Tipos de tecidos

Visão geral dos tecidos para cadeiras estofadas e sua seleção

Visão geral dos tecidos para cadeiras estofadas e sua seleção
Contente
  1. Requisitos primários
  2. Visualizações
  3. Opções de processamento adicionais
  4. Qual tecido você deve escolher?

Para atualizar a aparência de seus móveis, você precisa alterar seu estofamento de vez em quando. E para que o novo revestimento funcione por muito tempo, é importante selecionar o material certo. Hoje o mercado oferece uma grande variedade de opções para a renovação prática e de alta qualidade de cadeiras e banquetas.

Requisitos primários

De todas as variedades de móveis estofados, a carga máxima recai sobre as cadeiras, e isso não pode deixar de afetar sua integridade e características externas. Para atualizar os móveis de forma rápida e fácil e sem custos extras, eles recorrem à substituição dos estofados. Ao mesmo tempo, a vida útil do produto e a preservação de suas características originais dependem diretamente da qualidade do material, ou seja, sua resistência ao desgaste, abrasão, densidade e resistência:

  • força;
  • resistência a danos mecânicos;
  • características repelentes de umidade;
  • estabilidade dimensional;
  • resistência ao vinco;
  • resistência à combustão;
  • facilidade de limpeza.

Além disso, o tecido do estofamento não deve formar comprimidos.

Requisitos separados são impostos ao material, levando em consideração as especificidades de sua aplicação. Todos os tipos de tecidos para cadeiras e bancos podem ser condicionalmente divididos em dois grandes grupos. O primeiro é relevante para a cozinha-sala de jantar, o segundo pode ser utilizado para móveis de escritórios, salas, quartos e corredores. As cadeiras e bancos da cozinha são geralmente de design simples, por isso não é difícil substituir o estofamento. Porém, o uso de móveis neste local está associado a intenso estresse mecânico, com contato com umidade e sujeira.É por isso que a base do tecido deve ser o mais forte possível para que o produto resista à abrasão.

É importante que a textura seja estável, o tecido não deforme durante a operação e não enrugue. Os têxteis de cozinha devem ser resistentes ao fogo e repelentes de água e devem ser limpos de forma rápida e fácil quando necessário. O estudo e a sala de estar são frequentemente visitados pelas famílias, bem como pelos seus convidados. É por isso que uma atenção especial é dada à aparência do tecido. O design deve ser atraente e se encaixar harmoniosamente no conceito geral de estilo da sala. O tecido não deve descascar, pois os pellets prejudicam significativamente as características visuais do móvel.

É aconselhável dar preferência a uma tela que não apresente vincos, ela deve ser limpa rapidamente e não se deteriorar com a exposição à água.

Visualizações

Todos os tipos de tecidos para móveis existentes no mercado podem ser classificados em várias categorias.

Por composição

Dependendo da composição, existem três grupos de tecidos para estofamento.

  • Natural - essas telas são 100% linho, lã e algodão, menos frequentemente a juta é usada. As vantagens do material incluem a capacidade de passagem de ar e segurança ambiental. No entanto, sob a influência da humidade, os tecidos encolhem perceptível, pelo que não é recomendado utilizá-los em áreas de jantar e cozinha.
  • Sintético - este grupo inclui náilon, náilon, poliéster e acrílico. Esses tecidos são caracterizados pela alta resistência à abrasão e outras influências mecânicas; após a limpeza e lavagem com água, eles não encolhem. Mas, ao mesmo tempo, costumam ser desagradáveis ​​ao toque e não permitem que o ar passe bem.
  • Artificial São fibras naturais processadas quimicamente. Um representante típico de tais materiais é a viscose e seus análogos. É hipoalergênico, fácil de manter e macio. Quando lavado, não encolhe e ao mesmo tempo tem um custo totalmente acessível.

Pelo método de produção da camada facial

De acordo com essa característica, todos os tipos de tecidos são divididos em tecidos e não tecidos.

  • Não tecido - geralmente imitam couro natural ou camurça, incluem flocados e estofados com estrutura semelhante. Tecnicamente, eles são colados a uma pilha a um suporte. A durabilidade de tais tecidos depende diretamente do forro escolhido e da qualidade da composição adesiva.
  • Tecido - estes materiais são obtidos tecendo fios. Isso inclui jacquard, chenille, tapeçaria e algumas outras telas. A pilha aqui é tecida no substrato ou está totalmente ausente.

Por tecnologia de produção

Dependendo da tecnologia de fabricação dos tecidos, os seguintes tipos são diferenciados.

  • Couro artificial - uma tela com textura macia e agradável ao toque. O tecido é denso, durável e de fácil manutenção, a limpeza pode ser feita com água e uma esponja.
  • Camurça falsa - é uma base de algodão ou poliéster com pelo fino grosso colado a ela. Tecido agradável ao tato, disponível para venda em uma ampla variedade de texturas e tonalidades. No entanto, requer um cuidado delicado e gentil.
  • Jacquard - este material é famoso pela sua nobreza, pertence à classe premium. O tecido é adequado para pessoas que preferem designs exclusivos. Por sua estrutura, é um tecido misto composto por fios naturais e sintéticos. Isso garante a resistência ao desgaste do material e sua estabilidade dimensional.
  • Tapeçaria - material trançado resistente ao desgaste e muito denso. Como revestimento de móveis não deforma, mantém por muito tempo seu aspecto impecável.
  • Couro - material ecológico durável. Parece caro, dá ao quarto uma aparência respeitável. É importante lembrar que a pele necessita de cuidados especializados. A pele reage mal a altas temperaturas e não tolera os raios ultravioleta diretos.
  • Chenille - traduzido do francês, esta palavra significa "lagarta". O tecido recebeu um nome tão incomum devido ao tipo de tecelagem das fibras. Eles se enrolam fortemente, além disso, as vilosidades são tecidas neles. Na saída, a matéria acaba sendo texturizada e parece muito cara. Chenille é valorizado por sua resistência à umidade e também à abrasão. O tecido tem uma estrutura elástica macia e cores duradouras que não desbotam com o sol.
  • Jacquard - material acessível e relativamente barato. Sua principal vantagem é a densa tecelagem de fibras e a presença de fios sintéticos e naturais na estrutura. Isso garante uma longa vida útil, o tecido não deforma, não desbota sob a influência da luz solar direta e não perde o brilho das cores após muitas lavagens. Além disso, o jacquard é facilmente limpo de qualquer sujeira, portanto pertence ao grupo dos materiais higiênicos premium.
  • Rebanho - este tecido será a solução perfeita para lares onde vivem crianças pequenas. O material é limpo de forma rápida e fácil, mesmo dos tipos de contaminação mais difíceis.
  • Velours - outro tipo de tecido felpudo à base de fibras sintéticas e naturais. O material se difundiu na fabricação de cadeiras sem moldura. A capa de veludo é macia. A tela não enruga mesmo com o uso prolongado, está disponível para venda em uma ampla seleção de cores e estampas. A única desvantagem é a perda rápida de fiapos. Além disso, apenas os agentes de limpeza mais suaves podem ser usados ​​para limpar esses tecidos.
  • Microfibra - têxteis de nova geração. É muito popular devido a sua resistência a esforços mecânicos de média e alta intensidade. A tecelagem baseia-se na união de fibras ultrafinas de origem sintética, normalmente utilizadas em combinação com materiais naturais.

Com menos frequência, as cadeiras são estofadas com algumas outras telas, mas são as listadas que são usadas com mais frequência do que outras. Eles se distinguem por uma variedade de estampas, texturas e tons, e também são menos suscetíveis a influências externas indesejadas.

Algodão e camurça natural como materiais de estofamento custarão uma ordem de grandeza a mais e também exigirão a manutenção mais difícil. Sem cuidados específicos, esses materiais não duram muito.

Opções de processamento adicionais

Para melhorar o desempenho e proteger as placas de móveis de várias influências negativas, elas são submetidas a um processamento adicional - impregnado com compostos especiais.

  • Repelente de água - tais produtos reduzem significativamente a quantidade de umidade absorvida pelo estofamento.
  • Resistente ao fogo - crie um revestimento que impeça a ignição e a propagação do fogo.
  • Repelente de sujeira - após a aplicação de tais produtos, óleo, tinta e outros contaminantes são absorvidos pelo acabamento em menor extensão. Embora se deva ter em mente que tais impregnações não ajudam em tudo e nem 100%.
  • Antialergênico - a impregnação absolutamente segura para as pessoas, evita a reprodução de ácaros e outras microflora patogênicas.

As impregnações são aplicadas durante o processo de produção do tecido. Eles são pulverizados na superfície acabada e deixados para secar por um tempo. São compostos seguros para os seres humanos, não causam reações alérgicas na pele e não emitem odores desagradáveis.

Qual tecido você deve escolher?

Ao escolher o tecido de estofamento para cadeiras, há uma série de critérios a serem considerados.

  • Finalidade do móvel e características de seu funcionamento - a densidade, resistência e tipo de revestimento dependem diretamente disso.
  • Textura - aqui é levado em consideração o grau de maciez, a presença de um padrão estampado, gofrado ou bordado.
  • Design e aparência de estofados - tem a mesma importância que todos os outros elementos estruturais do mobiliário. Eles devem estar em harmonia um com o outro.
  • Preço - às vezes é mais prático comprar um item caro que ficará em uso por muitos anos do que um barato que requer substituição a cada 2-3 anos.
  • Amizade ambiental - se na casa moram pessoas com alergias, é melhor prestar atenção aos materiais artificiais. Graças às tecnologias de ponta e impregnações especiais, quase nunca causam reações indesejadas no corpo.

Antes de escolher uma tela para um banner, você deve decidir o local onde será colocado o móvel, pensar na combinação de texturas e na intensidade de uso.

Certifique-se de considerar a presença de crianças pequenas e animais de estimação na casa. - as crianças costumam manchar os móveis com alimentos, bebidas e pintar com canetas hidrocor, e os animais às vezes usam cadeiras como poste para arranhar. Nesse caso, o uso de lonas naturais será inviável, pois a limpeza regular degrada rapidamente a qualidade da superfície. Nessas casas, é melhor dar preferência a materiais sintéticos ou artificiais - eles são fáceis de limpar, repelem a umidade e não absorvem odores estranhos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa