanitária não pode ser usada, como outras substâncias com cloro.... Para sintéticos, esta é uma opção matadora.

Se a barraca precisar ser guardada para armazenamento, isso é feito apenas na forma seca. Deve ser dobrado com cuidado e, em seguida, certifique-se de colocá-lo em uma caixa. Para a confecção de tendas turísticas, hoje eles usam tecidos que protegem ao máximo a pessoa da chuva, do vento e do sol.

Soluções feitas com esses materiais podem servir por anos sem muitos problemas e complexidades de manutenção.

sem comentários

Moda

a beleza

casa