Tudo sobre tecidos finos
O tecido fino combina perfeitamente a bola oriental e a cultura ocidental. Ele cobre perfeitamente, não restringe os movimentos e é usado sem problemas. É graças a isso que as roupas feitas com esse tecido ficam extremamente elegantes e adequadas para qualquer mulher, independentemente de sua idade e físico.
Visualizações
Os tecidos finos podem ser de diferentes tipos, cada um dos quais difere nas características das matérias-primas utilizadas e nas diferentes tramas. Entre os mais populares e exigidos estão os seguintes:
- Véu... O tecido é conhecido por sua suavidade, translucidez e aparência atraente. A principal vantagem do tecido é que pode ser perfeitamente engomado, mas é preciso ter muito cuidado na hora de lavar. O material é respirável e costuma ser usado para fazer roupas.
- Chiffon - tecido translúcido, elegante e macio feito de seda e algodão. Muitas vezes, outros fios são adicionados a ele, o que fornece uma maior densidade. O chiffon é usado ativamente para criar roupas festivas.
- Cambraia... Tecido forte, elástico mas extremamente leve, ideal para blusas e camisas. A trama simples é usada no processo de fabricação.
- Chintz... Um tecido de linho brilhante exclusivo feito de algodão, macio e flexível.
- Georgette... Este tecido é feito de fios finos trançados e a trama simples confere um visual único. A única desvantagem do tecido é sua estrutura granular, então você precisa selecionar cuidadosamente as roupas para a combinação.
- Fatin... Tecido mesh stretch que apresenta firmeza e resistência à sujeira. É usado para criar xales e lenços.
Características de trabalhar com materiais
Considerando as características únicas dos tecidos finos, o processo de trabalhá-los inclui muitas nuances. Em primeiro lugar é necessário selecionar as agulhas mais finas e mais longas possíveis. Costuras de máquina geralmente são feitas com agulhas e linhas especiais para tecidos finos. Os fios também devem ser selecionados de forma adequada, caso contrário, eles se destacarão fortemente contra o fundo do próprio material. No mercado você pode encontrar fios especiais que diferem na densidade mínima.
Atenção especial deve ser dada ao comprimento do ponto à máquina, que não deve ser superior a 0,2 cm. Além disso, é melhor não costurar transversalmente, pois isso cria muita tensão e pode danificar o tecido. Como resultado, começarão a aparecer defeitos que afetam negativamente a resistência do produto. O avanço pode ser melhorado colocando papel sob o tecido para protegê-lo de danos.
Um dos pontos mais importantes é processamento do corte, que deve ser realizado aplicando dupla costura na bainha. Nesse caso, a fatia deve ser o mais fechada possível. Se necessário, você pode usar uma costura enrolada. O processamento com orla também é usado.
Tecidos finos requerem manuseio especial durante o engomar. É imprescindível o uso de um modo especial que não seja capaz de danificar esse tipo de tecido.
Se necessário, é melhor umedecer o material com água para protegê-lo de danos acidentais.
Ao usar um produto de tecido fino, você também precisa ter muito cuidado, pois é muito fácil danificar ou rasgar o material. É melhor não fazer todas as roupas de um material semelhante, mas combiná-lo com outras peças mais densas.
Qual é o tecido mais fino do mundo?
Mais recentemente, especialistas americanos conseguiram entrar no Guinness Book of Records desenvolvendo o tecido mais fino do mundo. Uma característica distintiva desse material é que ele tem apenas alguns nanômetros de espessura. É 10 vezes mais fino que um fio de cabelo humano.
Durante o desenvolvimento do produto, foram utilizadas moléculas semelhantes a fios, que são conectadas por meio de átomos de carbono e hidrogênio. Devido ao fato dos fios se entrelaçarem de maneira perpendicular, e os átomos de metal e os íons negativos não permitirem que eles se decomponham, obtém-se um tecido tão fino.
Com espessura de 4 nanômetros, sua densidade chega a 25 milhões de fios por centímetro quadrado, o que também é um recorde.
Deve-se notar que apesar do seu tamanho, o novo desenvolvimento apresenta uma boa resistência, que é superior a alguns filamentos de polímero. É por isso que esse material pode ser utilizado como peneira molecular.
Será uma excelente solução para capturar moléculas grandes e pequenas. Já hoje existe a opinião de que o tecido mais fino do mundo pode ser usado para purificação profunda de água ou outro líquido.
Assim, o material fino se orgulha de suas propriedades estéticas, conforto e elegância. Dadas as características de resistência deste material, é necessário manuseá-lo com cuidado para não danificá-lo durante o processamento ou uso.